sexta-feira, 5 de novembro de 2021

“Vasco Vilaça alcança uma excelente 7.ª posição WTCS Abu Dhabi 2021”


Vasco Vilaça e Ricardo Batista participaram na última etapa de 2021do Campeonato Mundial em Abu Dhabi

 

Os triatletas nacionais disputaram a prova entre os melhores da atualidade, incluindo vários medalhados olímpicos e campeões do mundo.  Os participantes fizeram a tradicional distância sprint de 750 metros de natação com a temperatura da água a rondar os 30º, sendo o segmento de ciclismo (20km) e corrida (5km) disputado no Autódromo Yas Marina, num circuito rápido e técnico.


Filipe Marques competiu na prova anterior do mundial de Paratriatlo onde conquistou uma muito boa 5.ª posição, depois da vitória na passada semana na Taça do Mundo em Alhandra, Portugal.

Vasco Vilaça, vice-campeão mundial em 2020, saiu bem posicionado na natação e, sendo um ciclista muito forte, rapidamente se integrou na frente do grupo, com os atletas Hayden Wilde, Leo Bergere e Jelle Geens a ‘puxarem’ neste segmento. Entre o grupo da frente e apesar de não se terem conseguido isolar, ganharam vantagem de cerca de 40” do grupo perseguidor, com alguns atletas a ficarem para trás.


Tudo acabou por se decidir na corrida, e com as condições de calor extremo a que estavam sujeitos os atletas tiveram que poupar forças para a exigência do último segmento. O belga Jelle Geens acabou por conseguir distanciar-se para alcançar a vitória desta competição. O francês Vicent Luis, duas vezes campeão do mundo e medalha olímpica de bronze nas estafetas mistas, alcançou a segunda posição e Bence Bicsák, da Hungria, foi o terceiro atleta a passar a meta.


Vasco Vilaça conquistou a 7.ª posição com 00:52:46, 26’’ depois do vencedor belga Jelle Geens e Vicent Luis, de França, que regressou aos pódios internacionais ao conquistar a medalha de prata com 00:52:25. Bence Bicsák, da Hungria, ficou na terceira posição com o tempo de 00:52:28.

Vasco Vilaça e Ricardo Batista são triatletas muito jovens enquadrados nas esperanças olímpicas, ambos com grande evolução a competir na categoria de elite. Nesta prova, Vilaça esteve sempre a disputar os primeiros lugares, conseguindo conquistar o sétimo lugar, o que lhe confere acesso à integração no programa de Preparação Olímpica de nível elite.


Ricardo Batista, depois de um bom segmento de natação e sendo o Triatlo um desporto muito exigente a este nível competitivo -com os seus três segmentos-, desistiu no ciclismo, sendo perfeitamente justificável depois de tantos anos a competir internacionalmente sem nunca ter acontecido.

O presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Vasco Rodrigues, afirmou: «Vasco Vilaça competiu numa prova ao nível a que estamos habituados, sempre na frente. O Ricardo teve um dia menos bom que, ao final de tantos anos a competir internacionalmente, é perfeitamente compreensível.»


Muitos parabéns aos nossos dois triatletas pelas suas prestações ao dar o seu melhor e ao paratriatleta Filipe Marques por todo o trabalho, empenho e resultados.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Triatlo Internacional de Quarteira realiza-se dias 6 e 7 de novembro 2021”


Quarteira recebe o Campeonato do Mundo de Triatlo Júnior, Taça da Europa e Campeonato do Mediterrâneo

 

Nos dias 6 e 7 de novembro, o Triatlo Internacional de Quarteira Professor Carlos Gravata recebe o Campeonato do Mundo de Juniores, a Taça da Europa de Elite e o Campeonato do Mediterrâneo.

Há já muitos anos que o Triatlo Internacional de Quarteira inclui a Taça da Europa de Juniores, uma das razões pelas quais a International Triathlon Union (ITU) escolheu este evento para realizar o Campeonato do Mundo de Juniores, depois do cancelamento da World Triathlon Championship Series (WTCS) em Bermuda, onde estava inicialmente programado acontecer o mundial.

Os triatletas que irão disputar o Campeonato do Mundo passaram pelos critérios de classificação no Campeonato da Europa de Juniores em Kitzbühel, tendo as restantes vagas disponíveis sido apuradas diretamente numa prova de seleção realizada no Triatlo da Quinta do Lago no dia 5 de outubro.

