quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

O pensamento do dia...



“União Ciclística Internacional-UCI com novas regras e multas para 2024”


Por: José Morais

A União Ciclística Internacional-UCI vai entrar a 1 de janeiro de 2024 com novas regras rígidas e multas mais pesadas, as mesmas são relacionadas com o comportamento dos ciclistas, o seu vestuário, e o material utilizado nas provas, para a época de 2024 a UCI aumentou as multas das inflações, em especial no que se refere aos equipamentos, com as penalizações a terem um valor máximo de 2.000 francos-suíços.

Existem regras especificas, onde vai haver sanções sobre o uso de equipamentos inadequados, o caso de tecidos aerodinâmicos, como a polémica da regra que estabelece o cumprimentos das meias, as quais não poderão passar de metade da canela.

A relembrar o caso da ciclista holandesa Annemiek Van Vleuten, que em 2022 nos mundiais, foi penalizada com 200 francos-suíços, ao usar meias longas na sua vitória.

Porem, a UCI decidiu eliminar a penalidade para os ciclistas que usarem capas de chuva que não sejam homologadas, onde inclui aquelas que não tenham os desenhos semelhantes ao seu equipamento, ou o nome da sua equipa, e neste caso a formação será penalizada e multada.

Mas outras penalizações vão surgir em torno da alimentação que não seja autorizada, o que estava em vigor era de que um ciclista que consumisse comida ou água nos últimos 20 quilómetros numa prova por etapas do World Tour, por exemplo o caso da Volta a França que era multado em 200 francos-suíços, e ainda uma penalização de 20 segundos.

Com as novas alterações, a partir de 1 de janeiro de 2024, esse valor vai aumentar para os 500 francos-suíços, com a penalização de 20 segundos, e mais uma penalização de 20% na classificação de pontos ou montanha, de recordar que esta infração já existe regularmente nas principais provas, o qual ainda está presente na memória de Julian Alaphilippe quando perdeu a garrafa a 17 quilómetros da chegada.

Porem não fica por aqui, mais penalização para o ciclista que vai ao carro buscar água, o mesmo a garrafa, e o motorista em vez de a largar imediatamente, acelera para dar impulso, ajudando o mesmo de voltar ao pelotão, e dos tradicionais 200 francos-suíços, passa para 500, ainda penalizações para os ciclistas que circulem na retaguarda do carro da equipa, não só eles levam a penalização, mas também o motorista da viatura, como o diretor desportivo da formação.

Mais uma nova multa da UCI que pode ir entre os 500 e os 1000 francos-suíços, a todos os ciclistas ausentes na partida, após a sua confirmação seja feita sem justificação válida, ainda na atualizações das penalizações, mais uma nova série de redução de pontos UCI, como por exemplo os ciclistas que usarem roupas não aprovadas nas obrigações do pódio nas principais provas, o caso do que aconteceu no Giro de Itália, com a equipa da EF Pro Cycling, onde lhes foram retirados 15 pontos UCI por cada ciclista.

“Este mês há muito ciclocrosse para ver no Eurosport”


Canal emite provas de ciclocrosse de várias competições que promete muitas horas de ação e entretenimento aos fãs

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Em dezembro, os fãs de ciclocrosse vão poder desfrutar de uma excelente seleção de provas de diferentes campeonatos que prometem muitas horas de ação e entretenimento.

A partir deste domingo, 10 de dezembro, veja em direto a 7.ª etapa da Taça do Mundo desde Val di Sole, em Itália no Eurosport 2 a partir das 13:30H e acompanhe esta emocionante competição! Depois da vitória no fim de semana passado em França, o belga Eli Iserbyt procura o seu terceiro triunfo da época, mas o neerlandês Pim Ronhaar sonha também com esse registo pelo que rivalidade em pista não faltará. Já nas senhoras, tudo repartido no campeonato com o domínio das neerlandesas Fem Van Empel, Ceylin Del Carmen Alvarado e Lucinda Brand com duas vitórias cada. Quem levará a melhor? A não perder também dia 10 de dezembro, logo após a prova masculina, a partir das 14:45H.

Mesmo com o Natal à porta, o ciclocrosse não abranda e dia 22 de dezembro realiza-se a corrida de Exact Cross de Mol – Zilvermeercross, na Bélgica. Com apenas sete provas, esta competição ocorre exclusivamente em solo belga e é um dos diferentes campeonatos da especialidade da temporada. A corrida feminina pode ser vista em direto no Eurosport 1 a partir das 12:40H seguindo-se a corrida masculina a partir das 13:55H.

No dia seguinte, 23 de dezembro, volta a Taça do Mundo com a prova de Antuérpia, também na Bélgica, com as mulheres a entrarem em ação no Eurosport 1 às 12:30H enquanto que os homens só competem a partir das 14:00H.

Logo após o dia de Natal, o ciclocrosse regressa em força com provas todos os dias até ao final do ano. A primeira logo dia 26 de dezembro, em Gavere, na Bélgica, a contar para a Taça do Mundo (Eurosport 1 às 12:30H). No dia seguinte, 27 de dezembro, realiza-se a corrida de Heunsden-Zolder, Bélgica, a contar para a Superprestige de Ciclocrosse, uma das mais importantes competições da modalidade (Eurosport 1 às 12:35H e às 14:05H). A seguinte jornada da Superprestige acontece na quarta-feira, dia 28 de dezembro, com a etapa de Diegem, Bélgica, para seguir no Eurosport 2 às 17:55H e às 19:40H. A cidade de Loenhout, também na Bélgica acolhe mais um evento de ciclocrosse agora a contar para a época de Exact Cross. A prova feminina pode ser vista em direto no Eurosport 2 a partir das 12:40H enquanto que a prova masculina é emitida a partir das 13:55H. Não há descanso para o ciclocrosse e dia 30 de dezembro cumpre-se mais uma jornada da Taça do Mundo, agora em Hulst, Países Baixos, a última de 2023 com transmissão no Eurosport 2 às 12:30H.

Muito ciclocrosse para ver em direto ao longo do mês de dezembro no Eurosport – A Casa do Ciclismo.

 

Competições e horários:

 

Taça do mundo de ciclocrosse

 

10 de dezembro – Val di Sole, Itália – Eurosport 2 às 13:30H

23 de dezembro – Antuérpia, Bélgica – Eurosport 1 às 12:40H

26 de dezembro – Gavere, Bélgica – Eurosport 1 às 12:30H

30 de dezembro – Hulst, Países Baixos – Eurosport 2 às 12:30H

 

Superprestigie de ciclocrosse

 

27 de dezembro – Heunsden-Zolder, Bélgica – Eurosport 1 às 12:35H

28 de dezembro – Diegem, Bélgica – Eurosport 2 às 17:55H

 

Exact cross

 

22 de dezembro – Mol, Bélgica – Eurosport 1 às 12:40H

29 de dezembro – Loenhout, Bélgica – Eurosport 2 às 12:40H

Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com