quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

“Fran Ventoso anuncia retirada "Um novo capítulo na sua vida será escrito a partir de hoje"


Em 2020 correu com no CCC

 

O espanhol Fran Ventoso, que correu no CCC na última época, decidiu terminar sua carreira após 17 anos de ciclismo profissional, anunciou no seu Instagram. O ex-vencedor da equipa, como Movistar ou BMC, deixa a equipa com 27 vitórias, incluindo duas no Giro de Itália e uma na Volta a Espanha.

Depois de 17 anos de carreira, decidi encerrar minha carreira profissional. Foram muitos bons e maus momentos, mas todos deixaram-me uma marca inesquecível na minha memória e me fizeram a pessoa que sou, disse Fran Ventoso. Estou muito grato com todos que me ajudaram ao longo destes anos, um novo capítulo será escrito a partir de agora com novos projetos emocionantes que tentarei realizar, concluía Fran Ventoso.

Fonte: Marca

“Antarte/Feirense apresenta equipa para época 2021”


O Clube Desportivo Feirense, anunciou hoje em conferência de imprensa a sua equipa de ciclismo para a época 2021, que terá a denominação de Antarte/Feirense.

Marcaram presença, Rodrigo Nunes, presidente do Clube Desportivo Feirense, Mário Rocha, administrador da Antarte, principal patrocinador da equipa, Vasco Costa, presidente do Sport Ciclismo São João de Ver, clube parceiro e responsável pelos escalões de formação, e Joaquim Andrade, diretor desportivo da equipa.

 

A equipa Antarte/Feirense, contará com dez ciclistas, dos quais as seguintes cinco renovações:

 

Afonso Eulálio, 19 anos (30/09/2001)

António Ferreira, 20 anos (03/04/2000)

Bernardo Saavedra, 22 anos (01/05/1998)

Fábio Oliveira, 26 anos (25/10/1994)

Gonçalo Amado, 26 anos (09/02/1994)

 

E as seguintes cinco entradas:

 

Bruno Silva, ex LA Alumínios–LA Sport, 32 anos (17/05/1988)

João Barbosa, ex Miranda – Mortágua, 23 anos (21/12/1997)

Rafael Silva, ex Efapel, 30 anos (14/11/1990)

Venceslau Fernandes, ex Kelly – Simoldes, 24 anos (24/01/1996)

Vicente García de Mateos, ex Aviludo–Louletano, 32 anos (19/09/1988)

 

O trabalho rumo a 2021 já está em curso através de Joaquim Andrade que se mantém à frente da direção desportiva da equipa pela quarta temporada consecutiva, e que nos apresenta a equipa e suas ambições:

“Esta é uma equipa ambiciosa, com um misto de juventude e experiência e com a qual podemos partir com a ambição de lutar pela vitória em qualquer prova em que estejamos presentes, seja em Portugal, Espanha ou França, países que continuarão a fazer parte do nosso calendário em 2021. Renovamos com os nossos principais jovens que não param de crescer a cada dia e que ainda não conhecem os seus limites, mas também reforçamos a equipa com cinco valiosos corredores.

De Mateos, um dos corredores mais fortes do pelotão nacional, dá-nos garantias de partirmos com ambições de lutar pela vitória na Volta a Portugal e nas provas mais exigentes. Rafael Silva, é o nosso homem rápido acredito que nos vai dar muitas alegrias, é um polivalente e será peça fundamental na nossa estratégia.

Bruno Silva acredito que irá relançar a sua carreira, conto com ele e com a sua apetência pelos terrenos montanhosos. O Venceslau é um corredor que conheço bem, trabalhei com ele por dois anos quando era Sub 23 e sei que o melhor dele está para vir. João Barbosa regressa à casa que o fez crescer, um excelente trepador que acredito irá estar ao seu melhor nível.”

