quarta-feira, 15 de setembro de 2021

“Michael Valgren volta a vencer três anos depois na Volta à Toscana”


Ciclista dinamarquês triunfou após atacar nos últimos 15 quilómetros da prova

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O dinamarquês Michael Valgren (EF Education-Nippo) venceu esta quarta-feira de forma isolada a Volta à Toscana em bicicleta, três anos depois dos últimos triunfos na carreira, após um ataque nos últimos 15 quilómetros.

Valgren, de 29 anos, cumpriu os 191,6 quilómetros com início e fim em Pontedera em 4:33.37 horas, sendo 1.13 minutos mais rápido do que Alessandro de Marchi, segundo a correr pela seleção de Itália, e o também italiano Diego Ulissi (UAE Emirates), terceiro a 1.18.

O dinamarquês somou em 2018 as principais vitórias da carreira, nomeadamente a Omloop Het Nieuwsblad e a Amstel Gold Race, o maior triunfo do seu palmarés, mas desde então atravessava um longo jejum.

A vitória vem 'a calhar', dado que acontece a pouco mais de uma semana da prova de fundo dos Mundiais de estrada, na Flandres, na qual integra a seleção da Dinamarca.

Ruben Guerreiro festejou a vitória de Valgren, seu colega de equipa, do 35.º lugar, a 5.58 do vencedor, enquanto Rui Costa (UAE Emirates) acabou em 41.º, a 10.41.

Fonte: Record on-line

“João Rocha e Leandra Gomes conquistaram o BTT XCO Tesouros do Ave”


João Rocha (Maiatos) e Leandra Gomes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) sagraram-se vencedores, em elites, do 4.º BTT XCO Tesouros do Ave, última etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency que decorreu em Porto de Ave, na Póvoa de Lanhoso.

Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 4.º BTT XCO Tesouros do Ave disputou-se no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave e decorreu sob todas as condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).


João Rocha dominou por completo a prova de elites masculinos. O corredor da equipa Maiatos assumiu a liderança da corrida na primeira volta ao circuito e foi sucessivamente aumentando a vantagem, terminando com o tempo de 1h12m48s de prova, deixando o segundo classificado, o seu colega de equipa Rui Ferreira, a mais de dois minutos de diferença. Na terceira posição terminou Vítor Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que acabou, no entanto, se sagrou Campeão do Minho de BTT XCO – POPP Agency na categoria de Elites.

Em femininos, Leandra Gomes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), a correr em ‘casa’, fez a festa e subiu ao primeiro lugar do pódio, sendo acompanhada por duas colegas de equipa: Tânia Lima em segundo e Marta Branco em terceiro. Nas contas finais do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency, a vimaranense Marta Branco conquistou o título de campeã minhota.


Nas classificações de sub 23, Marta Branco foi a melhor em Porto de Ave, seguida de Joana Santos (Tomatubikers / Toyota - Macedo & Macedo), enquanto em masculino se destacou José Simões (Lobos Averomar BTT), também ele Campeão do Minho.

Em juniores Simão Rocha (Penafiel Bike Clube) superiorizou-se à concorrência e cortou a meta em primeiro, seguindo-se na classificação André Leite (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Bernardo Pereira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), com a sua colega de equipa Catarina Lopes a triunfar na corrida feminina.


Lucas Ferreira (Sabor do Norte/BilaBiker’s Racing Team) e o amarense Dinis Vieira (BTT Braguinhas/Padim da Graça) disputavam entre si o título de Campeão do Minho de cadetes e lutaram até aos últimos metros pela vitória na corrida de Porto de Ave. Lucas Ferreira esteve quase sempre na frente e conseguiu garantir a vitória e o título de Campeão do Minho, enquanto Dinis Vieira, cadete de primeiro ano, terminou em segundo e Tomás Fernandes (Sabor do Norte/BilaBiker´s RacingTeam) em terceiro.

Bruna Moreira (Penafiel Bike Clube), dominou a corrida feminina, deixando na segunda posição Francisca Moreira (Clube BTT Matosinhos), que acabou, no entanto, por sagrar-se Campeã do Minho.

Augusto Midão (Rompe Trilhos/AJPCAR) e a vimaranense Cecília Araújo (Figueiras BTT/Lousada/Carvic Team) venceram em master 30, garantindo com o resultado na Póvoa de Lanhoso a conquista dos títulos de Campeões do Minho.

