terça-feira, 6 de outubro de 2020

“Sagan: "É assim que o sprint é, às vezes eu ganhei por poucos e dias como eu perdi hoje"”


Ultrapassado por Démare na mesma linha de chegada

O eslovaco Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), tricampeão mundial, terá que continuar esperando sua primeira vitória na temporada, que na quarta etapa do Giro escapou por milímetros, já que foi derrotado pelo francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ).

Sagan encontrou consolo em ter coldre a maglia "cyclamino" que distingue o líder da classificação de pontos. "Hoje eu fiz de tudo para ganhar. Foi tão apertado o final que eu não sabia quem era o primeiro, segundo e terceiro, chegamos na mesma linha e tivemos que esperar pela foto de chegada", disse ele.

"É assim que o sprint é, às vezes eu ganhei por alguns centímetros e outros dias como hoje eu perdi. Nós decidimos colocar um ritmo alto na planície para ver o que estava acontecendo. Estou muito satisfeito com o trabalho da equipa, meus companheiros fizeram um trabalho incrível e recuperei a camisa de ciclismo. Estou apenas alguns pontos à minha frente, mas vou tentar mantê-lo", disse ele.

Fonte: Marca

“Brasileiro bicampeão Roberto Alcici, ferido ao ser atropelado por veículo”


Por: EFE

Alcici, bicampeão brasileiro de ciclismo de pista em 2010 e 2012, teve um acidente nesta terça-feira quando era atropelado por um veículo enquanto pedalava pela cidade de Belo Horizonte. Alcici, de 40 anos, sofreu uma fratura na perna e foi transferido para um hospital da região, segundo fontes da Polícia Militar de Minas Gerais, estado do sudeste do país, cuja capital é Belo Horizonte.

O acidente ocorreu por volta das 06:00 hora local (09:00 GMT), quando um motorista perdeu o controle de seu veículo, invadiu a pista contrária e atropelou o ciclista. Alcici estava consciente quando as equipas médicas o ajudaram e descobriram que ele estava sofrendo com uma perna partida, bem como arranhões no corpo como resultado da queda no asfalto.

A polícia abriu uma investigação para esclarecer as causas do incidente e manter o motorista sob prisão, que parou seu veículo após o acidente para ajudar o atleta. O motorista "está com a Polícia Militar para saber se ele será preso ou apenas dar um depoimento na delegacia", informou a esta fonte. Alcici venceu um dos Campeonatos Brasileiros de Ciclismo de Pista em 2010 e foi campeão por equipas dois anos depois, estando o aumento do atropelamento e fuga.

O número de ciclistas em escoriação que precisam de cuidados médicos aumentou 57% no Brasil entre 2010 e 2019, segundo estudo da Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (Abramet) divulgado em agosto passado. Na última década, cerca de 13.000 ciclistas foram hospitalizados por colisões com motocicletas, carros, autocarros, camiões e outros veículos.

Até junho deste ano, 690 ciclistas foram admitidos pelo mesmo motivo, segundo dados oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS), que engloba a rede de hospitais públicos do país. O relatório também destacou que, entre 2010 e 2019, 13.718 ciclistas foram mortos na estrada por acidentes, 60% deles em atropelamentos.

Fonte: Marca

“João Almeida: «Dia muito especial e um dos melhores momentos da minha vida»”


Ciclista português continua a liderar a classificação geral da Volta a Itália

Por: Lusa

Foto: Giro D'Italia

O ciclista português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) disse que viveu "um dia muito especial", esta terça-feira, ao vestir a camisola rosa na quarta etapa da Volta a Itália.

"É importante poder estar mais um dia de rosa. Foi um dia muito especial e estou muito feliz", disse João Almeida, que admitiu: "Foi um dos melhores momentos da minha vida".

Sobre a quarta etapa, ganha ao 'sprint' pelo francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ), diz que foi uma tirada rápida, "sempre para cima e para baixo", e que aproveitou um 'sprint' intermédio para somar dois segundos de bonificação.

 Barreiras voam e deixam colegas de equipa 'KO' no último quilómetro da 4.ª etapa do Giro

"Os corredores da Education First [Jonathan Caicedo era segundo, com o mesmo tempo] podiam tirar-me a camisola por um segundo e tive de 'sprintar'", explicou.

