terça-feira, 5 de outubro de 2021

“Portugal alcança o 5.º lugar na Estafeta Mista do Campeonato Europa de Youth 2021”


Luana Quaresma, Gabriel Santos, Matilde Santos e João Nuno Batista participaram na Estafeta Mista do CE Youth 2021

 

Realizou-se no Campeonato da Europa de Youth 2021 a prova no dinâmico formato de Estafetas Mistas, que contou com quatro atletas portugueses todos a terminar um triatlo para passar o testemunho ao elemento seguinte até ao último elemento que passou a meta.

Com o recorde mundial de 36 equipas na partida de uma Estafeta mista, Portugal alinhou com Luana Quaresma, seguindo-se Gabriel Santos, Matilde Santos e João Nuno Batista, o último atleta a entrar na competição.


A primeira atleta nacional saiu do segmento de natação na 17.ª posição e depois do ciclismo partiu para a corrida no segundo lugar.

Passou o testemunho a Gabriel Santos na 6ª posição, atleta que, com uma excelente natação, encurtou a distância em sete segundos: acabou por lesionar-se com uma queda a montar a bicicleta após a primeira transição perdendo tempo e posições na corrida.

Matilde Santos foi a terceira atleta a entrar em competição que conseguiu uma excelente recuperação nos três segmentos colocando Portugal no top10.


João Nuno Batista com uma natação de excelência recuperou para um grupo que permitiu disputar a prova até ao final alcançando a quinta posição.

Ambiente motivador, partilha de experiências e crescimento desportivo num fim de semana pleno de Triatlo.

Muitos parabéns a todos!

Fonte: Federação Triatlo Portugal




“João Nuno Batista é vice-campeão triatlo da Europa da Youth 2021”


Realizou-se o Campeonato da Europa de Youth em Antalya, Turquia, onde participaram sete atletas nacionais

 

João Nuno Batista alcançou o título de vice-campeão Europeu de Youth, depois de ter vencido a primeira semifinal que se realizou em Antalya, Turquia. Em prova estavam mais seis triatletas nacionais muito jovens, que estão a ganhar experiência competitiva e a evoluir no seu percurso desportivo. Todos eles estiveram muito bem nas suas prestações, dando o seu melhor, dando mais um passo no seu crescimento como atletas.


As provas incluíram 3 semifinais estando em competição um total de 83 atletas masculinos e 85 atletas femininas representantes das principais federações de toda a Europa. Depois desta primeira prova, os atletas participaram na final A ou B, dia 2 de outubro.

No dia 2 de outubro, a final da prova feminina avançou em primeiro lugar, com Luana Quaresma a alcançar a 15.ª posição numa prova muito física no segmento de natação, recuperando na transição e no ciclismo onde chegou a rodar na frente. A fuga da atleta austríaca foi neutralizada na primeira volta de corrida e a atleta nacional passou a meta num ótimo 15.º lugar com o tempo de 00:32:27.


Mara Krombach, do Luxemburgo, venceu a competição com 00:31:22, seguida da italiana Rachele Laschi com 00:31:27 e de Sonja De Koning, da Holanda, que passou a meta um segundo depois da segunda classificada.

Matilde Santos venceu a final B do Campeonato da Europa de Youth com o tempo de 00:32:26 e Maria Gonçalves alcançou a 5.ª posição na mesma final com o tempo de 00:32:44.

Na final do Campeonato Europa de Youth, João Nuno Batista conquistou a segunda posição, sagrando-se vice-Campeão Europeu, Gabriel Santos ficou na 15.º posição com o tempo de 00:28:28 e Gustavo do Canto passou a meta em 19.º lugar com a marca de 00:28:56.


João Nuno Batista saiu na segunda posição no segmento de natação, com o compatriota Gabriel Santos logo a seguir e Gustavo do Canto um pouco mais atrás. Formou-se um grupo de 14 atletas na frente onde não existiu entendimento, o que permitiu uma recuperação de 16 segundos do grupo perseguidor na segunda volta.

O pelotão chegou à corrida liderada por João Nuno Batista no final da primeira volta, com Gabriel Santos já fora do top 10 e Gustavo do Canto que, apesar de ser o mais rápido na segunda transição, acabou por perder posições. A prova terminou com um sprint entre o atleta nacional João Batista e o italiano Fiorenzo Angelini, com este último a levar a melhor. Fiozenzo Angelini venceu a prova com o tempo de 00:27:29, com João Juno Batista a conquistar uma excelente segunda posição com o tempo de 00:27:31 e Mineev Roman a passar a meta em terceiro com 00:27:38.


