terça-feira, 2 de maio de 2023

“Triatleta belga sofre múltiplas fraturas em acidente no Cartaxo”


Condutora assumiu desde logo a culpa pelo acidente, alegando que não viu Erwin Vanderplancke

 

Por: Lusa

Foto: World Triathlon

O triatleta belga Erwin Vanderplancke foi vítima de um acidente rodoviário quando efetuava um treino de bicicleta no Cartaxo e sofreu múltiplas fraturas na face e braços, disse esta terça-feira o vice-presidente do Clube de Natação de Torres Novas.

Erwin Vanderplancke, de 28 anos e que representa o Clube de Natação de Torres Novas há duas épocas, conseguiu no sábado o sétimo lugar no Campeonato do Mundo de duatlo em Ibiza, Espanha, mas no dia seguinte, no domingo, foi vítima de um acidente.

"Chegou no domingo e estava a fazer um treino de ciclismo na zona do Cartaxo ao final da tarde, perto de Pontével, quando num cruzamento um carro que estava parado num stop não o viu e avançou para mudar de direção, com o atleta a não conseguir evitar o embate", disse à agência Lusa Paulo Catarino Vieira.

Segundo o vice-presidente, o acidente aconteceu numa zona de descida, com o triatleta a aguardar agora por uma intervenção cirúrgica no hospital de São José, em Lisboa.

"Ele está estável, mas sofreu múltiplas fraturas na zona da face e dos membros superiores. Foi primeiro transportado para o hospital de Santarém e depois transferido para São José, onde aguarda por uma intervenção cirúrgica. Necessita de alguma recuperação para que possam efetuar a cirurgia", salientou.

Paulo Catarino Vieira referiu que a condutora da viatura assumiu desde logo a culpa pelo acidente, alegando que não viu o atleta.

"Este é o terceiro acidente do género que acontece em dois meses com atletas nossos, mas este é o mais grave. É uma situação que preocupa bastante", revelou.

O vice-presidente afirmou que Erwin Vanderplancke reside há vários anos em Portugal e que está no clube há duas épocas, estando também integrado no apuramento para os Jogos Olímpicos Paris2024 pela seleção belga.

Fonte: Record on-line

“Charlotte Kool vence segunda etapa e Marianne Vos lidera Vuelta feminina”


Daniela Campos foi a melhor portuguesa em prova, tendo terminado na 31.ª posição

 

Por: Lusa

Foto: Twitter La Vuelta Feminina

A ciclista holandesa Marianne Vos (Jumbo-Visma) subiu esta terça-feira à liderança da Volta a Espanha feminina, ao ser segunda na segunda etapa, vencida ao sprint pela compatriota Charlotte Kool (DSM).

No final da ligação de 105,8 quilómetros entre Orihela e Pilar de la Horadada, Kool foi a mais rápida no sprint, cruzando a meta após 2:41.27 horas, à frente de Vos e da norte-americana Chloe Dygert (Canyon SRAM Racing), segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Na geral, graças às bonificações, Vos passou a vestir a camisola vermelha, com um segundo de avanço sobre Dygert, a regressar à competição mais de um ano depois, e dois sobre a holandesa Riejanne Markus (Jumbo-Visma).

A campeã portuguesa Daniela Campos (Bizkaia Durango) terminou na 31.ª posição, integrada no pelotão e com o mesmo tempo da vencedora, ao contrário das restantes compatriotas em prova.

Vera Vilaça (Massi-Tactic) foi 125.ª, a 4.09 minutos de Kool, Beatriz Roxo (Cantabria Deporte-Rio Miera) foi 142.ª, a 7.58, e Mariana Libano (Soltec) foi 158.ª, a 18.40.

Na geral, Daniela Campos é 60.ª, a 1.49 de Vos, Vera Vilaça é 111.ª, a 5.41 minutos, Beatriz Roxo é 138.º, a 10.33, e Mariana Libano é 157.ª, a 21.22.

