domingo, 20 de março de 2022

“Rescaldo da ABTF Betão-FEIRENSE na 39.ª Volta ao Alentejo”


ABTF Betão-FEIRENSE na frente do pelotão da Volta ao Alentejo

 

Foto: João Calado/Podium

Ao longo dos últimos cinco dias, a ABTF Betão-FEIRENSE esteve a disputar a 39.ª Volta ao Alentejo. Com início em Vendas Novas e final em Évora, foram percorridos 724 quilómetros distribuídos por cinco etapas. Venceslau Fernandes foi o corredor mais destacado da equipa feirense na classificação geral, fechando a competição em 48.º lugar, a 2m15s do vencedor da camisola amarela, o venezuelano Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA).

Numa competição mais talhada para velocistas do que para trepadores, e onde o vento foi a principal dificuldade a superar, a ABTF Betão-FEIRENSE esteve em destaque nas fugas dos primeiros dias de prova e com dois corredores no Top 10 da classificação geral. Venceslau Fernandes e Fábio Oliveira foram protagonistas na principal fuga da jornada inaugural e bonificaram nas metas volantes, o que lhes valeu dois postos nos lugares cimeiros da geral, onde permaneceram até ao final da penúltima etapa. No coletivo, a equipa fechou no 13.º lugar.

 

Declarações de Joaquim Andrade, director desportivo da equipa

 

“Foi uma Volta onde apostámos essencialmente nas fugas, que nos pudessem proporcionar uma vitória de etapa. No primeiro dia conseguimos colocar dois ciclistas na fuga principal, o que nos permitiu estar entre os primeiros lugares da geral até ao contra-relógio. O balanço é positivo, porque os ciclistas estiveram sempre ativos e presentes nos momentos importantes da corrida. Mostraram a ambição com que gosto de os ver correr”.

 

Classificações 39.ª Volta ao Alentejo

Classificação Geral:

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) 16h42m07s

2.º Xabier Azparren (Euskaltel-Euskadi) a 5s

3.º José Neves (W52-FC Porto) a 24s

48.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-FEIRENSE) a 2m15s

51.º Fábio Oliveira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 2m27s

58.º Viktor Manakov (ABTF Betão-FEIRENSE) a 2m47s

71.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-FEIRENSE) a 6m09s

75.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 6m55s

95.º André Cardoso (ABTF Betão-FEIRENSE) a 13m42s

107.º Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 20m24s

 

Geral Equipas:

 

1.ª W52-FC Porto 50h08m31s

13.ª ABTF Betão-FEIRENSE a 4m45s

 

Geral Pontos:

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) 101

26.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-FEIRENSE) 5

30.º Fábio Oliveira (ABTF Betão-FEIRENSE) 4

 

Geral Montanha:

 

1.º Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) 10

8.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-FEIRENSE) 2

 

Geral Juventude:

 

1.º Pelayo Sanchez (Burgos BH)

23.º Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE)

 

 

Competições ABTF Betão-FEIRENSE em Março

 

27/03, Clássica Aldeias do Xisto (1.12)

Fonte: ABTF Betão-FEIRENSE

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados João Matias 3º em Évora no culminar de uma grande Volta ao Alentejo para a equipa”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou hoje a sua prestação na 5ª Etapa da Volta ao Alentejo, uma ligação de 171,3 quilómetros entre Castelo de Vide e Évora. Última etapa onde o objetivo principal era a vitória na mesma e mais uma vez ficámos muito perto, com João Matias ao ser o 3º classificado na linha de meta.

A etapa foi toda ela muito nervosa, o vento e ameaça de chuva que se faziam sentir tornaram o dia muito perigoso e havia a necessidade de estar bem colocado e manter uma boa posição no pelotão. Para isso foram essenciais Bruno Silva e Rui Carvalho, que desde o quilómetro 0 assumiram as despesas do pelotão, salvaguardando sempre a posição da equipa.


Um grupo de 4 elementos destacou-se, mas foi controlado à distância pelo pelotão e a margem nunca foi muito grande. Na parte final, o importante era resguardar a equipa e entrar em Évora na melhor posição possível de forma a poder lançar o sprint para João Matias, ele que era a nossa aposta para hoje.

