quarta-feira, 15 de julho de 2020

“Novas regras competitivas em Abrantes chegam dia 18 e 19 de julho”


A segunda etapa da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional de Clubes de Cross realizam-se dias 18 e 19 de julho.
No próximo fim de semana, nos dias 18 e 19 de julho, realiza-se o primeiro evento do calendário competitivo de triatlo depois do interregno provocado pela pandemia por COVID-19.
Este evento inclui uma prova de apuramento e a 2ª. Etapa da Taça de Portugal, que terão lugar no sábado, 18 de julho às 15h e 16h30 respetivamente. O X Duatlo João Campos, que recebe a 2ª etapa do Campeonato de Clubes de Cross, irá realizar-se às 10h de domingo, 19 de julho.
Neste retorno às competições, é necessário cumprir regras de segurança que nos protegerão a todos, entre atletas, staff e demais agentes desportivos.  A organização está a empreender todos os esforços para tornar o evento seguro, aplicando os devidos procedimentos e higienização do equipamento. Tendo conta as circunstâncias atuais, elaborámos o modelo possível, que será apenas eficaz se todos colaborarem no cumprimento das regras

Outras recomendações importantes:
– Os locais das provas são de acesso ao público, sendo difícil restringir a passagem de pessoas, pelo que se aconselha aos atletas que reduzam ao máximo o número de acompanhantes, especialmente crianças;
– As equipas e atletas devem apresentar-se com antecedência na chegada ao recinto, já que os procedimentos de controlo e check-in serão mais demorados do que o habitual;
– Solicita-se a todos os atletas que organizem o equipamento e sejam o mais rápido possível nos procedimentos de modo a reduzir ao mínimo o tempo de permanência no check-in;
– Devido às temperaturas elevadas que se têm feito sentir, será permitida a entrada dos atletas no PT antes do início das suas provas para colocarem abastecimento líquido nas suas bicicletas;
– Sendo absolutamente necessário que se diminuam os ajuntamentos, os atletas deverão permanecer no local o mínimo de tempo indispensável após a prova;
– Caso alguém apresente sintomas será encaminhado para uma tenda isolada exclusiva para este efeito até ser examinado/a e enviado/a para os locais adequados.


Para a prova de Triatlo:
– Serão permitidas bicicletas de contrarrelógio;
– Para manter a distância de segurança, serão provas sem drafting (andar na roda), pelo que se deve cumprir a distância de 10 metros entre bicicletas; um atleta que entre na zona de vácuo de outro atleta terá 20 segundos, no máximo, para atravessar esta zona e ultrapassar esse atleta;
– Sendo um percurso composto por três voltas pode facilitar a entrada no drafting ou zona de vácuo dos atletas, pelo que se solicita o cumprimento desta regras que se torna essencial para a verdade desportiva e para que a DGS possa comprovar que este é um modelo competitivo seguro.

Para a prova de Duatlo:
– As partidas do X Duatlo-Cross João Campos serão de acordo com o ranking, sendo que os atletas se devem dirigir para a zona de partida, 5 minutos antes;
– A listagem com a ordem de partida para o Duatlo já se encontra disponível no site da Federação de Triatlo de Portugal.

Ficam aqui alguns documentos do interesse dos participantes no Triatlo e Duatlo de Abrantes:
– Regulamento da Prova de Triatlo e Duatlo
– Regulamento da Prova de Apuramento:
– Percursos de Triatlo: https://bit.ly/2OsFI1L
– Percursos de Apuramento
– Percursos de Duatlo
– Recomendações COVID19 para as Competições da FTP
– Lista de ordem de partida para o Duatlo
– Termo de responsabilidade (devem levar assinado para a prova)
– Termo de responsabilidade – Menores – (devem levar assinado para a prova)
Caso vos falte algum material que consta na checklist, por favor enviem um email para secretaria@federacao-triatlo.pt para assim levarmos tudo preparado e haver maior celeridade no controlo de entrada no recinto.
Pedimos ainda a quem não concretizou o pagamento da prova que o faça até às 12h de 5ª feira, dia 16 de julho.
Fonte: FTP

“Geraint Thomas corre Volta à Occitânia e Critério do Dauphiné antes do Tour”


O ciclista Geraint Thomas (INEOS), vencedor do Tour em 2018, vai disputar a Volta à Occitânia, de 01 a 04 de agosto, e o Critério do Dauphiné, de 12 a 16, antes da Volta a França, revelou hoje.
Segundo o ciclista, entrevistado pelo canal televisivo galês S4C, o plano passa pela prova no sul de França e pelo Dauphiné antes de chegar ao Tour, no qual vai dividir a liderança da INEOS com o compatriota Chris Froome, campeão em 2013, 2015, 2016 e 2017, e o último vencedor, o colombiano Egan Bernal.
Thomas, que venceu a ‘Grande Boucle' em 2018, admitiu que a paragem de vários meses durante a pandemia de covid-19 foi "realmente agradável", por poder ter passado tempo com a família em Cardiff, onde conseguia "sair e treinar".
A Volta a França arranca em Nice no dia 29 de agosto, com Thomas à procura de juntar uma segunda vitória a título pessoal e ajudar, em nome próprio ou ao apoiar Froome ou Bernal, a INEOS a chegar ao sexto triunfo seguido na prova.
Aos 34 anos, o vencedor da Volta ao Algarve em 2015 e 2016 e bicampeão olímpico (2008 e 2012) de perseguição por equipas, na pista, admite que o objetivo, agora, é "desfrutar ao máximo" das corridas.
"Devo ter três, quatro ou cinco anos de sobra, por isso quero desfrutar da bicicleta. Foi complicado [o período de paragem devido à covid-19], mas muita gente ficou em pior estado do que nós", comentou.
Fonte: Sapo on-line

