terça-feira, 21 de junho de 2022

“Caramulo Motorfestival regressa em setembro recheado de novidades”


Fotos: Pedro Ramos Santos

- Festival conta com mais de 1.100 automóveis, motos e aviões.

- Rampa Histórica Michelin, passeios e concentrações celebram o espírito dos clássicos.

- Vários pilotos convidados, entre os quais Rui Madeira, Rui Ramalho, Pedro Salvador e Veloso Amaral além de um grande piloto internacional, a ser revelado brevemente.

- Evento sustentável, iniciativas Carbon Zero contribuem para a neutralização de emissões de carbono. 


- Novidades incluem o crescimento da Bikersville e da Feira de Automobilia, o Caramulo Experience Center e o Regresso dos Supercarros.

- Evento gratuito, repleto de programação para todas as idades.

A XVII edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, regressa à serra do Caramulo nos dias 2, 3 e 4 de Setembro, com mais de 1.100 automóveis, motos e aviões.


 

Rampa Histórica Michelin

 

Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival será a Rampa Histórica Michelin, prova direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, com a parte desportiva a cargo da Associação Académica de Coimbra - Secção de Desportos Motorizados.


Na categoria de Chronomasters a organização continua a apostar nos automóveis pré-guerra e nos Formula V, já na categoria Speedmasters a aposta irá para os automóveis de Turismo que fizeram história nos circuitos nacionais e internacionais.

 

Pilotos convidados

 

Como é hábito, o evento vai também contar com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre estes encontra-se a dupla Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, ao volante do Mitsubishi Lancer Evo 3, com o qual escreveram um dos capítulos mais importantes da história do automobilismo português ao vencer o Campeonato do Mundo de Ralis de Grupo N em 1995.


Juntam-se, ainda, Rui Ramalho, que venceu duas vezes o Campeonato de Portugal de Montanha, e é o detentor do recorde do traçado da Rampa do Caramulo, 1:14s67, estabelecido ao volante do Osella PA2000 Evo 2 em 2017, Pedro Salvador, foi por várias vezes Campeão Nacional de Montanha e o piloto mais rápido da Rampa do Caramulo e Veloso Amaral, detentor de uma longa carreira desportiva, contando com cerca de 400 provas realizadas.

Em breve será anunciado o nome do grande piloto que marcará, pela primeira vez, presença, no Caramulo Motorfestival de 2022.


 

As nossas causas

 

A Race for Good, o movimento criado por André Villas-Boas que utiliza o desporto como veículo de divulgação e promoção do apoio a causas de cariz social e humanitário, irá juntar-se mais uma vez ao Caramulo Motorfestival.

O projecto The Good Drive propõe ligar os proprietários de automóveis clássicos com organizações de carácter social, e assim possibilitar uma experiência única de passear numa cápsula do tempo, criando um momento histórico e de sociabilização com quem mais precisa. Para tal organizam passeios com visitas aos melhores eventos de automóveis clássicos de Portugal. Na edição de 2021 do Caramulo Motorfestival 30 crianças tiveram a oportunidade única de subir a Rampa do Caramulo em desfile, num automóvel clássico.


 

Novidades para 2022

 

Na edição de 2022, o Caramulo Motorfestival tem como objectivo ser um evento sustentável, para tal serão levadas a cabo iniciativas Carbon Zero que contribuirão para a neutralização das emissões de carbono.

A Bikersville, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das duas rodas, verá a sua área aumentada, podendo assim receber ainda mais marcas e clubes de motos, concentrações de motos de competição, antigas, cinquentas, Vespas e Café Racers, entre outras. O espaço continuará a reunir ainda empresas de customização e comercialização de acessórios e artigos alusivos aos veículos de duas rodas e um bar ligado à Martin Miller’s.


À semelhança do espaço dedicado à duas rodas, o espaço reservado para a Feira de Automobilia também será maior, nela os visitantes do evento podem comprar todo o tipo de peças de automobilia, designadamente peças de automóveis, miniaturas, livros ou cartazes antigos até objectos de moda, decoração e lifestyle.

