sábado, 21 de maio de 2022

“Taça de Portugal de Cadetes Anadia”


José Moreira vence contrarrelógio da Taça de Portugal de Cadetes

 

Por: Ana Nunes

José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) venceu hoje o contrarrelógio individual da Taça de Portugal de Cadetes, em Anadia. O grande vencedor da prova irá ser coroado amanhã, logo após a prova em linha, em Sangalhos.

Depois da fase inter-regional de apuramento, chegou o fim de semana decisivo da Taça de Portugal de Cadetes. Os corredores sub-17 enfrentaram neste sábado um contrarrelógio individual de 14 quilómetros, com partida e chegada no Pavilhão dos Desportos de Anadia.

José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi o mais forte, confirmando a boa prestação que já tinha tido na fase de apuramento. O corredor completou a prova em 20m30s e segue na liderança da geral para a prova de amanhã.


Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi segundo, a 11 segundos do vencedor, seguido de Diogo Coelho (Alenquer/G.D.M/Anipura), que fechou a 40 segundos. Já a equipa Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel lidera o ranking por equipas.

Assim, José Moreira segue com 121 pontos no ranking geral, seguido de Diogo Coelho, com 97 pontos e João António (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra, com 92 pontos.

Amanhã o pelotão de cadetes terá de percorrer 86 quilómetros, numa corrida que terá partida e chegada em Sangalhos, na Avenida Dr. Seabra Dinis. O final está previsto para as 12h30, altura em que será coroado o vencedor da edição de 2022 da Taça de Portugal de Cadetes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Giro: João Almeida «São apenas 30 segundos e há que continuar a lutar»”


Português é terceiro na Volta a Itália a 30 segundos do líder, Richard Carapaz

 

Por: Record

Foto: UAE Team Emirates/Twitter

João Almeida conseguiu segurar a terceira posição na geral do Giro depois de uma 14.ª etapa difícil, ganha por Simon Yates, onde o português conseguiu manter-se sempre entre os primeiros lugares.

"Estou satisfeito, ainda que não tivesse sido fácil ter sido obrigado a perseguir várias vezes, mas foi difícil para todos e amanhã é outro dia", começou por dizer o ciclista da UAE Team Emirates à Eurosport, que na geral está a 30 segundos do novo líder, Richard Carapaz: "Estou feliz, são apenas trinta segundos, a diferença não é muito grande e tudo é ainda possível, há que continuar a lutar".

E que é nesta altura o ciclista mais forte? "É uma boa questão. Vamos ver o que conseguimos nos próximos dias. Hindley está forte, mas o Richard pareceu mais descontraído. Hoje foi o Yates, que venceu a etapa", afirmou João Almeida.

Fonte: Record on-line

“Mavi García lidera a Volta a Burgos após vencer a terceira etapa”


Muzic foi a segunda e amanhã terá a regularidade na última etapa, enquanto Liane Lippert (DSM) ficou em terceiro lugar

 

Por: EFE

A campeã da Espanha, a ciclista dos Emirados Árabes Unidos Mavi García, foi a vencedora da terceira etapa da Volta a Burgos feminina 2022, numa etapa em que fugiu com a francesa Evita Muzic faltavam oito quilómetros para coroar e levar a camisa do líder.

Muzic foi a segunda e amanhã terá a regularidade na última etapa, enquanto Liane Lippert (DSM) ficou em terceiro lugar.

Um grupo de 20 corredoras escapou assim que a etapa começou, mas as vantagens não excediam 30 segundos, mas, ao passar por Moneo, o pelotão apanhou e pedalou e agrupou, quando sete corredoras fugiram novamente, o que fizeram com que a líder, Jennifer Ducuara ficasse para trás.

Estas sete corredoras foram absorvidas por um grupo de 15 corredoras e foi formado novamente, entre as quais várias corredoras do SD Worx se destacaram, como Demi Vollering, a melhor classificada do genernal ou Niamh Ficher-Black, bem como a campeã de Espanha Mavi García (Equipas dos Emirados Árabes Unidos), tentou surpreender e avançou alguns metros nos 14 quilómetros restantes.

A campeã de Espanha foi acompanhada pela campeã de França, Evita Muzic (FDJ) e elas estavam conquistando metros, e mais de 40 segundos de diferença, a sua fuga foi boa e elas se viram com desejo e força para chegar a Ojo Guareña enquanto estavam atrás, no pelotão tanto Demi Vollering quanto a líder sofreram pelo ritmo que havia sido imposto.

A francesa desistiu, e Mavi aproveitou para sair definitivamente e aparecer sozinha na linha de chegada e levar a camisa do líder.

Fonte: Marca

“Giro: Simon Yates vence 14ª etapa, João Almeida ‘sobrevive’ em etapa épica que deu liderança a Richard Carapaz”


Por: SIF // AJO

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) sofreu hoje para se segurar no terceiro lugar da geral da Volta a Itália, numa 14.ª etapa épica que ‘deu’ a liderança ao equatoriano Richard Carapaz (INEOS).

O britânico Simon Yates (BikeExchange-Jayco), de 29 anos, cumpriu os 147 quilómetros entre Santena e Turim em 3:43.44 horas, vencendo a etapa com 15 segundos de vantagem sobre o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), segundo, e Carapaz, terceiro.