Inês Rico, Luana Quaresma e Matilde Santos, Alexandre Montez, Gustavo do Canto, João Nuno Batista e Pedro Afonso Razões são os atletas nacionais que irão disputar o Campeonato do Mundo de Juniores 2021.

A Taça da Europa de Quarteira e o Campeonato do Mediterrâneo incluem a participação dos triatletas portugueses Abel Afonso, Hugo Figueiredo, João Chagas, André Dias, Guilherme Pires, Gonçalo Oliveira, João Mansos, Tiago Fonseca, Miguel Tiago Silva e Alexandre Nobre, estes dois últimos atletas já qualificados diretamente pelo acesso a Taças do Mundo. Em femininos, teremos Maria Tomé, Joana Miranda, Inês Oliveira, Beatriz Pinto e Beatriz Santos.

De recordar que o título de Campeão do Mundo de Juniores pertence a Portugal, conquistado pelo triatleta nacional Ricardo Batista na competição mundial de juniores em 2019, prova disputada dia 30 de agosto, em Lausanne, Suíça. Pode ver a notícia aqui

 

Horários das competições Triatlo Internacional de Quarteira

Sábado, 6 de novembro

 

13:00 – Partida masculina Campeonato do Mundo de Triatlo Júnior

15:00 – Partida masculina Taça da Europa de Quarteira (inclui Campeonato do Mediterrâneo)

 

Domingo, 7 de novembro

 

8:45 Partida feminina Campeonato do Mundo de Triatlo Júnior

11:00 Partida feminina Taça da Europa de Quarteira (inclui Campeonato do Mediterrâneo)

Boa sorte aos triatletas nacionais!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Maria Martins e Iúri Leitão são dois representantes de Portugal na estreia da liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI”


Por: Vasco Simões

Foto: Eurosport

 A 1ª etapa desta nova competição acontece em Maiorca, Espanha este sábado às 17:40 h, e tem transmissão em direto no Eurosport 1, a competição reúne os melhores 72 ciclistas de pista do planeta, em cinco jornadas a discutir em quatro países.

Está tudo a postos para o arranque da 1.ª edição da UCI Track Cycling Champions League, a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista, competição organizada pela International Cycling Union (UCI) e pela Discovery Sports Events, com estreia marcada para este sábado, dia 6 de novembro, em Maiorca, Espanha.

A temporada é composta por cinco etapas em quatro países europeus e emitida para os fãs de todo o mundo, tendo por base um grande avanço tecnológico na cobertura da modalidade em si, bem como da envolvente do velódromo.

Os 72 melhores ciclistas de pista do planeta (36 homens e 36 mulheres), de 30 nacionalidades diferentes, reúnem-se na ilha espanhola de Maiorca, para uma ronda que promete muita ação e competitividade. Ao todo somam-se 29 medalhados olímpicos e 63 titulados em Campeonatos do Mundo. Os prémios oferecidos são iguais tanto para homens como para mulheres sem qualquer tipo de distinção.

Entre a lista final de participantes contam-se o nome de grandes estrelas da modalidade como, Mitchell (Canadá), Emma Hinze (Alemanha), Olena Starikova (Ucrânia), Mathilde Gros (França), Simona Krupeckaitė (Lituânia), Shanne Braspennincx (Países Baixos), Harrie Lavreysen (Países Baixos), Jeffrey Hoogland (Países Baixos), Nicholas Paul (Trinidade e Tobago), Vasilijus Lendel, Tuur Dens (Bélgica), Maximillian Levy (Alemanha), Michele Scartezzini (Itália) ou Denis Dmitriev (Rússia). A competição conta ainda com a participação de dois ciclistas portugueses: Maria Martins e Iúri Leitão.

A cobertura Eurosport da ‘Champions League’ de ciclismo de pista é abrilhantada com alguns dos melhores especialistas a nível mundial na modalidade. Sir Chris Hoy, seis vezes campeão olímpico, e Kristina Vogel, bicampeã olímpica, partilham as suas visões e análise especializada com os milhões de fãs de ciclismo em todo o mundo, durante as três horas de cobertura em direto do evento. Laura Kenny e Jason Kenny - o casal olímpico mais condecorado da história do ciclismo de pista com umas surpreendentes 12 medalhas de ouro – estará também nos Velódromos, a cada jornada, de microfone em punho opinando sobre o desenrolar da ação.

