sábado, 2 de outubro de 2021

“Maria Martins satisfeita por ter participado na primeira edição do Paris-Roubaix”


Portuguesa terminou corrida dos pavês em 19.ª

 

Por: Marco Martins, correspondente em França

Este sábado foi um dia histórico para o ciclismo, com a realização pela primeira de uma versão feminina da mítica clássica Paris-Roubaix, que se disputa este domingo para os masculinos pela 125.ª vez. A portuguesa Maria Martins, que compete pela equipa Drops, fez parte deste momento único, terminando em 19.ª, a 5.55 minutos da vencedora, a britânica Elizabeth Deignan (Trek).

"O objetivo era fazer parte deste evento e depois terminar. É uma das provas mais lendárias no ciclismo na Europa. É histórico o que o ciclismo feminino está a viver", confessou a Record a campeã nacional, referindo que a equipa fez antes o percurso da corrida dos pavês como reconhecimento.


"Fizemos duas ou três vezes o percurso antes da corrida e obviamente os pavês aqui são unidos e não se encontram noutro lugar do mundo. Não há nada de igual. é uma dificuldade extrema e foi uma corrida de eliminação porque com o passar dos setores acumula-se cansaço tanto físico como mental. De qualquer modo é fantástica esta corrida", frisou a versátil Maria Martins, que foi olímpica em Tóquio na pista, explicando o que foi mais complicado.

"O problema foi o piso escorregadio e a lama. Mas o mais complicado é antes de entrar nos setores pavês porque tem que se estar bem colocada. Isso é decisivo".


"É uma corrida muito bonita… sobretudo para aqueles que estão a ver na televisão [risos]. Para nós, foi uma corrida especial porque fizemos história. Fico feliz por fazer parte disto", referiu ainda Maria Martins, lamentando a demora em haver uma versão feminina da mítica corrida.

"É muito tempo. Quando se fala de uma prova tão mítica, deveria haver uma prova feminina há mais tempo. Temos de lembrar que há mais de 100 anos que há ciclismo feminino, então porque não o Paris-Roubaix? Só foi agora… é a desigualdade entre masculinos e femininos. Acredito que pouco a pouco, as coisas vão-se normalizando. Até nos prémios que se recebe, acho que podia haver mais harmonização…".

Fonte: Record on-line



“José Dias conquista medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Maratona BTT”


Português ficou a 5.31 minutos do vencedor, Andreas Seewald

 

Por: Lusa

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

O português José Dias conquistou este sábado a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Maratona BTT (XCM), enquanto Tiago Ferreira foi nono em Capoliveri, na Ilha de Elba, em Itália.

O alemão Andreas Seewald conquistou o título, ao ser o primeiro a cumprir o percurso circular de 115 quilómetros, em 6:02.03 horas, deixando o colombiano Diego Arias Cuervo a 2.24 minutos e José Dias a 5.31.

Andreas e Diego cedo se isolaram, com uma vantagem a rondar os 40 segundos para um grupo que incluía José Dias. A 10 quilómetros do fim, Andreas deixou o companheiro para trás, o mesmo acontecendo com José Dias face à concorrência.

O colombiano Hector Leonardo Páez León, vencedor em 2019 e em 2020, não competiu, uma vez que durante os treinos fraturou uma mão.

Quanto à prova feminina, a austríaca Mona Mitterwallner é a nova campeã.

No total, a prova masculina foi de 115 quilómetros com desnível de 4.500 metros, enquanto a feminina foi de 80 quilómetros e 3.100 metros de desnível.

Fonte: Record on-line

“João Nuno Batista em segundo nos Europeus de triatlo jovem”


Gabriel Santos terminou na 16.ª posição e Gustavo do Canto no 18.º lugar na prova disputada em Alanya, na Turquia

 

Por: Lusa

Foto: Facebook Triatlo Portugal

O triatleta português João Nuno Batista sagrou-se este sábado vice-campeão do Festival do Campeonato Europeu de Triatlo Juvenil, uma prova disputada em Alanya, na Turquia, e que foi conquistada pelo italiano Fiorenzo Angelini.

João Nuno Batista disputou a prova até ao fim, mas acabou por ser batido no sprint final por Fiorenzo Angelini. Na final da competição estiveram também presentes Gabriel Santos, que terminou na 16.ª posição, e Gustavo do Canto, 18.º.

Já o atleta Christian Dias esteve presente na final B, prova em que terminou no segundo lugar.

Na final feminina, Luana Quaresma alcançou a 15.ª posição, numa prova que foi ganha pela luxemburguesa Mara Krombach.

Matilde Santos esteve presente na final B, prova que venceu, com Maria Gonçalves a ficar na quinta posição.

Fonte: Record on-line

“Maria Martins foi 19.ª na primeira clássica Paris-Roubaix feminina”


Vencedora da prova foi a britânica Elizabeth Deignan, que vai receber um prémio de 1.535 euros

 

Por: Lusa

Foto: UVP/FPC

A ciclista olímpica Maria Martins (Drops-le Col) foi 19.ª na primeira clássica Paris-Roubaix feminina, vencida pela britânica Elizabeth Deignan (Trek-Segafredo).

Deignan cumpriu os 116,4 quilómetros do percurso, com início em Denain e final em Roubaix, em 2:57.07 horas, deixando a holandesa Marianne Vos (Jumbo-Visma) a 1.17 minutos e a italiana Elisa Borghini (Trek-Segafredo) a 1.47.

Numa prova em que as ciclistas chegaram todas bastante separadas, Maria Martins concluiu o seu desempenho a 5.55 minutos de Elizabeth Deignan.

'Tata' Martins, de apenas 22 anos, foi oitava na prova de omnium de Tóquio'2020, sagrando-se, pouco depois, campeã da Europa sub-23 da mesma especialidade.

A vencedora da primeira Paris-Roubaix, concluída por 59 ciclistas, vai receber 1.535 euros, enquanto o vencedor da prova masculina embolsa 30.000 euros.

Fonte: Record on-line

“Ciclista João Almeida segundo na 104.ª edição do Giro dell'Emilia”


Por: RBA // AJO

O ciclista português João Almeida (Deceuninck-Quick Step) foi hoje segundo classificado na 104.ª edição do Giro dell'Emilia, em Itália, ficando a três segundos do vencedor, o esloveno Primož Roglič (Jumbo-Visma).

O tricampeão da Volta a Espanha cumpriu os 195,3 quilómetros entre Casalecchio di Rena e San Luca em 04:54.26 horas, deixando Almeida a três segundos e o canadiano Michael Woods (Israel Start-up Nation) a cinco segundos.

Almeida, oitavo do ranking mundial, e que repetiu o segundo posto obtido nesta clássica em 2020, venceu este ano a Volta à Polónia e Volta ao Luxemburgo.

Em corrida fértil em desistências, Ruben Guerreiro (EF Education-Nippo) foi 39.º, a 06.52 minutos.

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), bicampeão da Volta a França e líder do ranking mundial, foi um dos muitos que não completaram a prova transalpina.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com