segunda-feira, 25 de setembro de 2023

“Volta a Portugal entre 24 de julho e 4 de agosto: Jogos Olímpicos obrigam a mudanças”


Federação Portuguesa de Ciclismo teve de propor duas datas; Vuelta, que terá três etapas no nosso país, também tida em conta

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

A 85.ª Volta a Portugal vai realizar-se entre 24 de julho e 4 de agosto, "a melhor data possível" em ano de Jogos Olímpicos, reconheceu à Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

"Tivemos de propor duas datas, foi essa semana e a outra [de 31 de julho], mas tem muito a ver com o enquadramento desportivo, com os Jogos Olímpicos. Tivemos que antecipar. E também com a vinda da Volta a Espanha, que também vem uma semana antes para Portugal. Todos esses pequenos fatores levam-nos a ir para esta data", justificou Delmino Pereira.

Com os Jogos Olímpicos Paris'2024 agendados entre 26 de julho e 11 de agosto e a Volta a Espanha a iniciar-se em 17 de agosto, com três etapas em território português, "foi acordado com a organização" da Volta a Portugal apresentar as datas de 24 de julho a 4 de agosto como primeira opção, sendo a segunda de 31 de julho a 11 de agosto, revelou o presidente da FPC.

"É a melhor data possível, naquilo que é a gestão de todos os interesses que estão a ser avaliados. Não há uma data ideal, esta é a data possível", defendeu.

Para Delmino Pereira, ano de Jogos Olímpicos representa inevitavelmente "um problema acrescido" na definição das datas da prova 'rainha' do ciclismo nacional, que até já passou a ser "mais pressionada com a antecipação dos campeonatos de futebol".

"Quando temos Jogos Olímpicos, a situação torna-se mais complicada, principalmente quando são na Europa, porque coincidem com os horários dos grandes eventos. Fazer coincidir a participação dos portugueses em qualquer modalidade com a Volta a Portugal, com momentos à mesma hora, é algo que não é desejável", notou.

No entanto, o responsável da FPC acredita que a antecipação da corrida em uma semana em nada afetará a preparação das formações nacionais para aquele que é o grande objetivo da época.

"Acho que as equipas portuguesas adaptam-se bem a estas pequenas diferenças. Oito dias para a frente, oito dias para trás. O importante é que a Volta vá crescendo na qualidade desportiva das equipas presentes e que mantenha este percurso de progressivo prestígio internacional e que as nossas equipas também se preparem para dar boa réplica, porque é isso que os portugueses querem e desejam", concluiu.

Além da Volta a Portugal, a União Ciclista Internacional também já confirmou as datas das outras provas internacionais realizadas em território luso: a Clássica Figueira Champions abre o calendário, em 10 de fevereiro, com a Volta ao Algarve, também da categoria Pro Series, a começar quatro dias depois e a acabar em 18 de fevereiro.

Segue-se a Clássica da Arrábida (17 de março), a Volta ao Alentejo (20 a 24 de março), o Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela (2 a 5 de maio), antes do Troféu Joaquim Agostinho (11 a 14 de julho), derradeira prova de preparação dos candidatos à vitória na Volta a Portugal.

Fonte: Record on-line

“Super-equipa à vista: Jumbo-Visma pode fundir-se com a Soudal-Quick Step”


Cenário é adiantado pela imprensa belga. Nova formação juntaria Vingegaard, Roglic e Evenepoel

 

Por: Record

Foto: Getty Images

O ano de 2023 foi dominado pela Jumbo-Visma, com as vitórias de Primoz Roglic, Jonas Vingegaard e Sepp Kuss nas três Grandes Voltas a serem a cereja no topo do bolo, e para 2024 há o sério risco de a história se repetir. É que, segundo adianta o portal belga 'WielerFlits', em cima da mesa estará a possibilidade da equipa holandesa se unir à Soudal Quick-Step, o que juntaria os já citados três ciclistas e ainda Wout van Aert a Remco Evenepoel, Julian Alaphilippe ou Mikel Landa.

De acordo com o relato do site belga, tudo começou a ser desenhado no Tour, quando o bilionário Jim Ratcliffe, dono da INEOS, encetou negociações para adquirir a Soudal Quick-Step. Ao saber da movimentação, os homens fortes da Jumbo-Visma jogaram na antecipação e, após uma reunião em Genebra, deixaram uma plataforma de entendimento bem definida, que recebeu inclusivamente apoio dos patrocinadores de ambas as equipas - no caso a Soudal e a Visma. A ideia, escreve o 'WielerFlits', passa por competir com o poderio financeiro precisamente da INEOS e também a UAE Emirates nos próximos anos.

Relativamente ao nome da nova formação, por definir estará apenas a ordem de apresentação na licença: ou Visma-Soudal ou Soudal-Visma.

