domingo, 2 de fevereiro de 2020

"Campeonato Nacional de Pista/João Matias campeão nacional de perseguição"

Por: André Antunes

João Matias (Aviludo-Louletano) sagrou-se hoje campeão de perseguição individual, na única prova de elite masculina do segundo dia de competição no Campeonato Nacional de Pista, que decorreu, neste fim de semana, no Velódromo Nacional em Sangalhos, Anadia.

A prova de perseguição individual foi a única do dia para a elite masculina, com a vitória no final a pender para João Matias (Aviludo-Louletano). O barcelense competiu na final com Iuri Leitão (Grupo Desportivo Supermercados Froiz), acabando por registar um tempo de 4m26s, menos dois segundos que Iuri Leitão, com 4m28s. Rodrigo Caixas e Miguel Salgueiro (L.A.Alumínios-L.A.Sport) discutiram entre si o último lugar do pódio, acabando em terceiro e quarto, respetivamente.

Na corrida de eliminação tivemos a vitória de Sérgio Saleiro (C.C.Barcelos/A.F.F/Flynx/H.M.Motor) em juniores e de António Morgado (Anipura-G.D.M-Escola Alexandre Ruas) em cadetes masculinos.

Nos juniores masculinos, surgiu a vitória da equipa Bairrada na prova de perseguição por equipas, composta por Tomás Martins, Pedro Crispim, Francisco Baia e Sergio Silva. Em segundo lugar terminou a Efapel-Escola Ovar, seguindo-se a L.A. Alumínios/SGR Ambiente/CC A.Paio Pires no terceiro posto.

A equipa Anipura-G.D.M-Escola Alexandre Ruas triunfou na prova de perseguição por equipas nos cadetes masculinos, com o quarteto vencedor composto por António Morgado, Francisco Cordeiro, Gonçalo Tavares e Francisco Curtinhal. Em segundo lugar terminou a equipa Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact, ficando a equipa NRV – Academia Ciclismo de Paredes no terceiro posto.

Nas categorias de veteranos, o master 30 José Leite (C.P.R. A-do-Barbas/AKIplast/PVS), o master 40 Rui Guerreiro (Centro Ciclismo de Loulé) e o master 50 Vitor Lourenço (Viveiros Vitor Lourenço/Sintra C.Ciclismo) venceram as duas provas, scratch e eliminação, da respetiva categoria. Em masters 60, as honras foram repartidas por Silvio Serrenho em scratch e Jaime Ambrósio (Academia Joaquim Agostinho/CYR/UDO) em eliminação.

As provas de juvenis contaram para o Campeonato da Juventude. Pedro Cruz (ACD Milharado/Escola Ciclismo Manuel Martins) venceu a prova de 500 metros, enquanto que Paulo Fernandes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) triunfou em scratch. Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alisios/Cenmais) acabou por vencer as provas de 500 metros e de scratch nas femininas.

Entre os dias 7 e 9 de fevereiro será realizada a Prova Internacional Município de Anadia, que juntará os pistards portugueses com atletas de outras nações, numa prova que se espera ser cheia de emoção.

Fonte: FPC

“Efapel está reforçada para todos os terrenos”

Equipa de Ovar apresentou apostas para o novo ano

Foi com um espírito vencedor que a Efapel se apresentou em Serpins (Lousã), para a nova época, com um plantel de 12 ciclistas, entre os quais quatro reforços de peso, designadamente Tiago Machado (ex-Sporting-Tavira), Luís Mendonça (ex-RP-Boavista), António Carvalho e César Fonte (ex-W52-FC Porto).

Transitam da última temporada Jóni Brandão, Rafael Silva e os irmãos Sérgio e Pedro Paulinho. O bloco é complementado pelo espanhol Gerard Armillas (ex-Compak), Tiago Antunes (ex-Racing Academy), o colombiano Nicolás Saenz (ex-AV Villas) e Diogo Almeida, oriundo da formação do clube.

