terça-feira, 21 de julho de 2020

“Tiago Ferreira quer estabelecer recorde mundial de BTT em desafio de 24 horas”


O início da prova está agendado para as 10:00 desta quarta-feira, 22 de julho.
O ciclista português de BTT Tiago Ferreira vai esta quarta-feira fazer um desafio inédito de 24 horas, onde pretende estabelecer um novo recorde do mundo, pedalando continuamente num circuito florestal fechado com 214 metros de desnível.
A iniciativa vai decorrer na zona de S. Pedro do Sul, no centro do país, num local que o atleta preferiu não divulgar para evitar concentração de pessoas na área, consistindo numa subida de cerca de 1,5 quilómetros que o ciclista vai percorrer, nos dois sentidos, o maior número de vezes possível.
O início da prova está agendado para as 10:00 desta quarta-feira, 22 de julho, e o seu fim à mesma hora do dia seguinte, 23 de julho, e representa um feito nunca antes tentado pelo experiente atleta.
"A questão mais complicada deverá ser o período da noite, que não estou tão habituado. É algo que não se treina, tem de ser pela adrenalina do desafio, e acho que é isso que me vai guiar nesse período", disse à agência Lusa Tiago Ferreira.
Apesar de reconhecer que este é o "desafio mais ousado" de uma longa carreira no BTT, onde já lhe amealhou títulos nacionais, europeus e mundiais na vertente de Cross Country Maratona, além de uma participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o atleta, de 31 anos, confessou que não fez uma preparação específica para estas 24 horas.
"A minha modalidade do BTT já me obriga a fazer treinos de longas horas, é algo que estou habituado. Claro que nunca fiz nada desta dimensão e que será muito desgastante, mas temos a situação preparada. Vou ter abastecimentos em dois pontos para que possa ingerir alimentos várias vezes", explicou Tiago Ferreira.
O ciclista de BTT, que já há alguns anos acalentava o desejo de fazer este desafio, confessou que o mesmo estava "inicialmente agendado para o final" do ano, mas que a situação da pandemia de covid-19, que fez cancelar todas as provas nacionais e internacionais, "precipitou a antecipação da iniciativa".
"É também uma forma de passar a mensagem, para outros atletas, que não havendo o calendário que todos queríamos ter nesta altura do ano, há sempre desafios que podemos traçar e continuar a treinar o mais possível. Não podemos deixar de ter objetivos", considerou Tiago Ferreira.
Fonte: Sapo on-line

“Alberto Contador fratura costela a treinar”


Primeira vez que o espanhol sofre este tipo de lesão
Por: Ana Paula Marques
Alberto Contador fraturou esta terça-feira uma costela durante um treino, ele que continua a andar e muito de bicicleta, apesar de ter abandonado o ciclismo no final de 2017.
O espanhol, de 37 anos, revelou nas redes sociais o sucedido, dizendo ainda que foi a primeira vez que sofreu este tipo de lesão.
"Bem, último treino por algum tempo. Primeira vez na minha vida que fraturo uma costela. Nunca me tinha acontecido antes, apesar das vezes que beijei o asfalto a mais de 50 km/h. É um duro golpe, agora casa e começar o contrarrelógio para recuperar".
Fonte: Record on-line





“Froome e Bernal recomeçam época na mesma prova”


Foco do britânico e do colombiano está no Tour
Por: Ana Paula Marques
Os organizadores da Volta à Occitanie/Dépêche du Midi, em França, confirmaram esta terça-feira a presença de Chris Froome, que vai então recomeçar a temporada de 2020 no dia 1 de agosto, numa prova a disputar em quatro etapas. Na mesma corrida onde estará o seu companheiro de equipa, o colombiano Egan Bernal.
Será o primeiro frente a frente entre ambos após o anúncio da saída de Froome da Ineos no final da época, bem como para avaliar as relações entre o britânico e o jovem colombiano, depois de estes meses de paragem devido à pandemia terem sido marcados por declarações de ambos, reclamando que o objetivo principal é vencerem a Volta a França. Ora, estando os dois na mesma equipa, só um o poderá fazer.
Já a outra estrela da Ineos, Geraint Thomas, vai fazer a retoma no Tour de l'Ain, também na primeira semana de agosto.
Fonte: Record on-line


“UCI decidirá se interrompe uma corrida em caso de Covid-19 no pelotão”


Ciclistas obrigados a fazer teste seis e três dias antes das provas
Por: Ana Paula Marques
A União Ciclista Internacional (UCI) atualizou o seu protocolo médico de coronavírus antes do recomeço da temporada, confirmando-se que assumirá a responsabilidade final de decidir se deve ou não parar uma corrida se surgir um caso Covid-19 numa equipa.
"Será constituído um grupo com representantes das equipas, ciclistas, organizador, UCI, médicos das equipas e o médico da Covid-19 decretado para o evento ", lê-se na versão mais recente do protocolo da UCI, que adianta: "Este grupo reunirá todas as informações relacionadas ao evento para as transmitir à UCI, que após consultar os organizadores e as autoridades nacionais, tomará a decisão mais adequada à situação."
Ainda que não esteja para já definido quem ficará em quarentena em relação às pessoas que estiveram em contacto com a pessoa infetada, ciclista ou staff da equipa, certo é que a corrida não será interrompida.
Será, de resto, criada a bolha da equipa, onde só entram os ciclistas e elementos do staff que se fizeram antes vários testes à Covid-19 e claro com resultado negativo.  Para todas as corridas, os atletas devem passar por dois testes, o primeiro a ser feito seis dias antes da prova, o segundo com três dias de antecedência.
Os testes durante as corridas propriamente dito só serão realizados nas três Grandes Voltas (Tour, Giro e Vuelta), especificamente nos dias de descanso.
Também durante as corridas, os ciclistas devem relatar os sintomas logo de manhã, quando se tratar de provas de um dia,  e manhã e à noite de cada dia em provas por etapas.
O protocolo da UCI visa ainda medidas de distanciamento social e regras especiais de alojamento nos hotéis de cada equipa. As cerimónias do pódio também serão adaptadas, sendo ainda a UCI responsável por um protocolo antidoping especial.
A retoma da temporada de 2020, no que ao calendário do World Tour diz respeito, está prevista para o dia 1 de agosto, com a clássica Strade Bianchi, mas na próxima semana já haverá a Volta a Burgos, com vários equipas do pelotão mundial.
Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com