quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

“Ouro e prata para Portugal no arranque dos europeus de pista”


A seleção nacional iniciou o Campeonato da Europa de Pista, em Grenchen na Suíça, da melhor forma, com duas medalhas conquistadas. Maria Martins venceu a prova de scratch, arrecadando assim a medalha de ouro, e Rui Oliveira foi segundo na eliminação, o que lhe valeu a medalha de prata.

Portugal brilhou no arranque do Campeonato da Europa de Pista, conseguindo o pleno ao conquistar medalhas nas duas provas em que marcou presença no dia de hoje. A primeira a entrar em pista foi Maria Martins, com o objetivo de disputar a primeira das quatro provas que irá fazer nesta competição.

A primeira metade da corrida fez-se de forma bastante tranquila, sem grandes movimentações no pelotão. Foi precisamente a 20 voltas do final que foi lançado o primeiro ataque, desta feita por parte da corredora da casa, Lena Mettraux (Suíça). Alice Sharpe (Irlanda) respondeu imediatamente e a tentativa de fuga foi anulada. Após esta movimentação, o pelotão chegou a estar, momentaneamente, dividido em dois, com Maria Martins a manter-se na primeira metade do grupo.

As tentativas de mexer com a corrida foram-se sucedendo até ao final, mas o ataque decisivo nasceu devido à iniciativa da espanhola Eukene Larrarte, a 10 voltas do final da prova. Maria Martins estava atenta e juntou-se à corredora, procurando isolar-se na frente e ganhar vantagem para o pelotão. A desorganização no grupo principal permitiu que as duas fugitivas se distanciassem e abrissem um espaço suficientemente grande para poderem discutir entre si os dois primeiros lugares. Na última volta Maria Martins arrancou com o foco na linha final, para erguer os braços e celebrar a conquista do título de campeã da europa de scratch.

“É uma sensação indescritível!”, afirmou Maria Martins, após conquistar pela primeira vez o ouro num campeonato da europa de elite. “Eu e a corredora espanhola saímos a mais ou menos 10 voltas do final e quando percebi que as voltas passavam e nós continuávamos a ganhar espaço percebi que poderia lutar pela vitória. Senti-me bem e guardei as minhas forças para o final. É muito especial vestir esta camisola na categoria elite e estou muito feliz com esta vitória. Foi um dia perfeito”, exclamou Maria Martins.

Como se conquistar um título europeu logo no primeiro dia de competição não fosse suficiente, logo de seguida foi possível testemunhar o momento em que Rui Oliveira conquistou a medalha de prata na prova de eliminação.

O corredor português procurou estar sempre bem colocado dentro do pelotão, resguardando-se de quaisquer situações de perigo que pudessem surgir. Quando restavam apenas sete corredores em pista, tudo se tornou mais complicado e a competição cada vez mais feroz. No entanto, Rui Oliveira tentou manter-se na frente do pelotão, sempre atento a quaisquer movimentações e evitando os lugares de eliminação.

O campeão mundial, Elia Viviani (Itália) era um dos maiores candidatos à vitória, mas um momento de menor atenção levou a que fosse eliminado e terminasse a sua prova na quinta posição. Rui Oliveira manteve o foco até ao final e atacou quando tinha já garantido o bronze. Consigo seguiu o alemão, Tim Torn Teutenberg, com que o corredor luso viria a disputar a medalha de ouro. No sprint final, Rui Oliveira foi o primeiro a arrancar, mas Teutenberg foi mais forte, conquistando a vitória.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, não poderia estar mais satisfeito com os resultados alcançados no dia de hoje. “É um orgulho enorme testemunhar a conquista destas duas medalhas. Sabíamos que o lote de atletas na prova de scratch era muito forte e que a Maria tinha de estar muito atenta. Conseguiu aproveitar de forma exímia um contexto de corrida que tínhamos preparado muito bem e está de parabéns. Foi excelente. O Rui também esteve muito bem, quase conseguiu o primeiro lugar, mas o alemão foi mais rápido no final. É um segundo lugar conseguido com muito mérito e estou muito satisfeito com o resultado”, afirmou Gabriel Mendes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Agenda de Ciclismo”


Arranque da Taça de Enduro e estreia da Figueira Champions Classic marcam agenda

 

Por: José Carlos Gomes

A época de ciclismo começa a ganhar velocidade. No próximo domingo há duas corridas que partilham a atenção dos adeptos portugueses. Na Figueira da Foz corre-se a Figueira Champions Classic, prova internacional de estrada com seis World Teams. Em S. Brás de Alportel arranca a edição de 2023 da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano.

A Figueira Champions Classic é uma das grandes novidades da temporada de 2023, juntando-se à Clássica da Arrábida como prova de um dia disputada em solo nacional e pontuável para o ranking mundial. Na estreia, a prova figueirense está inscrita como corrida de classe 1 UCI, tendo transmissão em direto na Eurosport e juntando um pelotão de 18 equipas, entre as quais seis WorldTeams.