Aproximação toda ela muito rápida, onde a equipa uma vez mais esteve soberba, no entanto na última curva Leangel Linarez, hoje na posição de lançador fura e cai desamparado, não conseguindo controlar a bicicleta. João Matias ficou muito cedo na frente e teve que ir sempre em recuperação e ainda assim terminou num brilhante 3º lugar, o seu melhor resultado este ano na Volta ao Alentejo.


Um sentimento agridoce, pois a equipa sabia que hoje caso não houvesse o azar da queda havia pernas para mais, e seguramente estaríamos na luta direta pela vitória na etapa. No entanto, o mais importante é que Linarez no final da queda conseguiu levantar-se e seguiu ainda até ao final, diante de um forte aplauso da multidão em Évora.

À semelhança do ano passado, foi uma Volta ao Alentejo de enorme nível de toda a equipa, onde mais uma vez o grupo mostrou a sua união e força. No final o diretor desportivo Gustavo Veloso afirmava que “Foi uma Volta ao Alentejo muito positiva para a equipa, se virmos bem tirando o dia de ontem o pior resultado que fizemos em etapas foi um 4º lugar. Isso espelha bem a atitude da equipa e saímos todos contentes e orgulhosos pelo que conseguimos.”.


Apenas uma semana há para descansar antes do próxima desafio, que será a Clássica Aldeias do Xisto que de disputa no próximo domingo, dia 27 de março. Será a última prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

 

Classificação Etapa

Castelo de Vide - Évora: 171,3 Km

 

1.º Juan José Lobato (Euskaltel – Euskadi), 3h55m50s

3.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1s

51.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 42s 68.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1s 77.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 5m16s 80.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

88.º Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

95.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 7m39s


 

Classificação Geral

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA), 16h42m07s

23.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m09s 27.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m14s 54.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 2m37s 77.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 7m00s

84.º Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 8m19s 87.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 8m51s

89.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 9m29s


 

Classificação Equipas

 

1.º W52-FC Porto, 50h08m31s

12.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, a 2m51s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Taça de Portugal DHI presented by Shimano Viana do Castelo”


Britânicos reinam em Viana do Castelo

Por: Ana Nunes

Monte da Padela, em Viana do Castelo recebeu a 2.ª Taça de DHI presented by Shimano, na qual os britânicos mostraram a sua superioridade. Dan Slack (Sr Suntour One Vision Racing) venceu em elite no setor masculino, com Anna Craig (Sr Suntour Commencal By Gravity) a dominar no setor feminino.

Depois do domínio francês na primeira prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, em Tarouca, hoje foi a vez de os britânicos se destacarem, nesta que foi também uma competição de classe 1 UCI.


Dan Slack (Sr Suntour One Vision Racing) foi sétimo na descida de qualificação e na final conseguiu melhorar o seu registo em mais de 10 segundos, tendo parado o cronómetro com uma marca de 2'16''570. Ethan Craik (GT Factory Racing) foi nove décimos mais lento do que o vencedor e terminou a prova na segunda posição. A fechar o pódio em terceiro lugar ficou Rafael Bascon (ITEA Sports), a 3,563 segundos.


O melhor português foi Vasco Vasconcelos (Individual), que terminou a prova na 10.ª posição, com uma marca de 2’26”423.

Já no setor feminino, a britânica Anna Craig (Sr Suntour Commencal By Gravity) foi a mais rápida tanto nas descidas de qualificação como na final, estabelecendo o melhor registo em 2'51''480. Jolanda Kiener (Hot Trail Gravity) terminou na posição imediata, a 4,983 segundos, com Estefania Cabarcos (RocaSport Giant Liv) a fechar na terceira posição.  A melhor portuguesa foi Sara Ferreira (Maiatos), na 4.ª posição, a 39,087 segundos da vencedora.

Em juniores masculinos foi o americano Ryan Pinkerton (GT Factory Racing) a destacar-se perante os adversários, com o melhor português a ser Matias Camacho (Caniço Riders/2Cycling), na quinta posição, a 17,014 segundos do vencedor. Já na prova de cadetes foi Finlay Sykes (Sr Suntour One Vision Racing) a sagrar-se vencedor. Nesta categoria houve um português a intrometer-se no pódio final, Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr Print), que terminou a prova na terceira posição, a 2,980 do vencedor. Em juvenis, e à semelhança da primeira prova, foi Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) a vencer.


