terça-feira, 16 de agosto de 2022

“Tour pela Dinamarca: Olav Kooij vence o sprint no retorno de Egan Bernal”


Por: Franco Xavier Videla

Foto: PhotoNews

Olav Kooij (Jumbo-Visma) foi o vencedor da primeira etapa do Tour da Dinamarca de 2022, um longo dia plano de 223 quilómetros principalmente plano entre as cidades de Allerød e Køge. O velocista holandês tornou-se o líder do evento, no que foi o retorno de Egan Bernal.

A fuga do dia foi composta por seis ciclistas de equipas continentais, que pedalaram com cerca de dois minutos e meio do pelotão controlado pelos homens do Quick Step. Às vezes, o INEOS também liderava com Omar Fraile e Egan Bernal, que estavam encarregues do trabalho de perseguição. 

A 63 quilómetros da linha de chegada, a harmonia dos fugitivos foi quebrada antes de serem absorvidos pelo pelotão, e um novo conjunto de quatro corredores foi formado. Enquanto atrás houve uma queda maciça que reduziu consideravelmente o lote de ciclistas, de modo que o ritmo de corrida foi diminuído enquanto o reagrupamento ocorreu.  

Mais uma vez compacto o pelotão, os homens do Alpecin-Deceuninck assumiram o comando do grande grupo para reduzir novamente a diferença que havia novamente excedido dois minutos. Assim, eles conseguiram terminar a aventura a 13 km com a chegada à vista, na entrada da última volta do circuito.

Tudo foi definido ao sprint, na qual Alpecin-Deceuninck, Quick-Step e Jumbo-Visma lutaram pela vitória. Os 'lobos' lançaram para a frente, mas o seu velocista estava trancado e Jasper Philipsen saltou da esquerda. Muito atento, Olav Kooij marcou o volante do belga e o superou na linha, assumindo a primeira parte. Timothy Dupont (Bingoal Pauwels Sauces WB) completou o pódio do dia, enquanto Jhonatan Narváez foi o melhor latino-americano na 9ª posição.

Fonte: Ciclismo Internacional

“Europeu triatlo: Estafeta em sétimo aproxima-se de Paris”


A seleção portuguesa de triatlo terminou os campeonatos da Europa, em Munique, com a sétima posição alcançada pela estafeta mista. Um resultado que constituiu mais um passo no sentido de garantir a presença do nosso quarteto nos Jogos Olímpicos de Paris 20224.

O diretor técnico nacional, José Estrangeiro, manifestou-se “agradado” com o desempenho dos seus pupilos, apesar de não terem alcançado o desejado ‘top 5’, destacando o facto de a equipa ter pontuado para o ranking olímpico. “Eles fizeram-nos sonhar. Chegámos a liderar a prova, em condições de poder ir ao pódio, mas infelizmente a Melanie ainda se ressentiu da queda de sexta-feira. Vamos passar algumas equipas no ranking de qualificação olímpica”, congratulou-se.

A prova foi ganha pela França, com Alemanha e Suíça a completarem o pódio no segundo e terceiro lugares, respetivamente. A competição de estafetas, e consequente continuação do processo de qualificação olímpica, só regressa em 2023, estando Portugal em boa posição para garantir uma das vagas nos Jogos Olímpicos de Paris.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Julien Simon vence ao ‘sprint’ no arranque da Volta a Limousin”


Por: Lusa

O ciclista francês Julien Simon (TotalEnergies) venceu hoje ao ‘sprint’ a primeira etapa da Volta a Limousin, assumindo a liderança da classificação geral individual numa chegada com dois portugueses no pelotão.

Simon, de 36 anos, somou a terceira vitória da temporada ao concluir os 176,4 quilómetros entre Verneuil-sur-Vienne e La Souterraine em 3:59.42 horas, batendo sobre a meta o italiano Matteo Trentin (UAE Emirates), segundo, e o espanhol Alex Aranburu (Movistar), terceiro.

Os três ocupam os mesmos lugares na geral: Simon lidera com um segundo de vantagem para Trentin e seis sobre Aranburu.

Os dois portugueses em prova, os ciclistas da UAE Emirates Rui Oliveira e Rui Costa, chegaram com o mesmo tempo do vencedor, seguindo a 10 segundos da liderança: Oliveira é 53.º e Costa 74.º.

Na quarta-feira, a segunda de quatro etapas liga Le Grand Périgueux Champcevinel a Ribérac, em 184,7 quilómetros, com três contagens de montanha categorizadas no percurso.

Fonte: Sapo on-line

“Jonas Vingegaard escolhe não participar nos Mundiais”


Anders Lund mostrou-se desapontado por não contar com o vencedor da Volta a França deste ano

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), vencedor da Volta a França deste ano, escolheu não participar nos Mundiais de estrada de Wollongong, em setembro, revelou esta terça-feira, o técnico da seleção Anders Lund.

"Vingegaard não estará na equipa que vai aos Mundiais, dado que escolheu focar-se noutras atividades dentro da Jumbo-Visma", declarou Lund, em comunicado.

O técnico mostrou-se desapontado por não contar com o segundo dinamarquês a vencer o Tour, depois de Bjarne Riis em 1996, com o trepador de 25 anos ausente na Austrália, entre 18 e 25 de setembro.

No seu lugar estarão Mattias Skjelmose Jensen (Trek-Segafredo), Jakob Fuglsang (Israel-Premier Tech), Soren Kragh Andersen (DSM) e Magnus Cort Nielsen (EF Education-Easy Post), tentando 'imitar' Mads Pedersen, que coroou a Dinamarca nos Mundiais de 2019.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Portugal fecha Europeu de pista com quarto lugar que sabe a pódio”


Por: José Carlos Gomes

Diogo Narciso e Iúri Leitão conseguiram o quarto lugar na prova de Madison que encerrou hoje, em Munique, Alemanha, o Campeonato da Europa de Pista. Foi um quarto lugar celebrado pela delegação nacional como se fosse uma medalha, porque foi conseguido numa corrida duríssima, perante adversários do mais alto nível mundial e porque foi a estreia a este nível da dupla portuguesa.