Outra das novidades de 2022 é a introdução Caramulo Experience Center no programa do Caramulo Motorfestival, um novo pólo museológico dedicado à paixão motorizada, que alberga uma oficina de restauro e manutenção de automóveis clássicos, as reservas da colecção do Museu do Caramulo, uma área de exposições, um centro de documentação, uma loja de produtos para clássicos, entre outros. Tudo isto envolto num ambiente único, decorado por centenas de peças originais e históricas relacionadas com o mundo dos motores e das corridas. Na noite de Sábado, dia 3 de Setembro, será possível fazer visitar o Caramulo Experience Center e festejar neste espaço mais uma edição do maior festival motorizado em Portugal.

A edição de 2022 será também marcada pelo “Regresso dos Supercarros”, uma exposição temporária dedicada aos super e hypercars que estará em exibição no Museu do Caramulo e que contará com um alinhamento de luxo constituído por raros modelos.


 

Programa para toda a família

 

O evento é gratuito e a organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas chill out com música durante todo o evento.

A Motorlândia Fun Park, um autêntico parque de diversões que, dentro do pavilhão desportivo, contará com a Pista Júnior Prio, uma pista de karts eléctricos, um Gaming Center com jogos e simuladores entre outras atracções, como por exemplo uma pista de Slot Cars.

Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de demonstração ou acrobático.

O Caramulo Motorfestival vai contar com o clássico Drift Show by Hot Wheels Rampa Histórica Michelin, com muita borracha queimada, e com o Trial Show, que dá aos visitantes a oportunidade de assistirem a demonstrações em moto e bicicleta realizadas por pilotos profissionais.

O Museu do Caramulo é também uma das atracções do Caramulo Motorfestival, com as suas colecções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos. Além das colecções, o museu vai ainda apresentar um conjunto de exposições temporárias, como o já referido “Regresso dos Supercarros”.

 

Encontros, passeios e concentrações

 

Característicos do Caramulo Motorfestival, regressam ainda os passeios e ralis de automóveis, como o Rally Histórico Luso-Caramulo, que fez parte da fundação do festival e que está agora de volta após um interregno de vários anos. Para celebrar os 75 anos da Ferrari, o Caramulo Motorfestival irá receber um passeio exclusivamente dedicado aos modelos da casa de Maranello.


Como já é tradição, o Caramulo Motorfestival recebe uma concentração de veículos militares alemães, ingleses e norte-americanos da Segunda Guerra Mundial.

As duas rodas também estarão representadas em peso no Encontro das Cinquenta e ainda na concentração Vespa Caramulo.

 

Marcas juntam-se à festa

 

O Caramulo Motorfestival tem-se assumido, cada vez mais, como um festival de marcas, onde estas participam de forma activa e se relacionam directamente com o público, ocupando um papel essencial na construção do próprio evento.

Em 2022, o Caramulo Motorfestival passará a contar com novas marcas presentes como sejam a Kia, a Carglass, a Hot Wheels, a Cartrack ou a Toyota. Como patrocinadores associam-se ao evento a e a Kia.

Estas marcas juntam-se as já residentes Aston Martin, Maserati, Castrol, Alfa Romeo, Fiat, Jeep, Abarth, Sagres 0.0%, Cauny, Martin Miller’s, Michelin, Prio, Strong Charon, Murganheira, Speedflag, Fidelidade, Ascendum, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e banco BPI | Fundação la Caixa.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Alaphilippe volta a correr dois meses após grave queda”


Ciclista francês e bicampeão do Mundo vai correr nos Campeonatos Nacionais

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O ciclista francês e bicampeão do Mundo Julian Alaphilippe vai voltar a correr nos Campeonatos Nacionais gauleses, domingo, dois meses após a grave queda na Liège-Bastogne-Liège, onde sofreu múltiplas fraturas, anunciou esta terça-feira a equipa Quick Step.

A presença do corredor de 30 anos na Volta a França, na qual chegou a envergar a camisola amarela durante as três últimas edições, mantém-se em dúvida já que o Tour está agendado para entre 1 e 24 de julho, com início em Copenhaga.