Em master 40 os melhores foram Rogério Matos (Rompe Trilhos/APCAR) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech) que também asseguraram a vitória no campeonato minhoto.


António Sousa (individual) somou em Porto de Ave a quinta vitória em master 50 e Américo Liberal (Rompe Trilhos) subiu ao mais alto lugar do pódio em Master 60.

Por equipas, a AXPO /FirstBike Team/Vila do Conde averbou o terceiro triunfo em cinco provas, resultado que permitiu à formação de Vila do Conde sagrar-se Campeã do Minho de BTT XCO de 2021.

 

Nos escalões de escolas, o Clube BTT Matosinhos venceu a classificação coletiva ao conquistar três primeiros lugares (juvenis, iniciados e pupilos/benjamins) e um terceiro lugar em infantis.


Individualmente, destacaram-se em juvenis Hugo Ramalho e Leonor Lopes, ambos do Clube BTT Matosinhos e Carlos Leal (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Rita Fontaínhas (Clube BTT Matosinhos) em infantis.

Daniel Silva (Clube BTT Matosinhos) e Mariana Ribeiro (Penafiel Bike Clube) evidenciaram-se em iniciados, enquanto Lourenço Fernandes (Penafiel Bike Clube) e Maria Nogueira Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) em Pupilos/Benjamins.

 

Uma das melhores pistas nacionais

 

Avelino Silva, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, fez questão de acompanhar o 4.º BTT XCO Tesouros do Ave disputado na pista de Cross Country Olímpico de Porto de Ave, realçando a forma empenhada como a associação mantém o nível da prova e da pista.

“Temos aqui na Póvoa de Lanhoso uma das melhores pistas nacionais, segundo dizem os entendidos. Eu sou uma pessoa que gosta deste tipo de provas e estamos a apoiar esta grande equipa, composta por pessoas que lutam diariamente para manter esta pista e permitir que as pessoas do concelho e todas as que gostam da modalidade possam vir aqui treinar. Eles dão o melhor de si e nós temos que os apoiar diariamente para que no futuro possamos fazer mais e melhor”, afirmou o autarca.


Avelino Silva garantiu que “vamos afinar agulhas para que no futuro esta prova de torne ainda mais emblemática”, adiantando que “vamos trabalhar para que esta modalidade se fixe na Póvoa de Lanhoso”. “Uma atleta da Póvoa de Lanhoso venceu uma das corridas, a Leandra Gomes, é um motivo de orgulho e pode ser uma forma de incentivar as pessoas a ingressarem na modalidade e a organizamo-nos para que no futuro haja muitos mais atletas”, concluiu o autarca.

 

João Rocha (Maiatos) vencedor em elites

Vencedor da corrida de elites, João Rocha salientou que gosta muito da pista de Cross Country Olímpico e Porto de Ave. “Traz-me boas recordações, pois foi aqui que venci o meu primeiro Campeonato Nacional. Nesta pista a minha meta é sempre vencer”, afirmou João Rocha esclarecendo que não foi uma corrida fácil. “É sempre difícil porque, apesar de andar isolado, praticamente, desde início, procurei impor um ritmo elevado. Nem sempre é assim e nós temos de estar preparados para todas as circunstâncias. Hoje tive adversários à altura, mas consegui controlar e fazer uma corrida, praticamente, a solo”, disse o corredor da equipa Maiatos.


 

Leandra Gomes: Vencer em casa é muito bom

 

Leandra Gomes, ciclista da Póvoa de Lanhoso que alinha na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, fez a festa da vitória em dia de anos e a correr em casa, mas dedicou a vitória a dois ex-colegas que sofreram um acidente.

“Senti-me muito bem nesta prova. Senti o calor da Póvoa de Lanhoso e isso é uma motivação para quem está a correr. Foi muito bom”, afirmou Leandra Gomes, explicando que “conheço bem a pista, costumo treinar cá e apesar de ter algumas alterações em relação à última prova, adaptei-me bem”.

Na hora de festejar, Leandra Gomes fez questão de “deixar umas palavras” a dois colegas: “Dedico esta vitória ao Jacinto Fiúza e à Ana Rita Vale, que sofreram um acidente e estão a recuperar no hospital. É para eles esta vitória”.

