terça-feira, 19 de abril de 2022

“Pello Bilbao vence 2ª etapa do Tour dos Alpes, e é o novo líder”


Por: José Morais

Fotos: Getty Images

A segunda etapa do Tour dos Alpes ligou San Martino di Castrozza a Lana, numa distância de 154,1 quilómetros, a corrida iniciou-se com uma subida de 21,5km até Passo Rolle, com Miguel Ángel López da Astana Qazaqstan a iniciar a fuga, e com ele mais nove ciclistas.

A fuga que chegou a ter três minutos e meio para o pelotão, tinha como principal candidato à vitória, Miguel Ángel López, mas no grupo que seguia atrás, encontravam-se outros favoritos da corrida, eram eles Pello Bilbao da Bahrein-Vitorioso e Romain Bardet da Equipe DSM. 

A dez quilómetros da linha de chegada, o ciclista da Bahrein-Vitorioso, Pello Bilbao, atacou, e conseguia chegar à frente, alcançando a dupla da frente, com a sua equipa a começar a trabalhar, com Mikel Landa, Santiago Buitrago e Hermann Pernsteiner a ajudar Bilbao, e a lançarem o mesmo nos últimos quinhentos metros da linha de chegada.

Pello Bilbao cortava assim a meta, à frente de Romain Bardet da Team DSM e Átila Valter da Groupama-FDJ, vitória que apesar de ter conquistado a etapa, também consegui vestir a camisola de líder da prova, conquistando a mesma a Geoffrey Bouchard da AG2R Citroën, que ontem a vestiu na primeira etapa, que cortou a linha de chegada com um atraso de 34 segundos, de salientar que Chris Froome, continua a não dar luta, terminando em 40º a mais de oito minutos do líder, e ontem tinha ficado em 73º.

A vitória de Pello Bilbao foi benefício de algumas táticas bem executadas pelos seus companheiro de equipa da Bahrein-Vitorioso ao longo da etapa, ele que sempre segui no pelotão, com os seus companheiros a lançá-lo nos últimos dez quilómetros, com o espanhol a vencer a segunda etapa, com uma vitória confortável para Mikel Landa, que o viu vestir a camisola de líder, nesta corrida de cinco dias.

Amanhã realiza-se a terceira etapa do Tour dos Alpes, que terá realizado 154,6 quilómetros entre Lana e Villabassa.   

 

Top 10 da segunda etapa do Tour dos Alpes

San Martino Di Castrozza a Lana com 154,1 quilómetros

 

1º Pello Bilbao (Esp) Bahrein-Vitorioso

2º Romain Bardet (Fra) Equipa DSM

3º Átila Valter (Hun) Groupama-FDJ

4º Felix Gall (Aut) AG2R Citroën Team

5º Eddie Dunbar (Ire) Ineos Grenadiers

6º Pavel Sivakov (Fra) Ineos Grenadiers

7º Esteban Chaves (Col) EF Education-EasyPost

8º Mikel Landa (Esp) Bahrein-Vitorioso

9º Richie Porte (Aus) Ineos Grenadiers

10º Einer Augusto Rubio (Col) Movistar

 

Classificação geral após segunda etapa top 10

 

1º Pello Bilbao (Esp) Bahrein-Vitorioso

2º Romain Bardet (Fra) Equipe DSM a 6 segundos

3º Átila Valter (Hun) Groupama-FDJ a 12 segundos

4º Felix Gall (Aut) AG2R Citroën Team a 16 segundos

5º Pavel Sivakov (Fra) Ineos Grenadiers

6º Richie Porte (Aus) Ineos Grenadiers

7º Esteban Chaves (Col) EF Education-EasyPost

8º Eddie Dunbar (Ira) Ineos Grenadiers

9º Einer Augusto Rubio (Col) Movistar

10º Santiago Buitrago (Col) Bahrein-Vitorioso

“Bradley Wiggins assediado por treinador aos 13 anos: «Não contei ao meu padrasto, ele era violento»”


Britânico conta como a experiência o afetou depois enquanto adulto

 

Por: Record

Foto: Alejandro Ernesto /EPA

Bradley Wiggins, vencedor da Volta a França em 2012, detentor de oito medalhas olímpicas (sete delas em pista), admitiu numa entrevista à revista 'Men's Health UK' que foi sexualmente assediado por um treinador, quando tinha 13 anos.

"Fui assediado por um treinador quando era mais jovem, tinha uns 13 anos, e nunca o aceitei por completo", explicou quando lhe perguntaram se tinha sido preparado sexualmente. "Isso teve impacto em mim como adulto, mas enterrei o assunto. O meu padrasto era bastante violento comigo, chamava-me maricas por usar licra e coisas assim, por isso nunca pensei dizer-lhe. Era tão solitário... Só queria sair daquele ambiente. Isolei-me. Tornei-me num adolescente estranho em muitos sentidos e penso que as bicicletas surgiram na minha vida por causa da adversidade".

