domingo, 19 de janeiro de 2020

“Troféu Internacional Alves Barbosa – Taça de Portugal de Pista”

Equipa Portugal arrecada três pódios no Troféu Alves Barbosa

Por: André Antunes

Ivo Oliveira e Maria Martins conseguiram obter o pódio na disciplina olímpica de omnium, enquanto que João Matias e Iúri Leitão tiveram destaque em madison, no Troféu Internacional de Pista Alves Barbosa, realizado no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

Matthew Walls ganhou o concurso de omnium masculino apenas na última volta da corrida por pontos, amealhando em todas as provas pontuáveis um total de 154 pontos. O britânico esteve numa luta renhida com o polaco Daniel Staniszewski, que acabou na segunda posição, com 152 pontos. O português Ivo Oliveira terminou na terceira posição, após ter alcançado um segundo lugar na prova de scratch, a quarta posição na corrida tempo e um terceiro lugar em eliminação, fechando o concurso com 141 pontos.

O concurso feminino de omnium teve como vencedora a bielorussa Tatsiana Sharakova, que terminou a competição com 156 pontos. A ciclista esteve sempre no topo da competição, acabando por ganhar em todas as disciplinas. Foi secundada pela sua colega de seleção Hanna Tserakh, que finalizou com 141 pontos. A ribatejana Maria Martins alcançou o pódio, acabando na terceira posição, com 132 pontos. Daniela Campos repetiu o feito do dia de ontem, fechando na quarta posição, com 106 pontos.

Em madison, a dupla portuguesa formada por João Matias e Iúri Leitão acabou por terminar a prova na terceira posição, com 30 pontos. A seleção britânica composta por Rhys Britton e Matthew Walls posicionou-se no primeiro lugar da prova desde o início da corrida, acabando por se manter até ao final, somando 49 pontos. Em segundo lugar fechou a seleção russa, formada por Kirill Sveshnikov e Lev Gonov, com 38 pontos.

Na competição de omnium dos juniores masculinos, Tomás Filipe Martins (LA Alumínios/SGR Ambiente/CCA Paio Pires) acabou por vencer com 117 pontos, seguido por Tomás Viegas Martins (Bairrada), com 108 pontos. No último lugar do pódio terminou Daniel Gonçalves (Academia Joaquim Agostinho/CYR/UDO), com 104 pontos. A canadense Adele Desgagnes (L´Équipe du Québec) ganhou as corridas de scratch e de 500 metros para juniores femininas.

Em cadetes masculinos, António Morgado (Anipura/GDM/Escola Alexandre Ruas) venceu a prova de scratch, enquanto que João Martinho (Vilanovense/COREVA/DUOREP) triunfou nos 500 metros. Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) venceu ambas as provas nas cadetes femininas.

Jil Martins (ExtremoSul/Hotel Alísios/Cenmais) e Paulo Fernandes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias &Araújo/Frulact) foram os melhores juvenis masculinos na prova de 500 metros e de scratch, respetivamente. Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) foi a melhor juvenil feminina, vencendo ambas as provas.

O Troféu Alves Barbosa foi a segunda prova da Taça de Portugal de Pista, sendo também pontuável para o ranking internacional. No dia 25 de janeiro, será realizado o Troféu Internacional de Pista Sunlive, encerrando a Taça de Portugal.

Fonte: FPC

“Oscar Pelegrí 5º em Omnium no Campeonato de Espanha de Pista”

Oscar Pelegrí ficou a escassos quatro pontos do pódio em Omnium, no Campeonato de Espanha de Pista.