Nas categorias de veteranos impuseram-se, em masters 30, Miguel Gaboleiro (Individual), em masters 40, Gabriel Baker (ITEA Sports), em masters 50, José Salgueiro (MCF/Xdream/Município de Sã), e em masters 60, António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira). No setor feminino foi Ana Luz (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling), sem concorrência na sua categoria.

A terceira prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano terá lugarno dia 10 de abril, em São Brás de Alportel.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Marc Hirschi venceu o trofeu 2º Per Sempre Alfredo”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

O ciclista da equipa da Emirados Árabes Unidos-Team Emirates venceu o troféu 2º Per Sempre Alfredo, um clássico 1.1 realizado em Itália, numa distância de 172,7 quilómetros entre Firenze e Sesto Fiorentino, com o suíço a adiantar-se e a cortar a linha de chagada em primeiro lugar mostrando a sua boa forma, onde se estreia a ganhar da época de 2022. 

Numa fuga com dois ciclistas animaram parte da corrida, com Didier Merchán da DRA e Lorenzo Milesi de Itália, durante a mesma Lorenzo Milesi mostrava-se mais forte do que Didier Merchán, mas o colombiano também mostrava mazelas, depois de ter participado na véspera no Milão-San Remo pela DNF, o italiano tentou resistir a uma longa vantagem, mas foi difícil conseguir, já que a superioridade numérica que vinha atrás não lhe deu oportunidade. 

O ciclista italiano era alcançado por um grupo que seguia na sua perseguição muito forte, o que definiu o triunfo do sprint, mas, Marc Hirschi o ciclista da UAD nos últimos cinco quilómetros atacava, acelerava, onde o pelotão apenas o podia ver a cortar a meta final, naquela que foi a sua primeira vitória da época de 2022, depois de ter sido sujeito a uma cirurgia ao quadril no início do ano.

“Troféu Alfredo Binda italiana Elisa Balsamo foi a vencedora”


Por: José Morais

Foto: Tim de Waele/Getty Images

A ciclista da Trek-Segafredo Elisa Balsamo venceu a 47Ç edição do Troféu Alfredo Binda, uma prova com 148,1 quilómetros percorrida entre Cocquio Trevisago e Cittiglio, com a italiana a ser mais forte, numa corrida que foi afetada com um acidente de viação, mas sem consequência para as corredoras.  

Um acidente ocorrido na estrada onde a caravana passou, com a colisão de dois veículos que colidiram entre si, foi uma causa isolada da prova, não tendo impacto nas integridade das ciclistas, porem originou a uma neutralização na prova, e a terem de fazer uma rota alternativa.

A decisão por outro percurso para chegar ao circuito final onde se incluíam as subidas para Casale e Ordino, mas entre as primeiras novidades estava também a queda de Elisa Longo Borghini da TFS, que felizmente não teve graves consequências, e consegui reentrar no grupo de ciclistas com a ajuda de Ellen Van Dijk. 

O objetivo era claro, enviar segundas fugas para o ataque, forçando as rivais a perseguir, Paula Patiño da MOV, Shirin Van Anrooij da TFS, Brodie Chapman da GFC, Amanda Spratt da BEX e especialmente Erica Magnaldi da UAD, que tentou fugir duas vezes.

Após o endurecimento da corrida iniciava-se as hostilidades entre as ciclistas favoritas, onde Marlen Reusser da SDW fazendo a diferença sobre Longo Borghini, Cecilie Uttrup Ludwig da GFC e Elise Chabbey da CSR, mas a falta de coordenação entre elas originou a que fossem alcançadas pelo pelotão, onde perderam uma enorme opção de fuga.

Mas, outras ofensivas surgiam, o grupo chegou a estar compacto, mas o melhor trabalho de lançamento foi feito pela equipa da SD Works, e a vitória final acabou por ser para Elisa Balsamo, um triunfo que ficou nas mãos da campeã mundial, já que impôs na ponta final uma grande velocidade, batendo assim as suas principais adversárias.

“Diogo Barbosa no 30.º lugar do Grande Prémio Internacional de Rodes”


Ciclista da Hagens Berman Axeon ficou a 4 segundos do vencedor

 

Por: Lusa

O ciclista português Diogo Barbosa (Hagens Berman Axeon) foi este domingo 30.º classificado no Grande Prémio Internacional de Rodes, na Grécia, vencido ao sprint pelo norueguês André Drege (Coop).