Os 50 quilómetros 250 voltas – previam-se frenéticos e foi isso mesmo que aconteceu. A primeira fase da corrida foi tão intensa e veloz que nenhuma dupla conseguiu dobrar as demais, dado que o pelotão estava nivelado por cima. Nesta parte da prova, a missão nacional era seguir com os primeiros, numa estratégia de contenção.

“Tínhamos consciência de que a fase inicial seria uma corrida de eliminação”, explica o selecionador nacional, Gabriel Mendes. Foi isso mesmo que sucedeu. De tal modo que das 15 nações participantes, só as nove mais fortes conseguiram terminar a prova, pois as restantes foram sendo excluídas da pista à medida que perdiam voltas para o grupo dos primeiros.


Passado, com sucesso, o choque inicial. Os dois corredores portugueses começaram a ser mais ousados. Desferiram o primeiro ataque a 135 voltas do final, perto da entrada na segunda metade da prova. Mas foi apenas com outra movimentação que conseguiram somar os 20 pontos de dobrarem o pelotão.

Depois desse esforço acrescido para ganhar a volta, Diogo Narciso e Iúri Leitão mantiveram-se focados e foram pontuando em mais alguns sprints. Portugal fechou o madison com 43 pontos, resultantes da volta de avanço e da pontuação obtida em sete dos 25 sprints da corrida. Foi um desempenho que valeu a quarta posição e que deixou o selecionador nacional exultante.

“Fizemos a nossa corrida passo e passo e na parte final pontuámos o máximo que conseguimos. Os dois corredores estiveram espetaculares, mesmo tecnicamente. O Diogo fez aqui a sua primeira prova de madison, que é só a mais exigente em termos técnicos e motores de todas as disciplinas de resistência de pista. A experiência do Iúri foi extremamente importante no sucesso desta dupla. Estou extremamente orgulhoso com o trabalho deles. Saímos daqui muito mais ricos do que cá chegámos e superámos os objetivos”, considera Gabriel Mendes.

“Fazer quarto num madison deste nível é fantástico. Foi sofrer, sofrer, sofrer. Tivemos de arrancar três vezes para conseguirmos dar a volta. Foi uma corrida mesmo muito dura. Não podia sair mais satisfeito do meu primeiro Europeu de elite, primeiro com um sexto lugar na corrida por pontos e agora com o quarto numa disciplina olímpica. Devo muito ao Iúri, porque nos ajuda a evoluir com os seus conselhos”, afirmou Diogo Narciso após a corrida.

Iúri Leitão destacou o trabalho do companheiro de Seleção. “Agradeço ao Diogo pelo esforço monumental que fez. Teve um início de época muito duro, com lesões, e conseguiu superar-se. Estou mesmo orgulhoso de fazer este quarto lugar com ele. Temos uma seleção menos experiente do que as outras. Enfrentamos seleções com décadas de experiência no ciclismo de pista. Eu e o Diogo estamos aqui há três anos”, recorda Iúri Leitão.

O pódio do Madison foi formado pelos alemães Roger Kluge e Theo Reinhardt, com 101 pontos, pelos franceses Thomas Boudat e Donavan Grondin, com 91, e pelos belgas Robbe Ghys Fabio van den Bossche, com 58.

Portugal participou neste Campeonato da Europa com uma equipa maioritariamente jovem, mas conseguiu desempenhos de alto nível, como o de hoje, e um título europeu. A medalha de ouro foi conquistada por Iúri Leitão na disciplina de Scratch.

Fonte; Federação Portuguesa Ciclismo

“Portugal pedalou 3.813,7 km por uma causa - Rubis Gás vai doar 19.068,50 euros”


Por: Joana Cortez Pinto

A iniciativa “Pedalar por uma Causa”, um projeto de responsabilidade social da Rubis Gás que visa a angariação de fundos para apoiar instituições de solidariedade social e que se realizou, pela quinta vez, no âmbito do patrocínio da Camisola Verde da Volta a Portugal em Bicicleta, foi uma vez mais sucesso. 

Nesta 83 ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, os portugueses pedalaram 3.813,7 quilómetros conseguindo, assim, um total de 19.068,50 euros. Este valor será agora repartido por três instituições de solidariedade social: A Associação NOMEIODONADA - O Kastelo, a CERCI Braga e a FROC - Fundação Rui Osório de Castro.


À semelhança dos anos anteriores, a iniciativa “Pedalar por uma Causa” esteve presente em todas as etapas da Volta a Portugal, na Feira da Animação das Chegadas. O espaço da Rubis Gás contou com uma estrutura com bicicletas estáticas em que todas as pessoas puderam pedalar e contribuir para ajudar quem mais precisa, sendo que cada quilómetro pedalado correspondeu a 5 euros, a serem doados. 

A maior prova do ciclismo português decorreu entre os dias 4 e 15 de agosto. Contou com 18 equipas numa competição em que foram percorridos 1 560 quilómetros. O vencedor da 83.ª Volta a Portugal foi o ciclista Maurício Moreira (Glassdrive - Q8) e a Camisola Verde Rubis Gás foi entregue a norte americano Scott McGill (Wildlife Generation).

 

Mais sobre:

 

A Associação NOMEIODONADA - O Kastelo, é uma associação que presta serviços de apoio de natureza moral e material a pessoas e grupos que deles careçam, nomeadamente a pais e familiares com vivências em Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos, promovendo um equilíbrio bio-psico-social e familiar, prosseguindo o bem-estar destes através da solidariedade e ajuda a que a associação vai desenvolver e prosseguir.


