segunda-feira, 23 de abril de 2018

“II AQUATLO DE VILA NOVA DA BARQUINHA”

JOSÉ PEDRO VIEIRA

CAMPEÃO NACIONAL ABSOLUTO DE AQUATLO


JOSÉ PEDRO VIEIRA, atleta da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, venceu a 2ªedição da prova de Aquatlo realizada este fim-de-semana, no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, e sagrou-se CAMPEÃO NACIONAL ABSOLUTO DE AQUATLO, cruzando a meta com o tempo de 23m29s.

Numa organização do Clube de Natação de Torres Novas, que contou com a parceria do Município de Vila Nova da Barquinha e o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, estiveram presentes nos 2 dias de competição cerca de 500 atletas, que tiveram de enfrentar um tempo muito chuvoso. No sábado à tarde teve lugar a prova do Campeonato Nacional de Aquatlo Individual, e no domingo de manhã, a prova de estafetas do Campeonato Nacional de Clubes de Aquatlo, para além da 2ªetapa do Circuito Regional Jovem do Centro Interior que se realizou durante o sábado de manhã.

Para além de JOSÉ PEDRO VIEIRA, que venceu brilhantemente o Nacional de Aquatlo Individual, estiveram ainda em ação mais atletas torrejanos também com excelentes prestações, numa prova que consiste num segmento de natação com 750m e um segmento de corrida com 5kms.

AFONSO DO CANTO fez companhia no pódio ao seu colega de equipa Campeão Nacional, alcançando o 3ºlugar neste o Nacional de Aquatlo, os mesmos lugares alcançados por estes 2 atletas no seu escalão de Cadetes, e em Juniores, RICARDO BATISTA subiu ao pódio no 3ºlugar.

No setor feminino, CAROLINA SERRA obteve o 5ºlugar à geral, e sagrou-se Campeã Nacional de Aquatlo no escalão de Juniores, enquanto JOANA MIRANDA, foi 8ªclassificada à geral e subiu ao pódio no 3ºlugar. Margarida Razões e Beatriz Neves em Cadetes terminaram na 9ª e 16ªposições, e Rita Amaro concluiu no 5ºlugar no escalão 40-44 anos.

Voltando ao setor masculino, GONÇALO NEVES venceu o seu escalão 45-49 anos, conseguindo mais um título de Campeão Nacional de Aquatlo por um atleta do Clube de Natação de Torres Novas, enquanto MARCO SOUSA terminou na 2ªposição do escalão 40-44 anos, e Pedro Razões na 14ªposição. Guilherme Marques foi 31ºclassificado em Cadetes, Bernardo Soares e Ricardo Reis foram 7º e 8º em Juniores, e André Sousa 5º no escalão de 35-39 anos.

Fonte: Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

“Medalha de Ouro para Filipe Azevedo na Taça Continental nas Filipinas”

Triatleta português obtém o primeiro lugar na Taça Continental nas Filipinas

Fotos: Asia TRI

Filipe Azevedo, da Associação Portugal Talentus, obteve o seu melhor resultado de sempre ao vencer a Taça Continental Subic Bay de Triatlo nas Filipinas com o tempo de 1h50m50s. O triatleta português ficou à frente do coreano Min Ho Heo, que completou a competição em 1h50m55s e do japonês Takumi Hojo que ficou em terceiro com a marca de 1h50m59s.

«Esta foi a minha primeira prova no formato ITU deste ano, participei em algumas provas de longa distância no início da época e esta seria o início de um ciclo de provas ITU. Sem dúvida que não estava à espera de vencer, sabia que estava em boa forma, mas vinha com a intenção de lutar por um Top 5».

Segundo Filipe Azevedo, as condições da prova foram muito duras com «as temperaturas do mar superiores a 28 graus, a juntar à elevada humidade (80%) e aos 30 graus, o que tornaram a competição bastante difícil».

Filipe Azevedo correu com um grupo grande de atletas até conseguir destacar-se a 2km do final

O triatleta conta que na natação não se sentiu bem e perdeu alguns segundos para um grupo fugitivo, mas com a ajuda de outros triatletas, conseguiu alcançá-lo no ciclismo. «Após alcançar o grupo tentei resguardar-me e manter uma boa posição antes de chegar a transição», explica Filipe.

