quinta-feira, 1 de outubro de 2020

“Comunicação Social e as notícias sobre as bicicletas…


Por: José Morais

Muito se comenta na divulgação das diversas modalidades onde se utiliza a bicicleta na comunicação social. As televisões ficam no esquecimento, tirando o canal publico a RTP que vai apresentando algumas notícias, e na Volta a Portugal tem feito um trabalho muito interessante, é raro as outras estações apresentarem peças sobre bicicletas, sobre resultados, sobre acontecimentos ciclísticos, sejam profissionais ou amadores.

Temos alguns jornais com interesse, em especial o Record, que diariamente apresenta peças sobre ciclismo, outros falam de bicicletas, mais esporadicamente, ficando apenas para alguns sites específicos com a modalidade que vão informando as atividades e eventos que se vão realizando por esse pais e estrangeiro, as notícias que os leitores querem ler, e muitas vezes não lhes chega.

Mas será apenas a comunicação social a ter culpa na falta de notícias, ou os interessados nas diversas modalidades também são culpados disso, e relembro aqui à uns quatro anos numa entrevista feita na altura ao responsável Orbita, em que o mesmo referia que tantos os nossos fabricantes, representantes de marcas, equipas, atletas, e muitos mais, também possuem culpa, já que muitas vezes ignoram, e pouco divulgam as suas atividades.

O Notícias do Pedal tem 21 anos de existência, inicialmente dedicado ao cicloturismo, mais tarde dedicado a todas a modalidades, sejam ela profissionais, ou amadoras, fomos a primeira revista on-line, e continuamos em força.

Durante o ano de 2020 e após a pandemia, sempre diariamente trouxemos notícias, não paramos, não estando na Volta a Portugal este ano, mas temos feito diariamente um trabalho em prol da mesma com notícias em cima da hora, já que assim que a etapa termina conseguimos publicar um resumo da etapa passo a passo, mas isso não é suficiente, e queremos ainda mais.

Desde abril de 2020, já foram muitos os contatos que fizemos com equipas, clubes, atletas, e amantes da bicicleta, solicitando notícias, pedindo que nos enviem informações dos diversos eventos sejam amadores ou profissionais nas diversas modalidades, antes ou após a sua realização, infelizmente muito poucas foram as respostas positivas, e pouco nos chegou à redação, infelizmente e tenho de dizer, que poucos se interessam nas divulgações das modalidades, ficando assim no esquecimento.

Resumido, se pouco se fala nas modalidades que se utiliza a bicicleta na comunicação social, se o ciclismo fica esquecido, culpa também será de todos que lidam com ela, por também não divulgarem o que fazem, já se a montanha não vai a Maomé, Maomé terá de ir à montanha, o que quer dizer, que as notícias tem de cair nas redações, e quantas mais caírem mais possibilidade haverá de serem publicadas notícias de ciclismo.

Deixo agora aqui uma mensagem, será para todos os interessados de serem mais conhecidos, e serem divulgados os eventos que realizam ou participam.  

 

Temos espaço diário e mensal com ligações diretas às redes sociais para divulgação de todas as notícias sobre ciclismo, enviem notícias vossas para os nossos mails: noticiasdopedal@gmail.com ou geral@noticiasdopedal.com

Enviem-nos um resumo dos eventos e fotos, nós tratamos do resto na sua divulgação, sejam antes ou após a sua realização.

Nosso espaço mensal em: www.noticiasdopedal.com ou o espaço diário em: https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com/ aqui podem subescrever o mesmo e receberem diariamente todas as notícias.

Ficamos a aguardar.

Boas pedaladas.

“Jakobsen vai ser operado para reconstrução do rosto”


Belga sofreu uma grave queda na Volta à Polóniajak

Por: Ana Paula Marques

O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep), que sofreu uma queda grave na Volta à Polónia no início de agosto, vai ser sujeito a nova intervenção cirúrgica para reconstrução do rosto, anunciou o próprio esta quinta-feira nas redes sociais.  O jovem, de 23 anos, explicou que tem estado nos últimos dois meses a recuperar da grave queda.

"Primeiro, tive de recuperar da minha contusão cerebral e das outras feridas e lesões durante muito tempo. Estão a sarar bem. No dia 8 de outubro vou ser sujeito a uma segunda cirurgia para a reconstrução do meu rosto", explicou.

Jakobsen, que agradeceu todo o trabalho e acompanhamento das equipas médicas, explicou ainda que vai ser retirado um osso da zona pélvica, para depois ser colocado no maxilar inferior e superior.

"Este osso vai ter de sarar durante vários meses. Depois disso, vai ocorrer uma outra cirurgia para colocar implantes no maxilar para que possa ter dentes outra vez, uma vez que os perdi na queda", salientou.

Recorde-se que Fabio Jakobsen sofreu lesões graves, resultantes da quede no final da primeira etapa da Volta à Polónia. No sprint final, em Katowice, embateu e galgou violentamente as barreiras de proteção, depois de ser empurrado por Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma), corredor entretanto suspenso pela equipa e UCI.

Fonte: Record on-line

“Thomas, Nibali, Fuglsang, Yates... quem é a melhor semente para ganhar o Giro?”


Analisamos o estado das primeiras espadas

O calendário de ciclismo felizmente permaneceu carregado de corridas desde o final do Tour, mas já temos aqui o Giro d'Italia, sem o espaço temporário habitual entre os grandes.