Drege, de 22 anos, cumpriu os 186 quilómetros com partida e chegada em Rodes em 4:14.45 horas, batendo o colega de equipa dinamarquês Andreas Stokbro, segundo, e o alemão Christian Koch (Lotto-Kern Haus), terceiro.

O ciclista português de 21 anos chegou no 30.º posto, a quatro segundos do vencedor, no seu primeiro dia de competição da temporada 2022.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Rafael Reis e Fábio Costa fecham Volta ao Alentejo no Top 10 da Geral”


Terminou hoje a 39.ª edição da Volta ao Alentejo, com Rafael Reis e Fábio Costa entre os melhores, ao figurarem no Top 10 da Classificação Geral, na 5.ª e 10.ª posição, respetivamente. De forma global, toda a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor esteve em bom nível ao longo das cinco etapas, com desfecho esta tarde em Évora, na Praça do Giraldo, que aplaudiu o sucessor de Mauricio Moreira, o venezuelano Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA).

A última etapa da corrida ligou Castelo de Vide a Évora ao longo de 171,9 km, disputados com muitas movimentações. Fábio Costa foi o primeiro corredor da equipa a tentar escapar ao pelotão, rolando em posição intermédia do homem que seguia em cabeça de corrida. O pelotão acabaria por alcançá-lo. Ao atleta que seguia na frente juntou-se Luís Mendonça, integrando um quarteto que chegou a ter 02m20s de vantagem, numa fuga que durou até aos 80 km. Ainda houve uma nova movimentação com nove elementos, desta feita com Pedro na sua composição.  

A 15 km da meta o jovem corredor da Glassdrive / Q8 / Anicolor descolava desse grupo, resistindo os que aguentaram o ritmo até faltarem 7 km para o risco, momento em que o pelotão os absorveu passando a rolar compacto até à chegada, em sprint. Foi Juan José Lobato (Euskatel- Euskadi) que triunfou na 5.ª Etapa, na Praça do Giraldo. Da equipa, Rafael Reis foi o mais rápido do dia, terminando na 15.ª posição. 


 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, faz um balanço final “positivo. Colocámos dois homens no Top 10 e estivemos sempre presentes na corrida. Fizemos o nosso papel, mas como é obvio a prova tinha um trajeto que estava traçado de uma forma que nos limitava um pouco. Ainda assim acabou por ser uma boa Volta ao Alentejo, muito competitiva, onde a equipa de dia para dia mostrou que estava bastante oleada e correu tudo bastante bem”.  

 

CLASSIFICAÇÕES: 

39.ª VOLTA AO ALENTEJO

5.ª ETAPA: Castelo de Vide – Évora» 171,9 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 5.ª ETAPA

 

1.º Juan Jose Lobato (Euskatel- Euskadi), 03h55m50s 

2.º Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a 01s 

3.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 

15.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

21.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

42.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 30s 

43.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

60.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m08s 

63.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m13s 

66.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 5.ª Etapa) 

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), 16h42m07s  

2.º Xabier Azparren (Euskatel- Euskadi), a 05s  

3.º José Neves (W52-FC Porto), a 24s 

5.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 36s 

10.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 57s 

28.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m16s 

37.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m41s 

44.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m10s 

45.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m11s 

57.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m41s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Caja Rural-Seguros RGA  

4.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERMELHA  

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), 101 Pontos 

14.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 13 Pontos 

17.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 8 Pontos 

23.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos 

29.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 4 Pontos 

32.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – VERDE  

 

1.º Rodrigo Caixas (L.A. ALUMÍNIOS-Credibom-Marcos Car), 10 Pontos 

10.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA 

 

1.º Pelayo Sanches (Burgos-BH), 16h42m50s 

7.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 16h44m18s 

Fonte: Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Equipa de Ciclismo – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic - CRP Ribafria na Clássica de Valverde em Espanha”


A equipa de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, deslocou-se este fim de semana a Espanha, para participar hoje, dia 20 de março, na Clássica de Valverde de Léganes, Espanha.