Na quarta-feira corre-se a quarta etapa, novamente propícia a um final ao sprint, após os 157,8 quilómetros entre Elche de la Sierra e La Roda.

Fonte: Record on-line

“Joni Brandão, três vezes 'vice' da Volta a Portugal, suspenso por seis anos”


Por: AMG // NFO

Foto: Facebook Joni Brandão

O ciclista Joni Brandão, três vezes segundo classificado da Volta a Portugal, foi hoje suspenso por seis anos pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) por posse de substância e método proibidos.

De acordo com a lista de sanções disciplinares da (ADoP), hoje atualizada, o ciclista que foi segundo nas edições de 2015, 2018 e 2019 da Volta a Portugal vai cumprir uma sanção entre 15 de julho de 2022 e 14 de julho de 2028, por "posse de substância proibida e método proibido", nomeadamente genotropim, insulina, menotropina e menopur.

Brandão, que é arguido no processo ‘Prova Limpa’, foi um dos nomes incontornáveis do ciclismo nacional nos últimos anos, tendo protagonizado, em 2021, uma surpreendente transferência para a W52-FC Porto, a ‘arquirrival’ da que era a sua equipa à data, a Efapel.

O ciclista de Travanca, de 33 anos, perdeu a vitória na Volta de 2019 para João Rodrigues no contrarrelógio da última etapa, depois de ter andado três dias de amarelo. Foi ‘vice’ no ano anterior, atrás de Raúl Alarcón, posteriormente desclassificado por doping, e também em 2015, quando foi superado por Gustavo Veloso.

Figura polémica do pelotão português, foi campeão nacional em 2013 e ganhou na Torre, na Volta de 2020. Começou a carreira na espanhola Burgos-BH (2012), antes de mudar-se para a Efapel, à qual regressou em 2019 depois de duas épocas no Sporting-Tavira.

A suspensão de Joni Brandão é conhecida três semanas depois de a ADoP ter suspendido Ricardo Vilela, que já se encontrava a cumprir uma sanção de três anos, por mais sete, por anomalias no passaporte biológico, e José Gonçalves por quatro anos, por “posse de substância proibida”, no caso somatropina.

Vilela foi um dos seis ciclistas suspensos, em 04 de outubro, por três anos pela ADoP por “posse de substância proibida e método proibido”, juntamente com Rui Vinhas e Ricardo Mestre, vencedores da Volta a Portugal em 2016 e 2011, e Daniel Mestre, José Neves e Samuel Caldeira.

João Rodrigues, vencedor da Volta a Portugal de 2019 e da Volta ao Algarve de 2021, também foi sancionado com três anos pela ADoP, mas viu o seu castigo agravado em quatro pela União Ciclista Internacional (UCI), por anomalias no passaporte biológico.

A ADoP reduziu a suspensão destes sete ciclistas de quatro para três anos por terem “confessado” tal como aconteceu com Daniel Freitas, ex-ciclista da W52-FC Porto e arguido no processo ‘Prova Limpa’, ao contrário do que aconteceu com Brandão e Gonçalves.

Pendentes de desfecho na justiça desportiva continuam os processos do ciclista Jorge Magalhães, assim como de três elementos do ‘staff’ da, entretanto extinta equipa, incluindo o diretor desportivo, Nuno Ribeiro.

Todos eles estão entre os 26 arguidos acusados de tráfico de substâncias e métodos proibidos no âmbito do processo ‘Prova Limpa’, que desmantelou a equipa W52-FC Porto, grande dominadora do ciclismo nacional nos últimos anos.

O Ministério Público acusou 26 arguidos, incluindo o antigo diretor desportivo Nuno Ribeiro e o ‘patrão’ da equipa Adriano Quintanilha de tráfico de substâncias e métodos proibidos, com estes dois a responderem ainda pelo crime de administração de substância e métodos proibidos e a serem acusados, a par do diretor geral Hugo Veloso, de terem elaborado “um esquema” de dopagem para “aumentarem a rentabilidade” dos corredores da equipa.