Para a realização dos seus objetivos a associação propõe-se criar e manter diversas atividades, como: disponibilizar apoio de natureza psicológica aos pais/família; facilitar o processo de comunicação entre os pais e profissionais, articular os apoios sociais locais de forma a responder as necessidades dos pais/família, disponibilizar os recursos necessários ao processo de adaptação dos pais/criança e apoiar o luto. Mais informações em www.nomeiodonada.pt 

A CERCI Braga é uma associação que tem como missão contribuir para a congregação e articulação de esforços no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência e que estabeleceu como visão ser uma entidade de referência no âmbito da inclusão social, proporcionando melhor qualidade de vida aos seus clientes.

Os seus objetivos são: contribuir para a congregação e articulação de esforços no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência; sensibilizar a sociedade e o estado para os seus problemas e das suas famílias; promover o equilíbrio das suas famílias; colaborar com instituições públicas e privadas que fomentem a investigação/ação sobre deficiência; criar estruturas e equipamentos adequados à intervenção nos diferentes domínios de apoio (ocupacional, formação, domicilio, residencial) e promover atividades de lazer, educação, formação, reabilitação e de integração profissional adequados ao desenvolvimento integral da pessoa com deficiência intelectual e multideficiência. Mais informações em www.cercibraga.pt  

A FROC - Fundação Rui Osório de Castro é uma fundação que tem como objetivo principal apoiar e proteger as crianças com cancro e seus familiares concentrando a sua atividade em duas grandes áreas: informar, esclarecendo os pais e as crianças sobre questões relacionadas com o cancro infantil e promover a investigação, contribuindo assim para o avanço da medicina nesta área. Foi criada em março de 2009 por Maria Karla Osório de Castro e seus filhos, Catarina e Filipe, em memória e homenagem a Rui Osório de Castro, Marido e Pai. Em junho de 2010 foi reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública. www.froc.pt 

 

Sobre a Rubis

 

A Rubis (Rubis Energia Portugal S.A) pertence a um grupo internacional francês que opera há mais de 25 anos no setor da energia e está presente na Europa, África e nas Caraíbas. Surge em Portugal em 2014 com o negócio da distribuição de GPL propano e butano, fornecendo milhares de clientes dos mais diversos setores de atividade: hotelaria, restauração, saúde, indústria, agricultura, comércio e consumo doméstico.

A sede da Rubis Energia Portugal S.A situa-se em Lisboa, sendo que também tem uma delegação no Porto e instalações em Faro, Viseu, Cantanhede e Vila do Conde. A Rubis Energia Portugal S.A. tem ainda participação na CLC - Companhia Logística de Combustíveis, S.A. (Aveiras); na Pergás - Armazenagem de Gás, A.C.E. (Perafita); na Sigás - Armazenagem de Gás, A.C.E. (Sines, complexo de armazenagem de GPL em caverna) e ainda SAAGA (Açores).

A Rubis Gás é a marca comercial da Rubis Energia Portugal. Em 2021 foi lançada a APP Rubis Gás, uma aplicação para encomenda de gás em garrafa. Mais em www.rubisgas.pt

Fonte: The Pr Collective

“Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira”


Lembramos que estão abertas as inscrições para o passeio e para o almoço, importante ler e inscrever

 

A tradicional Bênção dos Ciclistas realiza-se este ano no dia 11 de setembro, este ano denominada de “Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira”, em homenagem ao grande impulsionador do evento ao longo de 18 anos, falecido em dezembro de 2020 motivado pelo Covid 19.

Este ano o evento será diferente das anteriores edições, terá início em Leiria junto ao cemitério, onde será feita uma homenagem a Carlos Vieira, seguindo depois os participantes num passeio de bicicleta com um trajeto de 22 quilómetros até Fátima, onde os mesmos farão uma paragem para reagrupar e juntar no parque número 12 mais ciclistas.

O passeio continua em direção a Aljustrel, Valinhos, e Calvário Húngaro, aqui no recinto da Capela Santo Estevão, pelas 11,30 horas será realizada a Missa, seguida da Bênção dos Ciclistas, sendo presidida por D. Serafim Ferreira Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, e pelo Padre Vítor Lamosa, capelão do CHUCB.

 

Almoço

 

Pelas 13 horas haverá um almoço convívio para quem queira participar limitado a 100 pessoas, a capacidade do restaurante, decorrerá no restaurante Luz de Fátima, a escassos metros do Santuário, e terá um custo de 15 euros por pessoa, as inscrições deverão de ser feitas na página do Hospital da Cova da Beira, que apoia o evento em:  chcbeira.up.events    

 

Seguro para o passeio

  

A inscrição no passeio é obrigatória, e os interessados podem-se inscrever na página da Federação Portuguesa de Ciclismo, terá um valor de 3 euros, para aqueles que não possuírem seguro, será um seguro de grupo que cobrirá eventuais problemas durante o percurso de bicicleta de Leiria aos Valinhos, e podem inscreverem-se em: https://www.fpciclismo.pt/eventocpt/bencao-dos-ciclistas-carlos-vieira

Agradece-se partilha entre possíveis interessados.

“Volta: 'Mauri' fez finalmente as pazes consigo depois do "erro" do ano passado”


Ciclista mais forte da passada edição, o uruguaio de 27 anos caiu no ‘crono’ final, no qual era favorito a destronar Amaro Antunes (W52-FC Porto), e acabou por perder a Volta por apenas 10 segundos

 

Por: Lusa

Foto: EPA/Pedro Sarmento Costa

Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) fez as pazes consigo mesmo, ao vencer a Volta a Portugal em bicicleta, ‘remediando’ o erro que cometeu no ano passado com o triunfo no contrarrelógio da última etapa.