 

Cecília Araújo: Foi uma prova dura, mas estou muito feliz

 

Cecília Araújo, ciclista de Guimarães que alinha no Figueiras BTT/Lousada/Carvic Team, somou em Porto de Ave a quarta vitória em outras tantas provas que disputadou no Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

“Foi uma prova muito dura, mas estou muito feliz. Bastava-me comparecer para ser Campeã, mas ganhar foi muito melhor e ainda, por cima, na minha região”, disse Cecília Araújo elogiando a pista de XCO de Porto de Ave: “É espetacular! Tem tudo, subidas duras e zonas técnicas e não é perigosa, mesmo para os mais novos começarem na modalidade. Está mesmo completa”.

José Araújo, responsável do AETAD - Eventos Tesouros do Ave, mostrou-se muito satisfeito com a forma como decorreu a prova e pela reação dos ciclistas à pista.

“Sinto-me realizado. Trabalhamos muito para realizar a prova e não podíamos estar mais satisfeitos com a forma como decorreu, as pessoas saíram daqui contentes e ninguém se magoou. Realizou-se aqui uma competição de grande nível, mesmo em tempo de pandemia e ainda sem público”, disse aquele responsável.

O 4º BTT XCO Tesouros do Ave teve o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Gabinete do Ave - Seguros & Contabilidade, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de Ciclismo, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Alcobaça Clube de Ciclismo/Tiago Santos venceu Troféu Alves Barbosa”


Por: Joaquim Marques

Mais uma vitória de Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, desta vez no Troféu Alves Barbosa, disputado neste fim de semana em Montemor-o-Velho, e marca o encerramento de uma época brilhante para o atleta de Pedralhos e para o trabalho de formação desenvolvido pelo Clube.

Tiago Santos partiu determinado para aquela que era a última grande prova desportiva desta época. Na primeira etapa, disputada no sábado, com um percurso de 85 quilómetros entre Montemor-o-Velho e Águeda o atleta orientado pelo treinador Armindo Lúcio arrebatou a camisola amarela de vencedor da etapa com uma folgada vantagem de 1m:22s sobre o seu mais direto adversário e de 2m:18s sobre o resto do pelotão. Acumulou ainda a camisola azul de vencedor do Prémio da Montanha e a camisola verde da classificação por pontos, ficando com três das quatro camisolas em disputada.

No domingo disputou-se a segunda etapa de 77,7 quilómetros entre Arazede e Montemor-o-Velho em que a contenda se adivinhava difícil, pois Tiago Santos não podia contar com o apoio de uma equipa curta que tinha apenas mais dois colegas em prova, e previa-se uma corrida muito atacada e muito controlada. Como a melhor estratégia de defesa é o ataque, Tiago Santos cedo começou a desafiar o pelotão.


A única fuga adversária o melhor que conseguiu foi uma vantagem de 45 segundos em relação ao grupo seguinte o que remetia a decisão para o sprint final. Tiago Santos termina a corrida no 5º lugar da etapa, mas com a vantagem necessária para se sagrar o vencedor absoluto do Troféu Alves Barbosa, e acumulou ainda a camisola azul de vencedor do Prémio da Montanha.

Os restantes atletas da formação alcobacense terminaram em 63º Diogo Ferreira e Dinis Moura em 89º, enquanto David Casal, desistiu na primeira etapa por indisposição numa prova em que alinharam à partida 123 corredores de 15 e 16 anos em representação de 19 equipas, duas delas espanholas.


“Tiago Santos não ganhou uma prova por acaso, foi o atleta mais regular ao longo de toda a época desportiva”. Ganhou todas as provas da Taça de Portugal de Cadetes, Venceu a Volta a Portugal de Cadetes, uma prova com três etapas, ganhou o Troféu Alves Barbosa e conquistou o título de Campeão Nacional de Contra-Relógio.

As cinco principais competições de época desportiva são a Taça de Cadetes, Volta a Portugal de Cadetes, Campeonato Nacional de Contra-Relógio, Campeonato Nacional de Fundo e Trofeu Alves Barbosa, e Tiago Santos apenas não ganhou o campeonato nacional de fundo, em que alcançou a medalha de bronze.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo

“João Ferreira 10.º nos Mundiais de triatlo longo"


Já Vanessa Pereira foi 13.ª na prova feminina

 

Por: Lusa

Foto: FP Triatlo

O português João Francisco Ferreira terminou os campeonatos do mundo de triatlo de longa distância no 10.º lugar, na Holanda, enquanto Vanessa Pereira foi 13.ª.