Único dos 11 antigos ciclistas da W52-FC Porto a não ser constituído arguido, Amaro Antunes, vencedor da Volta a Portugal de 2020, encontra-se a cumprir um castigo de quatro anos por anomalias no passaporte biológico, tendo visto a UCI retirar-lhe, entre outros resultados, a vitória na edição de 2021 da prova ‘rainha’ do calendário nacional.

Fonte: Lusa

“Giro: João Almeida lidera UAE Emirates para “lutar por um grande resultado”


Por: JP // NFO

O português João Almeida vai liderar a UAE Emirates na 106.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, para “lutar por um grande resultado”, entre sábado e 28 de maio, anunciou hoje a equipa.

João Almeida, de 24 anos, vai disputar o Giro pela quarta vez, depois do quarto lugar em 2020 a melhor classificação de sempre de um português, do sexto em 2021 e da desistência no ano passado, devido a um teste positivo ao coronavírus, naquela que vai ser a sua quinta ‘grande’. Em 2022 foi ainda quinto na Vuelta.

“Depois do dececionante desfecho nesta corrida no ano passado, estou definitivamente ansioso para voltar e lutar por um grande resultado. A preparação para o Giro está a correr bem. Acho que tenho sido muito consistente este ano e terminámos um ‘bloco’ de treino em altitude, na Serra Nevada, em Espanha, e então, coletivamente, estamos bem, tanto física como mentalmente”, afirmou o português, citado pela UAE Emirates.

O português vai ser o ‘chefe de final’ da equipa comandada por Joxean Fernández ‘Matxín’, num elenco que conta ainda com o sprinter alemão Pascal Ackerman, os italianos Alessandro Covi, Davide Formolo e Diego Ulissi, o sul-africano Ryan Gibbons, o norte-americano Brandon McNulty e o australiano Jay Vine.

O corredor natural de A-dos-Francos, nas Caldas da Rainha, cobiça uma boa classificação final, advertindo ainda para outras potencialidades da sua equipa.

“Naturalmente, o meu objetivo é conseguir uma boa classificação geral, mas também temos o Pascal para os sprints e outros que já ganharam etapas no Giro. Eu penso que estamos preparados para uma grande corrida”, prometeu João Almeida.

A 106.ª edição da ‘corsa rosa’ começa no sábado, com o contrarrelógio individual entre Fossacesia Marina e Ortona, e termina, três semanas depois, em 28 de maio, com a 21.ª e última etapa, com início e fim em Roma.

Fonte: Lusa

“X-Sauce Factory Team fecha com sucesso a Taça de Espanha e sobe ao pódio em Portugal”


Por: David Simo

Fotos: Fotos Sabiñanigo/@astarriaga11/Lousada/@Ciclismo+TV & Rodrigo Rodrigues

Os pilotos da X-Sauce Factory Team demonstraram mais uma vez a sua evolução alcançando bons resultados em Espanha e Portugal no passado domingo. Cristofer Bosque participou na Taça de Espanha, Sabiñánigo Grand Prix nos Pirenéus, enquanto Ana Santos disputou a Taça de Portugal XCO de Lousada.


Ana Santos regressou ao pódio, obtendo a liderança na categoria de Sub-23 e o terceiro lugar na categoria geral na prova de Lousada da Taça de Portugal. A piloto portuguesa lutou ao lado de Raquel Queirós e Matylda Szczecinskaen numa corrida emocionante, onde mostrou a sua força e coragem ao voltar volta após volta para chegar ao pódio ao lado dos pilotos da MMR Factory Racing Team depois de sofrer um acidente.

