sábado, 4 de julho de 2020

“MUSEU DO CARAMULO VAI PRODUZIR SÉRIE SOBRE AUTOMÓVEIS PORTUGUESES”


7 episódios vão cobrir os mais bonitos automóveis feitos em Portugal
O Museu do Caramulo vai produzir, através do Jornal dos Clássicos, uma série documental sobre os automóveis portugueses.
O objetivo desta série é mostrar alguns dos mais extraordinários automóveis produzidos em Portugal, evitando que as suas histórias caiam no esquecimento ou permaneçam no total desconhecimento por parte do grande público.
A série “Automóveis Portugueses” terá seis episódios, cobrindo os automóveis Felcom (1933), Edfor (1937), Alba (1952), DM (1953), AR (1955), cinco dos automóveis que sobreviveram e que ainda se encontram em condições de circulação. Cada um destes cinco episódios focará a história do modelo, do seu criador assim como do seu atual proprietário.
O último episódio será dedicado a toda a indústria e projetos motorizados portugueses e contará com a apresentação de José Barros Rodrigues, o conhecido autor de vários livros sobre automóveis produzidos em Portugal.
Haverá ainda um episódio extra com o “making of” da série, incluindo as imagens do “behind the scenes”, bloopers, conversas com os participantes, entre outros conteúdos.
Para isto, o Jornal dos Clássicos vai recorrer a uma produção profissional e munida de todas as capacidades técnicas para poder trazer o melhor que existe na arte de contar uma história e mostrar da melhor forma possível as extraordinárias aventuras de criatividade e empreendedorismo que marcaram a era dourada da produção de automóveis em Portugal, entre os anos 30 e 50.

A série “Automóveis Portugueses”, que já se encontra em gravações, vai estrear durante o segundo semestre de 2020 no canal do Jornal dos Clássicos no YouTube em: https://www.youtube.com/channel/UCZkIXE1EYObmBjn2j7YiPKg com um episódio a ser lançado a cada semana.

Sobre o Museu do Caramulo
Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival ou o Rider – Passeio de Motos Clássicas.
Mais informação em: https://www.museudocaramulo.pt/


Sobre o Jornal dos Clássicos
Fundado em 1996 e actualmente detido pelo Museu do Caramulo e editado exclusivamente online, o Jornal do Clássicos tem como objectivo primeiro informar os apaixonados dos veículos antigos, clássicos e desportivos sobre todos os aspectos alusivos a este universo, seja na vertente das novidades, dos eventos, da competição, do mercado ou de LifeStyle, nos panoramas nacional e internacional.
Mais informação em: http://www.jornaldosclassicos.com/
Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal







“Projeto isenta bicicletas de IPI durante calamidade pública do coronavírus”


Objetivo é facilitar o acesso a esse meio de transporte e incentivar o uso das bicicletas
Por: Lara Haje e Ana Chalub
O Projeto de Lei 3410/20 isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a cadeia de produção e aquisição de bicicletas comuns e elétricas, suas partes, peças e acessórios durante o estado de calamidade pública decorrente do coronavírus, que vai até 31 de dezembro.
Alencar Filho: é uma alternativa viável para diminuir a possibilidade de contaminação no transporte público
O texto está em análise na Câmara dos Deputados. O objetivo do autor da proposta, deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), é facilitar o acesso a esse meio de transporte e incentivar seu uso.
“Trata-se de alternativa viável para solucionar o caos do transporte público nas grandes cidades, o que aumenta ainda mais a possibilidade de contaminação do vírus, devido à aglomeração que ocorre nos transportes públicos”, disse.
Fonte: Agência Câmara Notícias

“Não sai para a estrada, sai para os caminhos virtuais: já se corre o primeiro Tour de France virtual”


A prova vai prolongar-se pelos três primeiros fins-de-semana de julho
Com a pandemia a obrigar a Volta a França a ser adiada para o final de agosto, a organização arranjou forma de 'matar a ressaca' dos fãs da 'grande boucle' virtualmente.
À semelhança do que aconteceu com diversas modalidades nos últimos meses, também o 'Tour' virou virtual, com provas a realizarem-se nos primeiros três fins-de semana deste mês, a primeira a começar hoje.
A etapa deste sábado é de 36,4 km, com quatro subidas de montanha de 3.ª categoria, e quatro sprints, podendo ser acompanhada em direto online em: https://www.facebook.com/letour/videos/722755271875324/%22 ou pela sua TV, com o direto na Eurosport 1.
Os eventos têm ainda uma vertente solidária, apoiando cinco associações.
A prova na vida real tem início marcado para 29 de agosto, em Nice, com a chegada aos Campos Elíseos marcada para 20 de setembro.
Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com