"A hipótese do Tour de França está sempre em aberto, está sempre na minha cabeça", declarou Alaphilippe no final de maio, após se juntar a um estágio em altitude da sua equipa na espanhola Serra Nevada.

A corrida de domingo, em Cholet, tem um percurso favorável aos 'sprinters' ao cabo de 240 quilómetros em circuito urbano.

Fonte: Record on-line

“Julho no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Em julho, o Eurosport oferece aos seus espetadores uma grande variedade de eventos desportivos plenos de ação e emoção. Depois do Giro, é a vez do Tour de France entrar em cena! A prova rainha do ciclismo mundial promete tardes bem passadas na companhia do Eurosport, o único canal que transmite a totalidade das etapas do quilómetro zero até à meta. Descubra o novo camisola amarela a coroar nos Campos Elísios, em Paris. A oferta de ciclismo contempla ainda o Giro d’Italia e o Tour de France femininos que se discutem este mês.

O triatlo, o BMX, são outras das modalidades que o Eurosport acompanha de perto em junho proporcionando muitas horas de ação e entretenimento.

 

Volta a França 2022 

01 a 24 de julho – França

 

A prova rainha do ciclismo mundial apresenta-se aos fãs cheia de ambição e expectativa! O Eurosport garante a emissão total das etapas da 109.ª edição do Tour desde o quilómetro zero até à meta. São três semanas de competição e mais de 100 horas de ação em direto! Ao todo o pelotão terá de percorrer 3328 quilómetros, divididos em 21 etapas, num Tour emocionante e com muita montanha. O arranque acontece na Dinamarca, com três etapas emocionantes, e estão ainda previstas passagens pela Bélgica e Suíça. A corrida termina três semanas mais tarde, como é habitual, nos Campos Elísios, em Paris. Acompanhe toda a ação do Tour no Eurosport e descubra o novo camisola amarela.

Os fãs de ciclismo vão poder igualmente seguir no Eurosport outras provas de grande qualidade:

 

Volta a Itália Feminina 

30 de junho a 10 de julho – Itália

 

Volta a França Feminina 

24 a 31 de julho – França

 

Volta à Valónia 

26 e 27 de julho – Bélgica

 

Clássica de San Sebastián 

30 de julho – Espanha

 

Campeonatos da Europa de BMX 

09 de julho – Dessel, Bélgica

 

Campeonatos do Mundo de BMX 

31 de julho – Nantes, França

 

Triatlo: PTO Tour – Open do Canadá 

23 e 24 de julho – Edmonton, Canadá

Fonte: Eurosport

“Será que Filippo Ganna deixará a Ineos, um contrato atraente pode mudar ideias do ciclista”


Por: José Morais

Foto Roberto Bettini/SprintCyclingAgency

Termina em 2023 o contrato com a Ineos de Filippo Ganna, mas tudo aponta que o ciclista está a ser seduzido por um contrato muito atraente, e que poderá deixar a atual formação, onde o seu vínculo termina no próximo ano, e a principal equipa interessada é a Trek-Segafredo, mas, apesar de lhe oferecerem um contrato muito apelativo, ainda parece estar longe, a sua chegada que seja uma realidade.

Com informações reveladas pela La Gazzetta dello Sport, a equipa americana propõe um contrato de cinco ano entre 2024 e 2028, e com dois milhões de euros por época como salário, e ainda garantido ser o chefe da formação, será sem dúvida uma proposta muito sedutora, onde Filippo Ganna terá estabilidade, algo que um ciclista como ele necessita, será tempo, economia e desporto.

Porem, Filippo Ganna tudo tem em aberto, mas confessa  estar declinado essa opção, e optar por continuar na atual formação, a sua intenção é de continuar com os britânicos depois da realização dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, onde espera poder permanecer até 2025 ou 2026.

Para o ciclista italiano do momento, ele é um grande interesse para algumas equipas, mas estando o mesmo no caminho do sucesso com a equipa da Ineos, onde tem acumulado uma infinidade de triunfos, ele não quer correr riscos, e deseja manter o mesmo método de trabalho para se poder consolidar.