As equipas foram apresentadas esta tarde, então já podemos falar sobre quem são os favoritos para a vitória final. O vencedor do Tour de France 2018, Geraint Thomas, é quem aparece em todas as oportunidades. Os galeses tentarão acabar com os problemas de Ineos no Tour, depois que Egan Bernal se retirou do Tour de France.

Thomas ficou fora da equipa tour e aproveitou para ficar em forma no Tirreno-Adriatico e, em seguida, terminou em quarto lugar no teste individual da Copa do Mundo de Ímola de 2020. Sem dúvida, Geraint, 34, tentou capitalizar em todas as três provas e é um candidato claro para chegar a Milão em rosa a 25 de outubro.

Talvez a segunda semente, e assim as casas de apostas dizem que é outro britânico, Simon Yates do Mitchelton-Scott. O ciclista de 28 anos conquistou a vitória no Tirreno-Adriático, a segunda vitória de sua carreira, depois da Volta a Espanha de 2018. Sem dúvida, a sua candidatura é muito séria.

Jakob Fuglsang, da Astana, é outra opção para fazer algo importante neste Giro. Ele só participou da etapa italiana em 2016, e ainda procura atacar em grande. Com duas vitórias no Critérium Dauphiné na palma da mão, ele tentará surpreender-se após seu triunfo na Lombardia no mês passado.

Não podemos esquecer o único ex-rebatedor do grupo favorito, Vincenzo Nibali. O 'tubarão Messina' terminou em segundo no ano passado e não saiu do pódio na última década, então certamente estará lá. Será que o Miguel Angel López, Kelderman, ou mesmo Steven Kruijswijk, que já desistiu em alto nível no Giro e Tour, se encaixam neste grupo? O ventilador é largo.

Fonte: Marca

“Remco Evenepoel não correrá a Volta a Espanha”


Em fase de recuperação de sua grave queda na volta à Lombardia

Belga Remco Eveneppel (Deceuninck-Quick Step), convalescendo da lesão que sofreu  numa grave queda na volta à Lombardia, não estará presente na Volta a Espanha, de acordo com o diretor-geral da formação, Patrick Lefevere.

"Não, Remco não vai fazer a Volta. Ele não anda de bicicleta há 25 dias. Ele está trabalhando duro para seu retorno. Com o rolo ele ainda anda com pouca resistência", segundo o líder do Deceuninck.

O corredor belga, de 20 anos, caiu de uma ponte durante a volta à Lombardia em meados de agosto e vem trabalhando em sua reabilitação desde então. A previsão mais otimista foi o reaparecimento de Evenepoel na Vuelta, mas seu treino não lida com os prazos acelerados.

Em declarações recentes, Evenepoel afirmou estar "quase totalmente recuperado" e com uma alta percentagem de mobilidade. "O próximo objetivo é terminar uma sessão de treino adequada nos rolos e depois andar de bicicleta na estrada. Então vamos ver como eu me encontro.

Fonte: Marca.

“Pello Bilbao, na equipe McLaren do Bahrein para o Giro”


Enfrenta sua quarta presença na corrida rosa

Por: EFE

Pello Bilbao (Gernika, 30), campeão nacional de testes de tempo, foi incluído na equipa Barhain Mclaren para a 103ª edição do Giro d'Italia que começa na Sicília no próximo sábado. O ciclista basco, que acaba de completar sua participação no Tour de France, enfrenta "animado" sua quarta participação na corrida rosa.

"Estou animado para voltar ao Giro, especialmente depois das duas vitórias do ano passado. Entro na corrida em boa forma depois do Tour de Francça. Os estágios iniciais entre a Sicília e a Calábria são especialmente interessantes para mim e eu gostaria de estar na vanguarda lutando pela vitória.

"A formação do Bahrein será composta pelos seguintes corredores: Yukiya Arashiro (JAP), Enrico Battaglin (ITA), Pello Bilbao (ESP), Eros Capecchi (ITA), Domen Novak (ESL), Mark Padun (UKR), Hermann Pernsteiner (AUT) e Jan Tratnik (ESL). O Giro d'Italia 103 começa na Sicília no sábado com um teste individual de 15 km de Monreale a Palermo.

O percurso deste ano tem cerca de 3.500 quilômetros no total, e após as quatro primeiras etapas sicilianas, a "corrida rosa" segue para o norte através do Adriático. A terceira e última semana inclui muitas subidas icônicas nas quais os competidores do general lutarão pela rosa, incluindo Monte Bondone, Stelvio, Colle dell'Agnello, Col d'Izoard, Monginevro e Sestriere.

O Giro d'Italia 2020 terminará com outro teste individual: 16,5 quilômetros de Cernusco di Naviglio até Milão. Para Franco Pellizotti, diretor desportivo da equipa, "será um Giro muito exigente, com vários finais altos, e um clima desconhecido nos Alpes no final de outubro que representará um desafio adicional para os ciclistas". "Nosso objetivo será vencer o máximo de etapas possível, enquanto Pernsteiner procurará um bom resultado no geral", disse ele.

Fonte: Marca

“Rúben Guerreiro estreia-se em Itália com a Education First”


Será a segunda grande volta na carreira do português, depois de há um ano ter participado na Volta a Espanha

Foto: Instagram 1/2

O ciclista português Rúben Guerreiro vai estrear-se na Volta a Itália pela equipa norte-americana Education First, na 103.ª edição que no sábado vai para a estrada em Palermo.