Numa ‘sala de conferências’ improvisada na marginal de Gaia, com vista para o Porto, ‘Mauri’ disse não saber “se justiça é a palavra certa” para definir o que aconteceu, o dia em que conquistou finalmente a prova ‘rainha’ do calendário nacional.

“[Queria] poder remediar o que fiz no ano passado, porque sei perfeitamente que a queda foi um erro meu, e este ano não queria cometer o mesmo erro. Eu acho que fiz justiça comigo mesmo de não cometer o mesmo erro e de não continuar a reprochar-me isso”, assumiu.

Por isso, enquanto cumpria os 18,6 quilómetros entre o Porto e Gaia, a sua preocupação eram as curvas.

“Eu acho que o principal medo que tinha e o principal cuidado no percurso eram as curvas, para não acontecer o mesmo do ano passado. Ter mais segurança e tentar perder o menor tempo possível nas curvas, porque em relação a uma pessoa que é técnica, quem tem mais dificuldades perde muito”, detalhou.

Num “traçado técnico”, mas não perigoso, tentou ter “muito cuidado, porque eram curvas muito rápidas, e também descidas com paralelo”.

“Acabei por sair beneficiado, porque sou uma pessoa de estatura grande, com peso. Na hora de atravessar os paralelos, de fazer curvas, porque hoje fazia vento, também me beneficiou bastante”, revelou o corredor de 1,89 metros.

Moreira não ficou muito surpreendido por vencer o ‘crono’, uma das especialidades que consegue fazer bem, embora tivesse “bastantes dúvidas, porque era um crono muito técnico, mas também de força”.

“Quando saí, sentia que estava bem, sentia-me com segurança a fazer o percurso. Foi uma surpresa mas sabia que podia acontecer”, disse o homem que cumpriu a última etapa em 25.07 minutos.

O único contra da vitória foi mesmo ter destronado Frederico Figueiredo, o seu companheiro de equipa, que perdeu 01.16 minutos no ‘crono’ e caiu para segundo da geral, a 01.09.

‘Mauri’ nem hesita em reconhecer que ‘Fred’ poderia ter sentenciado a Volta no domingo, rumo à Senhora da Graça, mas preferiu seguir com os seus colegas até ao alto, hipotecando as suas hipóteses de vitória.

“Sem dúvida que considero que o Fred podia ter essa oportunidade [de ganhar a Volta]. O Fred é um trepador puro. Ontem, foi uma etapa de alta montanha e eu sofri muito. Ele deixou de lado os seus interesses, ele mesmo tomou essa decisão. Só posso agradecer e posso dizer que é um verdadeiro senhor e uma grande pessoa”, reiterou.

Ainda assim, o uruguaio sente “uma alegria enorme”. “Depois de um ano tão difícil, de ter ficado no ano passado com um sabor amargo de não conseguir dar a vitória à equipa, conseguir fazer isto este ano, é uma alegria muito grande”, resumiu.

Ao seu lado, Rúben Pereira reconheceu que viveu o dia mais difícil enquanto diretor desportivo, indicando que lhe “dava igual” que ganhasse Moreira ou Figueiredo, pois o importante era que o triunfo fosse da Glassdrive-Q8-Anicolor.

“A vitória do Mauricio partiu muito do Frederico e da equipa. Nunca houve rivalidade entre os dois colegas, que é o mais importante. Para ele [Moreira] estar vestido com esta camisola, 50% é do Frederico e isso jamais podemos esquecer”, acrescentou, mostrando-se disponível para no próximo ano trabalhar para que Figueiredo ganhe a Volta.

Pereira admitiu ainda que nunca pensou ter três homens no pódio da 83.ª Volta a Portugal, mas que a corrida se desenrolou de forma a que também António Carvalho acabasse em terceiro, a 02.35 do seu companheiro uruguaio.

Fonte: Sapo on-line

“Rúben Pereira afasta suspeitas sobre a Glassdrive-Q8-Anicolor: «Somos tolerância zero»”


Diretor desportivo da equipa diz que a sua equipa foi a mais forte

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

O diretor desportivo da Glassdrive-Q8-Anicolor afastou esta segunda-feira qualquer suspeição sobre o domínio avassalador da sua equipa na 83.ª Volta a Portugal em bicicleta, lembrando que tem uma política de "tolerância zero".

"Cada um pensa por si. Continuo a dizer que esta equipa tem 26 anos, nunca tivemos qualquer problema em relação a isso. Estamos totalmente tranquilos. Tenho os melhores ciclistas", começou por dizer Rúben Pereira.

O diretor desportivo da equipa vencedora da Volta defendeu que "quando uma equipa que gaste 90 mil euros se bater com uma equipa que gasta 850 mil, algo está mal no ciclismo nacional". "O poder da nossa equipa reflete-se nisso. Nós temos de acreditar no ciclismo e no ciclismo credível. Nós somos tolerância zero", garantiu.

Finalizada uma Volta a Portugal em que a W52-FC Porto, a estrutura que dominou as nove edições anteriores, não esteve presente, devido ao escândalo de doping que abalou o ciclismo nacional, Rúben Pereira pediu ainda respeito "para os ciclistas e famílias" envolvidos na operação 'Prova Limpa'. "Acho que é importante que todos os ciclistas que ficaram em casa da W52 e todas as famílias tenham o nosso respeito enquanto modalidade, porque também deram muito ao ciclismo", concluiu.

A Glassdrive-Q8-Anicolor venceu hoje a 83.ª edição com o uruguaio Mauricio Moreira, e colocou Frederico Figueiredo e António Carvalho nos restantes lugares do pódio. A formação de Águeda conquistou ainda a classificação por equipas e a da montanha, com Fred.