“Agenda de Ciclismo”


Mogadouro capital do ciclismo português

 

Por: José Carlos Gomes

Mogadouro será palco, no próximo fim de semana, do Campeonato Nacional de Estrada para elite, sub-23, femininas e paraciclistas, prevendo-se que junte cerca de 300 corredores em competição. Num fim de semana de atribuição de títulos de estrada, os masters disputam o seu Campeonato Nacional em A-do-Barbas, Leiria, sábado e domingo.

O concelho de Mogadouro recebe as primeiras corridas na sexta-feira, 24 de junho. Nesse dia serão atribuídos os títulos nacionais de contrarrelógio individual, nas categorias de elite (homens e mulheres), sub-23 masculinos e paraciclismo.

Haverá dois percursos, ambos com partida na Avenida dos Comandos e chegada na Avenida Nossa Senhora do Caminho. Às 10h30 começa a correr-se nos 21,5 quilómetros que serão cobertos pela elite feminina, pelos sub-23 e pelos paraciclistas. A saída do primeiro corredor de categoria masculina de elite está prevista para as 12h15. O percurso a completar será de 33,6 quilómetros.

As provas de fundo terão como epicentro um circuito de 22,3 quilómetros, com início e final na Avenida Nossa Senhora do Caminho. É um traçado seletivo, rompe-pernas, sem ser excessivamente duro. Terá de ser a audácia dos corredores a espicaçar a seletividade, aproveitando também as zonas menos abrigadas, uma vez que se prevê vento com algum significado.

As femininas são as primeiras a competir nas provas de fundo, às 9h30 de sábado. As corredoras de elite vão completar 87,6 quilómetros, as juniores, as masters 30 e as masters 40 têm por diante 65,3 quilómetros, enquanto a prova de cadetes e de masters 50 irá ficar-se pelos 43 quilómetros.

Ainda no sábado, a partir das 14h30, disputa-se a prova de fundo para sub-23. Os jovens ciclistas das equipas continentais e de clube vão completar 132,2 quilómetros, resultantes de seis voltas ao circuito.

O programa de domingo abre com o Campeonato Nacional de Fundo de Paraciclismo, às 9h00, que será realizado sobre um trecho de 7,1 quilómetros do circuito comum às restantes corridas.

Às 11h30 será dado o tiro de partida para a corrida mais aguardada do programa, a prova de fundo para a elite masculina, que terá 167,5 quilómetros. Os primeiros 56,4 quilómetros serão feitos fora do circuito, com passagem por Valverde, Meirinhos e Santiago. Depois do regresso a Mogadouro, a prova corre-se no circuito delineado para todo o Nacional, terminando à quinta passagem pela meta.

Prevê-se a participação dos corredores nacionais das equipas portuguesas, assim como de alguns dos ciclistas portugueses que representam equipas estrangeiras. Neste momento estão já inscritos João Almeida, Ivo Oliveira, Rui Oliveira e Daniel Viegas.

Também com mais de 200 participantes, vai realizar-se, em A-do-Barbas, Leiria, o Campeonato Nacional Master. No sábado disputam-se os contrarrelógios e no domingo as provas de fundo.

O exercício individual será comum a todas as categorias competitivas, desde os amadores de elite até aos masters 70. Trata-se de um percurso de 18,5 quilómetros. O primeiro ciclista parte às 14h00 de sábado.

No domingo, o tiro de partida da prova de fundo acontece às 10h00. Os participantes desde a categoria de elite até master 35 vão pedalar ao longo de 143,5 quilómetros. Os masters 40 e 45 enfrentam 116,6 quilómetros, a prova de masters 50 e 55 tem 84,8 quilómetros, enquanto os maiores de 60 vão pedalar ao longo de 63,6 quilómetros.