Na quarta-feira, João Almeida terá um dia mais complicado para defender a camisola rosa, numa quinta etapa, entre Mileto e Camigliatello Silano (225 quilómetros), que terá uma contagem de montanha de primeira categoria, a 11 quilómetros da meta.

"Amanhã [quarta-feira], vai ser um dia difícil. Vamos ver se conseguimos manter a camisola. Vai ser difícil", admitiu o jovem das Caldas da Rainha.

Graças às bonificações na meta volante, João Almeida passou a ter dois segundos de avanço sobre o equatoriano Johnatan Caicedo (Education First) e 39 sobre o espanhol Pello Bilbao (Bahrain-Merida).

Fonte: Record on-line

“João Almeida manteve camisola rosa no Giro e até aumentou a vantagem”


Português bonificou num sprint intermédio em etapa ganha pelo francês Arnaud Démare

Por: Ana Paula Marques

João Almeida manteve esta terça-feira a camisola rosa no Giro e até aumentou a vantagem para o equatoriano Jonathan Caicedo (EF), graças a ter bonificado num sprint intermédio.

A quarta etapa foi ganha pelo francês Arnaud Démare (Groupama), depois de bater num sprint muito apertado Peter Sagan (Bora) e Davide Ballerini (Deceuninck-Quick Step).

João Almeida cortou a meta integrado no pelotão, em 18.º, tal como Ruben Guerreiro (EF), em 60.º. Na classificação geral, o jovem português, de 22 anos, dispõe agora de dois segundos de vantagem para Caicedo, com Guerreiro em 39.º

Fonte: Record on-line

“João Almeida gostou tanto da camisola rosa... que até dormiu com ela”


Ciclista português é líder do Giro de Itália à partida para a 4.ª etapa

Por: André Antunes Pereira

João Almeida teve ontem um dia histórico ao envergar a camisola rosa no Giro de Itália, repetindo assim um feito de Acácio da Silva em 1989. E o jovem ciclista português parece mesmo ter gostado da camisola, já que nem a tirou para domir.

Esta manhã, o dinamarquês Mikkel Frølich Honoré, companheiro de equipa de João Almeida na Deceuninck-Quickstep, partilhou um storie no Instagram a desejar um 'bom-dia' ao corredor natural das Caldas da Rainha, que surge deitado na cama do hotel com a camisola rosa vestida e até de capacete.

O português de 22 anos parte esta terça-feira para a 4.ª etapa do Giro (140 quilómetros entre Catania e Villafranca Tirrena) como líder da geral e pode manter esse posto, já que a tirada de hoje é propícia a uma chegada ao sprint e não deverá causar mudanças significativas na classificação.

Fonte: Record on-line

“Geraint Thomas abandona Giro antes do início da quarta etapa”


Queda sofrida segunda-feira provocou fratura na pélvis

Por: Lusa

O britânico Geraint Thomas abandonou esta terça-feira a Volta a Itália, antes do início da quarta etapa, em consequência de uma queda sofrida na véspera, anunciou a equipa Ineos.

Thomas, vencedor da Volta a França de 2018, era um dos favoritos ao triunfo no Giro, mas uma queda antes da partida real da terceira etapa, para a qual arrancou na terceira posição, ditou que perdesse mais de 10 minutos na subida ao Monte Etna, onde terminou a tirada de segunda-feira.

Os testes efetuados hoje de manhã, antes da partida da quarta etapa, revelaram que Thomas tinha uma fratura na pélvis.

"É tão frustrante. Trabalhei tanto para esta corrida. Fiz tudo o que podia e sentia-me em tão boa forma, senão melhor, do que quando ganhei o Tour. Sentia-me realmente bem. Por isso, terminar assim é doloroso", lamentou.

O britânico ocupava a 53.ª posição na geral, a 11.17 minutos do líder, o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep).

Fonte: Record on-line

“Gustavo Veloso foi “à morte”


Ciclista espanhol tentou de tudo

Por: Record

Foto: LUSA

Tinha-o prometido e cumpriu. Gustavo Veloso (W52-FC Porto) garantiu que ia dar tudo para ganhar o contrarrelógio e...venceu mesmo. “Sabia que podia ser um candidato a ganhar o contrarrelógio, mas não saí para tentar ganhar o ‘crono’, saí para ganhar a Volta. Fui à morte, e se não ganhei a Volta foi porque o Amaro se defendeu muito bem e foi o mais forte. É assim a vida, para o ano há mais”, frisou, prometendo voltar... ainda mais forte: “Se vou continuar mais um ano, é porque acho que posso estar no mesmo nível do que estou hoje ou ainda melhor. Sempre disse que não queria arrastar-me na estrada e penso que demonstrei que a idade é um número.”