Fonte: Record on-line

“Alejandro Marque explica despedida com capacete especial: «Queria agradecer a Portugal»”


Ciclista galego disputou a sua última Volta a Portugal

 

Por: Record com Lusa

Aos 40 anos, o galego Alejandro Marque disputou esta segunda-feira os últimos quilómetros da carreira numa Volta a Portugal, algo que, assume, lhe trouxe algum nervoso miudinho.

"Hoje, estava um bocadinho nervoso à partida, porque, claro, ia ser o último dia, o da despedida da Volta a Portugal. Sabia que ia ser um ambiente espetacular e assim se demonstrou", começou por dizer.


Sobre o 'crono', onde foi terceiro, o galego da Atum general / Tavira / Maria Nova Hotel diz ter levado consigo todo o apoio vindo de quem estava a ver a prova. "É um exercício intenso, com muito sofrimento, mas também dá para perceber o que há do outro lado e escutar como chamam pelo teu nome, como te animam. Muitos a gritar 'fica mais um ano'. E é isso que levo. Esse carinho do público não se ganha só num ano, mas sim em toda uma trajetória".

E para brindar a esse apoio, Marque surpreendeu com um capacete especial, algo que saiu de "improviso". "Queria agradecer a Portugal e a todos os adeptos e também a todas as equipas onde passei. Há que agradecer porque cada uma me deu uma oportunidade num momento da vida e, por isso, estou hoje aqui".

Fonte: Record on-line




“Frederico Figueiredo: «Prefiro ter um amigo do meu lado do que perder um amigo e uma equipa»”


Perdeu a camisola amarela no último dia da Volta, mas assume-se feliz pelo sucesso coletivo

 

Por: Record com Lusa

Foto: Lusa

Frederico Figueiredo entrou na última jornada da Volta a Portugal vestido de amarelo e com uma vantagem de 7 segundos para Mauricio Moreira, mas a melhor capacidade do uruguaio no contrarrelógio acabou por fazer a balança pender para o lado do sul-americano. Apesar disso, da natural tristeza por ver a vitória escapar-se, o português prefere olhar ao coletivo e diz-se feliz pelo triunfo da sua equipa.

"Estou contente por termos ganho a Volta. Penso que o mais importante foi ter ficado na equipa. Depois do que aconteceu no ano passado, o Mauricio também merecia muito uma vitória na Volta a Portugal. Eu tentei dar tudo o que tinha no dia de hoje, não foi suficiente, é o que é. A Volta é um conjunto de etapas, não é só chegadas em alto. Os contrarrelógios e os prólogos também contam. Tenho vindo a melhorar, mas ainda não chega. Para o ano cá estaremos outra vez", prometeu o ciclista da Glassdrive Q8 Anicolor.

"Recebi mensagens do patrão da equipa a agradecer-me pela pessoa que fui, pelo ciclista que sou, e isso para mim vale muito. Palavras de apreço das pessoas que estão dentro da equipa por aquilo que eu fiz é importante, é sempre de louvar quando isso acontece. Sinal de que também estão contentes com o trabalho que tenho vindo a fazer. Dou sempre tudo o que tenho pela equipa. Só posso estar contente. Prefiro ter um amigo do meu lado do que perder um amigo e uma equipa. Estou feliz e para o ano cá estaremos outra vez", voltou a prometer.

Fonte: Record on-line

“Dumoulin anuncia retirada... com efeito imediato”


Adeus aos 31 anos

 

Por: Record 

Foto: Epa

Tom Dumoulin tinha anunciado a retirada só para o final da época, mas decidiu, ontem, antecipá-la. O holandês, de 31 anos, não vai correr mais. "O adeus não é como esperava, mas olho para trás e sinto orgulho no que fiz".

Fonte: Record on-line

“A luta pela camisola vermelha faz no Eurosport”


Canal emite mais de 80 horas da 77ª edição da Volta a Espanha em Bicicleta, acompanhe a “Vuelta” de 19 de agosto a 11 de setembro, e viva três semanas de grande ciclismo

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Está tudo preparado para o arranque de La Vuelta a España 2022. A 77.ª edição da Volta espanhola começa dia 19 de agosto fora de portas, em Utrecht, nos Países Baixos, e termina dia 11 de setembro em Madrid. Ao todo, o pelotão cumpre uma distância de 3.280,5 quilómetros divididos em 21 etapas. O Eurosport orgulha-se de ser ‘A Casa do Ciclismo na Europa’ e emite mais de 80 horas de ação em direto desta emocionante competição. Acompanhe a luta pela camisola vermelha nos ecrãs do Eurosport e desfrute de três semanas de grande ciclismo na companhia da equipa de comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e José Azevedo.

La Vuelta Ciclista a España, a terceira ‘Grande Volta’ da temporada, chega depois de um Giro d’Italia que coroou o australiano Jay Hindley e de um Tour de France dominado pelo dinamarquês Jonas Vingegaard. Quem poderá brilhar nesta edição? E que pode o pelotão enfrentar no percurso deste ano? Fique a par do que oferece esta Vuelta 2022.

Os Países Baixos acolhem o arranque da Vuelta dois anos depois do que estava inicialmente previsto devido à pandemia. Os fãs de ciclismo neerlandeses vão poder ver três etapas, a primeira um contrarrelógio coletivo de 23 quilómetros em Utrecht, algo que tem sido muito raro nos últimos tempos, seguindo-se duas etapas em Utrecht e Breda ideais para os ‘sprinters’.

Após um dia de viagem/descanso, a entrada em território espanhol faz-se no País Basco e já com alguma montanha, mas o primeiro grande desafio acontece dias depois com um autêntico ‘rompe-pernas’, na 6.ª etapa, com a subida ao topo do Pico Jano. Seguem-se outras subidas muito duras como o Colláu Fancuaya e Les Praers.