 

Mais eventos oficiais

 

24 de junho: Passeio Dia Um de Portugal, Guimarães

26 de junho: 4.º Prémio de Ciclismo HM Motor, Barcelos

26 de junho: Campeonato AC Porto de XCO, Tougues, Vila do Conde

26 de junho: 2.ª Prova da Taça da Beira Alta de XCM, Molelos, Tondela

26 de junho: Encontro de Escolas de BTT, Abrantes

26 de junho: Prémio Juvenil de Palmela

26 de junho: 3.ª Prova Taça da Madeira de XCO, Terreiros, Santa Cruz

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Rubis gás dá energia à 83ª Volta a Portugal em Bicicleta”


Falta pouco mais de um mês e meio para as grandes emoções do maior evento desportivo do verão português. A 83.ª Volta a Portugal Continente realiza-se de 4 a 15 de agosto e a marca Rubis Gás vai continuar a dar nome à Camisola Verde, símbolo da Classificação por Pontos.

“É com enorme orgulho que a Rubis Gás patrocina, pelo sexto ano, esta emblemática prova de ciclismo. É, mais uma vez, uma oportunidade de estar perto das comunidades locais, parceiros de negócio e também dar vida a mais uma edição da iniciativa solidária “Pedalar por uma Causa”, um dos projetos da Rubis por uma Causa, que irá apoiar três instituições de solidariedade social. A Rubis, em conjunto com a Podium, está comprometida em contribuir para o sucesso da maior prova do ciclismo português”, explica Cristina Machado, Diretora de Marketing, Projetos e Desenvolvimento de Negócio da empresa.

A iniciativa “Pedalar por uma Causa” surgiu em 2017. Todos os anos são ajudadas instituições a concretizar os mais diversos projetos solidários.


Como tem acontecido em edições anteriores da Volta a Portugal, a marca terá um espaço destacado na Feira de Animação no final de cada etapa onde vai desafiar o público a pedalar em bicicletas estáticas.

O total de quilómetros percorridos é convertido em euros que são doados a instituições de solidariedade social.


Além de conciliar a componente da animação com a vertente solidária, a Rubis Gás terá presença marcante no pódio de cada etapa quando diariamente distinguir o ciclista mais regular da Volta, o Camisola Verde que soma pontos em cada chegada e nas Metas Volantes.

O último vencedor da Camisola Verde Rubis Gás foi Rafael Reis que em 2021 competia pela equipa Efapel.

Fonte: Podium

"Agostinhos" em alta rotação”


Por: AfterTwo //works

Fotos:  Academia Joaquim Agostinho / UDO

Os Atletas da Escola de Ciclismo da Academia Joaquim Agostinho / UDO participaram em 19 eventos entre o início do mês de abril e 19 de maio. Desde eventos desportivos, demonstrações e outro tipo de presenças, a atividade tem sido intensa para os "pequenos Agostinhos", que em 2022 normalizaram o calendário depois de 2 anos de muitas restrições devido à covid-19.

Abril começou com uma demonstração no Jardim Escola João de Deus em Torres Vedras com o objetivo de incentivar outras crianças a pedalar e a manter uma atividade física regular. Até domingo 19 de maio, quando participaram no Encontro Inter-regional de Escolas de BTT em Marrazes, os alunos da instituição torriense sediada na União Desportiva do Oeste têm representando a cidade de Torres Vedras em vários eventos espalhados por várias zonas do país.


Experiências que para além de proporcionarem aos jovens atletas muita aprendizagem e uma prática desportiva regular, fomentam a amizade e o convívio com alunos de outras escolas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento enquanto homens e mulheres do futuro.

Com uma nova carrinha de apoio que dispõe de todas as condições necessárias para satisfazer a logística, as deslocações ficaram facilitadas e a participação em atividades mais distantes começa a ser uma realidade, como é o exemplo da participação na 1ª edição do Encontro de Escolas de BTT da Cidade de Portalegre em 9 de abril.

Depois de ter participado na inauguração do monumento em tributo ao ciclista João Almeida no dia 12 de junho, a Academia Joaquim Agostinho regressará às Caldas da Rainha no próximo dia 26 para participar em mais um encontro de escolas de btt.

Fonte: Escola de Ciclismo da Academia Joaquim Agostinho / UDO









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