Fonte: Record on-line

“Frederico Figueiredo sente que decidiu a Volta”


Lembra o ataque que levou Amaro Antunes à camisola amarela    

Por: Record

Não a ganhou, mas Frederico Figueiredo decidiu a Volta, pois foi dele o ataque que levou Amaro Antunes à camisola amarela. Apesar de não ter ganho, o líder do Tavira sente-se orgulhoso. “Estou satisfeito, foi o meu primeiro pódio numa Volta a Portugal. Claro que ganhar está sempre no pensamento e parti para o crono com o pensamento que poderia estar na discussão. Acabo por fazer segundo nas duas etapas mais importantes e terceiro na geral. Fica aquele sabor amargo de não ter ganho uma etapa, mas para o ano estamos na luta outra vez”, referiu, salientando que a vitória no GP Joaquim Agostinho pode muito bem ter sido o “ponto de viragem” da sua carreira.

Fonte: Record on-line

“Amaro Antunes: «Sinto-me realizado»”


Vencedor da Volta dedica vitória à mãe e aos colegas de equipa que “deixaram tudo na estrada” por ele

Por: Pedro Filipe Pinto

Foto: LUSA

Amaro Antunes passou a meta e já ouvia Nuno Ribeiro a festejar a vitória da Volta a Portugal através do rádio. Parou, percebeu o que tinha acabado de fazer e.…deixou-se levar pelas emoções. Apoiado por membros da W52-FC Porto, o algarvio chorou naquele que é o grande momento da sua carreira.

“Qualquer ciclista português tem o sonho de vencer a Volta. Chegar aqui com a camisola amarela e…ainda não caí bem na realidade. Sinto-me realizado”, garantiu o herói da Portuguesa, aproveitando para partilhar esta alegria: “Parti com o objetivo de orgulhar a minha mãe e de não desiludir os meus colegas de equipa, que deixaram tudo na estrada por mim.”

Quando subiu ao pódio, Amaro Antunes suspirou e percebeu-se bem que era de alívio. “Foi o libertar de toda a pressão que tinha nas costas”, atirou, aproveitando para contar um momento engraçado: “Quando acordei, perguntei ao Samuel Caldeira se era real o que se estava a passar. Olhar para o fato amarelo e saber que ia partir com ele motivou-me bastante e saí para o crono para defendê-lo com tudo.”

Por fim, o algarvio fez um resumo da carreira: “Tenho feito um percurso muito bonito, mas por vezes foi-me faltando um pouco de sorte. Mas quando fazemos as coisas bem e praticamos o bem, a recompensa acaba por chegar. Hoje foi o dia.”

Fonte: Record on-line

“António Costa destaca "grande dia" do ciclismo português”


Primeiro-ministro congratulou Amaro Antunes pela vitória na Volta e também o feito de João Almeida no Giro

Por: Lusa

Foto: Mariline Alves

O primeiro-ministro, António Costa, congratulou esta segunda-feira Amaro Antunes, vencedor da edição especial da Volta a Portugal, e João Almeida, que lidera a Volta a Itália, enaltecendo o "grande dia para o ciclismo português".

"Parabéns a Amaro Antunes e à W52-FC Porto pela vitória nesta edição especial da carismática Volta a Portugal em bicicleta. Felicitações também a João Almeida que veste a camisola rosa em Itália. Um grande dia para o ciclismo português", escreveu o primeiro-ministro na sua conta oficial na rede social Twitter.

Amaro Antunes sagrou-se hoje vencedor, pela primeira vez, da Volta a Portugal, sucedendo ao seu companheiro de equipa João Rodrigues no palmarés da prova rainha do calendário nacional.

O ciclista da W52-FC Porto deixou o seu colega galego, Gustavo Veloso, na segunda posição, a 42 segundos, e o compatriota Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) na terceira, a 52.

Já João Almeida tornou-se hoje, aos 22 anos, o segundo português a vestir a camisola rosa do Giro, repetindo 31 anos depois o feito de Acácio da Silva.