Para 22 de agosto está previsto o segundo dia de descanso e os ciclistas bem precisam de aproveitar para o que lhes espera na semana seguinte. Em Elche realiza-se um contrarrelógio individual de 31 quilómetros onde a luta será contra o cronómetro. Os ‘sprinters’ voltam a ter oportunidades para brilhar em Cabo de Gata e Montilla. Pelo meio haverá tempo para uma acesa batalha pela camisola vermelha de líder com a chegada a Peñas Blancas. Ainda nessa semana, o pelotão conta com duas duras etapas de montanha com os finais em alto na Sierra de la Pradera e Sierra Nevada.

A terceira e última semana promete fazer algumas baixas na luta pela geral devido à muita montanha no caminho dos ciclistas. A partir da 17.ª não há descanso. Primeiro a meta num pequeno topo no Monasterio de Tentudía e no dia seguinte o final no Alto del Piornal. A 19.ª será uma tirada curta e com apenas duas montanhas em Talavera de la Reina. A 20.ª e penúltima etapa realiza-se em torno da serra madrilena e promete batalhas intensas. Para o último dia de ação da Vuelta haverá 97 quilómetros planos entre Las Rosas e o centro de Madrid. A grande festa de consagração do vencedor da camisola vermelha acontece na Praça de Cibeles.

 

Favoritos, dúvidas e ausentes

 

Primoz Roglic é um nome incontornável na Vuelta. Depois de vencer as três últimas edições de forma consecutiva, o esloveno é apontado, com naturalidade, como o grande favorito. No entanto, Roglic está a contas com uma lesão, fruto de uma queda sofrida no Tour, e está em dúvida.

A outra estrela eslovena do ciclismo, Tadej Pogacar, é baixa confirmada nesta Vuelta 2022. Inicialmente tinha planeado correr a prova espanhola, mas Pogacar mudou de planos e vai concentrar-se nos Mundiais na Austrália e nas clássicas de fim de temporada.

Entre os ciclistas que podem discutir a conquista da Vuelta estão o australiano Jay Hindley, vencedor do Giro d’Italia 2022, Remco Evenepoel, Sergio Higuita, Richard Carapaz, Mikel Landa, Jack Haig, Miguel Ángel López, Ben O’Connor, Simon Yates, Nairo Quintana, Hugh Carthy ou Enric Mas.

João Almeida surge também entre o lote de favoritos a vestir a camisola vermelha em Madrid. Sem Pogacar, o jovem ciclista da UAE Team Emirates será o líder da equipa. Espera ainda ter melhor sorte que no Giro deste ano, depois de ter sido obrigado a desistir devido a um teste positivo à Covid-19.

O campeão do Mundo, o francês Julian Alaphilippe, Carlos Rodriguez, Pello Bilbao, David de la Cruz ou Chris Froome prometem animar esta Vuelta e lutar por triunfos em etapas. Destaque ainda para as despedidas do italiano Vincenzo Nibali e Alejandro Valverde que cumprem pela última vez a presença na volta espanhola.

 

Mais de 80 horas de ação em direto no Eurosport

 

Os espetadores vão poder desfrutar de um total superior a 80 horas de ação da Vuelta, em direto nos ecrãs e na App do Eurosport, apoiados no conhecimento do antigo ciclista e especialista do Eurosport, Alberto Contador. A equipa de comentadores nacionais é composta pelo quarteto Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e José Azevedo.

Para além da Vuelta, o Eurosport emite a versão feminina da competição conhecida como Challenge by La Vuelta, entre os dias 07 e 11 de setembro.

 

Etapas

 

19/08 - Etapa 1 - (TTT) | Utrecht – Utrecht (23.2km) E1-16:45h

20/08 - Etapa 2 - 's-Hertogenbosch – Utrecht (175.1km) E1-14:00h

21/08 - Etapa 3 - Breda – Breda (193.2km) E1-11:00h

23/08  - Etapa 4 - Vitoria-Gasteiz – Laguardia (153.5km) E1-11:30h

24/08  - Etapa 5 - Irún – Bilbao (187km) E1-13:30h

25/08  - Etapa 6 - Bilbao - Ascensión al Pico Jano. San Miguel de Aguayo (180km) E1-13:30h

26/08  - Etapa 7 - Camargo – Cistierna (190.1km) E1-13:30h

27/08  - Etapa 8 - La Pola Llaviana/Pola de Laviana - Colláu Fancuaya (154.5km) E1-12:00h

28/08  - Etapa 9 - Villaviciosa - Les Praeres. Nava (175.5km) E1-12:00h

30/08  - Etapa 10 - (ITT) - Elche – Alicante (31.1km) E1-13:30h

31/08  - Etapa 11 - ElPozo Alimentación - Cabo de Gata (193km) E1-13:30h

01/09  - Etapa 12 - Salobreña - Peñas Blancas. Estepona (195.5km) E1-13:30h

02/09  - Etapa 13 - Ronda – Montilla (171km) E1-13:30h

03/09  - Etapa 14 - Montoro - Sierra de La Pandera (160.3km) E1-13:30h

04/09  - Etapa 15 - Martos - Sierra Nevada (148.1km) E1-12:00h

06/09  - Etapa 16 - Sanlúcar de Barrameda – Tomares (188.9km) E1-13:30h

07/09  - Etapa 17 - Aracena - Monasterio de Tentudía (160km) E1-13:30h

08/09  - Etapa 18 - Trujillo - Alto del Piornal (191.7km) E1-13:30h

09/09  - Etapa 19 - Talavera de la Reina - Talavera de la Reina (132.7km) E1-13:30h

10/09  - Etapa 20 - Moralzarzal - Puerto de Navacerrada (175.5km) E1-11:30h

11/09  - Etapa 21 - Las Rozas – Madrid (100.5km) E1-16:00h

Fonte: Eurosport

“Agenda de Ciclismo”


Olhos postos nas Voltas jovens

 

Por: José Carlos Gomes

Terminada a Volta a Portugal Continente, começa a contagem decrescente para as edições jovens da Volta a Portugal. Já no próximo fim de semana disputa-se a 14.ª Volta a Portugal de Cadetes e, em paralelo, a primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19.