"Sinto-me mesmo bem de fazer uma grande Volta num ano tão difícil, especialmente o Giro, onde grande parte do país sofreu com a pandemia de covid-19. Temos uma equipa forte e um grupo muito bom", explicou o corredor português, citado pela equipa em comunicado.

Para o ciclista de 26 anos, em ano de estreia na equipa norte-americana, esta será a segunda grande Volta da carreira, depois de em 2019 ter estado em bom plano na Volta a Espanha, com o 17.º lugar na geral final.

Este ano, além de ter representado Portugal nos Mundiais de Imola, que teve de abandonar, o melhor resultado veio na Volta à Lombardia, com um 17.º lugar, num ano de pouco andamento também devido à pandemia.


Antes da corsa rosa, na qual vai encontrar o também português João Almeida (Deceuninck-Quick Step), correu o Tirreno-Adriático, no qual foi segundo na sétima etapa, com o madeirense a enfrentar o Giro ao lado de três australianos, Simon Clarke, Jimmy Whelan e Lachlan Morton, de dois norte-americanos, Lawson Craddock e Sean Bennett, do equatoriano Jonathan Caicedo e do estónio Tanel Kangert.

"Esta é uma equipa dedicada ao ataque, um grupo que vai ter de explorar e procurar oportunidades dia após dia", considerou o diretor desportivo, Fabrizio Guidi.

A 103.ª edição da Volta a Itália arranca no sábado, com um contrarrelógio em Palermo, terminando em 25 de outubro em Milão, em novo crono, ao cabo de 21 etapas e um total de 3.497,9 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Outubro é sinónimo de...2 Grandes Voltas...3 Monumentos...6 Clássicas...e muitas horas em direto com o melhor ciclismo de estrada!”


Por:
  Vasco Simões

Em outubro, os grandes eventos desportivos mundiais continuam a proporcionar muitas horas de ação e entretenimento aos seus fãs e vai poder ver tudo no Eurosport. O ciclismo prepara-se para um mês único, como não há memória, com a Volta a Itália e a Volta a Espanha coladas durante seis dias de competição. 

Pelo meio realizam-se outras provas icónicas como os ‘Monumentos’ Liège-Bastogne-Liège, Paris – Roubaix ou a Volta a Flandres e ainda clássicas de prestígio e tradição como De Brabantse Pijl – La Flèche Brabançonne, Amstel Gold Race, Paris – Tours, Gent – Wevelgem, Scheldprijs e Driedaagse Brugge – De Panne. Algo absolutamente imperdível! Conheça melhor aquilo que vai poder ver em outubro no Eurosport.

 

Volta a Itália

3 a 25 outubro – Itália

Depois de muita incerteza e de um longo período de adiamento, devido à pandemia de COVID-19, o Giro d’Italia está de volta à estrada! A partir do dia 3 de outubro os fãs de ciclismo vão poder acompanhar em direto e em exclusivo no Eurosport esta ‘Grande Volta’.

A 103.ª edição do Giro arranca na região da Sicília, palco de quatro etapas, entre as quais se inclui uma passagem pelo Monte Etna, que chega a uma altitude de 1.775 metros. O pelotão segue para a ‘bota’, mas este ano o percurso é centrado na costa adriática rumo a norte.

As etapas de montanha vão exigir muito das pernas dos ciclistas e estão previstas subidas a Madonna di Campiglio, Stelvio, Izoard e Sestriere. O Giro termina com um contrarrelógio individual na Piazza Duomo, na cidade de Milão. Quem será o melhor no final dos 3497.9 quilómetros do Giro 2020? Quem vestirá a camisola rosa? Quem irá erguer o troféu infinito em Milão e entrar para a história? Acompanhe o Giro d’Italia em exclusivo no Eurosport e descubra a resposta.

Richard Carapaz não vai estar presente nesta edição do Giro para defender a ‘Maglia Rosa’, depois da vitória em 2019. O equatoriano preferiu centrar as suas energias na Vuelta 2020. Os italianos Alfredo Binda e Fausto Coppi e o belga Eddy Merckx conquistaram o Giro cinco vezes cada, ao longo das suas carreiras, e são os ciclistas mais destacados na lista de vencedores.

 

Volta a Espanha 

20 de outubro a 8 de novembro – Espanha

Se ver uma ‘Grande Volta’ é bom, então duas é ainda melhor! Em outubro, os fãs de ciclismo vivem um momento fantástico no qual vão poder acompanhar o final da Volta a Itália e o início da Volta a Espanha em simultâneo. Durante seis dias, as corridas vão mesmo colar uma à outra. As tardes no Eurosport são para ficar agarrado ao ecrã e acompanhar o melhor ciclismo do mundo.

De 20 de outubro a 8 de novembro discute-se a 75.ª edição de La Vuelta. Ao todo, o pelotão terá de cumprir 2.892,2 quilómetros, divididos em 18 etapas, num percurso desenhado pelo norte e centro de Espanha. O arranque acontece em Irún já com alguma montanha pelo caminho nos 171 quilómetros de etapa.

A Volta a Espanha 2020 conta ainda com quatro etapas em linha, seis de média montanha, um contrarrelógio individual e ainda cinco de alta montanha. Estão previstas subidas ao Tourmalet, em França, ao duríssimo Angliru e La Covatilla. A prova termina, como é habitual, em Madrid.

