sexta-feira, 15 de setembro de 2023

“Alberto Dainese impõe-se ao sprint na 19.ª etapa da Vuelta”


Sepp Kuss manteve as distâncias para os perseguidores na geral

 

Fonte: Lusa

Foto: AFP

O ciclista italiano Alberto Dainese (DSM-firmenich) venceu hoje ao sprint a 19.ª etapa da Volta a Espanha, na qual o norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) manteve as distâncias para os perseguidores na geral.

O italiano de 25 anos, que já tinha vencido uma etapa no Giro deste ano, foi o mais forte no final dos 177,5 quilómetros entre La Bañeza e Íscar, cortando a meta à frente do compatriota Filippo Ganna (INEOS) e do neerlandês Marijn van den Berg (EF Education-EasyPost), num sprint em que os portugueses Rui Oliveira (UAE Emirates) e André Carvalho foram, respetivamente, 11.º e 12.º, com as mesmas 03:42.09 horas do vencedor.

No sábado, a 20.ª etapa será o último teste à liderança de Sepp Kuss, que tem 17 segundos de vantagem sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard e 01.08 minutos sobre o esloveno Primoz Roglic, seus colegas na Jumbo-Visma, com os 207,8 quilómetros entre Manzanares El Real e Guadarrama a assemelharem-se a uma clássica, com uma dezena de contagens de montanha de terceira categoria no percurso.

Fonte: Sapo on-line

“Iúri Leitão foi 12.º classificado na 3.ª etapa da Volta à Eslováquia”


Andrea Bagnoli foi o grande vencedor da prova

 

Por: Lusa

O ciclista português Iúri Leitão (Caja Rural) foi esta sexta-feira 12.º na terceira etapa da Volta à Eslováquia, na qual o francês Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step) consolidou a liderança da geral.

Andrea Bagnoli, outro ciclista da Soudal Quick-Step, impôs-se no final dos acidentados 171,6 quilómetros entre Ruzomberok e Martin, que incluíram três contagens de montanha de primeira categoria na parte inicial e uma de terceira na aproximação à meta. O italiano cortou a meta com o tempo de 3:54.24 horas, à frente do compatriota Michele Gazzoli (Astana) e do suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ).

A 25 segundos do grupo do vencedor, no qual seguia Cavagna, chegou Iúri Leitão, na frente do pelotão, com o português a ser agora 21.º da geral, a 5.57 minutos do francês.

No sábado, o ciclista da Soudal Quick-Step vai para a quarta etapa, uma ligação de 149 quilómetros entre Prievidza e Nitra, com 2.20 minutos de vantagem sobre Küng, com o etíope Mulu Kinfe Hailemichael (Caja Rural) a descer à terceira posição, a 2.21.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor fecha a época em Mortágua participando na homenagem a Pedro Silva”


A Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor vai disputar amanhã, dia 16 de setembro, a 21.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua, corrida que presta homenagem a Pedro Silva, ex-corredor profissional natural desta terra e que partiu há dois anos. Será a última prova da época de 2023, que vai percorrer o concelho de Mortágua ao longo de 144 km exigentes. 

Como infelizmente alguns corredores da equipa estão doentes, vão alinhar apenas quatro atletas neste sábado. São eles Luís Mendonça, Frederico Figueiredo, Pedro Silva e Duarte Domingues. 

O Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua vai partir às 12H00 da frente da Câmara Municipal, para 144 km que se esperam duros, com três Prémios de Montanha de 3.ª categoria. Há um circuito final, terminando a prova à terceira passagem pela meta, na Avenida dos Bombeiros Voluntários. A chegada está prevista para as 15H36.  