João Ferreira terminou a prova disputada entre Almere e Amesterdão em 8:03.36 horas, ainda distante do dinamarquês Kristan Hogenhaug, vencedor em 7:37.46, batendo o sueco Jesper Svensson por 1.39 minutos e o brasileiro Reinaldo Colucci por 7.29.

Vanessa Pereira



precisou de 9:23 horas para o combinado de natação, ciclismo e atletismo, no qual a holandesa Sarissa de Vries foi a mais forte, terminando em 8:32.04. A francesa Manon Genet terminou no segundo lugar, a 2.18 minutos, e a dinamarquesa Michelle Vesterby no terceiro, a 6.49.

Fonte: Record on-line

“Shimano 24 horas de ciclismo de LE MANS, Holandeses da Equipa Sarto, vencedores do ranking geral”


12ª edição do Shimano 24 Horas de Ciclismo de Le Mans

 

Por ocasião da 12ª edição do Shimano 24 Horas de Ciclismo de Le Mans, cerca de 2400 ciclistas reuniram-se no Circuito de Le Mans, 530 equipas bem determinadas a divertirem-se após o cancelamento do evento em 2020, por causa da pandemia.

Oriundos de toda a França e de uma dezena de países, várias personalidades também estiveram em pista: Bernard Hinault (titular da prova), Michel Laurent, Roger Legeay, Sylvain Chavanel, Jérome Coppel, Nathalie Mauclair e também Jean Biermans.

Apesar da presença de equipas regulares do top 10, os holandeses da equipa Sarto Endurance (nº 450) foram os mais fortes este ano. Depois de várias participações, incluindo um terceiro lugar em 2019, o grupo treinado por Arjan Fidder dominou a corrida do início ao fim, com 243 voltas cobertas (1016km). As duas equipas homogéneas de 4 ciclistas, lideradas por Luke Verburg (selecionados no último campeonato mundial de cylo-cross), alcançaram assim o seu objetivo.

A equipa de Socopa Viandes (nº 691) terminou em segundo lugar no sprint apenas a 3m08.525s dos vencedores. A segunda equipa da equipa de Sarto Endurance (nº 478) completou o pódio.

"Uma vitória estrangeira no Shimano 24 Horas ciclismo de Le Mans, é a primeira vez na história do evento! Isto pode dar ideias a outras nacionalidades para se juntarem a nós", disse Romain Gasnal (CGO Événement), antes de acrescentar: "Esta vindima de 2021 manteve as suas promessas: emoções fortes, partilha e convívio!"

Na categoria individual, Guillaume Eschard (nº 134) venceu com 211 voltas (883km e 101.ª no total) e Anne-Sophie Monfort (nº 156) fez a diferença na categoria feminina com 119 voltas (498km e 475.ª no total). A primeira equipa 100% feminina, a Team Macif (n°495), foi 168.ª na geral com 841 quilómetros (201 voltas).

Fonte: Shimano 24 horas de ciclismo de LE MANS

“Miguel Tiago Silva em 10.º lugar na etapa da Taça do Mundo de Carlsbad”


A prova foi ganha pelo alemão Lasse Nygaard-Priester

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O atleta português Miguel Tiago Silva foi 10.º classificado na etapa da Taça do Mundo de triatlo de Carlsbad, na República Checa, vencida pelo alemão Lasse Nygaard-Priester.

Miguel Tiago Silva completou a prova em 01:54.42 horas, cortando a meta mais de um minuto depois de Nygaard-Priester (01:53.31), que bateu na luta pelo triunfo o britânico Grant Sheldon e o húngaro Csongor Lehmann, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O triatleta português gastou 16.35 minutos no segmento de natação, 01:04.54 horas no de ciclismo e 32.19 minutos no de corrida, aos quais acresce o tempo utilizado nas transições para os diferentes desportos.

Alexandre Nobre, o outro português que disputou a etapa checa da Taça do Mundo de triatlo, desistiu depois de concluir o segmento de natação em 18.12 minutos.

