segunda-feira, 1 de maio de 2023

“Jumbo-Visma vence 'crono' e Anna Henderson é a primeira líder da Vuelta feminina”


Equipa holandesa cumpriu os 14,5 quilómetros do percurso em 18.03 minutos

 

Por: Lusa

Foto: Instagram/Jumbo-Visma

A ciclista britânica Anna Henderson tornou-se esta segunda-feira a primeira líder da Volta a Espanha feminina, depois de a sua equipa, a Jumbo-Visma, se ter imposto no contrarrelógio coletivo da etapa inaugural, em Torrevieja.

A equipa holandesa gastou 18.03 minutos para cumprir os 14,5 quilómetros do percurso, com Anna Henderson a ser a primeira britânica a vestir a camisola vermelha da Volta a Espanha feminina.

A Canyon Sram Racing foi segunda classificada, a 01 segundo, liderada pela norte-americana Chloe Dygert, que voltou a competir 409 dias depois, ainda procurando regressar à melhor forma, depois de um violentíssimo acidente dos Mundiais de 2020, quando defendia o título no contrarrelógio conquistado um ano antes.

A Trek-Segafredo foi terceira, a nove segundos, menos três do que a Movistar, da neerlandesa Annemiek van Vleuten, vencedora da Vuelta, do Tour e do Giro em 2022.

A Cantabria Deporte-Rio Miera, da portuguesa Beatriz Roxo, foi 21.ª, a 2.29 minutos.

Na terça-feira, corre-se a segunda de sete etapas - pela primeira vez a Vuelta feminina tem uma semana de duração -, uma ligação entre Orihuela e Pilar de la Horadada, num total de 105,8 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Vitor Mariño e Ana Leite venceram o Downhill da Montanha da Penha”


Victor Mariño (X Bikes CC) e Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) foram os vencedores em Elites do 13.º BTT DHI da Penha, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision Portugal.

A dupla vencedora na Montanha da Penha repete a vitória na primeira prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision em Paredes de Coura. O galego Vitor Mariño (X Bikes CC) e Ana Leite (Axpo Team Vila do Conde) venceram em elites e consolidam a liderança do Campeonato ao repetirem a vitória da primeira ronda.

Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio do Município de Guimarães e da Irmandade da Penha, o 13º BTT DHI da Penha ficou marcado pelo elevado número de participantes (mais de uma centena) e pelo imenso público que se fez sentir por todo o percurso.


Na pista os ciclistas deixaram tudo na disputa pelos melhores lugares na classificação final da segunda etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision, Victor Mariño (X Bikes CC) foi o mais rápido a descer a pista da Mítica Montanha da Penha. O piloto da Galiza fez a prova em 02:03.332, gastando menos de cerca de um segundo que Pedro Fernandes, piloto de Guimarães que corre por Individual.

Na terceira posição ficou Filipe Silva, Campeão do Minho de Elites que alinha na Bike House DH Team/Guimarães.

Em femininos, Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) fez a descida final em 2:47.777. Nas posições imediatas ficaram, respetivamente, Alba Fernandes Lopez (Pontebike Team) e Paula Seoane (TM Sport Riders).

Nuno Bentes, que corre como Individual, foi o mais rápido em juniores ao fazer o tempo de 2:12.06m. Gael Martinez (TM Sport Riders) foi segundo e Adriano Silva (Bike House DH Team/Guimarães) subiu ao terceiro lugar do pódio.

Em cadetes o pódio foi todo ele composto por atletas da Bike House: Guilherme Teixeira venceu, Duarte Ribas foi segundo e Francisco Ribeiro.


Manuel Silva (Individual) venceu em master 30, Pedro Bessa (Individual) foi segundo e Manuel Baños (Bicicletas Chinquena Racing Team) terceiro.

Ricardo Soares (Bike Zone) foi o vencedor em master 40, com o tempo de 2:11.01, enquanto Jorge Afonseca (AXPO Team Vila do Conde) foi segundo e José Sanchez (Galibike/Club Ciclista Bueu) terceiro.