Os cadetes e as sub-19 vão partilhar parte dos percursos. No primeiro dia de competição, sexta-feira, 19, disputa-se um prólogo de 5 quilómetros, em Alpiarça, igual para rapazes e raparigas. A primeira atleta a sair para a estrada parte às 15h00.

No dia seguinte os cadetes vão pedalar 75,5 quilómetros, partindo de Almeirim às 10h45 para chegarem a Benavente cerca das 13h00. A primeira etapa em linha das jovens femininas liga Samora Correia, de onde partirá a caravana às 15h00, a Benavente, onde a chegada está prevista para as 16h45.

O derradeiro dia de competição, no domingo, verá os cadetes percorrerem 80,6 quilómetros, entre Santarém (10h15) e Caldas da Rainha (12h35). Já as femininas vão partir na terra-natal de João Almeida, A-dos-Francos, às 15h15, para chegarem às Caldas da Rainha, depois de percorrerem 55,6 quilómetros, às 17h00.

Agosto é também altura para os tradicionais circuitos pós-Volta a Portugal. E os próximos dias serão pródigos neste tipo de corridas. No sábado corre-se o Circuito de S. Bernardo, em Alcobaça. No domingo é a vez do Circuito da Malveira. Na segunda-feira há dose dupla de circuitos, Nafarros e Moita (Marinha Grande).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Equipa de ciclismo do CRP Ribafria venceu os circuitos de Mira e Manique do Intendente”


A equipa de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic, esteve o fim de semana em competição em dois circuitos destintos, Mira e Manique do Intendente.

No sábado, dia 13, a equipa deslocou-se a localidade de Seixo Mira, para participar no circuito daquela localidade.

Um circuito plano, composto por 3,5 km, a percorrer 13 vezes.

Uma corrida rápida, com muitas acelerações e tentativas de fuga que foram sempre anuladas e controladas pelo pelotão.

A vitória foi discutida ao sprint, com João Letras, do CRP Ribafria a ser o mais rápido e a vencer a prova.

No dia 15, a equipa participou no mítico circuito de Manique do intendente, que se realiza no interior daquela localidade e composto pela distância de 1,7 kms a ser percorrido por 30 vezes, perfazendo um total de 51 km.


A corrida foi atacada desde a primeira volta, com vários ataques e contra-ataques, dos quais resultou numa primeira fase a fragmentação do pelotão e posteriormente a fuga de 3 atletas, João Letras do CRP Ribafria, Bruno Saraiva do CPR A-Do-Barbas e Miguel Pereira da Vulcal.

Os três atletas cooperaram na fuga entre si, conseguindo ganhar vantagem para o pelotão em cerca de 1minuto e 30 segundos.

No final a vitória viria a ser discutida ao sprint, com João Letras a conseguir impor-se perante os seus dois companheiros de fuga e a cortar a meta em 1º lugar.


Na chegada do pelotão, Daniel Ferreira do CRP Ribafria conseguiu cortar a meta na frente, conquistando o 4º lugar.

A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, conquistou o 1º lugar coletivamente e João Letras venceu ainda o prémio de montanha, o maior número de voltas, e a volta mais rápida.

Para uma equipa é fundamental ter objetivos, pelo qual deve lutar, de forma a manter sempre o foco. No desporto de competição, lutar por um lugar cimeiro é fundamental, por isso só podemos estar agradecidos a todos os nossos atletas que continuam sempre a dar o seu melhor em prol da equipa, para a conquista da vitória.


Um agradecimento especial a todos os nossos patrocinadores que nos apoiam e a direção do CRP Ribafria, que criam as melhores condições a equipa.

Por fim, a equipa dedica a vitória em Manique do intendente ao seu ao patrocinador Gonçalo Pinheiro, que foi pai no dia 14 e que fez questão de aí marcar presença junto da equipa.

Fonte: Equipa de Ciclismo – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic – CRP Ribafria







“Ciclismo: Pedro Oliveira e Maria Jesus Barros triunfaram em Santa Marta de Portuzêlo”


Pedro Oliveira (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e Maria Jesus Barros (Team Orense Women) saíram vitoriosos do 45º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo, que se disputou na manhã desta segunda-feira naquela freguesia de Viana do Castelo.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e do Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo, a prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, contou com a presença de cerca de uma centena de atletas divididos pelas categorias de escolas, cadetes e juniores.


Na prova ‘rainha’ Pedro Oliveira (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) mostrou-se mais forte na reta final de uma corrida bastante atacada do princípio ao fim. O ciclista brasileiro da equipa de Roriz deixou os companheiros do primeiro grupo em cabeça de corrida, já muito próximo da linha de meta e impôs-se a João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais), que fez segundo lugar, e João Martins (União Ciclismo da Trofa), que foi terceiro.

Em elites femininos, Maria Jesus Barros (Team Orense Women), ex-atleta da Escola de Ciclismo de Santa Marta, garantiu o primeiro lugar do pódio.


A classificação coletiva foi ganha pelo Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, que colocou três ciclistas no top10, deixando na segunda posição o Póvoa Cycling Academy/CDC Navais, enquanto o C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor alcançou o terceiro lugar.

José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) dominou a corrida de cadetes. O campeão nacional de fundo em cadetes assumiu a liderança da corrida ao final da primeira volta, não permitindo qualquer resposta por parte dos restantes companheiros, consolidando a vantagem de volta para volta, chegando ao final com 35 segundos de vantagem sobre o atleta da casa, Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta), enquanto Diogo Miranda (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) fechou o último lugar do pódio.