Por seu lado, Cristofer Bosque fechou a geral da Taça de Espanha XCO Cofidis 2023 com um meritório segundo lugar no circuito de Santa Lucía, em Sabiñánigo, onde subiu ao pódio com uma quarta posição: "Foi uma corrida difícil por causa do vento, consegui agarrar-me ao grupo líder, mas paguei o esforço e tive de voltar as últimas 2 voltas para garantir o segundo lugar do Copa da Espanha", disse o corredor.

A próxima paragem da X-Sauce Factory Team será a UCI Mountain Bike World Series em Nové Město na Moravě, onde Ana e Cristofer competirão ao mais alto nível com a elite mundial.

Fonte. X-Sauce Factory Team






“CRP Ribafria no pódio em Vila Chã de Ourique”


Decorreu no dia 1 de maio, o Circuito de Ciclismo circuito de Vila Chã de Ourique, este ano na sua 36ª edição, em homenagem a Luís Nepomuceno.

A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic deslocou se a esta prova com 11 unidades da sua formação (Jorge Marques, Paulo Pereira, Raul Ribeiro, Jorge Letras, Paulo Simões, Pedro Dias, João Letras, Aníbal Santo, Gonçalo Santo Hélder Pereira e Humberto Pereira).

Um circuito com cerca de 3 km, a percorrer por cerca de 15 vezes, onde alinharam a partida cerca de 100 atletas.

A corrida foi sempre atacada, com várias tentativas de fuga que foram sempre anuladas pelo pelotão.

Na última volta um atleta conseguiu ganhar uma ligeira vantagem nas curvas e contracurvas antes da reta da meta, sendo alcançado junto a meta num sprint, e com João Letras do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, a cortar a meta em terceiro lugar.

A prova acabou com uma média de velocidade superior a 42 km /h.

João Letras foi também o 2º classificado no escalão elites/M30.

A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic felicita os vencedores, que conseguiram ser os mais fortes.

Fonte: EQUIPA DE CICLISMO - CRP RIBAFRIA | GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO / RIOMAGIC - CRP RIBAFRIA

“Seleção Nacional/Seleções de paraciclismo e de juniores femininas em ação”


Por: José Carlos Gomes

As Seleções Nacionais de paraciclismo e de juniores femininas têm a agenda preenchida para esta semana, competindo na Bélgica e em França, respetivamente.

Após a etapa da Taça do Mundo de Paraciclismo em Maniago, Portugal compete, entre quinta-feira e domingo na ronda de Ostende, Bélgica. O selecionador nacional, José Marques, chamou os mesmos quatro paraciclistas que, há duas semanas, representaram o país em Itália.

Bernardo Vieira, em C1, Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), e, C2, Flávio Pacheco, em H4, e Luís Costa, em H5, são os eleitos. Todos competem nos contrarrelógios individuais e nas provas de fundo.

Os primeiros a correr são Flávio Pacheco e Luís Costa, nos exercícios individuais de 21 quilómetros, marcados para as 11h00 de quinta-feira. Os mesmos corredores alinham nas provas de fundo das respetivas classes, com 63,9 quilómetros, sábado, às 13h30.

As distâncias a enfrentar por Bernardo Vieira e por Telmo Pinão serão as mesmas, tanto no contrarrelógio como nas provas de fundo. As datas é que diferem. Os contrarrelógios das classes C1 e C2 estão marcados para as 8h30 de sexta-feira, enquanto as provas de fundo encerram a participação portuguesa, a partir das 15h45 de domingo.

“É uma Taça do Mundo muito competitiva, com mais de 500 inscritos. Temos intenção de tentar lugares de pódio e, sobretudo, de lutar pelo máximo possível de pontos, de forma a subirmos no ranking de qualificação paralímpica”, afirma José Marques.

Se os paraciclistas viajam para a Bélgica, as juniores femininas vão correr em França, no Tour do Gévaudan, prova da Taça das Nações que tem duas etapas, a disputar sábado e domingo. José Luis Algarra convocou cinco ciclistas para este compromisso internacional: Catarina Espada (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho), Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), Maria Santos (Glassdrive/Chanceplus/Allegro), Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade) e Rita Tanganho (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ).