O britânico, de 41 anos, é filho do ciclista australiano Gary Wiggins, que deixou a família quando Bradley era ainda muito pequeno, acabando por morrer em 2008 na sequência de uma rixa. "Deixou-nos quando eu era muito novo e conheci-o quando já tinha 18 anos. Desenvolvemos uma relação, mas não nos falámos nos últimos dois anos, antes de o assassinarem"

"Era o meu herói. Era um bom ciclista, podia ter sido muito bom, mas era um talento desperdiçado. Era alcoólico, maníaco-depressivo, bastante violento, tomava muitas anfetaminas e drogas (desportivas) nessa altura", acrescentou.

Quando venceu a Volta a França em 2012 e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, a vida de Bradley mudou, conforme recordou na sua biografia. "Fui empurrado para esta fama e adulação que veio com o sucesso. Sou uma pessoa introvertida e reservada. Não sabia quem eu era, por isso adotei uma espécie de véu de estrela de rock. Não fui realmente eu. Provavelmente foi o período mais infeliz da minha vida. Tudo o que fiz foi ganhar para outras pessoas e as pressões que surgiram por ser o primeiro vencedor britânico do Tour... Realmente lutei com isto", admitiu Wiggins, que chegou a receber da rainha o título de 'sir'.

Hoje debate-se com problemas de saúde mental. "Tenho de ter uma rotina, treinar todos os dias é importante. Não beber demasiado. Com a minha depressão se não me cuidar ela manifesta-se como uma mania".

Fonte: Record on-line

“Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola 13º lugar na Volta a Loulé”


Por: Joaquim Marques

O 13º lugar na classificação por equipas foi a posição alcançada pelo Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola na 27ª Volta a Loulé, que teve lugar naquela cidade algarvia de 14 a 16 deste mês. Marcaram presença 154 corredores em representação de 26 equipas, dez delas vindas do país vizinho, entre elas as melhores equipas portuguesas e espanholas o que tornou o desafio mais forte e competitivo.

Tiago Santos termina a sua primeira presença na Volta a Loulé no 25º lugar da classificação final, Ricardo Ramos foi 62º, e Francisco Santos ficou na posição 101. Desistiram Rafael Soares e Rui Silva na segunda etapa vítimas de uma queda, e Bruno Figueiredo claudicou na última etapa.

A formação alcobacense começou em boa forma, com Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, a envergar a camisola da juventude nas duas primeiras etapas. Mas as boas perspetivas começaram a gorar-se com uma queda no início da segunda etapa que forçou a desistência de dois atletas e a equipa ficou reduzida a quatro unidades.


Mas foi na 3ª etapa, o contra-relógio por equipas, onde a classificação se apura pelo tempo do terceiro atleta do grupo o que deitou por terra definitivamente as expetativas da formação alcobacense. Como nem todos os atletas estão ao mesmo nível e têm percursos de formação desportivos diferentes, nem todos conseguem a mesma prestação.

Este tipo de prova só resultas se houver homogeneidade entre os atletas o que não acontece no Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola que trabalha com os atletas da sua formação, e disso foi vítima Tiago Santos. Tudo estava reservado para a quarta etapa com um duro percurso de 115,5 quilómetros, num traçado com 2340 metros de desnível positivo, com quatro prémios de montanha e duas metas volantes.

A competição foi aguerrida, com muitas escaramuças entre as principais equipas. Tiago Santos foi à luta, trabalhou de forma intensiva, mas não foi o suficiente para anular os efeitos do contra-relógio por equipas, e nos quilómetros finais pagou o esforço feito na etapa e terminou a etapa com apenas mais 46 segundos que o vencedor da prova, o que não foi suficiente para uma melhor classificação.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola

“Seleção Nacional/Qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris começa em Glasgow”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional de Ciclismo de Pista compete com quatro corredores na primeira ronda da Taça das Nações, em Glasgow, Escócia, entre 22 e 24 de abril. É o primeiro grande evento internacional do ciclo de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, vai contar, neste primeiro compromisso internacional da época, com Maria Martins (Le Col-Wahoo), João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates).

A distribuição dos corredores pelas diferentes disciplinas será definida nos próximos dias, sendo certo que a prioridade será o desempenho nas disciplinas olímpicas e que, em todas as provas, o objetivo passará por somar o maior número possível de pontos.

Os portugueses competem apenas nas disciplinas de resistência, cujo programa, no dia 22, conta com perseguição individual masculina e eliminação masculina e feminina. No dia 23 Maria Martins terá pela frente o concurso olímpico de omnium, enquanto em masculinos será dia de Madison. No domingo corre-se o omnium masculino.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Grande Prémio “O JOGO”


A prova “GP O JOGO” é organizada pela Global Noticias - Media Group SA, de acordo com os regulamentos da Federação Portuguesa de Ciclismo e as Adaptações regulamentares específicas no contexto COVID-19 aprovadas pela DGS.

Disputa-se de 23 a 25 de abril de 2022, em duas meias etapas e duas etapas.

A prova é reservada a atletas das categorias Elite e Sub-23 masculinos e está inscrita no calendário Nacional, classe 2.12.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com