terça-feira, 14 de setembro de 2021

“Volta ao Luxemburgo com João Almeida, abre uma semana receada de muito ciclismo no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Foto: Eurosport

 

O ciclismo está de regresso em força à grelha de programação do Eurosport esta semana com uma série de corridas que prometem fazer as delícias dos fãs da modalidade e garantem muitas horas de ação. Luxemburgo, Eslováquia, Bélgica, Alemanha e Itália são alguns dos palcos onde o Eurosport irá acompanhar as corridas mais importantes da semana.

Depois da Volta a Espanha e dos Europeus de Ciclismo, a partir desta terça-feira arranca mais uma edição da Volta ao Luxemburgo. O pequeno Grão-Ducado recebe algumas das melhores equipas e ciclistas do mundo para cinco dias que prometem muita emoção. João Almeida é a estrela principal do cartaz para a competição deste ano. O ciclista português estreou-se esta temporada a vencer no World Tour com a conquista da Volta à Polónia e aposta novamente num bom resultado. David Gaudu, Fausto Masnada, Nairo Quintana, Bauke Mollema, Caleb Ewan, Ben O’Connor, Vincenzo Nibali ou Esteban Chaves são alguns dos principais rivais de Almeida.

A partir de quarta-feira, dose quádrupla de ciclismo. Para além da Volta ao Luxemburgo realiza-se a 93.ª edição do Giro della Toscana, a 62.ª edição do Grande Prémio da Valónia e a 65.ª edição da Volta à Eslováquia. A ‘Clássica’ italiana, também conhecida como ‘Memorial Alfredo Martini, realiza-se na localidade de Pontedera e os ciclistas terão de cumprir duas voltas em torno da cidade e um total de 191.5 km até à meta. Já a ‘Clássica’ belga estende- se ao longo de 208.1 km e liga as localidades de Aywaille e Citadelle de Namur. Giacomo Nizzolo, Tim Wellens, Christophe Laporte ou Aurélien Paret-Peintre são alguns dos ciclistas mais bem cotados a marcar presença na prova de este ano que está de volta à estrada depois de no ano passado ter sido cancelada por causa da pandemia.

Mais longa será a Volta à Eslováquia com a última etapa marcada para domingo, 19 de setembro, em Trnaval. Peter Sagan é a estrela maior da nação anfitriã. O ciclista três vezes campeão do mundo de estrada apresenta-se com a ambição de conquistar uma prova perante o seu público que ainda não conseguiu adicionar ao seu currículo.

Itália volta a estar em destaque na quinta-feira com a transmissão do Grande Prémio Cidade de Peccioli, corrida da Coppa Sabatini com uma extensão de 210.8 km e na qual competem estrelas locais como Sonny Cobrelli, Diego Ulissi ou Gianni Moscon. No mesmo dia, mas para a Taça da Bélgica, cumpre-se a 106.ª edição do Campeonato de Flandres, prova de 196 km com partida e chegada em Koolskamp e na qual Mathieu van der Poel encabeça a lista de favoritos ao triunfo.

Durante o fim-de-semana, para além da oferta acima mencionada, o Eurosport emite mais duas clássicas: no sábado cumpre-se a Primus Classic, na Bélgica, e no domingo a Eschborn- Frankfurt, na Alemanha. No entanto, o grande destaque do último dia da semana vai para o arranque de mais uma edição dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada, em Flandres, na Bélgica, e nos quais Portugal se apresenta com 17 corredores.

Muito ciclismo de grande qualidade para acompanhar nos canais Eurosport ao longo da semana. Para mais detalhes de programação consulte o site www.eurosport.pt

 

Volta ao Luxemburgo

 

14 de set. – 1ª etapa – Luxembourg City – Luxembourg City – 140 km

15 de set. – 2ª etapa – Steinfort – Eschdorf – 186.1 km

16 de set. – 3ª etapa – Mondorf-les-Bains – Dudelange – 189.3 km

17 de set. – 4ª etapa – Contrarrelógio – Dudelange – 25.4 km

18 de set. – 5ª etapa – Mersch – Luxembourg City – 183.7 km

 

Grande Prémio da Valónia

 

15 de set. – Aywaille – Citadelle de Namur – 208.1 km

 

Giro della Toscana - Memorial Alfredo Martini

 

15 de set. – Pontedera – Pontedera – 191.5 km

 

Volta à Eslováquia

 