Fonte: Record on-line

“Granfondo Stelvio Santini 2021”


Fotos: Tiziano Ballabio

Entre todos os amantes do ciclismo da 9ª edição do Granfondo Stelvio Santini, os homens e mulheres mais bem classificados de cada categoria foram coroados Reis e Rainhas da Montanha com base nos resultados globais do contrarrelógio nas Rotas Longas, Médias e Curtas.

Enrico Zen e Martina Trevisiol marcaram o melhor tempo total nas subidas de Teglio, Mortirolo e Stelvio na Rota Longa. Andrea Pontalto e Doris De Rooij marcaram os melhores tempos totais nas subidas de Teglio e Stelvio na Rota Média. Denis Taccola e Alessandra Nazzari marcaram o melhor tempo na subida de Stelvio na Rota Curta.

Outros premiados foram, Enrico Zen e Martina Trevisiol que receberam a camisola branca patrocinada pela Retelit pela melhor na subida do Teglio, e Andrea Prandi e Martina Trevisiol que foram os mais rápidos grimpeurs no Mortirolo, levando para casa a camisola vermelha patrocinada pela Trek para os seus esforços. Denis Taccola e Christina Rausch levaram a coroa – e a camisola azul patrocinada por Santini – para melhor tempo no Stelvio Pass.

O Granfondo Stelvio Santini 2021 atraiu mais de 1.181 ciclistas amadores para Bormio, resultando numa competição muito renhida e tão emocionante como sempre.

«Mais uma vez este ano, apesar dos tempos difíceis, tivemos um elevado nível de interesse por ciclistas estrangeiros - comentou Mário Zangrando que organiza o evento de Valtellina com o US Bormiese – Na verdade, 1.630 estrangeiros representando 54 nações alinhados no início. Isso é uma grande indicação da enorme atração que o Granfondo e as belas áreas que os percursos percorrem, têm para os fãs de ciclismo.   O desejo de experimentar as emoções da escalada do Stelvio Pass venceu por medo!».

Também na grelha de partida do Granfondo Stelvio Santini estavam atletas do calibre de Jacopo Mosca e Letizia Paternoster da Team Trek-Segafredo, e Giulio Molinari, um triatleta profissional que venceu o ICON Livigno Xtreme Triathlon apenas na semana passada e ex-pro Pro Alessandro Vanotti. De acordo com as regras, estes concorrentes não estão, naturalmente, incluídos na classificação.


A classificação geral e as classificações de categoria estão disponíveis em: www.winningtime.it

 

Detalhes do evento

 

Nome: Granfondo Stelvio Santini

Localização: Alta Valtellina - de Bormio ao Stelvio Pass (Província de Sondrio)

Edição: 9ª

Data: 12 de setembro de 2021

Long Road: Bormio - Teglio - Mortirolo - Bormio - Stelvio > 151,3 km (mudança de elevação de 4,058m)

Percurso Médio: Bormio - Teglio - Bormio - Stelvio > 137,9 km (mudança de elevação de 3,053m)

Percurso Curto: Bormio - Sondalo - Bormio - Stelvio > 60 km (mudança de elevação de 1.950m)

Organizador: US Bormiese

Sítio Web: www.granfondostelviosantini.com

Fonte: Granfondo Stelvio Santini

“João Almeida termina em segundo e perde a liderança da Volta ao Luxemburgo”


Português terminou a oito segundos do vencedor da etapa, Marc Hirschi e é agora segundo à geral

 

Por: Lusa

O suíço Marc Hirschi (UAE Emirates) venceu esta quarta-feira isolado a segunda etapa da Volta ao Luxemburgo em bicicleta, com João Almeida (Deceuninck-QuickStep) em segundo, com o português a ceder ao rival a liderança da geral. Hirschi, de 23 anos, cumpriu os 186,1 quilómetros entre Steinfort e Eschdorf em 04:45.15 horas, oito segundos mais rápido do que Almeida, segundo, e o francês David Gaudu (Groupama-FDJ), terceiro

Depois de um dia duro, entre as muitas subidas categorizadas e a chuva intensa durante alguns períodos da tirada, o português mostrou-se atento e bonificou três segundos ao vencer a segunda passagem pelo ponto de 'sprint' em Eschdorf, no qual Hirschi bonificou apenas um.