As atletas femininas foram as primeiras a entrar nas seminais, com Matilde Santos a sair da água na quarta posição, mas uma queda em grupo no ciclismo afastou-a das posições cimeiras, alcançando a 18.ª posição. Maria Gonçalves fez uma prova bem disputada onde obteve o 12.º lugar. As duas atletas ficariam a disputar a final B no dia seguinte. Luana Quaresma disputou uma natação no grupo da frente, conseguiu uma transição segura, mantendo-se sempre na frente desta semifinal que veio a concluir na 6.ª posição com apuramento para a final A.

Na semifinal do Campeonato da Europa de Youth 2021, João Nuno Batista e Gabriel Santos participaram na primeira ronda masculina. Os dois atletas saíram bem colocados na água formando um grupo de sete na liderança da bicicleta e uma corrida a gerir a classificação.


João Nuno Batista ficou na primeira posição e Gabriel Santos em terceiro lugar com os dois atletas a serem apurados diretamente para a final A.

Gustavo do Canto fez um bom segmento de natação, colocou-se corretamente no ciclismo, o que possibilitou uma corrida em modo de gestão. O atleta obteve o 6.º lugar na semifinal onde participou sendo apurando para a final A.

Christian Dias participou numa terceira semifinal muito confusa e de contacto físico na primeira boia, tendo perdido algum tempo. No ciclismo formou um grupo de recuperação para o pelotão, mas com uma colaboração fraca. O atleta recuperou cinco lugares na corrida. Passou a meta em 14.º lugar passando a final B.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Rui Costa admite regresso do ciclismo ao Benfica: «Precisamos de um patrocinador que permita avançar»”


Em entrevista à BTV, candidato à presidência sublinhou que a modalidade "vai ao encontro da raiz popular do clube"

 

Por: Record

Foto: Fernando Ferreira

Na entrevista concedida esta segunda-feira à BTV, Rui Costa foi questionado sobre o eventual regresso do ciclismo ao Benfica e o candidato à presidência do clube garantiu que esse cenário que está em cima da mesa.

"Tenho ouvido muita gente a pedir ciclismo e agrada-me que as pessoas o peçam. Vai ao encontro da raiz popular do clube. Quando pensei no ciclismo é dentro dessa linha, pois faz parte do nosso historial. Estou dependente de arranjar um patrocinador que permita avançar. Desde que sinta confiança e que haja condições de lutar por troféus. Até lá vou esperar para ter ciclistas que nos façam andar atrás deles na esperança de ganhar as voltas que temos de ganhar", afirmou Rui Costa, que pretende também conquistar títulos internacionais nas modalidades. 

"É uma meta ambiciosa. Não temos de ser pavões. Não se conquista nada sendo pavão. Temos de ser ambiciosos. Se olharmos para as modalidades, somos fortes em termos internacionais. A nossa seleção foi campeã do mundo de futsal. Somos dominantes. Estamos no núcleo de países que dominam a modalidade. Se estamos nesse campo, as nossas equipas têm de ser fortes. Já fomos campeões europeus, de futsal, hóquei. Em termos europeus, não falo só de futebol. somos obrigados a ter essa ambição. Não cresci sem ouvir essas palavras, com a ambição máxima. Sem sermos pavões. Temos de ter a ambição de conquistar tudo. Em relação às modalidades, temos um potencial enorme. Não consigo ver o Benfica a jogar numa competição só para participar", analisou.

Fonte: Record on-line

“6º Festival de Pista do CCL”


Por: Carlos Felisberto

O Centro de Ciclismo de Loulé irá realizar no dia 16 de Outubro de 2021, o “6º Festival de Pista do CCL”, a parte da manhã está destinado as Camadas Jovens (Pupilos, Benjamin, Iniciados, Infantis, Juvenis), Cadetes, Juniores e a tarde destinada aos CPT, Sub-23, Elites e Masters.