Em Portugal, as provas da Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista contam com os comentários de Paulo Martins e Gonçalo Moreira. A emissão pode ser vista em direto no Eurosport 1, a partir das 17:40h.

 

LISTA FINAL DE PARTICIPANTES

 

SPRINT - SENHORAS:

 

Lauriane Genest (Canadá)

Lea Friedrich (Alemanha)

Miriam Vece (Itália)

Martha Bayona Pineda (Colômbia)

Riyu Ohta (Japão)

Sophie Capewell (Grã-Bretanha)

Yana Tyshchenko (Rússia)

Daria Shmeleva (Rússia)

Laurine Van Riessen (Países Baixos)

Anastasiia Voinova (Rússia)

Mina Sato (Japão)

Yuli Paola Verdugo Osuna (México)

Emma Hinze (Alemanha)

Mathilde Gros (França)

Simona Krupeckaitė (Lituânia)

Kelsey Mitchell (Canadá)

Shanne Braspennincx (Países Baixos)

Olena Starikova (Ucrânia)

 

SPRINT - HOMENS:

 

Jean Spies (África do Sul)

Mateusz Rudyk (Polónia)

Jair Tjon En Fa (Suriname)

Tom Derache (França)

Jordan Castle (Nova Zelândia)

Kevin Quintero Chavarro (Colômbia)

Mikhail Yakovlev (Rússia)

Kento Yamasaki (Japão)

Rayan Helal (França)

Stefan Bötticher (Alemanha)

Jai Angsuthasawit (Tailândia)

Hugo Barrette (Canadá)

Harrie Lavreysen (Países Baixos)

Nicholas Paul (Trinidad e Tobago)

Jeffrey Hoogland (Países Baixos)

Vasilijus Lendel (Lituânia)

Maximilian Levy (Alemanha)

Denis Dmitriev (Rússia)

 

ENDURANCE - SENHORAS:

 

Maggie Coles-Lyster (Canadá)

Hanna Tserakh (Bielorrússia)

Tania Calvo (Espanha)

Michelle Andres (Suíça)

Alžbeta Bačíková (Eslováquia)

Gulnaz Khatuntseva (Rússia)

Emily Kay (Irlanda)

Silvia Zanardi (Itália)

Karolina Karasiewicz (Polónia)

MARIA MARTINS (PORTUGAL)

Olivija Baleisyte (Lituânia)

Eukene Larrarte (Espanha)

Yumi Kajihara (Japão)

Kirsten Wild (Países Baixos)

Katie Archibald (Grã-Bretanha)

Anita Yvonne Stenberg (Noruega)

Annette Edmondson (Austrália)

Kendall Ryan (EUA)

 

ENDURANCE - HOMENS:

 

Tuur Dens (Bélgica)

Rhys Britton (Grã-Bretanha)

Roy Eefting (Países Baixos)

Alan Banaszek (Polónia)

Jules Hesters (Bélgica)

Gavin Hoover (EUA)

Michele Scartezzini (Itália)

Kazushige Kuboki (Japão)

Claudio Imhof (Suíça)

Aaron Gate (Nova Zelândia)

IURI LEITÃO (PORTUGAL)

Erik Martorell Haga (Espanha)

Ed Clancy (Grã-Bretanha)

Sebastian Mora (Espanha)

Corbin Strong (Nova Zelândia)

Yacine Chalel (Argélia)

Kelland O'Brien (Austrália)

Rotem Tene (Israel)

 

CALENDÁRIO DA LIGA DOS CAMPEÕES DA UCI:

 

Ronda 1

 

6 de novembro, Maiorca / Velòdrom Illes Balears, Espanha

 

Ronda 2

 

27 de novembro. Panevézys / Cido Arena, Lituânia

 

Ronda 3

 

3 de dezembro, Londres / Lee Valley VeloPark, Reino Unido

 

Ronda 4

 

4 de dezembro, Londres / Lee Valley VeloPark, Reino Unido

 

Ronda 5

 

11 de dezembro, Velódromo Nacional de Tel Aviv / Sylvan Adams, Israel

Para mais detalhes consulte a programação em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com