Fonte: Record on-line

“Festival Italiano de Bicicleta em Misano”


Ducati, Itália participou pela primeira vez como expositor oficial no Festival Italiano de Bicicleta em Misano, que terminou com mais de 53.000 visitantes. 

O evento italiano foi também o palco perfeito para apresentar o novo Powestage RR Limited Edition e-MTB aos fãs da Ducati e aos fãs de e-bike em geral. Este e-enduro, com a sua estrutura totalmente em fibra de carbono, é o e-MTB mais exclusivo que a Ducati alguma vez fez. Havia outra fila muito longa de fãs da Ducati admirando e querendo experimentar a nova versão "AXS" do Futa e-road da Ducati em seu estande. Esta e-bike com um quadro monobloco em fibra de carbono tem o nome da famosa passagem dos Apeninos, onde a Ducati testa todos os seus modelos de motos. 


A Ducati também apresentou o resto da sua gama em Misano, complementada com os modelos TK01-RR (um e-enduro em liga de alumínio leve) e MIG-S (o e-MTB all-mountain). Os test rides, ou seja, as sessões de teste das Ducati e-MTB no circuito de Misano, foram um enorme sucesso: todas as motos da marca correram até ao final do evento.

Agora, a Ducati já está a pensar no seu próximo evento e convida os seus fãs a visitarem o stand da Ducati no EICMA em Milão de 8 a 12 de novembro no pavilhão 15. A linha de e-bike será exibida junto com os mais novos produtos do mundo da motocicleta e poderá ser testada na área dedicada.


Em anexo encontra-se em anexo o comunicado de imprensa completo com declarações do gerente de negócios de e-bike da Ducati, Giorgio Favaretto, e algumas fotos de baixa resolução.

Fonte: Vitamina C

“Clube de Natação de Torres Novas triatlo longo de Moura”


José Pedro Vieira 3º lugar no Triatlo Longo de Moura

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

A nível nacional, mas na longa distância, JOSÉ PEDRO VIEIRA subiu ao pódio no 3°lugar do Triatlo Longo de Moura, este domingo, 24 de setembro, numa prova constituída por 1,9km/natação, 90km/ciclismo e 20km/corrida.

O atleta do Clube de Natação de Torres Novas foi também 1º no seu escalão de Sub23, concluindo a prova com um tempo total de 4h9m44s.


José Pedro Vieira, foi o primeiro atleta a sair da natação para o segmento de ciclismo, aonde liderou a prova até cerca dos 40kms. Nos 20km de corrida, realizados dentro da vila de Moura, o atleta torrejano conseguiu manter um ritmo regular, o que lhe permitiu terminar na 3ªposição à geral.

No próximo fim-de-semana, haverá Taça do Mundo de Triatlo em Tanger (Marrocos), com a presença de Maria Tomé e Ricardo Batista.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas Ricardo batista 14º na final do Campeonato do Mundo de Triatlo”


Paulo José Catarino Vieira

Na tarde de sábado, 23 de setembro, também em Pontevedra, disputou-se a finalíssima do campeonato do mundo de triatlo em elites, com Ricardo Batista em grande plano ao alcançar um excelente 14º lugar, depois de realizar um brilhante trabalho no segmento de ciclismo, aonde andou sempre na frente, efetuando o melhor tempo da prova neste segmento.

O atleta do Clube de Natação de Torres Novas, conseguiu desta forma uma pontuação muito importante na sua qualificação olímpica para Paris 2024.

Vasco Vilaça, atleta do Benfica, concluiu no 15° lugar esta finalíssima, e terminou em 4°lugar o campeonato mundial de triatlo 2023, e até meio do segmento de corrida, fez todos os Portugueses sonhar com o título mundial.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas Campeonato do Mundo de Triatlo de 2023 em Pontevedra”


Maria Tomé vice-campeã mundial de triatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

 

MARIA TOMÉ, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, sagrou-se vice-campeã mundial de triatlo sub 23, em Pontevedra (Espanha), este domingo, 24 de setembro, conquistando desta forma a medalha de prata.


A atleta do Clube de Natação torrejano, que se manteve sempre nos lugares da frente, nomeadamente nos 10km de corrida, o último segmento da prova em distância olímpica, terminou ao sprint com a alemã Selina Klamt, fez um tempo de 1h57m50s, apenas com mais 2 segundos que a vencedora.

Mais um brilhante título internacional para os triatletas torrejanos, nesta época de 2023, a juntar aos títulos mundial e europeu de juniores, de João Nuno Batista, e aos títulos europeus de elites e sub23 de Ricardo Batista.

Para o técnico do Clube de Natação de Torres Novas, Paulo Antunes, foi um mais um título internacional conquistado para a cidade de Torres Novas, desta vez através do setor feminino. 

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas




Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com