terça-feira, 19 de abril de 2022

“Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola 13º lugar na Volta a Loulé”


Por: Joaquim Marques

O 13º lugar na classificação por equipas foi a posição alcançada pelo Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola na 27ª Volta a Loulé, que teve lugar naquela cidade algarvia de 14 a 16 deste mês. Marcaram presença 154 corredores em representação de 26 equipas, dez delas vindas do país vizinho, entre elas as melhores equipas portuguesas e espanholas o que tornou o desafio mais forte e competitivo.

Tiago Santos termina a sua primeira presença na Volta a Loulé no 25º lugar da classificação final, Ricardo Ramos foi 62º, e Francisco Santos ficou na posição 101. Desistiram Rafael Soares e Rui Silva na segunda etapa vítimas de uma queda, e Bruno Figueiredo claudicou na última etapa.

A formação alcobacense começou em boa forma, com Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, a envergar a camisola da juventude nas duas primeiras etapas. Mas as boas perspetivas começaram a gorar-se com uma queda no início da segunda etapa que forçou a desistência de dois atletas e a equipa ficou reduzida a quatro unidades.


Mas foi na 3ª etapa, o contra-relógio por equipas, onde a classificação se apura pelo tempo do terceiro atleta do grupo o que deitou por terra definitivamente as expetativas da formação alcobacense. Como nem todos os atletas estão ao mesmo nível e têm percursos de formação desportivos diferentes, nem todos conseguem a mesma prestação.

Este tipo de prova só resultas se houver homogeneidade entre os atletas o que não acontece no Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola que trabalha com os atletas da sua formação, e disso foi vítima Tiago Santos. Tudo estava reservado para a quarta etapa com um duro percurso de 115,5 quilómetros, num traçado com 2340 metros de desnível positivo, com quatro prémios de montanha e duas metas volantes.

A competição foi aguerrida, com muitas escaramuças entre as principais equipas. Tiago Santos foi à luta, trabalhou de forma intensiva, mas não foi o suficiente para anular os efeitos do contra-relógio por equipas, e nos quilómetros finais pagou o esforço feito na etapa e terminou a etapa com apenas mais 46 segundos que o vencedor da prova, o que não foi suficiente para uma melhor classificação.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com