Ruben Pereira, diretor desportivo da Efapel, está confiante: "Estamos a trabalhar para que 2020 seja igual ou se possível melhor. Apresentamos o nosso bloco reforçado com peças importantes e que nos dão a possibilidade de ter uma equipa muito homogénea e ofensiva em todos os terrenos."

A Volta a Portugal será um dos pontos altos da época, que arrancará com o Tour da Colômbia, entre os dias 11 e 16 do corrente. Estão ainda agendadas cinco provas em Espanha e Volta à Eslováquia, no mês de setembro, entre outras corridas ainda não programadas.

Fonte Record on-line

“Fazemos serviço público/Calendário de cicloturismo 2020”

O respeito pela modalidade, pelos organizadores dos passeios, e amantes do cicloturismo, origina a que o Notícias do Pedal faça serviço público, assim, a partir deste ano de 2020 no nosso espaço mensal em: www.noticiasdopedal.com criamos um espaço para o calendário de cicloturismo, para todas as organizações, estendendo-se também ao nosso espaço diário e redes sociais.

Deixamos assim, alguns passeios já com data marcada que nos fizeram chegar as organizações, deixamos em aberto a todos que nos queiram fazer chegar as datas da realização dos seus passeios, as quais devem ser enviadas para os nossos mails: noticiasdopedal@gmail.com ou geral@noticiasdopedal.com .

Participe, divulgue, o cicloturismo tem de continuar em força.

 

Fevereiro

31º Passeio de Cicloturismo das Amendoeiras em Flôr.2020

Dia 23 de fevereiro, 9 horas Vila Nova de Foz Côa - Informações e inscrições: tel.: 968 946 499, 919 201 390



Passeio da família - Volta ao Algarve

Dia 22 de fevereiro, 10 horas Albufeira - inscrições em: entrar...





Março

32º Passeio de Cicloturismo do Pinhal Novo

Dia 15 de março, 9 horas Pinhal Novo - Informações e inscrições: tel.: 914 025 132 ou 961 875 199 e-mail: geral@pinhalbiketeam.com





Abril

16º Passeio Penteado

Dia 5 de abril, 9 horas Penteado/Moita – Informações e inscrições: tel.: 968 693 740 ou 962 885 721 – e-mail: nc.penteado@gmail.com 
 






Maio

33° Passeio de Cicloturismo Vinha em Flor Palmela
Dia 10 de maio – 9 horas Palmela (Largo São João Baptista) – Informações e inscrições: tel.: 933 284 016 e-mail:
Adpalmelense@gmail.com   





Benfeita Mythic 

Dia 30 de maio, 9 horas Benfeita - Informações e inscrições em: entrar...





Junho

28º Passeio Gáfetense

Dia 21 de junho, 9 horas - Centro Cultural Gáfete (Crato) - Informações e inscrições: tel.: 938 196 807
 




Passeio Cicloturismo Clube Campismo Lisboa
Dia 28 de junho, 9 horas - Costa da Caparica (junto Parque Orbitur) - Informações e inscrições: tel.: 212 900 100 ou 912 137 572 e-mail:
geninhorui@gmail.com  

“Nelson Oliveira mantém sexto lugar na Volta a San Juan a uma etapa do final”

César Martingil foi o melhor português na sexta tirada, no 19.º lugar, enquanto Oliveira foi 30.º e manteve o sexto posto na geral, comandada por Remco Evenepoel.

O ciclista português Nelson Oliveira (Movistar) manteve a sexta posição na geral da Volta a San Juan, com apenas uma etapa para disputar da prova argentina, que consagrou o checo Zdenek Stybar (Deceuninck-QuickStep).

O corredor de Vilarinho do Bairro chegou integrado no pelotão, liderado por Stybar, que cumpriu os 174,5 quilómetros com partida e chegada ao Autódromo El Villicúm em 3:56.51 horas, à frente do colombiano Juan Molano (UAE Emirates) e do francês Rudy Barbier (Israel Start-Up Nation).