15 de set. – Prólogo – Kosice – Kosice– 1.6 km

16 de set. – 1ª etapa – Kosice – Kosice – 158.4 km

17 de set. – 2ª etapa – Spisské Podhradie – Dolny Kubín – 179.7 km

18 de set. – 3ª etapa – Dolny Kubín – Povazská Bystrica – 193.2 km

19 de set. – 4ª etapa – Trencianske – Trnaval – 159.2 km

 

Coppa Sabatini – Gran Premio città di Peccioli

 

16 de set. – Peccioli – Peccioli – 210.8 km

 

Taça da Bélgica – Kampioenschap van Vlaanderen

 

17 de set. – Koolskamp – Koolskamp – 196 km

 

Primus Classic

 

18 de set. – Brakel – Haacht – 197.7 km

 

Eschborn-Frankfurt

 

19 de set. – Eschborn – Frankfurt-am-Main– 187.5 km

 

Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada – Flandres, Bélgica

 

19 a 26 de set.

Fonte: Discovery Networks

“EFAPEL muda de 'casa' e nasce a Glassdrive-Q8”


Equipa comandada por Carlos Pereira anunciou novos patrocinadores, novas cores da equipa foram apresentadas

 

Por: Record com Lusa

A equipa que integra os ciclistas Mauricio Moreira, Frederico Figueiredo ou Rafael Reis vai chamar-se Glassdrive-Q8-Anicolor na próxima temporada, depois de a Efapel, o seu atual patrocinador, se ter 'transferido' para o novo projeto de José Azevedo, conforme o próprio confirmou a Record esta segunda-feira. "Sim, é verdade, a equipa vai chamar-se Efapel", disse-nos José Azevedo, revelando que o projeto é "de três anos" como formação Continental Profissional.

Já esta manhã, nas redes sociais, Azevedo confirmou aos seus seguidores a novidade. "Há três meses divulguei aquilo que é um dos meus maiores sonhos e desafios, a criação de uma equipa profissional de ciclismo. Equipa essa que se vai denominar EFAPEL Cycling e que será uma realidade em 2022", anunciou José Azevedo na sua página na rede social Facebook, horas antes da equipa atualmente apoiada por esse mesmo patrocinador revelar a nova denominação para 2022.

A inusual 'dança' de patrocinadores no pelotão português, motivada pela decisão da Efapel de não prolongar o vínculo com a formação de Águeda e hoje confirmada, poderá provocar equívocos junto dos adeptos mais distraídos, que terão de habituar-se a ver Mauricio Moreira, o vice-campeão da última Volta a Portugal, Rafael Reis, o homem que venceu quatro etapas, ou Frederico Figueiredo, o terceiro classificado da edição especial de 2020, com o equipamento da Glassdrive-Q8-Anicolor.

O anúncio dos novos patrocinadores foi feito esta segunda-feira, no Luso, por Carlos Pereira, o 'manager' do Clube Desportivo Fullracing, a estrutura base da formação amarela que dominou esta época velocipédica em Portugal.

Já a equipa de José Azevedo ainda não anunciou oficialmente os ciclistas que a representarão na sua estreia no pelotão, na próxima temporada, mas o experiente João Benta (Rádio Popular-Boavista) e Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), o recente vencedor do Grande Prémio JN, confirmaram à Lusa que vão estar nas fileiras do novo projeto do antigo diretor desportivo de Delko, Katusha ou RadioShack.

Fonte: Record on-line

"João Almeida: «Para ser honesto, não me sentia muito bem, mas arriscámos e ganhei»”


Ciclista português da Deceuninck-QuickStep venceu a primeira etapa da Volta ao Luxemburgo

 

Por: Lusa 

Foto: Twitter Deceuninck-QuickStep

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) mostrou-se esta terça-feira "feliz" com a vitória numa "etapa difícil" da Volta ao Luxemburgo em bicicleta, a primeira, ascendendo à liderança da 81.ª edição da prova após um triunfo ao sprint.

"Foi uma etapa difícil, felizmente a equipa ganhou. Estou feliz com isso, e tenho de agradecer a todos os colegas de equipa. Esta é nossa", declarou o corredor de 23 anos.

Almeida, de 23 anos, somou a quinta vitória da temporada após 140 quilómetros com partida e chegada na cidade do Luxemburgo, cumpridas em 3:16.09 horas, batendo ao sprint o holandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo), segundo, e o suíço Marc Hirschi (UAE Emirates), terceiro.