Na corrida juntou-se um grupo grande de 12 a 15 atletas, grupo esse que foi decrescendo com o decorrer da prova. «A 2km do fim éramos apenas três triatletas, foi quando consegui mudar de ritmo e ganhar um pouco de espaço que foi suficiente para me dar a vitória!», conclui.

Com este resultado, Filipe Azevedo sobe cerca de de 40 posições no ranking mundial absoluto, passando da atual 159ª posição para 120º do mundo, o seu melhor lugar de sempre.

O triatleta, que se encontra a residir no Dubai, obteve o 13º lugar no IRONMAN 70.3 do Dubai em 31 de janeiro e mais recentemente a medalha de prata no IRONMAN em Taiwan.

Os próximos objetivos de Filipe Azevedo são, no dia 12 de maio, competir em Portugal na segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes, no Sabugal, e na semana seguinte, dia 19 de maio, na Taça Continental de Astana no Cazaquistão.

Fonte: FTP

“Agenda de Ciclismo”

Taça de Portugal de DHI, feminina e de cadetes em destaque

Por: José Carlos Gomes

A agenda de ciclismo do próximo fim-de-semana fica marcada pela realização de quatro provas com o selo de qualidade da Taça de Portugal. Santa Marinha, Ribeira de Pena, recebe a quarta prova da Taça de Portugal de Downhill. A localidade de Areia, Cascais, será palco da terceira prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa e da segunda corrida de apuramento da zona sul da Taça de Portugal de Cadetes. A segunda prova de apuramento da zona norte da Taça de Portugal de Cadetes vai realizar-se em Golães, Fafe.

A quarta e penúltima etapa da Taça de Portugal de DHI corre-se, no domingo, em Santa Marinha, Ribeira de Pena. Além de ser pontuável para o troféu nacional de regularidade, é uma competição inscrita no calendário internacional como prova de classe 2, esperando-se, por isso, que junte corredores estrangeiros à nata dos praticantes nacionais.

A agitação e os treinos começam no sábado, mas será no domingo que se realizam as duas descidas competitivas. A manga de qualificação está marcada para as 11h00, enquanto a final arranca às 14h00.

Também no domingo, Areia, no concelho de Cascais, acolhe a Taça de Portugal. Neste caso será a terceira prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, às 11h00, e a segunda corrida de apuramento na zona sul da Taça de Portugal de Cadetes, às 9h00.

A corrida feminina terá distâncias diferenciadas para cada categoria. As corredoras de elite vão percorrer 60,3 quilómetros, as juniores terão pela frente 48,2 e as cadetes e as masters irão completar 36,2. A corrida de cadetes masculinos terá 60,3 quilómetros e início às 9h00.

Os cadetes da zona norte também têm, neste fim de semana, a segunda corrida de apuramento da Taça de Portugal. Acontece no sábado, em Golães, Fafe. A partida está marcada para as 15h00 e o itinerário compreende 74,2 quilómetros.

Entre 1 e 6 de maio realiza-se o Portugal MTB, prova de BTT por etapas de classe 2 UCI. A corrida vai disputar-se na região de Viseu.



Mais eventos oficiais

28 de abril: Prémio AE BTT Rio, Rio de Mouro, Sintra

28 de abril: Encontro de Escolas de S, Miguel, Açores

29 de abril: 7.º Carril Mourisco, Miranda do Douro

29 de abril: 21.º XCO Gondar Jovem, Gondar, Guimarães

29 de abril: 2.ª Prova da Taça Regional de XCM do Porto, Sanguedo, Santa Maria da Feira