Paulo Abreu, vimaranense da AXPO Team Vila do Conde, impôs-se em master 50, deixando na segunda posição José Queirós (BTT Pandilhas a Monte).


Em Escolas Afonso Soares (Bike Zone), Campeão do Minho em título, subiu ao primeiro lugar do pódio em juvenis. Benjamim Vasconcelos (AXPO Team Vila do Conde) foi segundo e Afonso Domingues (Clube de Cicloturismo de Monção) terceiro.

Rodrigo Cunha, que corre com o individual, subiu ao primeiro lugar do pódio em infantis.

Na categoria Open, Tiago Fernandes garantiu a vitória, seguido por Tiago Silva e Eduardo Ferreira.

Coletivamente, a Bike House DH Team/Guimarães foi a vencedora. A Bike Zone foi segunda enquanto o BTT Pandilhas a Monte fez terceiro lugar.


 

Victor Mariño, vencedor à geral e em elites masculinos

 

Victor Mariño (X Bikes CC) sai da Penha “super contente” com mais uma vitória nas provas do Campeonato do Minho. O piloto galego referiu que “não vim com a ideia de ganhar aqui, vim para treinar e acabei por alcançar a vitória”.

Victor Mariño referiu que “não é a primeira vez que estou nesta pista, já aqui tinha vindo em 2018. De lá para cá houve muitas mudanças e a pista está muito melhor” e adiantou: “saio muito satisfeito com mais uma vitória”.

 

Ana Leite vencedora em elites femininas

 

Ana Leite, ciclista de Guimarães que tem no enduro a sua aposta principal, não quis faltar ao DHI da Penha… “Faço questão de vir à prova da ‘minha’ terra. A Penha é uma prova mítica e sempre que posso gosto de marcar presença”.

Quanto à vitória… “Estou muito satisfeita com o resultado e com a prova. Vim para participar, foi uma prova que correu bem e ganhei não dando espaço para qualquer dúvida com o melhor tempo nas duas mangas”.

 

Nélson Felgueiras, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães

 

Nélson Felgueiras, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, mostrou-se “encantado” com o ambiente que encontrou na Montanha da Penha… “Isto é fabuloso, é entusiasmante, o risco associado à prova também é algo que é fascinante… ainda mais quando temos esta prova a acontecer num local emblemático do concelho de Guimarães, numa mistura fantástica com a natureza”. Considerando que “é uma excelente prova que tem vindo a crescer”, Nélson Felgueiras garante que “é muito positivo para nós receber esta prova de downhill”, ainda mais “numa altura em que está a acontecer a retoma. Felizmente tivemos aqui um número interessante de participantes e atletas vindos da Galiza. É sinal de que esta prova começa a ter uma importância e uma marca própria, capaz de trazer cá atletas da região, que é muito importante, e de além-fronteiras”.


 

Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha

 

Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha, faz um balanço muito positivo da 13ª edição do BTT DHI da Penha.

Para Roriz Mendes “esta parceria com a Associação de Ciclismo do Minho só pode dar certo. A eficiência da Associação e o local da prova, que tem todas as condições para a prática do desporto, são fundamentais para o êxito da prova. Hoje fomos brindados com um excelente dia, com a participação de muitas atletas e a visita de muito público, em suma uma excelente enquadramento humano para uma prova que foi muito animada e que só nos permite uma conclusão e balanço: muito positivo”.

Afirmando que “esta cá para dar continuidade a esta parceria e a esta prova”, Roriz Mendes referiu que “temos de ter sempre a perspetiva de futuro e sempre com a ideia de melhorar. Sei das dificuldades que as organizações têm para levar em frente estas provas e das despesas que acarretam hoje em dia, mas também conheço a devoção e empenho da Associação de Ciclismo do Minho para não deixar morrer estas iniciativas. As autoridades nacionais devem olhar para estas associações e ajudá-las porque elas movem muitos jovens e ainda por cima em desportos ligados à natureza”. “Dou os parabéns à ACM, aos concorrentes, aos pais dos participantes, que muitos sacrifícios fazem para eles estarem aqui, e para o ano cá estamos”.