Espera-se mais um grande dia de ciclismo, que terá também o objetivo de homenagear Pedro Silva, corredor que deixou a sua marca na modalidade. 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “O Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua – Pedro Silva é uma corrida que fecha a época, também importante porque se realiza em memória de Pedro Silva, alguém que marcou a história do ciclismo. Temos alguns ciclistas que estão doentes, o que nos limita um pouco para esta última corrida do ano. Mas tudo iremos fazer para terminar a prova com um bom resultado”.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Volta a Portugal Feminina Cofidis 2ª etapa”


Agustina Reyes bate Valeria Valgonen ao sprint

 

Por: José Carlos Gomes

A uruguaia Agustina Reyes deu hoje a segunda vitória de etapa à equipa portuguesa Matos Mobility/Optiria na Volta a Portugal Feminina Cofidis. Venceu a segunda tirada, nas Caldas da Rainha, batendo ao sprint a russa Valeria Valgonen (Massi-Tactic), que reforçou a Camisola Amarela Jogos Santa Casa.

Os 100,4 quilómetros que ligaram o Museu de Ciclismo Joaquim Agostinho, Torres Vedras, ao Museu de Ciclismo, Caldas da Rainha, foram repletos de motivos de interesse, ficando patente a dificuldade crescente da corrida, dia a dia.

As duas contagens de montanha do dia provocaram uma seleção mais fina de valores, com a segunda das subidas a fazer alguma mossa. Nessa dificuldade, no Casal da Marinha, a 29,1 quilómetros da chegada, um grupo de doze corredoras, entre as quais algumas das maiores candidatas ao triunfo final na Volta, deixaram o pelotão para trás.


O grupo chegou a dispor de 40 segundos de vantagem, mas a perseguição, tendo em vista uma chegada ao sprint, deu frutos. E foi mesmo em pelotão ainda que reduzido que se disputou a vitória.

Apesar de ter sofrido uma queda durante a viagem, Valeria Valgonen entrou na frente na luta pelo triunfo na etapa, mas não teve capacidade para superar a melhor ponta final da uruguaia Agustina Reyes. A russa ficou com o segundo posto e a polaca Alicja Ulatowska (Soltec Team Costa Cálida) fechou o pódio da jornada, diante de Ana Caramelo, colega de equipa da vencedora, que foi quarta e melhor portuguesa nas Caldas.

“Foi um sprint muito duro. Sabia que devia entrar na reta da meta na frente, porque os paralelos são muito complicados. Uma colega de equipa colocou-me muito bem e pude entrar nas primeiras posições para disputar a vitória, numa etapa muito dura, porque se acelerou muito na subida. Felizmente estive à altura”, explicou Agustina Reyes.

A jornada foi ainda mais complicada para a dona da camisola amarela, vítima de queda durante o percurso. “Foi muito difícil, porque fiquei com o corpo todo dorido. Apesar disso consegui discutir o sprint e consegui mais alguns segundos de bonificação”, disse Valeria Valgonen, antes de subir ao pódio.


A classificação geral conta com duas corredoras da Massi-Tactic nos primeiros lugares, tendo Valeria Valgonen seis segundos de vantagem sobre a equatoriana Miryam Nuñez. A britânica Freya Rawlins (Soltec Team Costa Cálida) é terceira, a 10 segundos. Beatriz Roxo (Cantabria Deporte-Rio Miera) conserva a quarta posição e o estatuto de melhor portuguesa na classificação geral, a 20 segundos.

Alicja Ulatowska passou para a frente na classificação por pontos, sendo a nova dona da Camisola Vermelha Cofidis. A Camisola Azul IPDJ, da montanha, tem nova proprietária, Miryam Nuñez. Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade) continua a vestir a Camisola Branca Médis, de melhor jovem. Por equipas manda a Massi-Tactic.

A Volta a Portugal Feminina Cofidis segue, neste sábado, para a região europeia onde se produzem mais bicicletas. As corredoras vão enfrentar a etapa mais longa da competição, 111,3 quilómetros, entre Aveiro (13h00) e Águeda (16h00). O prémio de montanha em Vale de Avim, a pouco menos de 40 quilómetros do final, será um obstáculo a ter em conta. Mas a meta, instalada num topo, também adiciona exigência à etapa, podendo levar algumas diferenças de tempo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com