quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“A Lenda dos Tartessos sobre a presença de uma das principais equipas italianas, a KTM Alchemist de Brenta Brakes”


A italiana KTM Alchemist by Brenta Brakes vai estrear-se em The Legend of Tartessos by Alé com o desejo de vitória

 

Por: Alejandro Moreno

Os irmãos Nicolás e Lorenzo Samparisi, juntamente com Gianantonio Mazzola, lideram uma das equipas transalpinas de maior sucesso.

Huelva, Espanha, 4 de janeiro de 2024. Uma das melhores equipas italianas de BTT e ciclocross, a KTM Alchemist, vai estrear-se em The Legend of Tartessos by Alé com a intenção de dar batalha e lutar pela vitória desde o primeiro momento. A equipa sediada em Tirano, perto da fronteira com a Suíça, foi a primeira equipa a deter a dupla licença XCM e CX, participando em todas as etapas do campeonato do mundo de ciclocross (CX). Na época passada, a KTM terminou no top 10 da Taça do Mundo UCI, com dois pilotos de XCM selecionados para o campeonato do mundo.

A equipa italiana chegará à ronda de Huelva com alguns dos seus principais pilotos: os irmãos Nicolás e Lorenzo Samparisi e Gianantonio Mazzola.


Nicolás Samparisi é atualmente o número 1 na classificação da Federação Italiana de Ciclismo e o número 19 na classificação da UCI. Ele foi o vencedor de duas etapas do Volcat 2023, terminando em terceiro lugar no campeonato italiano Pro em 2022.

Lorenzo Samparisi é terceiro na classificação da Federação Italiana e 25.º na classificação da UCI, tendo vencido inúmeras etapas em várias corridas, tanto em Itália como a nível europeu.

Por fim, o sub-23 Gianatonio Mazzola chegará a Huelva depois de ter feito uma época magnífica em Itália, participando em inúmeras corridas e até subindo ao pódio em algumas delas.

A equipa transalpina junta-se assim a equipas como a BUFF Megamo, que chegará com Janina Wust, os portugueses José Dias e Enrique Morcillo; a BH que vai desembarcar com Carlos Coloma, Alberto Barroso e Álvaro Olasolo, ou ciclistas da envergadura de Tiago Ferreira, Celina Carpinteiro, Marcos Fernandes e os espanhóis Alberto Barroso, Ismael Esteban ou José António Hermida, entre outros.


A corrida de Huelva mantém as inscrições abertas até 12 de janeiro, tanto para a opção completa como para a opção fim de semana (meia). Na última edição, reuniram-se quase 500 ciclistas de 20 países.

Todos os dados e inscrições, em www.laleyendadetartessos.com 

Fonte: Organização

“Tadej Pogacar vai estrear-se em 2024 na Volta a Itália”


Por: José Morais

O ciclista Tadej Pogacar da equipa da UAE Team Emirates, vai estrear-se na época de 2024 no Giro d’Itália, o qual pode vir a fazer um feito histórico, onde poderá vir a alcançar a vitória dupla do Giro/Tour, algo que não acontece desde 1998, com o ciclista Marco Pantani.

O ciclista esloveno que em 2023 conquistou a 20ª etapa e penúltima da Volta a França, se vai estrear na Volta a Itália, seguindo depois para a Volta a França, cuja presença já foi confirmada pelas organizações, e poderá fazer história no ciclismo, ao fazer uma vitória dupla, que já acontece há vinte seis anos.

A Volta a Itália vai para a estrada de 4 a 26 de maio, e a Volta a França, de 29 de junho a 21 de julho, temos de relembrar que este feito realizado na mesma época foi do italiano Marco Pantani em 1998, o que até à presente data permaneceu inatingível, e se virmos nomes como o ciclista Alberto Contador, vencedor e quinto em 2015, e Chris Froome, vencedor e terceiro em 2018, não conseguiram chegar nem perto de adicionar seus nomes à lista das lendas que venceram ambas as corridas.

Temos de relembrar que a dobradinha do Giro/Tour, conseguiu ser conquistada por Fausto Coppi por duas vezes, Jacques Anquetil por uma vez, Eddy Merckx por duas vezes, Bernard Hinault por duas vezes e Miguel Indurain também por duas vezes.

Porem, temos de ver que na Volta a Itália Tadej Pogacar irá ter adversários fortes, como Geraint Thomas da equipa da Ineos Grenadiers, Wout Van Aert da equipa da Jumbo-Visma e Nairo Quintana da equipa da Movistar, porem, irá ter também o bicampeão Jonas Vingegaard da equipa da Jumbo-Visma, e ainda Remco Evenepoel da equipa da Soudal-QuickStep, e Primoz Roglic da equipa da Bora-Hansgrohe), que vão ser esperados na Volta a França.

Temos de referir que já no final de novembro, Tadej Pogacar negava ao La Gazzetta Dello Sport, que iria marcar presença na Volta a Itália, e que tinha como objetivos para a temporada de 2024, a Volta a França, e os Jogos Olímpicos de Paris, como o campeonato do mundo da UCI a realizar em Zurique, porem, ele e a sua equipa acabaram por chegar a um acordo sobre a sua programação, e anunciaram assim a presença do ciclismo na Volta a Itália.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com