domingo, 2 de abril de 2023

“Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo Boavista dos Pinheiros, Odemira”


João Monteiro e Telmo Pinão surpreendem rivais

 

Por: José Carlos Gomes

Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo) e João Monteiro (Paredes/Fortunna) foram as novidades na lista de vencedores da segunda prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo, hoje disputada na Boavista dos Pinheiros, Odemira, já que todos os outros vencedores repetiram os triunfos de ontem.

A corrida mais equilibrada foi a de classe C4. João Monteiro e Ângelo Correia discutiram a vitória ao sprint, com triunfo de Monteiro, que, deste modo, empatou com Correia as contas na geral da Taça.

A prova para a classe C2 também assistiu à alternância de vencedores. Depois de ontem ter conquistado o contrarrelógio, Daniel Silva (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi hoje batido por Telmo Pinão na prova em linha.


Nas restantes classes de competição, os vencedores de ontem voltaram a impor-se hoje, ficando destacados nas contas globais da Taça de Portugal.

Foi o que sucedeu Jorge Pina e Jorge Costa na classe B, Rúben Garcia (Clube K), em H3, Flávio Pacheco, em H4, Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo), em C5, Bernardo Vieira, em C1, Sérgio Gomes (Descobre Destreza Associação Desportiva), em H2,  Paulo Barreto (Matos-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi), em C3, André Soares (Academia Efapel de Ciclismo), na classe D, Luís Costa, em H5 masculinos, e Felismina Gomes (Europcar Associação Salvador), em H5 femininas.

A terceira prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo vai realizar-se em Águeda, no dia 21 de maio.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Rui Oliveira lançou vitória de Pogacar na Volta à Flandres”


Esloveno atacou a 60 kms da meta para vencer mítica clássica

 

Por: Record

Tadej Pogacar (Emirates) venceu este domingo uma das mais míticas clássicas do Mundo, a Volta à Flandres, depois de um ataque a sensivelmente 60 quilómetros da meta e lançado por alguns dos seus colegas, entre eles Rui Oliveira, que acelerou o ritmo quando o pelotão passava por um dos troços de paralelo, abrindo caminho para depois o líder da equipa lançar o ataque decisivo.

Pogacar cortou a meta com 16 segundos de vantagem sobre outros dos candidatos, o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin), enquanto o belga Wout van Aert (Jumbo), a correr em casa, teve de contentar-se com o quarto posto, a 1.12 minutos, o mesmo tempo do terceiro classificado, o dimarquês Mads Pedersen (Trek).

Rui Oliveira acabaria no 58.º posto (a 11.23 minutos), enquanto o outro português que participou na Volta à Flandres, André Carvalho (Cofidis) não terminou.

Fonte: Record on-line

“António Morgado em bom plano na Volta a Limburg”


A 4.37 minutos do australiano Kaden Groves

 

Por: Record

Foto: Getty Images

António Morgado (Axeon), a cumprir a sua primeira época numa equipa estrangeira, continua em bom plano, agora naquela que foi a sua estreia em corridas com formações do World Tour. O vice-campeão mundial júnior, de 19 anos, foi 11º na Volta a Limburg, em França, a 4.37 minutos do australiano Kaden Groves (Alpecin).

Já em Espanha, correu-se o GP Miguel Indurain, que marcou o regresso de Ruben Guerreiro (Movistar), após doença. Foi 13º, a 36 segundos do espanhol Ion Izaguirre (Cofidis). Já Nelson Oliveira (Movistar) foi 32º (a 1.16 m), enquanto Ivo Oliveira (Emirates) não terminou.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de BMX Race Coimbra”


Carlos Rosado sobe ao comando graças à regularidade

 

Por: José Carlos Gomes

Carlos Rosado (Clube Bicross de Portimão) saiu da jornada dupla deste fim de semana, disputada em Coimbra, no topo da geral da Taça de Portugal de BMX Race, graças à regularidade, uma vez que ainda não triunfou nas quatro rondas já realizadas da competição.

As corridas superclass deste fim de semana foram ganhas por Édi Barradas (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), no sábado, e por Alejandro Kim (BMX Badajoz AD), no domingo. Carlos Rosado foi segundo em ambas as etapas e, com isso, passou para o topo da geral, com dois pontos de vantagem sobre Édi Barradas e três à melhor sobre Renato Silva (Team BMX Quarteira).

Na categoria Sub-23 e Sub-17 feminina, aquela que é mais competitiva no setor feminino, Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) não tem dado hipótese às adversárias e conta por vitórias todas as corridas da Taça de Portugal disputadas até este momento. O mesmo sucede com Mónica Gaboleiro na categoria feminina de mais de 23 anos.

Na competição masculina para maiores de 17 anos, Francis Luiz, do Clube Bicross de Portimão, venceu as duas rondas de Coimbra.