Esta será a oportunidade de ver Chris Froome, vencedor da Vuelta em 2011 e 2017, com as cores da INEOS pela última vez, já que o britânico muda de equipa na próxima temporada. Mas o britânico não é a única atração nesta corrida que atrai anualmente grandes estrelas do pelotão internacional.

A camisola vermelha – símbolo do líder da Vuelta – cumpre 11 anos de existência e é já uma instituição! No ano passado, o esloveno Primoz Roglic vestiu a ‘camiseta roja’ no pódio em Madrid. Foi a primeira Grande Volta da carreira do homem da Jumbo-Visma.

 

Liège – Bastogne – Liège MONUMENTO

4 de outubro – Bélgica

Eurosport 2 – 18:00H (em diferido)

A Liège-Bastogne-Liège é um dos cinco ‘Monumentos’ do ciclismo, juntamente com a Milano-Sanremo, a Volta à Flandres, a Paris-Roubaix e a Volta à Lombardia. A primeira edição realizada em 1892 faz desta prova, também conhecida por ‘La Doyenne’ (A Velha Senhora), uma das mais antigas da história da modalidade.

A Liège-Bastogne-Liège é considerada uma das provas de um dia mais difíceis do mundo devido à sua distância e percurso exigente e por vezes marcado por condições atmosféricas adversas. Ao contrário de outras clássicas, a dificuldade para o pelotão não advém dos setores de empedrado, mas sim das subidas.

Ao longo da história de 105 edições, contam-se vencedores como Léon Houa, Moreno Argentin, Alejandro Valverde ou Eddy Merckx, o supercampeão belga que detém um recorde de cinco vitórias, obtidas em 1969, 1971, 1972, 1973 e 1975. No ano passado, o dinamarquês Jakob Fuglsang (Astana) venceu esta histórica corrida.

 

De Brabantse Pijl / La Flèche Brabançonne CLÁSSICA

7 de outubro – Bélgica

Eurosport 2 – 15:30H 

A De Brabantse Pijl ou La Flèche Brabançonne faz parte do calendário das Clássicas da Flandres. A corrida tem um perfil essencialmente plano, ideal para sprinters, e inclui vários setores de empedrado que em muito complicam a vida dos ciclistas. Criada em 1961, esta clássica cumpre este ano a sua 60.ª edição. Os ciclistas belgas têm dominado a competição com um total de 38 vitórias, das quais se destacam as quatro de Edwig Van Hooydonk, obtidas em 1987, 1991, 1993 e 1995, um feito inigualável até aos dias de hoje. Na época passada, o holandês Mathieu van der Poel (Corendon-Circus) garantiu a sua primeira vitória da carreira na Flèche Brabançonne.

 

Amstel Gold Race CLÁSSICA

10 de outubro – Bélgica

Eurosport 2 – 17:30H (em diferido)

A Amstle Gold Race faz parte do calendário das “Clássicas das Ardenas” tendo-se estreado em 1966. Nasceu a partir da vontade dos organizadores terem uma prova que competisse com os ‘Monumentos’ de Itália e da Flandres. A referência Amstel Gold, que dá o nome à prova, está relacionada com a marca de cerveja que patrocina o evento e não com o rio Amstel.

Este ano, a Amstel Gold Race parte novamente da Praça Vrijthof, em Maastricht. A meta estará situada no Vilt-Valkenburg. O pelotão enfrenta mais de 250 quilómetros recheados de muitos pontos críticos, empedrado e setores particularmente exigentes e muitas subidas. O Cauberg, uma rampa de 1200m com um grau de inclinação máximo de 12%, em Valkenburg aan de Geul, é um dos principais pontos de atração.

Entre os vencedores recentes da Amstel Gold Race encontram-se Mathieu van der Poel (2019), Michael Valgren Andersen (2018), Philippe Gilbert (2017, 2014, 2011 e 2010), Enrico Gasparotto (2016) ou Michal Kwiatkowski (2015). Com cinco triunfos, o holandês Jan Raas detém o recorde de vitórias na Amstel Gold Race (1977, 1978, 1979, 1980 e 1982).

 

Gent – Wevelgem CLÁSSICA

11 de outubro – Bélgica

Eurosport 1 – 19:00H (em diferido)

A Gent – Wevelgenm, clássica belga criada em 1934, liga as localidades de Ypres e Wevelgenm num percurso de 280 quilómetros. Os principais obstáculos na prova são o vento, a chuva e os ‘muros’, dos quais se destacam o Baneberg, o Monteberg e o Kemmelberg, este último uma subida de 1km, em empedrado, com uma inclinação máxima de 23%. No entanto, o perfil da corrida adequa-se mais aos sprinters, que têm dominado o palmarés da prova. Em 81 edições, a vitória foi para ciclistas da casa em 49 vezes. Robert Van Eenaeme, Rik Voan Looy, Eddy Merckx, Mario Cipollini, Peter Sagan e Tom Boonen com três triunfos cada são alguns dos campeões mais destacados da Gent – Wevelgen. No ano passado, Alexander Kristoff (UAE – Team Emirates) venceu a corrida ao “sprint” batendo o alemão Jonh Degenkolb e o belga Oliver Naesen.