A prova realizada pela Federação de Ciclismo Espanhola e que contou com a presença das melhores equipas espanholas e algumas nacionais, foi composta por 110 km, com início e chegada a Valverde, tendo passagem pelos municípios de Barcarrota e Táliga.

A equipa do CRP deslocou-se para esta prova com apenas 6 unidades da sua formação (João Letras, Jorge Letras, Daniel Ferreira, Paulo Simões, Pedro Dias e João Camocho).

A partida teve início pelas 10h30 e a cerca de 30 km percorridos a equipa do CRP teve logo um azar, perdendo um elemento da sua formação, Jorge Letras não conseguiu se desviar de um buraco na estrada e furou os 2 pneus, danificando também as rodas.


A restante equipa esteve sempre empenhada na discussão da corrida, anulando algumas fugas e tentando entrar noutras.

A faltar cerca de 5km para a meta havia uma fuga de 6 atletas com vantagem de 30 segundos para o pelotão, a equipa do CRP pegou na corrida, com João letras na cabeça do pelotão, anulando a mesma a 3 km da meta.

A corrida viria a ser discutida ao Sprint, com João Letras a acusar o esforço realizado e a ser batido por dois ciclistas espanhóis, cortando a meta em 3º lugar, sendo o melhor classificado português e conquistando o 1 lugar elite.

Mesmo em número reduzido, os atletas não baixaram os braços e lutaram pela vitória, o que orgulha toda a direção do CRP e Staff.


Ainda por Portugal, a equipa também participou no Gaia – Porto Granfondo, com 3 unidades (Humberto Pereira e Hélder Pereira), que participaram na Prova longa de 156 km, tendo Hélder Pereira Cortado a meta na 15 posição da geral ( 5º lugar no escalão ) e Hélder Pereira na 22 posição da geral ( 8º lugar escalão ). Já Vitorino Pereira participou no médio fundo (97 Km) e venceu no seu escalão e subiu ao 1º lugar do pódio.

E porque sem eles nada disto seria possível, agradecer a todos os patrocinadores, que apoiam e ajudam a equipa incondicionalmente, para que nunca falte nada a toda a estrutura e atletas.

Por último, enaltecer toda a direção do CRP Ribafria, como têm apoiado e confiado na equipa de ciclismo.

Fonte: Equipa de Ciclismo – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic - CRP Ribafria

“W52 – FC Porto vence equipas a alentejana”


Terminou hoje a 39ª Volta ao Alentejo, a alentejana como é carinhosamente tratada no meio. A última etapa com 172 quilómetros começou em Castelo de Vide e terminou na Praça do Giraldo em Évora.

Rui Vinhas integrou a fuga do dia, aos 30 quilómetros 2 homens escaparam ao grupo aos quais se vieram a juntar mais 2, os 4 elementos que chegaram a ter 2 minutos e 20 segundos.

Esta fuga perdeu rapidamente tempo e aos 80 quilómetros já seguia pelotão compacto.

Até ao final ainda foram tentadas mais fugas, mas sem resultado.

Seria novamente ao sprint que iria ser encontrado o vencedor da etapa.

A etapa foi ganha por Juan José Lobato (Euskatel-Euskadi) e a Geral Individual ficou com Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA). O Campeão Nacional José Neves manteve a distância conquistada no contrarrelógio de ontem e terminou no pódio na 3ª posição. Vencemos também a classificação coletiva e Rui Vinhas passou a terceiro da classificação da Montanha.

           

Classificação Etapa

 

7º Daniel Mestre +1s

14º José Neves +1s

28º José Gonçalves +1s

38º Samuel Caldeira +23s

56º João Rodrigues +1m01

78º Rui Vinhas +5m16

83º Jorge Magalhães +5m16

 

Geral Individual Final

 

3º José Neves +24s

6º José Gonçalves +40s

18º Daniel Mestre +1m03

46º João Rodrigues +2m13

50º Samuel Caldeira +2m17

73º Jorge Magalhães +6m27

78º Rui Vinhas +7m04

 

Geral Equipas / Team General

 

1º W52 – FC Porto

 

Geral Montanha

 

3º Rui Vinhas

Fonte: W52 – FC Porto

“Dilúvio molha festa venezuelana em Évora 5ª etapa Volta ao Alentejo”


Foi sob chuva forte no centro histórico de Évora que Orluis Aular festejou, este domingo, o triunfo na 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés. O venezuelano da equipa espanhola Caja Rural-Seguros RGA venceu duas etapas e terminou a “Alentejana” com vantagem de cinco segundos sobre Xabier Azparren (Euskaltel-Euskadi). A derradeira etapa corrida entre Castelo de Vide e a cidade Património Mundial da Humanidade/Unesco não trouxe qualquer alteração às diversas classificações estabelecidas no contrarrelógio da véspera ganho por Orluis Aular.