As inscrições encontram-se abertas até o dia 13 de Outubro no site da FPC em https://www.fpciclismo.pt/inscricoes-prova-regional

Mais informações em https://www.centrociclismoloule.com/index.php/2-uncategorised/30-5-festival-de-pista-do-ccl-5

Fonte: Centro de Ciclismo de Loulé

“Taça Intermunicipal XCO – Amadora Regimento Lanceiros N.º 2”


Dia 10 outubro das 09h00 às 17h00

 

No próximo domingo, dia 10 de outubro, irá realizar-se na Amadora a segunda prova da Taça Intermunicipal XCO (Cross-Country Olympic), entre as 9h00 e as 17h00, nas instalações militares do Regimento de Lanceiros N.º 2.

Esta prova de BTT é organizada pelo Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora e conta com o apoio da Câmara Municipal da Amadora. É parte integrante de um torneio intermunicipal que inclui ainda os municípios de Odivelas, Sintra, Oeiras e Cascais.

Aberta a atletas com e sem licença desportiva, com idades entre os 15 e os 65 anos, de ambos os sexos e sem limitações físicas, esta competição está inscrita no calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo.

O percurso terá aproximadamente entre 4Km a 7Km, e participam nele todos os escalões.

As inscrições podem ser efetuadas online, através do site https://apedalar.pt/eventos/info/2828  até às 23h59 do dia 6 de outubro.

De acordo com o regulamento, a competição prevê 13 escalões etários competitivos, 8 masculinos e 5 femininos, sendo também possível a participação de atletas com bicicletas elétricas (e-bikes) que serão agrupados por género, perfazendo assim mais 2 escalões, um masculino e outro feminino.

O percurso terá aproximadamente entre 4Km a 7Km, e participam nele todos os escalões.

 

Programa da competição

 

07h00 - Abertura do Secretariado

07h30 – Treino corrida C1 e C2, até às 08h30

08h30 – Encerramento da confirmação das inscrições 08h45 – Chamada para a corrida C1

09h00 – Corrida C1

10h00 – Chamada para a corrida C2

10h15 – Corrida C2 – Juniores Masculinos e todas as categorias de Femininos, excetuando Cadetes 11h45 – Treino corrida C3 e C4, até às 12h45

12h00 – Entrega de prémios, Corrida C1 e C2 13h00 – Chamada para a corrida C3

13h15 – Corrida C3 – Masters Masculinos M30, M40, M50 e M60 14h45 – Chamada para a corrida C4

15h00 – Corrida C4 – Elites e Sub23 Masculinos 17h00 – Entrega de prémios Corrida C3 e C4

A posição final de cada participante/equipa será determinada pelo maior número de voltas dentro do tempo e com evidência de ter passado em todos os Postos de Controlo e pela ordem sequencial de chegada e tempo da última volta concluída, após o término da prova.

Das 5 provas que compõem a Taça Intermunicipal XCO, apenas 4 pontuam, sendo excluída automaticamente a pior classificação obtida, caso o atleta tenha participado em todas as provas.

Fonte: Câmara Municipal da Amadora

“Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos”


A Zona Industrial da Várzea recebe no dia 10 de outubro o 35.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos, derradeira prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã. O tradicional Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos regressa depois de um ano de paragem, devido à pandemia, e este ano concentra as atenções nas categorias de Escolas (pupilos/benjamins, iniciados, infantis, juvenis).

Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Centro Ciclista de Barcelos, o Prémio Ciclismo Cidade de Barcelos será promovido em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Depois de um período para treinos entre as 13h15 e as 14h45, o 35.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos arrancará às 15 horas com a realização da gincana de benjamins e da prova em linha dos iniciados. O início da gincana de iniciados está previsto para as 15h15m e a corrida de infantis para as 15h30m. Os juvenis iniciam a sua prova às 16h15.

Francisco Cardoso, presidente do Centro Ciclista de Barcelos, garante que “já tudo está preparado para receber o tradicional Prémio de Ciclismo”, adiantando que “este ano teremos algumas novidades. A prova é destinada apenas às categorias de escolas, porque já realizamos uma prova para os juniores e cadetes”.

Francisco Cardoso salientou que “a festa, deste vez, é toda para os mais jovens ciclistas, os únicos para quem não tínhamos feito nada este ano. Queremos organizar uma prova digna porque os miúdos merecem toda a nossa atenção e consideração, sem eles não há cadetes, nem juniores e temos que os incentivar”.

“Temos de dar o maior carinho e apoio aos escalões de escolas porque o futuro do ciclismo passa primeiro por essas categorias”, explicou o presidente do Centro Ciclista de Barcelos, lembrando que “os últimos dois anos foram muito difíceis para o ciclismo, e não só. A pandemia trouxe uma dificuldade acrescida para captar miúdos, que durante muito tempo nem podiam sair de casa, em os clubes podiam mostrar o que estavam a fazer”.