Vicente García de Mateos, não esteve presente, mas enviou uma breve declaração, assinalando que:

“Sinto um grande orgulho em fazer parte deste projeto. A ANTARTE – FEIRENSE, deixou claro através de Joaquim Andrade, que acreditava em mim como chefe de fila. É uma grande mudança para mim depois de ter estado sete anos na mesma equipa, Louletano. Em 2021 o meu principal objetivo é lutar pela geral final da Volta a Portugal, mas também contribuir junto com os meus colegas de equipa para que a ANTARTE – FEIRENSE esteja na disputa de cada corrida em que participemos.”

Como nota final, salienta-se que seis dos ciclistas que integram a equipa cumpriram parte do trajeto de formação nas escolas do Sport Ciclismo São João de Ver, entidade com quem estabelecemos parceria em 2018. Este protocolo tem sido frutífero e motivador para os jovens corredores que passam pelas escolas Sport Ciclismo S.J.Ver, sendo a deteção e aperfeiçoamento de talentos para a equipa profissional do Feirense um dos objetivos desta parceria.

Os ciclistas que passaram pelas escolas do Sport Ciclismo São João de Ver são: Afonso Eulálio, António Ferreira, Bernardo Saavedra, Fábio Oliveira, Venceslau Fernandes e Rafael Silva.

Fonte: Feirense Equipa Profissional Ciclismo

"Paris-Nice 2021, com Arkéa de Nairo Quintana como convidado"


Por: José Morais

Com a edição muito estranha em 2020, sete equipas da World Tour falharam a prova, pelo meio diversas controvérsias, em plena pandemia muito ativa do Covid 19, porem em 2021 espera-se um Paris-Nice mais normal que vai para a estrada entre 7 a 14 de março.

Max Schachmann deixou sua marca o ano passado na abertura, mantendo a liderança da prova até ao final em Valdeblore La Colmiane, apesar de um confronto forte com Tiesj Benoot da Sunweb.

Novamente no Paris-Nice La Colmiane , a terceira participação em quatro anos, a menos que as vacinações em massa não sejam eficazes para conter a pandemia, as medidas contra o COVID-19, poderá ver novamente tanto as estradas, como as partidas e as chegadas sem espetadores.

A prova que vai começar a oeste de Paris, inicia-se com um circuito de 166 km de ida e volta de Saint-Cyr-l'École, onde os ciclistas vão poder de contar com muitas subidas curtas para dificultar, ainda uma zona plana, própria para sprint etapa começando a norte de Oinville-sur-Montcient e indo em direção ao sol, para Amilly.,

O contra-relógio em Gien contará com 14,4 km, o qual pode mexer com a classificação geral, antes de uma longa passagem para Chalon-sur-Saône numa etapa bastante acidentada com uma chegada bem no alto de Chiroubles.

Para velocistas, têm na etapa 5 de Vienne a Bollène espaço para brilhar, embora numa subida não categorizada nos últimos 10 km, possa ser uma chance de se destacarem alguns velocistas.

Tirando estas partes, tudo gira em torno dos trepadores, em Côte de Cabris primeira categoria e continuando segunda categoria em Col du Ferrier, no meio da etapa antes da subida final bastante acentuada em Biot na etapa 6, e na etapa muito difícil em La Colmiane, no etapa 7, ainda antes do tradicional circuito muito irregular em torno de Nice para final da prova.

A etapa final, contem a tradicional subida do Col d'Èze, e descida dificil até o final, mas poderá acontecer como em 2018, quando Marc Soler venceu Simon Yates por quatro segundos, ou ainda no ano anterior, quando Sergio Henao resistiu ao desafio de Alberto Contador, e leva para casa o título por dois segundos, ou mesmo ainda como em 2016, quando Contador perdeu a vitória dois segundos atrás de Geraint Thomas.

 

A etapas do Paris-Nice 2021

Etapa 1: Saint-Cyr-L'Ecole - Saint-Cyr-L'Ecole (166 quilómetros)

Etapa 2: Oniville-sur-Montcient - Amilly (188 quilómetros)

Fase 3: Gien - Gien (14,4 quilómetros, C.R.I.)