A vitória logo a abrir, num dia de perfil acidentado, deixa-o com quatro segundos de vantagem para Mollema e seis para Hirschi, assumindo ainda a liderança da classificação da juventude e a dos pontos.

Olhando para o traçado, a equipa, que somou a 56.ª vitória este ano, sabia que se o luso "tivesse pernas, seria uma boa chegada". "Para ser honesto, não me sentia muito bem, mas arriscámos e ganhei", contou.

Depois de duas últimas subidas "nada fáceis, mesmo sendo curtas", a chegada acabou por acontecer por um grupo restrito, recheado dos principais favoritos à conquista da geral final, na qual talvez o principal de todos se impôs, ao sprintar pela esquerda face à multidão na direita.

Olhando para a frente, o espírito é apenas o de "vencer mais", mesmo que a equipa possa "relaxar" um pouco por já ter uma vitória somada. "Para a geral, o contrarrelógio [da quarta e penúltima etapa] é uma vantagem para mim", acrescentou.

Na quarta-feira, a segunda de cinco etapas liga Steinfort a Eschdorf em 186,1 quilómetros, de novo terminando com uma subida, de primeira categoria, a última de cinco a esse nível, com outras duas de categoria especial.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa abdicou dos Mundiais devido ao traçado da prova de fundo”


Ciclista explicou ausência nas redes sociais

 

Por: Lusa

Rui Costa (UAE Emirates) esclareceu esta segunda-feira que estará ausente dos Mundiais de ciclismo de estrada por opção sua, justificando a decisão com o facto de o traçado da prova de fundo não se adequar às suas características.

A ausência de Rui Costa foi a grande surpresa na lista, hoje divulgada, de convocados para os Mundiais, que decorrem entre domingo e 26 de setembro, na região belga da Flandres, com o campeão mundial de 2013 a justificar agora, na sua página oficial na rede social Facebook, o porquê de não alinhar na prova que encerra a competição.

"Eu não vou ao Mundial por opção minha, porque o traçado não é adequado às minhas características. Pedi ao senhor selecionador [José Poeira] que colocasse o meu lugar à disposição, de modo a dar oportunidade a outro corredor que possa fazer melhor do que eu ao serviço do nosso país", explicou o ciclista de 34 anos.

O corredor da UAE Emirates, que no domingo foi 18.º na prova de fundo do Europeu de Trento, quatro lugares atrás do seu compatriota João Almeida, vincou que "representar Portugal além de ser um orgulho é também uma responsabilidade". "E o interesse do país terá de vir sempre primeiro do que os interesses pessoais", pontuou.

O traçado da prova de fundo de elites masculinas, o ponto alto da edição centenária dos Mundiais, é uma réplica das clássicas da Flandres, uma das regiões mais típicas e afamadas do ciclismo mundial, com 268,3 quilómetros, entre Antuérpia e Lovaina, com subidas curtas e 'empinadas' e vários troços de pavé.

Na equipa masculina de elite, Portugal continuará a ser liderado por João Almeida (Deceuninck-QuickStep), com Nelson Oliveira (Movistar), Rafael Reis (Efapel), Ruben Guerreiro (EF Education-Nippo) e Rui Oliveira (UAE Emirates) a repetirem a presença em relação aos Campeonatos da Europa da semana passada.

A novidade é a entrada de André Carvalho (Cofidis) para o lugar do campeão do mundo em 2013, num sexteto que enfrenta a prova de fundo no último dia de corrida.

Nelson Oliveira e Rafael Reis serão os representantes lusos no contrarrelógio individual, um percurso de 43,3 quilómetros entre Knokke-Heist e Bruges, que abre os Mundiais no domingo.

Fonte: Record on-line

“João Almeida vence primeira etapa da Volta ao Luxemburgo”


Vitória conseguida ao sprint

 

Por: Ana Paula Marques

João Almeida venceu esta tarde a primeira etapa da Volta ao Luxemburgo, após impor-se ao sprint a um grupo de quase trinta unidades, com o holandês Bauke Mollema (Trek) a ser segundo e o suíço Marc Hirschi (UAE Emirates) a cortar a meta em terceiro.

O ciclista da Deceuninck-Quick Step, que no domingo foi 14.º na prova de fundo dos Europeus, chega ao Luxemburgo como principal favorito, tendo agora quatro segundos de vantagem na liderança para Mollema.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com