O jovem das Caldas da Rainha conseguiu subir ao topo da Volta a Itália no Monte Etna, o mesmo local onde Acácio da Silva, em 22 de maio de 1989, tinha vestido a 'maglia rosa'.

João Almeida ascendeu à liderança após a terceira etapa, que foi ganha pelo equatoriano Johnatan Caicedo (Education First).

Almeida tem o mesmo tempo de Caicedo na geral, mas tem vantagem nos centésimos de segundo do contrarrelógio da primeira etapa.

Fonte: Record on-line

“Volta a Portugal/Marcelo felicita vencedor e destaca vitalidade do ciclismo português”


O Presidente da República anunciou que "receberá oportunamente" Amaro Antunes e a equipa, W52-FC Porto.

O Presidente da República felicitou o vencedor da edição especial da Volta a Portugal Amaro Antunes e "o feito" do ciclista João Almeida, atualmente na liderança da Volta a Itália.

Numa mensagem divulgada, na segunda-feira à noite, na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa realçou "a vitalidade" do ciclismo português, "um desporto que tanta história tem, que tantas alegrias deu aos portugueses no passado", esperando que "volte a dar no futuro".

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que "receberá oportunamente" Amaro Antunes e a equipa, W52-FC Porto, felicitando, na mesma mensagem a Federação Portuguesa de Ciclismo pela realização "com sucesso" da prova, que terminou na segunda-feira, em Lisboa.

Amaro Antunes sagrou-se vencedor, pela primeira vez, na segunda-feira, da Volta a Portugal em bicicleta, sucedendo ao companheiro de equipa João Rodrigues no palmarés da prova rainha do calendário nacional.

O ciclista da W52-FC Porto deixou o colega galego, Gustavo Veloso, na segunda posição, a 42 segundos, e o compatriota Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) na terceira, a 52.

Também na segunda-feira, João Almeida tornou-se, aos 22 anos, o segundo português a vestir a camisola rosa do Giro, repetindo 31 anos depois o feito de Acácio da Silva.

O jovem das Caldas da Rainha conseguiu subir ao topo da Volta a Itália no Monte Etna, o mesmo local onde Acácio da Silva, em 22 de maio de 1989, tinha vestido a ‘maglia rosa’.

João Almeida ascendeu à liderança após a terceira etapa, que foi ganha pelo equatoriano Johnatan Caicedo (Education First).

Almeida tem o mesmo tempo de Caicedo na geral, mas tem vantagem nos centésimos de segundo do contrarrelógio da primeira etapa.

Fonte: Sapo on-line

“O melhor do ciclismo está no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Outubro é o mês do ciclismo no Eurosport. O canal desportivo pan-europeu emite dezenas de horas de ação em direto com as melhores corridas do calendário da UCI. Giro d’Italia e La Vuelta a España, três Monumentos e seis Clássicas compõem um programa imperdível para todos os fãs da modalidade.

E foi precisamente a palavra Imperdível que deu o mote para a campanha criativa e de comunicação referente a este “mês do ciclismo”. Em parceira com a agência Mustard, o Eurosport vai estar presente quer nos meios digitais, através de uma campanha de display “ads” multi-formato, quer em “above the line”, tendo sido desenvolvido um MUPI onde são destacados, de forma dinâmica e impactante, as Voltas a Itália e a Espanha.

Foi desenvolvido um “gift” muito especial entregue a jornalistas e “influencers”, e agora... É hora de deixar os verdadeiros artistas brilharem sobre as duas rodas.

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

“Feirense a 1 segundo do sonho na Volta a Portugal”


Rafael Reis, ficou a 1s de vestir de amarelo na Volta a Portugal Edição Especial

A equipa de ciclismo do Clube Desportivo Feirense, disputou de 27 de setembro até dia 5 de outubro, a Volta a Portugal em Bicicleta, numa edição especial devido á pandemia Covid 19.

Num ano de festejos do 30º aniversário da vitória do Feirense, por Fernando Carvalho na Volta, a equipa partia com o objetivo principal de vencer uma etapa e ser protagonista a cada dia. E logo no primeiro dia esse objetivo esteve prestes a ser alcançado, sendo que Rafael Reis ficaria em 2º lugar a apenas 1s da vitória no prólogo e da Camisola Amarela.