 

Paris – Tours  CLÁSSICA

11 de outubro – França

Eurosport 2 – 15:30H (em diferido)

Acompanhe a Paris - Tours uma emocionante prova de ciclismo de estrada de apenas um dia disputada entre estas duas cidades de França, num percurso com uma extensão de cerca de 250 km. A primeira edição da Paris – Tours realizou-se em 1896, o que a converte numa das clássicas mais antigas do mundo. Ao longo de 113 edições foram muitos os ciclistas a inscreverem o seu nome na história da competição. Em 2019, a vitória foi garantida pelo belga Jelle Wallays (Lotto Soudal).

 

Scheldeprijs / Grand Prix de l’Escaut  CLÁSSICA

14 de outubro – Bélgica

Eurosport 1 – 15:30 

A Scheldeprijs ou Grand Prix de l’Escaut é uma emocionante clássica que se inclui no calendário das Clássicas da Flandres. Criada em 1907 é uma das competições mais antigas de sempre na região, sendo conhecida no passado por Scheldeprijs Schoten e Scheldeprjis Vlaanderen. A corrida tem cerca de 200 quilómetros e um perfil essencialmente plano, muito ao gosto dos sprinters. Pelo caminho, o pelotão enfrenta vários setores de empedrado que variam entre os 1300 e os 3000 metros.

O alemão Marcel Kittel já conquistou cinco edições da Scheldeprijs (2012, 2013 e 2014, 2016 e 2017). Um recorde na competição! No ano passado, a vitória coube ao holandês Fabio Jakobsen (Deceunink-Quick-Step), repetindo o êxito de 2018. No historial de vencedores da Scheldeprijs figuram os nomes como Eddy Merckx, Rik Van Looy, Mario Cipollini, Freddy Maertens, Roger De Vlaeminck, Erik Zabel ou Tom Boonen.

 

Volta a Flandres  MONUMENTO

18 de outubro – Bélgica

Emissão simultânea com Giro e Vuelta 

Resumo em diferido no Eurosport 2 – 20:30H

A Volta à Flandres é uma das mais importantes clássicas realizadas na Bélgica e um dos cinco ‘Monumentos’ da temporada. Criado em 1913, o Tour de Flandres ou De Ronde van Vlaanderen, cumpriu a sua 100.ª edição em 2016. É organizada ininterruptamente desde 1919. Este ano cumpre-se a 104.ª edição do famoso ‘Monumento’.

A Volta a Flandres é famosa pelos seus ‘muros’, rampas acentuadas muitas delas em ‘pavê’ ou empedrado, que prometem criar muitas dificuldades aos ciclistas, algumas quedas, e muita emoção aos espetadores. O mais icónico é o Muro van Geraardsbergen, com a sua famosa igreja no alto. No ano passado, a vitória coube ao italiano Alberto Bettiol (EF Education First). Ainda assim, os belgas dominam a tabela de vitórias com um total de 69.

 

Três Dias de Bruges – De Panne  CLÁSSICA

21 de outubro – Bélgica

Eurosport 1 – 14:45H 

Os Três Dias Bruges - De Panne, ou Driedaagse Brugge – De Panne, é uma prova belga de estrada de grande prestígio que em 2019 entrou, pela primeira vez, para o Circuito Mundial da UCI. O pelotão terá de pedalar cerca de 200 quilómetros entre Bruges e De Panne até chegar à meta. Ao longo da corrida, os ciclistas irão enfrentar muitos setores de empedrado e ventos fortes.

No palmarés desta clássica belga constam vencedores como Johan Museeuw, Michele Bartoli, Peter Van Petegem, Seán Kelly, Jelle Nijdam, Viatcheslav Ekimov. O belga Eric Vanderaerden é o recordista com cinco títulos: 1986, 1987, 1988, 1989 e 1993. No ano passado o triunfo coube ao holandês Dylan Groenewegen (Jumbo – Jisma).

 

Paris – Roubaix  MONUMENTO

25 de outubro – França

Eurosport 1 – 08:45H 

A Paris-Roubaix é uma das mais antigas e emblemáticas clássicas da história, famosa pela sua dureza, devido ao grande número de setores de empedrado que os ciclistas enfrentam. Conhecida também como ‘Inferno do Norte’ é um dos cinco ‘Monumentos’ da temporada.

Criada em 1896, tinha inicialmente partida de Paris, estando a meta situada no Velódromo de Roubaix, nos arredores de Lille, cerca de 250 quilómetros depois. Desde 1977 o arranque acontece em Compiègne, 80 quilómetros a Norte de Paris. Para os amantes da modalidade, esta é a grande oportunidade para ver alguns dos melhores do mundo em estradas que geralmente estão fechadas ao trânsito nos restantes dias do ano. O pelotão chega a ter de superar 29 setores de empedrado, num total de 50 quilómetros. Trouée d’Arenberg, Mons-en-Pévèle, Carrefour de l’Arbre ou Quiévy – Saint-Python são alguns dos setores de empedrado mais famosos devido à sua extensão, estado do piso e grau de dificuldade.

No ano passado, o triunfo pertenceu ao belga Philippe Gilbert (Deceunink-Quick-Step), que depois de quase seis horas de prova, teve pernas para bater ao sprint o alemão Nils Politt num Velódromo de Roubaix completamente cheio. Foi a 22.ª clássica da carreira de Gilbert.

O Eurosport orgulha-se de ser ‘A Casa do Ciclismo’ na Europa e o destino inevitável para todos os fãs da modalidade. O Eurosport garante uma cobertura sem rival de algumas das provas mais prestigiadas do calendário onde se incluem as três Grandes Voltas, os cinco Monumentos, mais de 35 corridas do World Tour da Union Cycliste International (UCI), e todos os Campeonatos do Mundo. São mais de 2.500 horas de ciclismo em direto repartidas ao longo de 200 dias de competição e mais de 100 eventos desportivos.