Em femininos a Academia Ciclismo de Paredes dominou em toda a linha, realizando um pleno no pódio. Lia Godinho foi a vencedora, seguida de Eduarda Costa e Ana Santos.

Por equipas, a Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel garantiu o primeiro lugar, a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact foi segunda e o Cantanhede Cycling/2W Engenharia foi terceira.

Na categoria de escolas o C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor foi o mais forte, somou 15 pontos e subiu ao mais alto lugar do pódio.


Na segunda posição ficou a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, enquanto a Academia Ciclismo de Paredes fez terceiro lugar.

Em termos individuais de destacar a vitória de Guilherme Ribeiro (Academia Ciclismo de Paredes) em juvenis, relegando Rui Sabino (União Ciclismo da Trofa) para a segunda posição enquanto Martim Campos (Academia Ciclismo de Paredes) fez terceiro.

Jéssica Oliveira (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reaol, venceu a prova feminina. Carla Garcia (UC Coslada) foi segunda e Juliana Teixeira (Academia Efapel Ciclismo) terceira.


Simão Silva e Beatriz Ferreira (União Ciclismo da Trofa) venceram a prova de infantis, enquanto Duarte Marques (C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) e Lara Silva (Escola Cantanhede Cycling/orima/Duorep) foram os mais rápidos em iniciados.

Em pupilos/benjamins a vitória sorriu a Duarte Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact).

 

Pedro Oliveira, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact


 

Pedro Oliveira, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, venceu ao sprint a corrida de Juniores, batendo nos últimos metros o sempre difícil João Martins (Póvoa)

“Foi um circuito duro. Eu nem vim para ganhar, vim mais para ajudar a equipa no que fosse preciso, mas no final consegui sair com a vitória”, disse o ciclista que está há cerce de mês e meio em Portugal.

Não é fácil ganhar ao João Martins… “Nenhuma corrida é fácil de ganhar, quanto mais quando se tem o João Martins como adversário. Hoje fui mais feliz e nos últimos metros consegui levar a melhor”.

 

José Moreira, (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel)

 

José Moreira, (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), era um ciclista feliz no final da corrida de cadetes, salientando, no entanto, que não foi uma vitória fácil.

“Estas corridas nunca são fáceis. É tudo muito atacado, muitas equipas a tentar disputar o prémio. Eu lutei, tentei destacar-me no final no final da primeira volta, consegui ganhar um espacinho curto, mas com as descidas e a carregar nas subidas consegui distanciar-me e acabei por chegar isolado à meta”.

 

António Antunes, responsável da Escola Ciclismo Santa Marta


 

António Antunes, responsável da Escola Ciclismo Santa Marta, faz um balanço muito positivo da retoma do Circuito de Santa Marta…

“O balanço é extremamente positivo. Depois de dois anos de interregno, voltamos a organizar o circuito, a 45.ª edição de um dos mais antigos do país. As equipas aderiram todas como seria de esperar, a competitividade e a alegria dos miúdos fizeram-se notar e nós só temos de estar satisfeitos porque tudo correu bem”.

“Estamos muito felizes por, finalmente, conseguimos voltar a organizar a prova, que é um marco em Viana do Castelo, no Minho e no próprio país”, disse António Antunes.

Estava à espera de ter aqui tanta gente, quer em termos de atletas a participar, como de pessoas a assistir? “Foi uma surpresa agradável… Nós estávamos a contar com uma boa participação de atletas e sabemos que as equipas trazem pessoas, agora contar com tão grande adesão das pessoas da freguesia e de freguesias limítrofes e que elas aderissem como o fizeram… não estávamos a contar. Foi uma agradável surpresa”.

 

Carlota Borges, Vereadora da Juventude da Câmara de Viana do Castelo

 

Carlota Borges, Vereadora da Juventude da Câmara de Viana do Castelo, considerou muito positivo o regresso do Circuito de Santa Marta e saudou a enorme participação dos jovens…

“É muito positivo para nós concelho de Viana do Castelo, assistirmos ao regresso deste Circuito de Ciclismo. Foi com satisfação que vimos aqui tantos jovens. Mostra que os nossos jovens estão com vontade de voltar a praticar desporto depois de tanto tempo parados”.

Para Carlota Borges “ver aqui estes jovens com esta vontade toda e com esta dinâmica, para além de ser um motivo de orgulho e satisfação, dá-nos um ânimo acrescido, uma vez que para o ano somos Cidade Europeia do Desporto”.

 

Nuno Ferraz, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzêlo

 

Nuno Ferraz, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzêlo, mostrou-se muito feliz pelo regresso do Circuito de Ciclismo à freguesia…

“Este é um circuito que já tem uma enorme tradição, é organizado pela mais antiga Escola de Ciclismo do país e para Santa Marta é um orgulho termos este circuito e termos uma organização deste nível”, referiu o autarca.

Para Nuno Ferraz “foi uma retoma de grande nível, estiveram aqui muitos atletas, equipas e muita gente. Assistiu-se a lutas interessantes. Santa Marta está de parabéns e a Escola de Ciclismo também”.

É um circuito para continuar com o apoio da Junta de Freguesia? “Sem dúvida. Desde a primeira hora que a Junta de Freguesia apoia incondicionalmente todas as atividades que se passam na freguesia e esta não é exceção. Temos todo o prazer em colaborar, e ajudar no que fizer falta, com a Escola Ciclismo”.

O 45.º Circuito de Santa Marta de Portuzelo foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Viana do Castelo 2023 Cidade Europeia do Desporto, Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Tensai, Sambiental, P&C Pipesolutions,  Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com