À partida, o aviso de Alerta Amarelo ainda colocou o pelotão de sobreaviso, mas os receios dissiparam-se e a tirada de 171,9 quilómetros apenas teve vento e alguns aguaceiros ligeiros. Teve pouco para contar, ainda assim destaca-se Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) por ter sido o primeiro a mexer no pelotão.

Juntaram-se-lhe Luis Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor), Julen Irizar (Euskaltel-Euskadi) e Rui Vinhas (W52-FC Porto). Depois de quase sessenta quilómetros foram alcançados. Pouco antes da Meta Volante de Estremoz já a frente de corrida era outra com nove unidades que foram sucessivamente anuladas à medida que se aproximava a chegada a Évora. Já no empedrado de acesso à Praça do Giraldo, no centro histórico, o espanhol Juan Jose Lobato (Euskaltel-Euskadi) conseguiu uma pequena vantagem e mais ninguém o apanhou. Os portugueses Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) bem tentaram discutir o sprint, mas sem sucesso.


Com o quarto lugar neste último dia e já fora das bonificações de tempo à chegada, Orluis Aular conseguiu manter os cinco segundos de vantagem que lhe deram o triunfo na alentejana dirigindo aos companheiros um “saludo” especial. “Estou muito contente com o trabalho da equipa. Fizeram um grande trabalho durante estes cinco dias. Tinha muita vontade de vencer esta Volta. Preparei-a muito bem e quando há empenho e perseverança conseguimos alcançar os objetivos”. Do Alentejo, o venezuelano de 25 anos ficará sempre com boas recordações porque esta foi a primeira vitória numa prova por etapas enquanto profissional.

Além de ficar com a Camisola Amarela Delta Cafés que ganhou no primeiro dos cinco dias de competição (despiu-a apenas após a segunda etapa), Aular venceu também a Camisola Vermelha Correio da Manhã por ser o mais regular em prova e vencedor da Classificação por Pontos. Rodrigo Caixas (LA Alumínios/Credibom/Marcos Car) embora sem características de trepador venceu o Prémio da Montanha expresso nesta Alentejana através da Camisola Verde Carclasse Jaguar.

O espanhol Pelayo Sanchez (Burgos- BH) acabou por ser o melhor entre os corredores mais novos e vestiu a Camisola Branca CMTV. A festa do pódio e a cerimónia de consagração dos vencedores que fechou a 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés acabou beliscada por um autêntico vendaval e forte chuva que começou a tombar sobre Évora logo após o fim da prova. Nada que incomodasse Carlos Pinto de Sá, o autarca eborense incondicional defensor desta competição que manifestou desejo de começar já, no âmbito da CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a preparar uma grandiosa edição para festejar os 40 anos da “Alentejana”.

Fonte: Podium

“Seleção Nacional, Mariana Líbano 18.ª na etapa de Marselha do circuito mundial de juniores”


Por: Anas Nunes

Disputou-se hoje em Marselha, França, a prova de juniores femininas da segunda etapa do circuito UCI Júnior Series, de Cross Country Olímpico (XCO). A seleção nacional esteve representada por Mariana Líbano que recuperou até à 18.ª posição, após ter sofrido uma queda. Beatriz Sousa fechou no 38.º lugar.

Hoje foi dia de as corredoras da categoria júnior entrarem em competição na etapa de Marselha do circuito júnior Series, na conclusão da participação portuguesa nesta prova internacional.

Mariana Líbano foi a melhor corredora portuguesa em prova, tendo terminado na 18.ª posição, a 14m13s da vencedora, a suíça Monique Halter, que concluiu a corrida em 1h18m53s.  A corredora portuguesa seguia no grupo da frente até sofrer uma queda, tendo depois recuperado várias posições. Já Beatriz Sousa fechou no 38.º lugar, não podendo terminar a última volta devido à regra que estabelece que as atletas devem ser encostadas quando têm uma distância para a frente da corrida de mais de 80% da duração de uma volta.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, destacou a participação de Mariana Líbano que poderia ter conseguido alcançar um resultado muito melhor se não tivesse sofrido a queda que a fez perder tempo precioso.

