sábado, 21 de agosto de 2021

“Triatlo da Guarda realiza-se, amanhã, 22 de agosto de 2021”


Triatlo da Guarda recebe diversas provas do calendário nacional

 

Este evento recebe o Campeonato Individual de Triatlo de Média Distância e a terceira e última etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo. O Triatlo da Guarda recebe ainda o Campeonato Nacional de Paratriatlo de Média Distância.

Haverá também duas provas abertas na distância standard e sprint.

A natação realizar-se-á na albufeira da Barragem do Caldeirão/Praia Fluvial, o ciclismo disputar-se-á nas Estradas N338, N18-1 e M619 e a corrida percorre as estradas e caminhos rurais junto à Albufeira da Barragem do Caldeirão.

 

Média Distância:

A natação tem duas voltas que totalizam 1,9km, o ciclismo de 90km inclui três voltas com ida até R1 e ida para o PT e a corrida totaliza 21,1km com quatro voltas acrescidas do troço em direção à meta.

 

Distância standard:

Na distância standard, o percurso de natação é de média distância (duas voltas num total de 1,9km), o ciclismo inclui uma volta de 43,4km e a corrida integra duas voltas para perfazer 10,6km.

 

Distância sprint:

A prova sprint inclui 650km de natação com uma volta, 23km de ciclismo em linha e uma corrida de 5,34km.

O Triatlo da Guarda 2021 é uma organização da Câmara Municipal da Guarda, com o apoio técnico da Delegação Norte da Federação de Triatlo de Portugal e Federação de Triatlo de Portugal.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Jakobsen triunfa pela segunda vez na Vuelta e Roglic conserva liderança na geral”


Ciclista esloveno manteve a camisola vermelha com os mesmos oito segundos de avanço sobre Felix Grossschartner

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O holandês Fábio Jakobsen (Deceuninck-Quickstep) venceu este sábado ao sprint a oitava etapa da Volta à Espanha em bicicleta, tendo o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) conservado a liderança da prova.

Jakobsen, que já triunfou na quarta etapa, cumpriu os 173,7 quilómetros em 3:56.05 horas, tendo batido sob a meta o italiano Alberto Dainese (Team DSM) e o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Roglic manteve a camisola vermelha, com os mesmos oito segundos de avanço sobre o austríaco Felix Grossschartner (Bora-hansgrohe) e 25 sobre o espanhol Enric Mas (Movistar).

No domingo, corre-se a nona etapa, uma tirada montanhosa na distância de 188 quilómetros, com uma contagem de terceira, uma de segunda e uma de primeira categoria e chegada no alto de Velefique, considerada de contagem especial.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Maria Martins conquista medalha de ouro nos europeus de pista”


Por: Ana Nunes

A corredora portuguesa sagrou-se hoje campeã da europa de omnium, em Apeldoorn, nos Países Baixos. Em competição estiveram ainda Rodrigo Caixas, 12.º classificado na respetiva prova de omnium, e Beatriz Roxo, 8.ª na corrida por pontos.

Depois do diploma olímpico, Maria Martins deu mais uma alegria aos portugueses, ao colocar a bandeira nacional no lugar mais alto do pódio. A corredora disputou a corrida de omnium, na categoria de sub-23, da qual se sagrou vencedora, conquistando assim o título de campeã da europa da disciplina.

“É um orgulho enorme ver a Maria conquistar esta medalha”, disse Gabriel Mendes, selecionador nacional de pista. “Foram vários anos de trabalho para conseguir chegar até aqui e estou muito feliz por ela. Esta é uma medalha que ela já perseguia há muito tempo. A última corrida foi muito difícil de controlar, mas ela correu de forma exemplar. Eram muitas as atletas na luta pelo pódio e tivemos de dar uma volta de avanço. A partir daí ela controlou muito bem a corrida e não deu hipótese às adversárias”.


Maria Martins fez uma corrida em crescendo, melhorando a cada prova do concurso de omnium. No scratch, terminou na sétima posição, melhorando para a quinta na corrida tempo. Na prova de eliminação, uma das suas corridas de eleição, a corredora conquistou a segunda posição, partindo em quarto na geral para a derradeira prova, a corrida por pontos.

Numa prova em que as oito primeiras classificadas tinham possibilidade de subir ao pódio, a corredora portuguesa sabia que a tarefa de conseguir uma medalha não seria fácil. No entanto, apesar de muito controlada pelas adversárias, Maria Martins conseguiu dar uma volta de avanço que lhe garantiu a subida ao primeiro lugar, que segurou até ao final.

“Não dá para explicar. Ainda não tenho palavras para descrever o que sinto. Quem me acompanha desde muito nova sabe o quanto esta vitória é importante para mim. Já perseguia esta camisola há muito tempo e sempre acreditámos muito que era possível. Sabíamos que última corrida ia ser louca, visto que as oito primeiras estavam na luta pelas medalhas. Sabíamos que tínhamos de pontuar e que a melhor defesa seria o ataque. Quando olhei para o ecrã e vi que estava em primeiro não quis acreditar. Ouvir o hino nacional foi um dos momentos mais bonitos da minha vida. Foi pura felicidade. É impossível descrever. Nunca vou esquecer este momento”, revelou Maria Martins, emocionada.

Também a disputar o concurso de omnium de sub-23 no dia de hoje esteve Rodrigo Caixas. O corredor estreante em campeonatos da europa de pista terminou no 15.º lugar em scratch, 12.º na corrida tempo, 16.º na corrida de eliminação, fechando com uma corrida por pontos de grande nível que lhe garantiu o 12.º lugar no final da prova, com 49 pontos. O vencedor da prova foi o dinamarquês Matias Malmberg, com 123 pontos.