O 13º BTT DHI da Penha teve o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Irmandade da Penha, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Clube de Natação de Torres Novas no campeonato do mundo de duatlo em Ibiza, Espanha”


João Nuno Batista conquista bronze no mundial de duatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

João Nuno Batista conquistou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Duatlo em Ibiza (Espanha), na categoria de juniores, que se realizou no sábado, 29 de abril.

O atleta do Clube de Natação de Torres Novas, em representação da seleção nacional, juntou à medalha de prata do europeu de duatlo em Caorle (Itália), e à medalha de bronze na taça da europa de triatlo em Quarteira, mais uma medalha de bronze, desta vez em Ibiza, no campeonato do mundo de duatlo em juniores, só nesta época de 2023.

João Nuno Batista iniciou o primeiro segmento com 5km de corrida, destacando-se da restante concorrência, juntamente com o espanhol Pelayo Gonzalez. No entanto, foi no segmento com 20km de ciclismo, que a prova ficou definida, com o atleta espanhol a ganhar alguma vantagem e a vencer este mundial de forma destacada, ficando o atleta torrejano com a possibilidade de lutar por um lugar no pódio, no último segmento de 2,5km de corrida, o que veio a acontecer, com a conquista da medalha de bronze através do 3º lugar obtido.

Na prova em elites deste mundial de duatlo, que se disputou também em Ibiza, Erwin Vanderplancke, alcançou um excelente 7º lugar. O atleta belga, que representa as cores do Clube de Natação de Torres Novas, ficou desta forma no top 10, a escassos 30 segundos do espanhol Mário Mola, que conquistou a medalha de ouro.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas Triatlo Regional Jovem BEST da Batalha”


Por: Paulo José Catarino Vieira

Realizou-se este domingo, 30 de abril, a 2ª edição do Triatlo Jovem BEST da Batalha, 4ª etapa do Regional Jovem, com os atletas mais novos da escola de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, a disfrutarem de mais uma boa experiência na modalidade, mas sobretudo, a divertirem-se com esta sua participação em mais uma prova de triatlo.

Distribuídos em 4 escalões, desde benjamins a juvenis, os atletas realizaram uma prova de triatlo em BTT, registando-se a presença de 3 atletas do Clube de Natação de Torres Novas, nos pódios dos vários escalões. Matilde Santos em 3º lugar nos benjamins femininos, Beatriz Carvalho no 2º lugar em infantis femininos e Francisca Leirião em 1º lugar em juvenis femininos, subiram ao pódio neste triatlo jovem na Batalha.

 

Os restantes resultados obtidos pelos atletas do Clube de Natação de Torres Novas, foram os seguintes:

 

Emma Evangelista - 5º lugar benjamins femininos

Manuel Cruz - 20º lugar benjamins masculinos

Mariana Brito - 5º lugar infantis femininos

Madalena Alves - 15º lugar iniciados femininos

Bianca Mendes - 19º lugar iniciados femininos

Barbara Mendes - 21º lugar iniciados femininos

Salvador Fonseca – 4º lugar iniciados masculinos

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Luís Mendonça fecha pódio da Clássica de Viana do Castelo e vence Geral Pavê”


Fotos: Matias Novo - Fotografias / Do & Go

Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, terminou hoje na 3.ª posição a 3.ª edição da Clássica de Viana do Castelo, com o mesmo tempo do vencedor, Luís Gomes (Kelly / Simoldes / UDO), numa chegada ao sprint à Praia Norte. O sprinter vestiu ainda a Camisola de líder da Geral Pavê, numa corrida bem disputada, onde Sergio García representou a equipa na fuga do dia.