Etapa 4: Chalon-sur-Saune (188 quilómetros)

Etapa 5: Vienne - Bolléne (203 quilómetros)

Etapa 6: Brignoles - Biot (202,5 quilómetros)

Etapa 7: Nice - Valdeblore-La Colmiane (166,5 quilómetros)

Etapa 8: Nice - Nice (110,5 quilómetros)

 

E estas são as equipas conhecidas que irão participar:

Lotto Soudal

UAE-Team Emirates

Team Qhubeka ASSOS

Bahrain - Victorious

Team Jumbo-Visma

Astana - Premier Tech

INEOS Grenadiers

AG2R Citroën Team

BORA - hansgrohe

Cofidis, Solutions Crédits

Deceuninck - Quick Step

EF Education - Nippo

Groupama - FDJ

Intermarché Wanty Gobert

Israel Start-Up Nation

Movistar Team

Team BikeExchange

Team DSM

Trek - Segafredo

B&B Hotels p/b KTM

Team Arkéa Sa

Alpecin-Fenix

Team Total Direct Energie

“47.ª Volta ao Algarve”


Recorde de participação WorldTour na Volta ao Algarve

 

Por: José Carlos Gomes

A 47.ª edição da Volta ao Algarve, qua vai realizar-se entre 17 e 21 de fevereiro, será disputada por 25 equipas, 14 das quais do WorldTour, um recorde de participação de coletivos da primeira divisão do ciclismo internacional.

A qualidade da organização, o mediatismo internacional da prova, a excelente qualidade da hotelaria do Algarve e a segurança do destino Portugal, particularmente do Algarve, em tempo de pandemia justificaram um interesse acrescido por parte de algumas das principais formações do circuito mundial.

A escolha do pelotão baseou-se em critérios de qualidade desportiva, relevância das equipas para o ciclismo nacional e representatividade dos principais mercados emissores de turismo para o Algarve.

Assim, foram escolhidas as 12 equipas do WorldTour que participaram na edição de 2020 da corrida: Astana-Premier Tech (KAZ), Bora-hangrohe (GER), Cofidis (FRA), Deceuninck-Quick-Step (BEL), Groupama-FDJ (FRA), INEOS-Grenadiers (GBR), Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux (BEL), Israel Start-Up Nation (ISR), Lotto Soudal (BEL, Team DSM (GER), Trek-Segafredo (EUA) e UAE Team Emirates (UAE). A estas vão juntar-se em 2021 a Jumbo-Visma (HOL) e a Movistar Team (ESP). Neste lote de 14 equipas estão as nove melhores do ranking mundial coletivo de 2020.

Foram ainda convidadas duas ProTeams, o segundo nível internacional. São duas equipas com forte ligação ao ciclismo português, com participação frequente em grande parte do calendário nacional, a Caja Rural-Seguros RGA (ESP) e a Rally Cycling (EUA).

A organização da Volta ao Algarve também convidará os nove projetos continentais portugueses: Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, Efapel, Feirense, Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-LA Sport, Louletano-Loulé Concelho, Rádio Popular-Boavista, Tavfer-Measindot-Mortágua e W52-FC Porto. As equipas nacionais terão na Volta ao Algarve, prova de classe ProSeries, uma oportunidade de medir forças com os melhores ciclistas do mundo.

O percurso está a ser fechado e será divulgado em breve, podendo adiantar-se que manterá as caraterísticas habituais, com etapas para sprinters, trepadores e contrarrelogistas, antevendo-se que o vencedor final só poderá ser um corredor completo.

O plano sanitário do evento também está em preparação, de modo a promover um evento seguro, como têm provado ser as provas de ciclismo, tanto as que se realizaram em Portugal, nos últimos meses, como as corridas internacionais.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com