César Martingil (Atum General-Tavira) foi o melhor português na sexta tirada, no 19.º lugar, enquanto Oliveira foi 30.º e manteve o sexto posto na geral, comandada por Remco Evenepoel.

O belga da Deceuninck-QuickStep tem 33 segundos de vantagem sobre Filippo Ganna, da seleção italiana, e 1.01 minutos sobre o veterano Oscar Sevilla (Team Medellín).

Com apenas 141,3 quilómetros por disputar, num circuito em San Juan, o português da Movistar está a 2.27 minutos de Evenepoel.

Fonte: Sapo on-line

“Campeonato Nacional de Pista/Equilíbrio masculino e Maria Martins em destaque no campeonato nacional de pista”

Por: André Antunes

O primeiro dia do campeonato nacional de pista decorreu este sábado no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Foram entregues 31 títulos de campeão nacional nas diversas categorias.

As provas na elite masculina foram marcadas pelo equilíbrio. João Matias (Aviludo-Louletano) garantiu a vitória na corrida por pontos apenas na última volta, num sprint aguerrido com Iuri Leitão (Grupo Desportivo Supermercados Froiz), onde se jogava a conquista do título de campeão nacional. João Matias fechou a prova com 47 pontos, seguido por Iuri Leitão, com 42 pontos, e na terceira posição terminou Miguel Salgueiro (L.A. Alumínios-L.A Sport), com 38 pontos.

Iuri Leitão foi o vencedor da prova de scratch. Em segundo lugar terminou Francisco Duarte (Crédito Agrícola/Jorbi/Delta Cafés), ficando João Matias no último lugar do pódio.

Nas femininas, Maria Martins (Drops Cycling Team) amealhou mais três títulos de campeã nacional, depois de ter conquistado o campeonato nacional de omnium em dezembro. Venceu as provas de scratch, eliminação e a corrida por pontos com distinção. Soraia Silva esteve sempre na luta, terminando todas as provas na segunda posição.

Os juniores masculinos tiveram como vencedores Pedro Crispim (Bairrada) em scratch, e Diogo Saleiro (C.C Barcelos/A.F. F/Flynx/H.M Motor) na corrida por pontos. As juniores femininas viram Daniela Campos sagrar-se campeã nacional nas três provas realizadas, conseguindo levar a melhor em scratch, eliminação e na corrida por pontos.

Em cadetes masculinos, Miguel Batista (Centro Ciclismo de Loulé) venceu a prova de scratch, enquanto que António Morgado (Anipura/GDM/Escola Alexandre Ruas) triunfou na corrida por pontos. Nas femininas, as vitórias foram repartidas por Irís Chagas (NRV- Academia Ciclismo Paredes) em scratch, Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) em eliminação e Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alisios/Cenmais) na corrida por pontos.

As masters femininas correram nas disciplinas de scratch e eliminação. Nadia Mendes (C E Gonçalves/Azeitonense) sagrou-se campeã nacional em masters 30, Sónia Santos (Vilanovense/COREVA/DUOREP) venceu em masters 40 e Ana Gaspar (5Quinas/Municipio de Albufeira/CDASJ) foi a vencedora em masters 50.

O paraciclista Telmo Pinão é o campeão nacional de perseguição individual e de quilómetro em C2, Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) venceu ambas as provas em C3, José Castanheira (BTT Serra do Açôr) triunfou na prova de perseguição individual em C4, enquanto que João Monteiro (Mozinho RT Martos Pellets Valvoline) venceu na prova do quilómetro. Hélder Maximino (360ºBike Trail/Mundimat/CCA Paio Pires) conquistou as provas em C5.

Francisco Duarte venceu as provas de perseguição individual e scratch do Campeonato Nacional Universitário.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com