Resultado brilhante e animador, mas também frustrante, mas que valeu nesse dia ao corredor do Feirense, duas subidas ao pódio, como líder da camisola vermelha dos pontos e como melhor português na etapa.

Na 1ª etapa em linha com chegada ao santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo, a equipa do Feirense partia com o objetivo de tentar vestir a camisola amarela, no entanto Rafael Reis, nesse dia a envergar a camisola vermelha, acabaria por ceder alguns segundos e baixaria ao 7º lugar, nota ainda para a queda de Fábio Oliveira logo nos quilómetros iniciais da etapa, tornando penoso um dia já de si difícil.

A partir daqui sucederam-se alguns dias difíceis e de superação, uma queda na 2ª etapa envolvendo 3 corredores, Rafael Reis, Gonçalo Amado e Jesus Arozamena, a juventude da equipa Feirense aliados a alguns problemas de saúde dificultaram a tarefa da equipa.


Ainda assim nesta 2ª etapa com chegada á mítica subida da Srª da Graça, Fábio Oliveira esteve na fuga do dia, fuga essa que acabaria por ser decisiva no resultado da Volta a Portugal, já que aí seguia Ricardo Mestre (W52-FC Porto), autêntica ‘locomotiva’ decisiva na vantagem conseguida pelo seu colega de equipa Amaro Antunes.

Na 4ª etapa, com chegada á Torre na Serra da Estrela, o Feirense colocaria Gonçalo Amado e Rafael Reis na fuga do dia, entrando ambos destacados no início da subida na Covilhã.

Na 6ª etapa com chegada a Torres Vedras, mais um dos pontos altos dos corredores Feirenses, com um trabalho de equipa soberbo na proteção do seu sprinter, Oscar Pelegrí finalizaria na 4ª posição, no entanto durante os metros finais o corredor teve que travar mais que uma vez, já que foi involuntariamente fechado pelos adversários, primeiro no momento do arranque e depois na progressão do sprint, fica a sensação amarga de saber até onde poderia chegar o seu esforço nesse dia.

7ª etapa com chegada a Setúbal, novo dia de protagonismo e de novo por Oscar Pelegrí, desta vez integrado na fuga do dia, sendo alcançado já perto do final.

Restava a 8ª e derradeira etapa, contrarrelógio individual em Lisboa, o nosso corredor Rafael Reis partia como favorito, não defraudou apesar do resultado não ser o desejado, a diferença de tempo perdida para o vencedor, Gustavo Veloso (W52-FC Porto) seriam apenas 31s, com diferenças mínimas nas primeiras posições, Rafael estaria ainda assim durante 45’ com o melhor tempo em Lisboa, o que valeu ao corredor e ao Feirense o destaque naquela que é a ‘Sala de visitas’ da capital de Portugal.


 

Opinião do Diretor Desportivo, Joaquim Andrade:

“Viemos para a Volta a Portugal com o objetivo de procurar a vitória a cada dia, estivemos por 3 vezes nessa situação, sendo que no prólogo estivemos frustrantemente perto de alcançar esse objetivo que nos teria valido também a camisola amarela. Para mim o Rafael nesse dia era o mais forte, o percalço que teve ao encaixar o pé no arranque e uma hesitação a meter andamento no início da descida ao entrar no último quilómetro foram cruciais para o insucesso desse dia.

Tivemos alguns dias muito difíceis, é preciso não esquecer a juventude dos nossos corredores e o facto de 4 deles serem estreantes na Volta a Portugal. Na parte final da Volta voltaríamos a ganhar protagonismo, em Torres Vedras o Oscar Pelegrí poderia ter feito discutido a vitória até ao último metro se não tivesse sido fechado. Em Lisboa apesar da brilhante prova do Rafael, esperávamos mais, mas sabemos que na última etapa é difícil superar os corredores que disputam a Geral final. Balanço final positivo e muita margem de progressão para esta equipa.”

 

Classificação geral final:

1.º Amaro Antunes - W52-FC Porto

2º Gustavo Veloso – W52-FC Porto

3º Frederico Figueiredo – Atum General-Tavira

37.º Gonçalo Amado - Feirense

68.º Rafael Reis - Feirense

78.º Fábio Oliveira - Feirense

81.º Jesus Arozamena - Feirense

87.º Oscar Pelegrí - Feirense

88.º Bernardo Saavedra – Feirense

Fonte: Clube Desportivo Feirense

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com