O corredor espanhol da equipa Feirense rumou ao Velódromo Illes Balears, em Palma de Maiorca, onde conseguiu finalizar entre os primeiros elites no Nacional de Espanha, na disciplina olímpica do Omnium. Pelegrí iniciou a competição com um modesto 12º lugar na primeira prova pontuável de Scratch, melhorando substancialmente a sua colocação na Corrida Tempo com um terceiro lugar, seguindo-se um segundo lugar em Eliminação e terminando a última prova pontuável com um terceiro lugar na Corrida por Pontos.
Assim, Oscar Pelegrí acabou por fechar a geral do Omnium na quinta posição, com 109 pontos. Juan Jose Lobato conquistou o ouro com 145, seguido de Eloy Teruel com 128 e Pau Llaneras com 113 pontos.

Fonte: EQUIPA PROFISSIONAL DE CICLISMO

“Troféu Internacional Bento Pessoa – Taça de Portugal de Pista”

Dois pódios para Portugal em omnium

Por: José Carlos Gomes

Ivo Oliveira e Maria Martins conseguiram este sábado a terceira posição nas competições de omnium do Troféu Internacional Bento Pessoa, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

O polaco Daniel Staniszewski revelou grande superioridade no concurso masculino de omnium, concluindo a competição com 163 pontos. O britânico Matthew Walls (EF Education First) foi o segundo classificado, com 148, um resultado conseguido na última das 100 voltas da corrida por pontos. Foi nesse momento que o ciclista do Reino Unido ultrapassou o português Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) na geral de omnium. O gaiense, segundo em scratch e na corrida tempo e quarto em eliminação, fechou o concurso com 143 pontos.

O setor feminino também teve uma vencedora incontestável, a bielorrussa Tatsiana Sharakova, que terminou o conjunto das quatro provas pontuáveis com 180 pontos. A compatriota Hanna Tserakh superiorizou-se à portuguesa Maria Martins na luta pela segunda posição. A corredora do leste da Europa somou 159 pontos, mais oito do que a ribatejana. Daniela Campos, ainda júnior, competiu em elite conseguindo a quarta posição, com 63 pontos.

A outra prova de elite pontuável para o ranking UCI foi o madison de elite masculina, dominado pela seleção britânica, formada por Rhys Britton e Matthew Walls, que concluíram os 30 quilómetros com 48 pontos. Seguiram-se os russos Kirill Sveshnikov e Lev Gonov, com 36, e os polacos Daniel Staniszewski e Wojciech Pszczolarski, com 22. Numa prova muito equilibrada, na qual pontuaram em sete dos 12 sprints, Iuri Leitão e João Matias colocaram Portugal na quinta posição, com 18 pontos.

Os juniores masculinos também tiveram a oportunidade de competir na disciplina olímpica de omnium, tendo Luís Rosa (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) levado a melhor, com 117 pontos. Foi uma luta renhida pelas posições do pódio. Tomás Viegas Martins (Bairrada) foi o segundo classificado, com 115 pontos, mais cinco do que Tomás Filipe Martins (LA Alumínios/SGR Ambiente/CCA Paio Pires).

A canadense Adele Desgagnes (L’Équipe du Québec) ganhou as corridas de scratch e de 500 metros para juniores femininas. Em cadetes masculinos o protagonismo foi repartido entre António Morgado (Anipura/GDM/Escola Alexandre Ruas), vencedor em scratch, e João Martinho (Vilanovense/COREVA/DUOREP), mais forte nos 500 metros. As cadetes também dividiram as vitórias: Íris Chagas (NRV/Academia de Ciclismo de Paredes) triunfou em scratch e Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) comemorou nos 500 metros.

Além de ser pontuável para o ranking internacional e para a Taça de Portugal de Pista, o Troféu Bento Pessoa incorporou uma novidade do calendário velocipédico, o primeiro Campeonato da Juventude, provas para a categoria de juvenis.

Jil Martins e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) foram os melhores juvenis nas disciplinas de scratch e de 500 metros. 

A Taça de Portugal de Pista prossegue, neste domingo, com mais uma prova pontuável para o ranking UCI, o Troféu Internacional Alves Barbosa. As corridas desenrolam-se entre as 9h00 e as 18h15.

Fonte: FPC