“A Mariana pariu muito bem e realizou toda a primeira volta no grupo da frente, entre as 10 primeiras corredoras. No entanto, na segunda volta sofreu uma queda complicada, que a deixou bastante combalida, fazendo com que estivesse ainda algum tempo parada. Quando regressou à prova já tinha perdido bastante tempo, o que levou a que tivesse de fazer a restante corrida de trás para a frente. Apesar disso, ainda conseguiu recuperar várias posições. A Beatriz, tendo muito menos experiência do que a Mariana neste tipo de provas, e nunca tinha estado num palco desta dimensão. Acabou por acusar algum nervosismo e não se adaptou bem ao percurso”, explicou Pedro Vigário.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal Juniores Proença-a-Nova”


António Morgado vence com autoridade em Proença-a-Nova

Por: Ana Nunes

António Morgado (Bairrada) dominou a primeira prova da Taça de Portugal de Juniores, vencendo com uma grande vantagem sobre os adversários. Gonçalo Tavares (Bairrada) foi segundo e Tiago Nunes (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Arrancou hoje a Taça de Portugal de Juniores, em Proença-a-Nova, onde os atletas tiveram de percorrer 83,3 quilómetros de um percurso com bastante dureza. O pelotão impôs um ritmo elevado logo desde os primeiros momentos da corrida, encabeçado pela equipa Póvoa Cycling Academy/CDC Navais.


Tinham passado apenas cinco quilómetros desde o início da corrida quando António Morgado (Bairrada) lançou o seu primeiro ataque, acabando por ser alcançado pouco depois pelos atletas que acabaram por, juntamente com ele, compor a fuga do dia. Entre os fugitivos estavam António Morgado, Gonçalo Tavares e Rúben Rodrigues (Bairrada), Rafael Barbas (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), Tiago Santos (Alcobaça C C/Crédito Agrícola) e Tiago Nunes (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).


Ao quilómetro 50, no início da última subida, António Morgado tornou a atacar, desta vez com sucesso, ganhando depois larga vantagem até à meta. O corredor da equipa Bairrada venceu isolado, depois de ter completado o percurso a uma média de 39,7 km/h. Gonçalo Tavares, que correu em casa, cortou a meta em segundo lugar, terminando a 6m22s do seu colega de equipa. Tiago Nunes (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi terceiro, a 6m29s.

Desta feita, António Morgado lidera o ranking da Taça de Portugal de Juniores, com 75 pontos, seguido de Gonçalo Tavares, com 65 pontos, e Tiago Nunes, com 60 pontos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“José Moreira venceu em Fafe o Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães/Troféu José Martins”


José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) venceu isolado o Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, primeira prova da Taça de Portugal de Cadetes (Apuramento Zona A) e pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

A prova organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, que homenageia o ex-ciclista fafense José Martins, decorreu num clima de animação e entusiasmo por parte dos cerca de 70 ciclistas presentes e pelos muitos adeptos que ao longo do percurso fizeram questão de apoiar os jovens corredores.


No final da corrida, sempre muito atacada, José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), que já tinha vencido a Prova de Abertura, impôs-se, cortando a meta ao fim de 1h47:58h de prova, deixando Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) na segunda posição e Diogo Miranda (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) em terceiro.

Por equipas a Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact foi a vencedora, deixando a Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel na segunda posição e a Academia Efapel de Ciclismo em terceiro.


Antero Barbosa (Presidente da Câmara Municipal de Fafe), Paula Ramos Nogueira (Vereadora da Câmara Municipal de Fafe), Manuela Vale Jordão (Presidente da Junta de Freguesia de Golães) e José Luís Ribeiro (Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo) foram algumas das individualidades que se associaram ao Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins.

O presidente da autarquia fafense recordou que “Fafe tem um apego muito grande ao ciclismo e, em particular, esta freguesia de Golães. Tivemos aqui grandes ciclistas, a família Martins que nos deu grandes alegrias no ciclismo. Há muitos anos que Fafe tem este protocolo com a Associação de Ciclismo do Minho, de resto, foram eles também os grandes responsáveis por trazermos, de novo, a Volta a Portugal a Fafe”.