 

Nota:

*Todos os horários estão sujeitos a alterações, condicionamentos ou cancelamentos.

*Durante seis dias as transmissões da Volta a Itália e da Volta a Espanha vão coincidir pelo o Eurosport vai acompanhar em simultâneo as duas corridas. Os resumos individualizados do Giro e da Vuelta podem ser vistos ao final do dia no Eurosport.

Fonte: Discovery Networks

“Diz que apoia Donald Trump e é afastado da equipa: Simmons cai em desgraça nas redes sociais”


Trek-Segafredo não gostou dos comentários que o campeão mundial de juniores fez no Twitter

Por: Record

Foto: Instagram

O jovem norte-americano Quinn Simmons, campeão do Mundo de estrada de juniores, foi afastado da Trek-Segafredo depois de se revelar apoiante de Donald Trump nas redes sociais.  

Tudo começou com um post de um jornalista holandês especializado em ciclismo no Twitter. "Meus queridos amigos norte-americanos, espero que este horrível mandato presidencial acabe para vocês e para nós (antigos?) aliados também. Se me segues e és apoiante de Trump podes ir embora. Não há desculpas para votar neste homem horrível", escreveu José Been. Simmons, de 19 anos, respondeu-lhe com um emoji de uma mão negra a acenar-lhe.

Depois, alguém escreveu que aparentemente o jovem ciclista era um 'Trumper', ou seja, um apoiante de Donald Trump, ao que Simmons respondeu: "É verdade".

Atenta a tudo isto, a Trek-Segafredo acabou por emitir um comunicado, em que anunciava o afastamento do corredor da equipa.

"A equipa Trek-Segafredo é uma organização que valoriza a inclusão e apoia a diversidade e igualdade no desporto para todos os desportistas. Embora apoiemos o direito e a liberdade de expressão, também responsabilizamos as pessoas pelas suas palavras e ações.

Lamentavelmente o nosso corredor Quinn Simmons fez vários comentários nas redes sociais que sentimos serem incendiários e que prejudicam a equipa, o ciclismo profissional, os fãs e o futuro positivismo que esperamos ajudar a criar no desporto.

Como tal, não voltará a correr com a Trek-Segafredo até novo aviso. A equipa e os patrocinadores vão trabalhar no sentido de determinar como avançaremos e como manteremos os nossos adeptos informados das decisões tomadas a este respeito."

Fonte: Record on-line

“Raquel Queirós oitava na corrida sub-23 da Taça do Mundo de cross country”


Ciclista luta por lugar nos Jogos Olímpicos

Por: Lusa

Foto: Instagram

A ciclista portuguesa Raquel Queirós conseguiu esta quinta-feira o oitavo lugar na corrida sub-23 da Taça do Mundo de cross country olímpico, a decorrer na cidade checa de Nove Mesto na Morave.

A campeã nacional desta vertente de BTT, que procura um lugar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para 2021, acabou a prova na República Checa no top-10, com um tempo de 1:30.26 horas.

A vencedora em Nove Mesto na Morave foi a italiana Giorgia Marchet, cerca de dois minutos mais rápida do que a ciclista lusa.

Fonte: Record on-line

“Mads Pedersen vence terceira etapa do Binckbank Tour e é o novo líder”


Campeão do mundo de fundo em 2019, impôs-se no 'sprint' ao belga Jasper Philipsen

Por: Lusa

O ciclista dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) venceu hoje a terceira etapa do Binckbank Tour, depois de uma 'folga' forçada na quarta-feira por cancelamento da etapa, e é o novo líder da geral individual.

Pedersen, campeão do mundo de fundo em 2019, impôs-se no 'sprint' ao belga Jasper Philipsen (UAE Emirates), que tinha vencido a primeira etapa e hoje foi segundo, e ao alemão Pascal Ackermann (BORA-hansgrohe), que voltou a ser terceiro.

Na geral, e sem diferenças de tempo, Pedersen assume a amarela de Philipsen a caminho de uma quarta etapa que será agora um contrarrelógio, e não uma etapa em linha, dado o cancelamento das etapas inicialmente programadas para decorrer nos Países Baixos, devido à pandemia de covid-19.

O 'corte' de território holandês tem dominado o decorrer da prova WorldTour, que agora terminará no sábado em Geraardsbergen, cidade na qual terão um circuito acidentado para definir as últimas diferenças da geral.

Hoje, a cidade de Aalter acolheu também a chegada, num esforço de 'última hora' dos organizadores de encaixarem um percurso inteiramente dentro da Bélgica a horas da partida para nova etapa, que estava em risco como a de quarta-feira, um dia de descanso inesperado para o pelotão.

Fonte: Record on-line

“Giro 2020: Confira as equipas, as etapas e o historial de vencedores”


Edição 103 da Volta a Itália vai decorrer de 3 a 25 de outubro.

Richard Carapaz vai defender o triunfo de 2019 Lusa

A 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta começa sábado, em Palermo, e termina em 25 de outubro, em Milão.

 

São estas as 21 etapas:

03 out: 1.ª etapa, Monreale - Palermo, 15,1 km (CRI).

04 out: 2.ª etapa, Alcamo - Agrigento, 149 km.