João Almeida: «Para ser honesto, não me sentia muito bem, mas arriscámos e ganhei»

Um corte no pelotão dividiu o grupo, mantendo uma seleção mais restrita dos homens mais fortes na frente, entre eles um quarteto da Deceuninck-QuickStep para proteger o líder.

À entrada para os últimos três quilómetros, e na derradeira subida em Eschdorf, Hirschi atacou, com um colega de equipa, e levou na roda o colombiano Nairo Quintana (Arkéa-Samsic).

Quintana acabou por não aguentar o ritmo e 'deixou' Hirschi, que tinha sido terceiro, a solo na frente, com um triunfo autoritário que lhe permitiu arrebatar a liderança a um futuro colega de equipa, já que João Almeida está de 'malas feitas' para a UAE Emirates em 2022.

O português acabou por limitar as perdas, sabendo que há um contrarrelógio que o favorece daqui a dois dias, e 'sprintou' para o segundo lugar, e mais seis segundos de bonificação.

Contas feitas, Hirschi está quatro segundos à frente de Almeida, que perde a camisola amarela após a vitória no primeiro dia, e lidera também a juventude, enquanto o português segurou a camisola dos pontos. Em terceiro lugar está David Gaudu, a 19 segundos.

Na quarta-feira, a terceira de cinco etapas liga Mondorf-les-Bains a Mamer em 189,3 quilómetros, em novo dia montanhoso, com três contagens de montanha de primeira categoria, antes do contrarrelógio de sexta-feira.

 

Classificação 2º etapa:

 

1º - Marc Hirschi               4:45:12

2º - João Almeida               + 0:08

3º - David Gaudu                       "

4º - Davide Formolo                   "

5º - David De La Cruz                 "

6º - Thibaut Pinot                       "

7º - Pierre Latour                + 0:20

8º - Sébastien Reichenbach         "

9º - Nairo Quintana                     "

10º- Clément Champoussin           "

 

Classificação Geral:

 

1º - Marc Hirschi              8:01:06

2º - João Almeida               + 0:04

3º - David Gaudu                + 0:19

4º - Thibaut Pinot                + 0:23

5º - David De La Cruz                  "

6º - Davide Formolo                     "

7º - Nairo Quintana              + 0:33

8º - Bauke Mollema              + 0:35

9º - Clément Champoussin           "

10º- Jesús Herrada                       "

Fonte: Record on-line

“Programa Pela Cidade Fora da EMEL lança projeto “Escolinha da Bicicleta”


Semana Europeia da Mobilidade

 

Por: Maria Teresa Loureiro

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o Programa Pela Cidade Fora (Educação Para a Mobilidade), uma iniciativa da EMEL, lança o projeto Escolinha da Bicicleta, que desafia as crianças entre os quatro e os 10 anos para irem aprender a pedalar, nos dias 16, 17, 20, 21 e 22 de setembro, entre as 16h00 e as 19h00, nas Escolas de Trânsito da CML, no Parque da Serafina, em Monsanto.

Considerando a importância que a bicicleta tem cada vez mais na vida de todas as pessoas e a sua importância para a sustentabilidade da mobilidade urbana, a Escolinha da Bicicleta foi pensada para ensinar as crianças a andarem nas duas rodas bem e em segurança e para que no futuro o possam fazer em ambiente urbano, de forma descontraída, mas atenta.

A EMEL acompanha com atenção a multiplicidade de necessidades emergentes da mobilidade em Lisboa, sendo o seu objetivo proporcionar mais segurança e melhor na cidade. Nesse sentido, grande parte do seu trabalho foca-se na sensibilização e pedagogia para uma cada vez melhor utilização e fruição do espaço urbano comum.


 

Declarações de Luís Natal Marques, Presidente do Conselho de Administração da EMEL:

 

A transição para as Cidades do Futuro, cidades mais aprazíveis e sustentáveis, começa pela consciencialização de que sem alterarmos os nossos comportamentos, no que respeita a mobilidade urbana, não vamos conseguir viver numa cidade capaz de nos proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida que ambicionamos. Essa alteração de mentalidade e de comportamento é cada vez mais visível no dia a dia, e estou convicto de que veio para ficar, para bem das nossas crianças e jovens e, no fundo, para bem de todos e todas nós. 