Nas categorias mais jovens assistimos a vencedores diferentes nos dois dias. O cadete Leonardo Carmo (Team BMX Quarteira) ganhou no sábado, mas foi desfeiteado pelo espanhol Jesús Miranda (BMX Badajoz AD), no domingo. O juvenil André Muller (Clube Bicross de Portimão) foi o melhor na ronda três da Taça, mas foi batido por Iván Cruz (Club Activo BMX Móstoles). Carlota Santos (Casa do Povo de Abrunheira) ganhou as corridas de sábado e domingo em sub-15 femininas.

Nas escolas destaque para o pupilo Diogo Rosado (Clube Bicross de Portimão), o benjamim Tomás Cardoso (Associação Tudo a Pedalar), o iniciado Gonçalo Martins (Team BMX Quarteira) e o infantil Aitor Miranda (BMX Badajoz AD), vencedores sábado e domingo. A sub-13 Maria Pinto (Casa do Povo de Abrunheira) e a sub-9 Maria Carmo (Linda a Pastora Sporting Clube) também celebraram nas duas jornadas deste fim de semana.

Francis Luiz deu uma perninha nos cruisers e impôs-se na categoria etária principal nos dois dias, desempenho semelhante ao de Rodrigo Raposo (Roda Pedaleira) em cruisers + 40 anos.

O Clube Bicross de Portimão contínua invicto em termos coletivos, tendo levado a melhor nas quatro jornadas já realizadas da Taça de Portugal.

A competição prossegue, com nova jornada dupla, nos dias 13 e 14 de maio, em Setúbal.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Juniores Vila Nova de Milfontes e Odemira”


André Tinta vence em solitário

 

Por: José Carlos Gomes

André Tinta (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) conquistou hoje a segunda prova da Taça de Portugal de Juniores, uma corrida de 129 quilómetros, entre Vila Nova de Milfontes e Odemira.

O início foi movimentado, com várias tentativas de fuga, até que, cerca do quilómetro 20, destacou-se na frente um grupo de 13 corredores, que viria a marcar a história do segundo dia do Troféu José Poeira.


Os 13 escapados conquistaram uma vantagem significativa sobre o pelotão, onde ficaram aqueles que, à partida, poderiam considerar-se favoritos. Com o passar dos quilómetros, dos 13 sobraram nove em cabeça de corrida, até que André Tinta, Rodrigo Neves (CC Barcelos/AFF /Flynx/HM Motor/Sgemento D’Época) e Guilherme Mestre (Dunas Vale/Pereira & Gago) passaram ao ataque, a 10 quilómetros da meta.

Na sempre exigente chegada a Odemira, André Tinta levou a melhor para cortar a meta com 3h25m00s, 17 segundos antes Rodrigo Neves e Guilherme Mestre, segundo e terceiro, respetivamente. O terceiro lugar absoluto fez de Mestre o melhor júnior de primeiro ano. Por equipas venceu o Alcobaça CC/Crédito Agrícola.


Após duas etapas, Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada) comanda a geral Taça de Portugal, com 90 pontos, mais cinco do que Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e Diogo Coelho (ABTF Betão/Bairrada), segundo e terceiro.

A Taça de Portugal de Juniores tem, em 2023, quatro corridas pontuáveis, terminando no fim de semana de 13 e 14 de maio. Antes disso, entre quinta-feira e sábado, corre-se a XXVIII Volta a Loulé Júnior.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“1.ª Taça de Portugal de XCO Credibom Abrantes”


Ricardo Marinheiro e Ana Santos implacáveis em Abrantes

 

Por: José Carlos Gomes

Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) venceram hoje, em Abrantes, a segunda prova da Taça de Portugal de XCO Credibom na categoria de elite.

Ricardo Marinheiro e Mário Costa (Axpo/FirstBIke Team/Vila do Conde) destacaram-se do pelotão, mas o campeão nacional revelou-se mais forte e cedo passou a pedalar isolado. Depois de, há uma semana, vencer na Taça de Espanha, Ricardo Marinheiro impôs-se hoje na Taça de Portugal. Mário Costa gastou mais 1m54s e Saul López (Academia Postal/A Banca/Maceda) ficou a 2m58s, ocupando as posições imediatas.

O segundo lugar permitiu a Mário Costa manter a dianteira na classificação geral de elite. João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) foi hoje o melhor sub-23 e subiu ao primeiro lugar da geral dos jovens.


Ana Santos dominou por completo a prova de elite feminina. A corredora, ainda sub-23, cedo se isolou pedalando em solitário para o triunfo e para o comando da geral da Taça. A espanhola Lara Lois (RG Bikes Scott Team) foi a segunda classificada, a 48 segundos. Joana Monteiro (Axpo/FristBike Team/Vila do Conde) fechou os lugares de honra, a 3m18s.