05 out: 3.ª etapa, Enna - Etna, 150 km.

06 out: 4.ª etapa, Catania - Villafranca Tirrena, 140 km.

07 out: 5.ª etapa, Mileto - Camigliatello Silano, 225 km.

08 out: 6.ª etapa, Castrovillari - Matera, 188 km.

09 out: 7.ª etapa, Matera - Brindisi, 143 km.

10 out: 8.ª etapa, Giovinazzo - Vieste, 200 km.

11 out: 9.ª etapa, San Salvo – Roccaraso, 207 km.

 

12 out: Dia de descanso

 

13 out: 10.ª etapa, Lanciano - Tortoreto, 177 km.

14 out: 11.ª etapa, Porto Sant'Elpidio - Rimini, 182 km.

15 out: 12.ª etapa, Cesenatico - Cesenatico, 204 km.

16 out: 13.ª etapa, Cervia - Monselice, 192 km.

17 out: 14.ª etapa, Conegliano - Valdobbiadene, 34,1 km (CRI).

18 out: 15.ª etapa, Rivolto - Piancavallo, 185 km.

 

19 out: Dia de descanso

 

20 out: 16.ª etapa, Udine - San Daniele del Friuli, 229 km.

21 out: 17.ª etapa, Bassano del Grappa – Madonna di Campiglio, 203 km.

22 out: 18.ª etapa, Pinzolo - Laghi di Cancano, 207 km.

23 out: 19.ª etapa, Morbegno - Asti, 253 km.

24 out: 20.ª etapa, Alba - Sestriere, 198 km.

25 out: 21.ª etapa, Cernusco sul Naviglio - Milão, 15,7 km (CRI).

 

Em prova estarão 22 equipas:

 World Tour:

AG2R La Mondiale (Fra).

Groupama-FDJ (Fra).

Lotto-Soudal (Bel).

Deceuninck-Quick Step(Bel).

CCC (Pol).

Education First (EUA).

Trek-Segafredo (EUA).

BORA-hansgrohe (Ale).

Sunweb (Ale).

NTT Pro Cycling(Afs).

Mitchelton-Scott (Aus).

Bahrain-McLaren (Bhr).

Movistar (Esp).

UAE-Emirates (EAU).

INEOS (GB).

Astana (Caz).

Jumbo-Visma (Hol).

Israel Start-Up Nation (Isr).

Cofidis, Solutions Crédits (Fra).

 

Continental profissional:

Androni Giocattoli - Sidermec (Ita).

Bardiani - CSF - Faizanè (Ita).

Vini Zabù - KTM (Ita).

 

Foram estes os anteriores vencedores da prova:

2019 Richard Carapaz, Ecu

2018 Chris Froome, GB

2017 Tom Dumoulin, Hol

2016 Vincenzo Nibali, Ita

2015 Alberto Contador, Esp

2014 Nairo Quintana, Col

2013 Vincenzo Nibali, Ita

2012 Ryder Hesjedal, Can

2011 Michele Scarponi, Ita *

2010 Ivan Basso, Ita

2009 Denis Menchov, Rus

2008 Alberto Contador, Esp

2007 Danilo Di Luca, Ita

2006 Ivan Basso, Ita

2005 Paolo Savoldelli, Ita

2004 Damiano Cunego, Ita

2003 Gilberto Simoni, Ita

2002 Paolo Savoldelli, Ita

2001 Gilberto Simoni, Ita

2000 Stefano Garzelli, Ita

1999 Ivan Gotti, Ita

1998 Marco Pantani, Ita

1997 Ivan Gotti, Ita

1996 Pavel Tonkov, Rus

1995 Tony Rominger, Sui

1994 Evgeni Berzin, Rus

1993, Miguel Indurain, Esp

1992, Miguel Indurain, Esp

1991 Franco Chioccioli, Ita

1990 Gianni Bugno, Ita

1989 Laurent Fignon, Fra

1988 Andrew Hampsten, EUA

1987 Stephen Roche, Irl

1986 Roberto Visentini, Ita

1985 Bernard Hinault, Fra

1984 Francesco Moser, Ita

1983 Giuseppe Saronni, Ita

1982 Bernard Hinault, Fra

1981 Giovanni Battaglin, Ita

1980 Bernard Hinault, Fra

1979 Giuseppe Saronni, Ita

1978 Johan De Muynck, Bel

1977 Michel Pollentier, Bel

1976 Felice Gimondi, Ita

1975 Fausto Bertoglio, Ita

1974 Eddy Merckx, Bel

1973 Eddy Merckx, Bel

1972 Eddy Merckx, Bel

1971 Gosta Pettersson, Sue

1970 Eddy Merckx, Bel

1968 Eddy Merckx, Bel

1967 Felice Gimondi, Ita

1966 Gianni Motta, Ita

1965 Vittorio Adorni, Ita

1964 Jacques Anquetil, Fra

1963 Franco Balmamion, Ita

1962 Franco Balmamion, Ita

1961 Arnaldo Pambianco, Ita

1960 Jacques Anquetil, Fra

1959 Charly Gaul, Lux

1958 Ercole Baldini, Ita

1957 Gastone Nencini, Ita

1956 Charly Gaul, Lux

1955 Fiorenzo Magni, Ita

1954 Carlo Clerici, Sui

1953 Fausto Coppi, Ita

1952 Fausto Coppi, Ita

1951 Fiorenzo Magni, Ita

1950 Hugo Koblet, Sui

1949 Fausto Coppi, Ita

1948 Fiorenzo Magni, Ita

1947 Fausto Coppi, Ita

1946 Gino Bartali, Ita

1940 Fausto Coppi, Ita

1939 Giovanni Valetti, Ita

1938 Giovanni Valetti, Ita

1937 Gino Bartali, Ita

1936 Gino Bartali, Ita

1935 Vasco Bergamaschi, Ita

1934 Learco Guerra, Ita

1933 Alfredo Binda, Ita

1932 Antonio Pesenti, Ita

1931 Francesco Camusso, Ita

1930 Luigi Marchisio, Ita

1929 Alfredo Binda, Ita

1928 Alfredo Binda, Ita

1927 Alfredo Binda, Ita

1926 Giovanni Brunero, Ita

1925 Alfredo Binda, Ita

1924 Giuseppe Enrici, Ita

1923 Costante Girardengo, Ita

1922 Giovanni Brunero, Ita

1921 Giovanni Brunero, Ita

1920 Gaetano Belloni, Ita

1919 Costante Girardengo, Ita

1914 Alfonso Calzolari, Ita

1913 Carlo Oriani, Ita

1912 Atala (vencedora por equipas)

1911 Carlo Galetti, Ita

1910 Carlo Galetti, Ita

1909 Luigi Ganna, Ita

Fonte: Sapo on-line

“Volta a Portugal, 5ª Etapa Oliveira do Hospital/Águeda”


Por: José Morais

Fotos: Federação Portuguesa Ciclismo

A quinta etapa da Volta a Portugal realiza-se esta sexta-feira, dia 2, terá uma extensão de 176.3 quilómetros, e ligará Oliveira do Hospital a Águeda.

Tem horário de partida marcada para as 12.50 horas, e a hora de chegada prevista para as 17.29 horas, e pelo meio vão existir três metas volantes, e dois prémios de montanha, de quarta categoria.

 

Depois da tão disputada etapa de hoje entre a Guarda e o alto da Torre, dois dias após a subida ao alto da Senhora da Graça, tudo está ainda em aberto, Joni Brandão foi o 1º na etapa Rainha, mas Amaro Antunes segurou a camisola amarela, e vais partir de Oliveira do Hospital com a mesma vestida, será que o desgaste deste três dia de competição bastante duros,  Amaro Antunes continuará a segurar a amarela.


Será que vai haver mudanças, já que Frederico Figueiredo do Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel se encontra apenas a 13s, e mais três corredores encontram-se a pouco mais de 1m. Uma coisa é certa, alterações na classificação final vai haver, e será aqui que se pode já começar a definir mesmo a chegada a Lisboa de amarelo, onde vamos encontrar o vencedor da Edição Especial de 2020 da Volta a Portugal em Bicicleta.

Ficaremos a aguardar, e amanhã assim que terminar a etapa, traremos de imediato notícias sobre o vencedor da etapa Rainha. 

Fica aqui o trajeto da etapa, e o perfil da mesma.

“Volta a Portugal/Capital das bicicletas regressa ao percurso e espera pelos sprinters”


Se há terra que pode dizer que é de ciclismo é Águeda. Não é por acaso que é considerada a capital da bicicleta, por toda uma indústria que tem as bicicletas no centro das atenções. Por isso mesmo, tinha de fazer parte da Edição Especial e assim transmitir uma mensagem de esperança ao território nacional e às suas gentes.

A sua ausência da Volta a Portugal é longa. É preciso recuar a 2001, quando o italiano Salvatore Commesso lá venceu. Mas sem ser nesta corrida, há uma pessoa que está na Volta e que ganhou em Águeda em 2007, no Grande Prémio CTT Correios de Portugal. José Azevedo estava em final de carreira, representando o Benfica. Agora é diretor desportivo da Nippo Delko One Provence.

Azevedo não era sprinter, mas esta sexta-feira, a expetativa é de uma chegada para os homens mais rápidos, que saíram frustrados da etapa de Viseu. Oier Lazkano (Caja Rural) conseguiu manter-se isolado à frente do pelotão, numa etapa que teve mais dificuldades do que terá a de quinta.

Celavisa e Espinheira são duas quartas categorias e apesar de algum sobe e desce na primeira metade da corrida, os últimos 70 quilómetros serão planos. Oliveira do Hospital – no Largo Ribeiro do Amaral – receberá a partida (12h50) para os 176,3 quilómetros, com a meta a estar instalada na Avenida Calouste Gulbenkian (previsão de chegada entre 17h30 e 17h45). Ao contrário de Águeda – que é palco habitual do Grande Prémio Abimota -, Oliveira do Hospital tem surgido no percurso da Volta em anos recentes.

 

Candidatos

À cabeça terá de estar Daniel McLay. O sprinter da Arkéa Samsic veio a Portugal para ganhar etapas como esta e foi o primeiro do pelotão em Viseu. O segundo lugar soube a pouco ao britânico. Entre os portugueses César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), João Matias (Aviludo-Louletano), Samuel Caldeira (W52-FC Porto) e Leangel Linarez (Miranda-Mortágua) são candidatos a uma vitória.

Porém, há um pormenor em ter em conta. Em certas zonas do percurso, o vento poderá pregar partidas, com rajadas de 35 quilómetros/hora e mesmo em Águeda haverá algum vento, segundo as previsões. Estas apontam também para a possibilidade de chuva.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com