A EMEL, sendo uma empresa que encara a o seu compromisso de serviço público com seriedade e resiliência, sabe que os mais novos são essenciais nessa e para essa mudança de mentalidades e comportamentos, e por isso continuamos a apostar na sensibilização e na pedagogia.

 

Sobre o Programa Pela Cidade Fora:

 

O Pela Cidade Fora é uma iniciativa da EMEL, com a colaboração da CML, através do Departamento de Educação, que pretende sensibilizar as gerações mais novas, desde as crianças do pré-escolar até aos jovens do ensino secundário, para as questões da Mobilidade Sustentável e em particular para as vantagens da utilização dos modos ativos e suaves.

 

Escolinha da Bicicletas

Para crianças dos 4 aos 10 anos.

Escolas de Trânsito da CML, no Parque da Serafina, em Monsanto.

Dias 16, 17, 20, 21 e 22 de setembro, entre as 16h00 e as 19h00.

Inscrição gratuita para o e-mail: margarida.s.rodrigues@emel.pt

Fonte: EMEL

“Barcelos recebe o Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION”


O Monte do Facho, em Barcelos, recebe a terceira e penúltima prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION no próximo dia 19 de setembro. Denominada 6º BTT DHI Moto Galos, a prova decorrerá entre as 14 e as 17h30.

Promovida pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Clube Moto Galos de Barcelos, o 6º BTT DHI Moto Galos, a prova será realizada em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Terceira e penúltima etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, a competição será disputada no Monte do Facho, estando em perspetiva um excelente espetáculo desportivo.

Com cronometragens a cargo da SportChip, além das categorias de competição, a prova será aberta à participação na categoria "Open DHI ACMinho".

A prova, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, incluirá um período para treinos entre as 09h00 e as 12h30, realizando-se uma manga de qualificação às 14h00 e a manga final (sistema de manga única) às 15h30.

As inscrições deverão ser efetuadas no website da Federação Portuguesa de Ciclismo (aqui).

O 6º BTT DHI Moto Galos tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Carbonwork.pt (Carbon Work - Carbon Repair & Bikeshop), Pirâmide - Contabilidade e Seguros, AZ Negócios - Internet e Multimédia, Arrecadações da Quintã, POPP Design, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.

Na última edição, David Martins (Linhas Afemar/Casa Myzé Team) e Ana Leite (AXPO/FirstBike Team / Vila do Conde) foram os vencedores do 5º BTT DHI Moto Galos, penúltima etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION disputada no Monte do Facho, em Barcelos.

 Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal de BMX disputa-se neste fim de semana

 

Por: Ana Nunes

As rondas 5 e 6 da Taça de Portugal de BMX vão ter lugar em Portimão, nos dias 18 e 19 de Setembro. No domingo corre-se ainda a Volta às Terras de Santa Maria, em Santa Maria da Feira.

É já no próximo fim de semana que se disputam a 5.ª e 6.ª rondas a Taça de Portugal de BMX, em Portimão.

A prova estava prevista realizar-se na pista de BMX de Vila Verde, na Figueira da Foz. No entanto, o mau tempo que se abateu sobre a zona centro do país nos últimos dias, provocou estragos que não permitem a realização do evento neste fim de semana.

Em competição vão estar as categorias de pupilos, benjamins, iniciados, infantis, femininas 5/8 anos, femininas 9/12 anos, juvenis, cadetes, femininas 13/14 anos, femininas 15 anos, juniores/elites, masters e cruisers (+13 anos).

No sábado, dia 18 de setembro a competição terá início pelas 16h30, com as mangas qualificativas, seguidas das eliminatórias e depois as finais. O mesmo acontecerá no domingo, dia 19 de setembro, a partir das 10h30.

No domingo disputar-se-á ainda a 29.ª Volta às Terras de Santa Maria, em Santa Maria da Feira, destinada a corredores júnior e sub-23 de equipas de clube. A partida para a prova que terá 122,4 quilómetros será dada às 12h50, na Avenida Papa Francisco, em São João de Ver.

A corrida terá dois prémios de montanha de terceira categoria, antes de os corredores entrarem para um circuito de 8,9 quilómetros, ao qual darão cinco voltas antes da derradeira chegada. Esta está prevista para as 16h00, na Avenida Francisco Sá Carneiro, em São João de Ver.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com