O 35º Prémio Cidade de Barcelos organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho conta com o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de Barcelos, AFF Electrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Navega Rías Baixas, Ciclismo a Fundo e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Seleção Nacional/João Matias conquista a prata nos europeus de pista”


Por: Ana Nunes

João Matias lutou até ao final da prova de eliminação do Campeonato da Europa de Pista, na Suíça, conquistando o segundo lugar. Daniela Campos participou na prova de scratch, tendo terminado na 19.ª posição.

Portugal brilhou no arranque do Campeonato da Europa de Pista, em Grenchen, na Suíça, com João Matias a conquistar a medalha de prata na prova de eliminação.

O corredor português mostrou-se muito focado durante toda a prova, conseguindo posicionar-se da melhor forma e eliminando, um a um, os seus adversários. Quando restavam apenas quatro atletas em pista, João Matias lançou-se ao ataque, garantido a subida ao pódio final.

Apesar do desgaste, o português ainda conseguiu bater aquele que era um dos principais candidatos ao título europeu, o francês Thomas Boudat, garantindo assim a medalha de prata e o título de vice-campeão da europa. No final, o russo Sergei Rostovtsev foi mais forte e venceu a prova.


“Subir ao pódio com a medalha de prata é uma sensação indescritível, que nunca vou esquecer. Cheguei a este resultado com 30 anos e senti-me mais fresco que nunca. Esta conquista a nível individual é muito importante, pois sinto que consegui provar a mim próprio que consigo estar na frente e andar ao mais alto nível, com os melhores. A corrida foi muito movimentada na fase inicial, mas senti-me sempre bem. No final decidi arrancar para garantir o pódio e consegui. Gostava de dedicar esta medalha à minha família, aos meus colegas de seleção e, em especial, ao selecionador nacional, que sempre acreditou em mim”, disse João Matias, que não podia estar mais feliz com esta conquista.

No dia de hoje também competiu Daniela Campos, marcando a sua estreia num campeonato da europa de elite na prova de scratch.

A portuguesa tentou escolher as melhores rodas a seguir desde o início da corrida, que se manteve bastante controlada até à fase final. Numa altura em que faltavam nove voltas para o fim da prova, a corredora checa Jarmila Machacova lançou-se ao ataque.


Daniela Campos arriscou e seguiu atrás, conseguindo isolar-se durante um curto período de tempo, até ser absorvida pelo grupo. A corredora terminou a prova na 19.ª posição.

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, não podia estar mais satisfeito com o resultado de hoje. “É uma alegria enorme ver o João ganhar esta medalha. É um atleta que trabalha há muitos anos com a seleção de pista e que muito tem contribuído para o desenvolvimento desta disciplina. Durante a prova procurou sempre conservar energia e sair das situações de risco que iam surgindo. Tinha muita confiança no João para esta corrida e ele merece muito esta medalha. A Daniela fez uma corrida sempre equilibrada, cumprindo as diretrizes que tinham sido dadas. Na fase final teve uma oportunidade e decidiu sair. Estou satisfeito com a atitude dela e com a corrida que fez. Tendo em conta as circunstâncias, o resultado é compreensível e agora é continuar a trabalhar para a próxima prova”.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Quinteto à caça dos pontos nos Europeus de Pista”


Iúri Leitão, João Matias, Rui Oliveira, Maria Martins e Daniela Campos em ação Seleção no Europeu de pista

 

Por: Record

Foto: F P Ciclismo

Com o objetivo de acumular o máximo de pontos nas disciplinas olímpicas, a Seleção Nacional iniciou hoje (até sábado) o Campeonato da Europa de Pista na categoria de elite, em Grenchen (Suíça), com cinco atletas: Iúri Leitão, João Matias, Rui Oliveira, Maria Martins e Daniela Campos.

“A Daniela vai estar pela primeira vez num Europeu de elite, o que lhe dará a oportunidade de ganhar alguma experiência. E os restantes corredores vão procurar pontuar o máximo possível nas disciplinas olímpicas e, por isso, o objetivo serão os dez primeiros”, observou o selecionador nacional Gabriel Mendes.

Hoje competem João Matias na corrida de eliminação e Daniela Campos no scratch.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com