“Mitchelton-Scott com Adam Yates, Chaves e Nieve no Tour, Simon Yates no Giro”


Formação australiana divulgou lista provisória
Por: Lusa
Foto: Reuters
O britânico Adam Yates, o colombiano Esteban Chaves e o espanhol Mikel Nieve integram a lista provisória da Mitchelton-Scott para a Volta a França, esta quarta-feira divulgada, enquanto Simon Yates vai liderar a equipa no Giro.
Na 'Grande Boucle', a formação australiana vai apostar em Adam Yates, quarto no Tour de 2016, Chaves, segundo no Giro de 2016, e no trepador Nieve, tendo como objetivo vencer etapas e alcançar um lugar no pódio da corrida, que vai ser disputada entre 29 de agosto e 20 de setembro.
"Depois do êxito no ano passado, queremos perseguir vitórias no Tour. Tivemos um estilo agressivo nas provas do ano passado e queremos continuar na mesma linha", afirmou o diretor desportivo, Matt White, aludindo aos dois triunfos em etapas obtidos no Tour em 2019.
Estas duas vitórias foram alcançadas por Simon Yates, vencedor da edição de 2018 da Vuelta, que vai liderar a formação no Giro, prova na qual, em 2019, terminou no oitavo lugar, depois de vestir a camisola rosa durante 13 dias.
"O nosso objetivo para o Giro é apoiar o Simon Yates da melhor forma possível e, finalmente, conseguir ganhar a corrida", frisou Matt White.
Tal como o Tour, também a Volta a Itália foi adiada devido à pandemia de covid-19, estando marcada para o período entre 3 e 25 de outubro.
Fonte: Record on-line

“Julian Alaphilippe defende título na Strade Bianche a caminho da Volta a França”


Ciclista francês vai ainda correr a Milão-Sanremo e o Dauphiné, antes do Tour
Por: Lusa
Foto: EPA
O ciclista francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) anunciou, esta terça-feira, que vai defender o 'título' na Strade Bianche, a 01 de agosto, no regresso à competição, correndo ainda a Milão-Sanremo e o Dauphiné, antes do Tour.
Alaphilippe, que em 2019 foi quinto na Volta a França, tendo vestido a camisola amarela durante 14 dias, vai arrancar a época em Itália, com o dorsal número 1 na Strade Bianche, algo que repete, depois, na Milão-Sanremo, que também venceu, no dia 08 de agosto.
Segue-se o Critério do Dauphiné, de 12 a 16 de agosto, e os Nacionais de estrada franceses, em 23 de agosto, antes da 'Grande Boucle', que começa em 29 de agosto e decorre até 20 de setembro.
Numa temporada condicionada pela pandemia de covid-19, o francês de 28 anos afirmou hoje querer "recomeçar a época e ver as sensações e o que pode ser alcançado" num ano atípico.
"O Dauphiné é a melhor preparação para o Tour. Será especial, com muitas etapas difíceis, mas não me assusta, e adorava voltar a vencer uma etapa, como fiz em 2019", explicou, citado em comunicado da formação belga.
De momento num estágio nas Dolomitas, em Itália, com a equipa, o francês vencedor do 'Vélo D'Or' em 2019, um prémio que destaca o melhor ciclista ao longo de uma temporada, destacou como "uma das melhores memórias" a vitória na Strade Bianche, a que este ano chega com "uma preparação diferente do habitual", pelo período prolongado de paragem.
O triunfo na Milão-Sanremo, por outro lado, foi "incrível", por ser o primeiro 'Monumento' da carreira e pelo "esforço da equipa", a quem disse dever a vitória, antes de procurar "o sonho de qualquer ciclista, de vestir a tricolor", de campeão de França.
Fonte: Record on-line

“Nairo Quintana de volta aos treinos após "recuperação muito boa"”


Ciclista colombiano ficou com várias lesões após embate com automóvel
Por: Lusa
O ciclista colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic) disse esta terça-feira ter tido uma "recuperação muito boa e positiva" após um embate com um automóvel, a 3 de julho, estando de regresso aos treinos a dias de voltar à Europa.
"Este é o meu segundo dia de treinos, após uma recuperação muito boa e positiva. Deram-me carta branca para sair [para a estrada], e estamos a cinco dias de viajar para a Europa", explicou, num vídeo que publicou nas redes sociais.
Depois de um embate com um automóvel que provocou alguns problemas, ligeiros, no joelho direito, o colombiano disse, a 5 de julho, que ia ficar "duas semanas de repouso", mas conseguiu voltar ao 'trabalho' mais cedo.
A treinar em Boyacá, região na Colômbia próxima da capital Bogotá, o trepador deixou ainda um aviso aos condutores de automóveis. "Respeitem o metro e meio de distância para os ciclistas, é muito importante", atirou.
Quintana é um dos líderes anunciados da formação francesa para a Volta a França, ao lado de Warren Barguil, e, antes do Tour, que arranca em 29 de agosto, tinha agendado participações no Tour de l'Ain, de 07 a 09 de agosto, e no Critério do Dauphiné.
Com dois segundos lugares (2013 e 2015) e um terceiro (2016), o colombiano procura vencer a 'Grande Boucle' pela primeira vez, depois de triunfos na Volta a Itália (2014) e Volta a Espanha (2016).
Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com