A corrida de juniores masculinos foi muito equilibrada, decidindo-se apenas em cima do risco de meta, entre dois ciclistas do Guilhabreu MTB. Guilherme Barros venceu seguido por Rafael Sousa. No setor feminino impôs-se, com margem generosa, Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade). Os vencedores na categoria de cadetes foram Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Entre os veteranos celebraram o sucesso os masters 30 Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) e Nádia Mendes (BTT Gardunha/Fundão/Create), os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), os masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) e o master 60 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova).

A Axpo/FirstBike Team Vila do Conde foi a melhor equipa em Abrantes e partilha o comando coletivo com os vizinhos do Guilhabreu MTB.

A terceira prova da Taça de Portugal de XCO Credibom vai realizar-se no dia 30 de abril, em Lousada.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“17º Passeio de Cicloturismo do Penteado.2023”


Por: José Morais

Fotos: José Morais

Voltamos novamente à estrada, neste primeiro passeio de cicloturismo de 2023 realizado na área da grande Lisboa, fomos até ao Penteado/Moita, participar no 17º Passeio de Cicloturismo organizado pelo Núcleo Cicloturismo do Penteado.

Depois de três anos de interregno motivado pela pandemia, este Núcleo levou novamente para a estrada o seu tradicional passeio, considerado já uma clássica por muitos, um passeio com história, criado pelo saudoso “José Manuel”, que apesar de não estar já presente fisicamente entre nós, a sua memória mantém-se, e continua a ser relembrado.


Para que a tradição deste evento não ficasse pelo caminho, a filha Carla Fernandes assumiu o comando, e tem tentado colocar anualmente o passeio na estrada, tentando que se mantivessem sempre os objetivos do evento, o convívio, a animação, a tradicional feijoada ao almoço, e acima de tudo a amizade.

E com essa base, no início do passeio, Carla Fernandes dizia à nossa reportagem quando lhe perguntamos o que iria significar o mesmo três anos depois, ao qual a mesma respondia; “Vai ser como se fosse a minha primeira vez, ou seja o que fiz há nove anos atrás, vou sentir o mesmo desta vez, porque três anos sem passeio, é uma emoção muito forte ter aqui os cicloturistas, um nervoso miudinho, mas uma grande alegria em ter aqui todos hoje presentes”.


E foi sem dúvida um passeio de emoções, muitos já não se encontravam há muito, já que 2022 foi muito reduzido em passeios, e o Penteado bem cedo começou a receber os participantes, na totalidade cerca de duas centenas, para percorrer um trajeto percorrido entre os concelhos da Moita e Palmela, havia sessenta quilómetros para percorrer, e de referir que a maioria de participantes era da área da grande Lisboa, mas marcaram também presença uma equipa de Pombal, outra de Campo Maior e outra de Vila Nova de Baronia, as equipas de mais longe.


A partida foi dada pouco passava das nove horas, junto ao Clube Recreativo do Penteado, onde foi feita a concentração, depois de alguns quilómetros feitos, cerca das onze horas, a caravana chegava ao local da partida, onde era servido a todos os participantes e acompanhantes um abastecimento, sumos, água, fruta e bolos foram servidos.

De regresso à estrada, eram percorridos os restantes quilómetros, numa excelente amena manhã de primavera, passando por alguns campos floridos, sempre em grande convívio e amena cavaqueira, o passeio terminou no local da partida pouco passava da 12,30 horas.


Era tempo de arrumar as bicicletas que transportaram os cicloturistas, tomar um banho, e degustar um excelente almoço, a tradicional feijoada, e durante o mesmo foi tempo de agradecimentos, Câmara Municipal e Junta Freguesia da Moita, ao seu patrocinador principal a Vercril, a todos os outros apoiantes, um especial as meninas que preparam o almoço, seguiu-se a entrega das tradicionais lembranças, com a organização a agradecer a todos a presença e apoio dado à organização, fazendo votos de em 2024 o passeio possa ir novamente para a estrada com a mesma alegria de sempre.


Em final de reportagem, temos de fazer uma referência à Brigada de Trânsito da GNR pelo excelente trabalho feito, e ainda ao grupo de motares, pela colaboração dada também na estrada, o que proporcionou a todos os participantes segurança, por fim, da nossa parte, o agradecimento especial e carinhoso, como mais um ano a nossa reportagem foi recebida, as condições de trabalhos que nos proporcionaram, para podermos fazer o nosso trabalho e trazer depois até todos os melhores momentos.

Um obrigado muito grande.    

 

 E pode aceder às fotos deste evento em:

https://photos.google.com/share/AF1QipMkU_646DJGyFsaJheW4qlSo6v4qiZcx52_SHitoGjCDhVY9GAMqfj0R7ypvC18TQ?hl=pt-PT&key=M3ZNd0l0OWdvZlpPblk0NWhPZF9VcE9LRXI2ZG9B







Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com