A prova terá 190 quilómetros, iniciando-se às 9h45, na emblemática Torre do Relógio, para terminar cerca das 14h20, no mesmo local da partida. O percurso é exigente, contando com quatro subidas catalogadas como prémio de montanha nos últimos 50 quilómetros, disputados em circuito: Parque Florestal (a 50,3 km da meta), Enforca Cães (a 36,4 km), Parque Florestal (a 20,2 km) e Enforca Cães (a 6,3 km).

Num itinerário pensado para potenciar o espectáculo e a experiência dos adeptos, a corrida acaba à terceira passagem pela meta. A primeira acontece cerca das 13h00, a segunda perto das 13h40 e o final acontece está previsto para as 14h20.

A época nacional de BTT começa no Algarve. São Brás de Alportel recebe, no domingo, a primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano.

O Bike Park da Fonte Férrea será o ponto nevrálgico da competição, que contará com quatro percursos especiais cronometrados (PEC), que serão cobertos pelos corredores de elite, juniores, masters e utilizadores de bicicletas de assistência elétrica. As femininas e os cadetes cumprem dois PEC, estando dois reservados para as categorias de escolas.

A partida está marcada para as 8h30, com o primeiro PEC a iniciar-se meia hora mais tarde. A decisão está marcada para o início da tarde, com o último PEC a começar às 12h30.

 

Mais eventos oficiais

 

11 de fevereiro: NGPS Rota de Santa Cruz, Arcos de Valdevez

11 de fevereiro: 3 Horas Resistência BTT Campa do Preto, Castelo da Maia

11 de fevereiro: Figueira Champions Day, Figueira da Foz

11 de fevereiro: Xplore GPS Serra da Estrela, Valezim, Seia

11 de fevereiro: II Circuito Jorge Guerreiro – Taça do Algarve de Cadetes e Juniores, Loulé

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional Portugal em busca de somar pontos no arranque da qualificação olímpica”


O Campeonato da Europa de Pista começa em Grenchen, na Suíça, e a seleção nacional está focada em começar a somar pontos importantes para a qualificação olímpica

 

Por: Ana Nunes

Portugal estará representado por seis atletas neste europeu de pista, que será a primeira prova pontuável para a qualificação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A primeira a entrar em pista será Maria Martins, para disputar a prova de scratch, pelas 17h28 (hora portuguesa) desta quarta-feira. Pouco depois teremos novamente representação portuguesa, desta feita na prova de eliminação masculina, com Rui Oliveira, por volta das 17h46.

O segundo dia de competição será ainda mais preenchido, visto que Portugal terá três atletas em competição. Ainda durante a manhã, pelas 12h03, Rodrigo Caixas fará a qualificação para a prova de um quilómetro contrarrelógio. Caso termine entre os oito melhores, estará apurado para a final, que deverá ter lugar pelas 19h00. Antes disso, teremos Diogo Narciso na corrida por pontos às 17h16, e Maria Martins na corrida de eliminação às 18h24.

Na sexta-feira teremos novamente três representantes da seleção nacional em pista. Rodrigo Caixas voltará a competir no Tissot Velodrome, na prova de perseguição individual. A qualificação está prevista para as 13h01, sendo que apenas os quatro melhores corredores poderão garantir um lugar na final, que irá decorrer pelas 18h37. Ainda no setor masculino Iúri Leitão estará também em competição, para disputar a prova de scratch. Já no feminino, Maria Martins, regressará à pista para disputar a disciplina olímpica de omnium. O scratch terá lugar pelas 12h18, seguindo-se a corrida tempo, às 14h43, a eliminação às 17h24, e a corrida por pontos, às 18h45.

No sábado será a vez de João Matias entrar em ação na prova de omnium, que arrancará pelas 12h00, com o scratch. A corrida tempo será cerca das 13h19, seguindo-se a eliminação, às 17h08, e a corrida por pontos, às 18h30.

Rui Oliveira e Iúri Leitão vão regressar à pista para encerrar a participação portuguesa neste Campeonato da Europa de Pista, para formar a dupla que participará na prova de madison. O início da prova está previso para as 16h21.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, destacou um objetivo global para este Campeonato da Europa de Pista. “Esta será a primeira prova a contar para a qualificação olímpica, por isso iremos tentar somar o maior número de pontos possível para o ranking, através das disciplinas olímpicas de omnium e madison. Nas restantes provas, como é habitual, tentaremos fazer igualmente o nosso melhor. Entre os atletas que trouxemos, o Diogo Narciso e o Rodrigo Caixas são os corredores menos experientes a este nível e irão competir com o objetivo de continuar o seu processo de desenvolvimento e melhorar as suas competências”, explica Gabriel Mendes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com