Os 153,3 km que ligaram a freguesia de Santa Marta de Portuzelo à Praia Norte, em Viana do Castelo, foram muito movimentados e percorridos a uma média de 40 km / hora, mesmo com passagens por troços de terra, empedrado e muitas subidas. Formou-se a fuga do dia com um grupo composto por 13 homens, onde a Glassdrive / Q8 / Anicolor esteve presente com o espanhol Sergio García.

A fuga foi perdendo elementos e com o avançar da corrida deu-se a junção, sendo um grupo restrito, com cinco corredores que se isolaram, que viria a discutir o sprint. Entre eles estava Luís Mendonça, que terminou na 3.ª posição e com o mesmo tempo de Luís Gomes. Frederico Figueiredo seria o próximo elemento da estrutura de Águeda a cruzar o risco, mas só 02m46s depois, e Duarte Domingues seria o 12.º classificado, chegando num grupo mais atrasado.


“Foi uma boa corrida. Tentámos estar na disputa e em todos os momentos todo o grupo fez um bom trabalho, tanto o Fred, como o Duarte, o Sérgio e o Fábio, trabalho esse que viria a ser colmatado com o Luís Mendonça a terminar em 3.º lugar, o que é um excelente resultado para a equipa”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.

 

CLASSIFICAÇÕES: 

3.ª Clássica de Viana do Castelo 

Santa Marta de Portuzelo – Viana do Castelo» 153,3 km 


CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA


 

1.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), 03h48m48s 

2.º Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO), mt 

3.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

10.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m46s 

12.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09m16s 

20.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 11m08s 

22.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 13m21s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Kelly-Simoldes-UDO, 11h28m55s 

2.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 09m31s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – VERDE 

 

1.º Bruno Silva (Tafver-Ovos Matinados- Mortágua), 10 Pontos 

8.º André Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PAVÊ – BRANCA

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 5 Pontos 

6.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL STERRATO – PRETA  

 

1.º António Ferreira (Kelly-Simoldes-UDO), 10 Pontos 

2.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Taça de Portugal de XCO Credibom Lousada”


Pablo Rodríguez e Raquel Queirós superiores em Lousada

 

Por: José Carlos Gomes

Pablo Rodríguez (BH Coloma Team) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) ganharam, neste domingo, em Lousada, as corridas de elite da terceira prova da Taça de Portugal de XCO Credibom.

A corrida masculina de elite começou por ser uma luta a quatro, juntando na dianteira Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), Pablo Rodríguez, Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) e Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB).

A passagem das voltas deixou, todavia, marcas e a segunda metade da corrida transformou-se um duelo a dois, entre Marinheiro e Rodríguez. O espanhol destacou-se na penúltima volta e pedalou para uma vitória em solitário. Ricardo Marinheiro foi o segundo classificado, a 46 segundos. O terceiro foi Mário Costa, a 2m16s, o que lhe valeu conservar o primeiro posto na geral da Taça. João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o melhor sub-23 em Lousada e está na frente da Taça nesta categoria.

A campeã nacional de elite voltou a demonstrar boa condição e impôs-se com autoridade. Raquel Queirós entrou nas duas últimas voltas apenas com três segundos de vantagem sobre a polca Matylda Szczecinska, sua colega de equipa. Mas a superioridade da portuguesa ficou patente na fase final da corrida. Raquel Queirós acelerou e terminou 28 segundos antes da sub-23 polaca. Ana Santos (X-Sauce Factory Team) foi a terceira, a 1m26s, mantendo o comando da Taça de Portugal em elite e em sub-23.


O Guilhabreu MTB dominou as corridas de juniores, com triunfo de Rafael Sousa nos masculinos e de Beatriz Guerra nas femininas. Os melhores cadetes foram Diogo Pinguinha (BTT Loulé/Elevis) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Entre os veteranos, a vitória foi conquistada pelos masters 30 Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) e Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco), os masters 40 Marco Macedo (Korpo Activo/Penacova) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis).

Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/MonçãoBike) impôs-se entre os paraciclistas.

O Guilhabreu MTB ganhou por equipas.

A Taça de Portugal de XCO Credibom continua no Fundão, no dia 4 de junho.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com