Afirmando que “mantemos estas provas no calendário porque também sentimos que a população de Fafe acarinha e muito o ciclismo”, Antero Barbosa recordou que, na altura enquanto vereador do Desporto, foi um dos responsáveis pela aposta no ciclismo e pelo regresso da Volta a Portugal a Fafe e que “a fidelização à ACM através do protocolo é uma continuidade, até em termos pessoais, do empenho que tive para que o ciclismo voltasse a singrar no nosso concelho”. “Tenho pena que, a par das provas, não haja mais praticantes. O objetivo ao trazer provas desta dimensão também é cativar mais atletas. Temos tido e temos alguns atletas, mas seria bom que aparecessem mais”.


José Martins, o consagrado ciclista de Fafe que dá nome ao troféu, estava bastante feliz no final da prova. “A corrida correu muito bem, aliás, nunca houve, ao longo dos anos, grandes problemas. O único senão foi mesmo o Covid que nos obrigou a mudar o local da prova no ano passado, mas, felizmente, correu bem e ainda bem que se fez a prova num ano tão difícil”.

Quanto à corrida deste ano salientou que “correu muito bem e os ciclistas tiveram um grande apoio. Esta é uma freguesia que gosta muito de ciclismo e viu-se muita gente pela estrada fora a incentivar estes jovens”.

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe e o apoio da Freguesia de Golães, Bombeiros Voluntários de Fafe, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

 

José Martins - Glória do ciclismo é natural de Golães

 

Importante freguesia do concelho de Fafe, Golães é a terra natal de José Martins um consagrado ciclista português, premiado com uma carreira internacional assinalável. Ao longo do seu percurso como profissional (1971-1980) envergou as camisolas da Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco, ao serviço das quais obteve destacados resultados: Volta a Portugal/1972 e 1973 (2º e 3º), Volta à Madeira/1974 (1º), Volta à Catalunya/1974 (1º), Volta a Mallorca/1974 (1º), Volta a Aragón/1975 (2º), Volta ao País Basco/1975 (3º), Vuelta à Espanha/1975 (6º), Tour Suisse/1976 (1º Prémio da Montanha) e Tour de France/1976, 1977 e 1978 (12º, 17º e 22º).

Golães apresenta-se como uma das freguesias mais extensas, mais povoadas e mais desenvolvidas do concelho de Fafe, situando-se a quatro quilómetros da sede do concelho e estendendo-se encosta fora na margem esquerda do rio Vizela.

Como coletividades ativas e atuantes, a comunidade de Golães conta, entre outras, com a prestigiada Banda de Golães.

Nos últimos anos Golães tem acolhido competições de ciclismo regulares organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho. Além disso, em 2009, numa jornada impagável da memória, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu no final do Troféu José Martins / Taça de Portugal de Juniores a apresentação do livro “A Magia do Tour - Participação dos corredores portugueses” escrito a quatro mãos por Alves Barbosa e José Magalhães Castela. O cenário desta apresentação foi a Junta de Freguesia de Golães, tendo contado com a magia dos autores que obsequiaram os inúmeros presentes com saudosas histórias de um tempo em que o ciclismo era praticado, não só na sua mais interna pureza desportiva, mas também na sua sempre necessária vertente saudável.

Na apresentação do livro, Alves Barbosa presenteou a assistência com algumas das suas memórias da aventura da volta ciclista mais apreciada no mundo, enquanto José Magalhães Castela aproveitou a ocasião para elencar praticamente toda a vida do fafense José Martins, numa singela homenagem que quis prestar a este antigo ciclista, sócio honorário da ACM e participante no “Tour de France”.

Também nesse ano de 2009, a Câmara Municipal de Fafe e a Junta de Freguesia de Golães homenagearam no final da prova José Martins e o seu irmão Manuel Martins, igualmente ex-ciclista.

A Associação de Ciclismo do Minho promoveu em 2014 aquando da habitual prova de ciclismo uma cerimónia de entrega de distinções a dirigentes desportivos de Fafe em reconhecimento pelo mérito do desempenho de funções associativas ao longo de mais de três décadas.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com