Será a primeira experiência internacional de alto nível destas corredoras, “um primeiro contacto com o ciclismo de altíssimo nível, que permitirá fazermos um diagnóstico sobre o nosso estádio de desenvolvimento para perspetivarmos o trabalho futuro”, explica José Luis Algarra.

As dificuldades são de natureza diferente nas duas etapas. A primeira terá 76 quilómetros e três subidas pontuáveis para a classificação da montanha. A última, com três quilómetros de extensão, coincide com a meta. A partida acontece às 12h00 e a chegada está prevista para as 14h15 de sábado.

No dia seguinte, com menos montanha, a alta velocidade e a capacidade de colocação serão postas à prova. A etapa começa às 8h00 e espera-se que termine cerca das 10h00, depois de percorridos 67 quilómetros.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ciclismo: Barcelos recebe a Taça de Portugal de Esperanças”


Barcelos recebe a 7 de maio o 5º Prémio de Ciclismo HM Motor, prova inserida no calendário da Taça Nacional de Esperanças, destinada às categorias de sub-23 e juniores, e pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

A quarta e última etapa da Taça de Portugal de Esperanças percorrerá as estradas barcelenses no dia 7 de Maio. A prova, destinada aos escalões de esperanças e juniores, integra o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e terá chegada no alto do Monte da Franqueira para a consagração do vencedor da Taça de Portugal de Esperanças.

Promovida conjuntamente pelo Centro Ciclista de Barcelos, pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o 5º Prémio de Ciclismo HM Motor apresenta este ano um percurso totalmente diferente, mais exigente e que termina no mítico Monte da Franqueira.

O Prémio HM Motor arranca do Estádio Cidade de Barcelos, pelas 11 horas, e termina no Santuário da Nossa Senhora da Franqueira por volta das 14h20, depois de uma viagem de 118 quilómetros.

O percurso é constituído por três voltas a um circuito, sendo que a última o pelotão segue em direção ao Monte da Franqueira, onde está instalada a meta final.

Em Barcelos já tudo está preparado para receber e consagrar aquele que será o vencedor da Taça de Portugal de Esperanças, com a presença do pelotão nacional de sub-23 e as equipas juniores da Zona A, a que acrescem algumas formações de ambos os escalões da vizinha Espanha.

O 5º Prémio HM Motor é a última prova a contar para a Taça de Portugal de Esperanças e o Monte da Fanqueira será local de festa para os que serão consagrados como vencedores da Taça.

 

Francisco Cardoso, presidente do CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor

 

Francisco Cardoso, presidente do CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, está convicto que “o 5º Prémio HM Motor vai ser uma grande festa do Ciclismo”.

Afirmando que “o Prémio HM Motor dá este ano um passo de gigante em direção àquilo que pretendemos, que o Prémio HM Motor seja uma prova de referência do Ciclismo Nacional”, disse Francisco Cardoso, acredita que “esta vai ser uma prova de grande impacto e que trará a Barcelos muitos mais adeptos do Ciclismo”.

Francisco Cardoso garante que “está tudo preparado. A corrida já podia começar hoje porque já tudo está definido e pronto” e salientou que “este ano o Prémio HM Motor é totalmente diferente do que fizemos até aqui. Este ano o Prémio HM Motor está inserido no calendário nacional, destinado a sub-23 e juniores e temos um percurso mais longo, que vai ter uma chegada em grande”.

Claro que “vai ser uma chegada dura e vai ser complicado para alguns ciclistas, mas temos de ter em conta que este ano temos os sub-23 e o Prémio tem de ser mais exigente”.

O 4º Prémio H.M. Motor organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho conta com o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de Barcelos, AFF Eletrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Ciclismo a Fundo e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com