29 de abril: Taça de XCO do Algarve, Amoreiras, Odemira

29 de abril: I Cronoescalada ao Cerro de S. Miguel, Olhão

29 de abril: 4.ª Prova da Taça da Madeira de XCO, Bica da Cana

29 de abril: 3.ª Prova da Taça de S. Miguel de Enduro, Açores

29 de abril: 5.ª Prova da Taça da Ilha Terceira de XCO, Açores

1 de maio: VI Passeio BTT Rota das Cantarinhas, Bragança

1 de maio: Maratona BTT de Vila Pouca de Aguiar

1 de maio: 1.º XCO de Celorico de Basto

1 de maio: Open de BTT da Maia

1 de maio: 33.º Circuito de Ciclismo de Vila Chã de Ourique, Cartaxo

1 de maio: 3.ª Prova da Taça da Madeira de Estrada, S. Gonçalo

1 de maio: 3.ª Prova da Taça de S. Miguel de Ciclismo de Estrada

Fonte: FPC

“Vuelta Castilla y Leon /Mestre no top-ten e Jurado vence metas volantes”

          Equipa EFAPEL fecha participação na Vuelta Castilla y Leon com conquistas

          Formação assegura a camisola das metas volantes para Marcos Jurado

          Daniel Mestre voltou a subir na geral individual e terminou em oitavo

A Equipa EFAPEL culminou a sua participação na 33ª edição da Vuelta Castilla y Leon com a subida ao pódio. A formação esteve sempre entre as protagonistas ao longo dos três dias de prova e acabou por fechar com Daniel Mestre em oitavo da classificação geral individual, ganha por Ruben Plaza, e venceu as metas volantes com Marcos Jurado.

Na última etapa, os ciclistas correram entre Segovia e Avila. Ao longo de 170,6 quilómetros, a Equipa EFAPEL concentrou-se nos objectivos definidos, e conseguiu alcançá-los. Daniel Mestre subiu mais uma posição na geral individual depois de ter sido sétimo na chegada a Avila e uma das classificações secundárias veio mesmo para Portugal, para a equipa de amarelo e preto.

Concluída esta participação “fora de portas”, a Equipa EFAPEL volta a Portugal para uma pausa competitiva de duas semanas. A formação liderada por Américo Silva já só volta a correr em maio, com a presença, de novo, em Espanha. Desta vez, será para competir Vuelta Ciclista Comunidad de Madrid.

 

Classificação na terceira etapa

    Ruben Plaza            Israel Cycling Team            4h01m34s

    Eduard Prades        Euskadi/Murias            a 46s

    Carlos Barbero        Movistar Team            m.t.


    Daniel Mestre        EFAPEL                a 51s

29º    Henrique Casimiro        EFAPEL                a 1m06s

30º    Jesus del Pino        EFAPEL                m.t.

39º    Bruno Silva            EFAPEL                a 1m37s

77º    Marcos Jurado        EFAPEL                a 10m57s

103º    David Arroyo        EFAPEL                a 18m15s

Classificação final

    Ruben Plaza            Israel Cycling Team            12h51m07s

    Carlos Barbero        Movistar Team            a 35s

    Eduard Prades        Euskadi/Murias            a 42s


    Daniel Mestre        EFAPEL                a 57s

26º    Henrique Casimiro        EFAPEL                a 1m18s

27º    Jesus del Pino        EFAPEL                a 1m24s

72º    Bruno Silva            EFAPEL                a 17m44s

95º    Marcos Jurado        EFAPEL                a 27m26s

104º    David Arroyo        EFAPEL                a 34m22s

Fonte: Efapel

Reportagem no “O Praticante” do evento: “2º Passeio de Lousa.2018”

O “O Praticante” publicou a reportagem do evento: “2º Passeio de Lousa.2018” realizado este domingo na Lousa, Loures, a mesma pode ser visualizada em: http://www.opraticante.pt/desportivo-de-lousa-passeio-cheio/
ou
em:
http://www.opraticante.pt/  onde pode ainda visualizar outras notícias.

 

“Reportagem no “Jornal de Ciclismo” do evento: “2º Passeio de Lousa.2018”

OJornal de Ciclismo”, publicou a reportagem do evento: “2º Passeio de Lousa.2018” realizado este domingo na Lousa, Loures, a mesma pode ser visualizada em: http://jornalciclismo.com/?p=47641 ou em: http://jornalciclismo.com  onde pode ainda visualizar outras notícias.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com