Segundo o selecionador nacional, “o Rodrigo fez uma corrida bastante boa, apesar de a primeira prova não ter corrido tão bem. O concurso de omnium masculino é muito exigente e esta foi a estreia dele em campeonatos da europa de pista. Esteve muito bem na última corrida, sempre ativo e atento, marcando alguns pontos nos sprints intermédios. Esteve muito bem e deu muito boas indicações para o futuro”, afirmou Gabriel Mendes.

Em competição, em juniores femininas, esteve ainda Beatriz Roxo. A corredora disputou a corrida por pontos, na qual terminou na oitava posição. O título europeu foi entregue a Alena Ivanchenko, da Rússia.

O selecionador nacional sublinhou a prestação positiva da atleta na sua estreia em campeonatos da europa. “A Beatriz é uma atleta jovem ainda em formação. Tem mostrado uma boa evolução e esteve muito bem na corrida. Penso que estes campeonatos da europa foram muito importantes para ela continuar a evoluir enquanto atleta e vamos continuar a trabalhar arduamente”.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Melanie Santos 15.ª classificada na etapa final do circuito mundial de triatlo”


Por: NFO

A portuguesa Melanie Santos terminou hoje na 15.ª posição a etapa final do Mundial de triatlo, em Edmonton, no Canadá, onde Flora Duffy, das Bermudas, fez história.

Com o terceiro lugar no Canadá, Flora Duffy tornou-se a primeira mulher a conseguir juntar o título mundial ao olímpico, conseguido nos Jogos Tóquio2020.

Este foi o terceiro título mundial da atleta das Bermudas, que já tinha sido a melhor em 2016 e 2017, igualando o recorde da australiana Emma Snowsill, tricampeã no antigo modelo, com apenas uma prova.

Na etapa final, a vencedora foi a norte-americana Taylo Knibb, em 1:54.47 horas, seguida da francesa Leonie Periault (1:55.43) e de Duffy (1:56.11), com Melanie Santos na 15.ª posição, em 1:58.48.

Na prova de sub-23, Maria Tomé (2:01.46) foi nona classificada e Gabriela Ribeiro (2:03.37) terminou em 15.ª, numa prova ganha pela francesa Emma Lombardi (1:59.48).

Fonte: Lusa

“Campeonato Nacional de Estrada/Sete campeões nacionais de contrarrelógio coroados em Sernancelhe”


Por: Ana Nunes

Disputou-se hoje em Sernancelhe a prova de contrarrelógio do Campeonato Nacional de Estrada para cadetes e juniores masculinos e para cadetes, juniores e masters femininas.

Sernancelhe, no distrito de Viseu, testemunhou a entrega de sete títulos nacionais de contrarrelógio. Na categoria de juniores masculinos, a equipa da Bairrada fez o hat-trick, ao colocar três dos seus corredores no pódio da prova de hoje. António Morgado foi coroado campeão nacional, com um tempo de 25m42s. Gonçalo Tavares foi segundo, a 22 segundos e Rúben Rodrigues terceiro, a 39 segundos.

A prova de juniores no setor feminino não poderia ter sido mais emocionante. Entre suor e lágrimas, Marisa Ferreira (Efapel/Escola de Ciclismo de Águeda) recebeu o título de campeã nacional, depois de ter cruzado a meta a pé, com a sua bicicleta pela mão.

A corredora conseguiu segurar o seu tempo de 24m56s até ao final, não sendo por pouco batida por Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense), que terminou com apenas mais um segundo. O terceiro melhor tempo foi de Beatriz Pereira (Bairrada), com mais 42 segundos.

Na categoria de cadetes masculinos foi Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) a sagrar-se campão nacional, com uma marca de 22m31s. Diogo Sousa (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) terminou com o segundo melhor tempo, a 40 segundos do vencedor, e Tiago Silva (Grupo Desportivo de Lousa) fechou em terceiro, a 43 segundos.

Em cadetes femininas, a Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais conseguiu o dia perfeito, ao preencher os três lugares do pódio. Cassilda Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) conquistou o título de campeã nacional, tendo completado o percurso em 27m04s. Marta Carvalho foi segunda, a 36 segundos, seguida da colega de equipa Daniela Simão, que terminou a 1m22s da vencedora.

Nas categorias de veteranas femininas, em masters 30 o título de campeã nacional de contrarrelógio foi entregue a Nádia Mendes (VESAM/BLOK/Vilanovense Cycling), que concluiu a prova em 26m40s. Liliana Silva (Clube BTT Matosinhos) foi segunda, a 10 segundos, e Patrícia Rosa (C E Gonçalves/Azeitonense) fechou o pódio em terceiro, a 30 segundos da vencedora.

Em masters 40 a vencedora foi Sónia Santos (VESAM/BLOK/Vilanovense Cycling), com 26m26s. Raquel Santos (C E Gonçalves/Azeitonense) terminou em segundo, a 23 segundos, e Rita Reis (Maiatos) fechou em terceiro, a 42 segundos. Filomena Gomes (Individual) é a nova campeã nacional de contrarrelógio de masters 50, com um tempo de 26m41s. Seguiu-se Rosa Rodrigues (ATPLINE_União Ciclista de Ponte da Barca) na segunda posição, a 12 segundos e Natália Mendes (5Quinas/Município de Albufeira) em terceiro, a 1m19s.

Amanhã, em Sernancelhe, disputam-se os campeonatos nacionais de fundo de cadetes e juniores masculinos. A categoria de cadetes vai percorrer 73,5 quilómetros, resultantes de três voltas a um circuito de 24,5 quilómetros, a partir das 10h00. Mais tarde, pelas 15h00, será a vez de os juniores masculinos correrem pelo título nacional, num percurso de 122,5 quilómetros, correspondente a cinco voltas ao circuito.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com