Nas contas da geral, o campeão olímpico em Tóquio2020 assumiu a liderança, com sete segundos de vantagem para Hindley e 30 para João Almeida, hoje sexto, que subiu ainda ao primeiro lugar na classificação da juventude.

Já vestia a ‘maglia bianca’, mas porque o anterior líder da geral, o jovem espanhol Juan Pedro López (Trek-Segafredo), levava a rosa, despedindo-se hoje das duas camisolas ao cair para nono.

A 14.ª foi finalmente a etapa de que a 105.ª edição, até aqui tendencialmente previsível e muito ‘marcada’ no pelotão, precisava, com ataques e contra-ataques desde o início, a um ritmo frenético, também dado o perfil acidentado e a curta distância percorrida.

Yates, de resto, tentou desde o início, como muitos outros, que procuravam formar uma fuga numerosa que pudesse ter força para discutir a etapa, mas a BORA-hansgrohe acabou por atirar esses planos para o lixo.

A equipa germânica atacou ‘em bloco’ e levou com ela os candidatos à geral que conseguiram seguir a roda, entre eles Carapaz, com João Almeida, como outros, a descolarem.

Aí começou um ‘iô-iô’ particular do luso, que cerrou os dentes e ‘sofreu’ até poder reentrar no grupo, à semelhança do que havia conseguido no último domingo, na chegada a Blockhaus.

Para trás iam ficando vários nomes, do espanhol Alejandro Valverde (Movistar), outro apanhado no ‘corte’, como Almeida, que não teve consigo elementos da equipa para ajudar.

O mesmo, de resto, aconteceu com quase todos os favoritos, à exceção de Hindley, ‘escudado’, e a frente, após vários ataques do australiano, primeiro, e de Carapaz, depois, partiu-se definitivamente.

Ficou Yates com os dois candidatos a vestir a ‘maglia rosa’ em Turim, juntando-se depois o ‘tubarão’ italiano Vincenzo Nibali (Astana), em ano de despedida da carreira, num quarteto com três anteriores vencedores de grandes Voltas e o ainda jovem Hindley, que foi segundo no Giro em 2020.

No final, um ataque decisivo do britânico, que perdeu muito tempo na primeira semana e não pode lutar pela geral, fez a diferença, à frente de um trio que conseguiu manter longe a tentativa de Almeida recuperar novamente.

O britânico acabou por se manter a solo e ergueu os braços bem antes da meta em Turim, explicando depois que esta vitória, depois do ‘crono’ do segundo dia, “não cobre” ter perdido o ‘comboio’ da geral.

“Tinha vindo para vencer a corrida, não etapas. Espero que continue com pernas. Hoje exigiu muito esforço de toda a gente. Se o calor continuar, vai ser uma semana final muito dura”, analisou.

Se Yates chegou à 10.ª vitória em etapas de grandes Voltas, os outros ciclistas ganharam sobretudo na ‘maratona’ até à ‘maglia rosa’, desde logo Carapaz.

O equatoriano venceu a corrida em 2019 e é tido como o grande favorito, tendo Hindley, cuja equipa fez hoje uma demonstração de força, ‘à perna’, e a 30 segundos um João Almeida que, apesar de voltar a descolar na fase decisiva, seguindo depois o seu ritmo ao lado do italiano de 39 anos Domenico Pozzovivo (Intermarché-Wanty-Gobert-Matériaux), que subiu a quinto.

Nibali entrou no ‘top 10’, para oitavo, e o espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious), que parecia distanciado, acabou por reduzir perdas e ainda subiu a quarto, a 59 segundos do líder.

Fora do ‘top 5’, fechado por ‘Pozzo’ a 1.01 minutos, todos os ciclistas estão a mais de 1.50, e o 10.º, Valverde, está já a 9.06 minutos da camisola rosa.

Na classificação da juventude, o ciclista português lidera com 3.34 minutos para López, com todos os outros a mais de 11 minutos, após um dia rápido e que, em teoria, favoreceria uma fuga, hoje ‘ultrapassada’ pelos homens da geral e pela superior capacidade de Yates.

O dia ficou ainda marcado pelo abandono do neerlandês Tom Dumoulin (Jumbo-Visma), devido a um problema nas costas, e na qual Rui Costa (UAE Emirates) caiu para 54.º na geral, com Rui Oliveira, da mesma equipa, a subir a 151.º.

No domingo, a 15.ª etapa liga Rivarolo Canavese a Cogne em 177 quilómetros, com duas contagens de montanha de primeira categoria e uma de segunda, na meta.

Fonte: Lusa

“Seleção Nacional/Daniel Lima sétimo no arranque do Trophée Centre Morbihan”


Por: Ana Nunes

Teve hoje início o Trophée Centre Morbihan, com a primeira etapa a realizar-se em Malachappe Pluvigner, França. Daniel Lima foi o corredor português mais bem classificado, tendo terminado na sétima posição.

A primeira etapa do Trophée Centre Morbihan teve 115,6 quilómetros e fez-se a alta velocidade logo desde início, ficando marcada por várias movimentações no pelotão e tentativas de fuga.

Nos últimos 43 quilómetros a corrida entrou no circuito final, ao qual os corredores tiveram de completar cinco voltas de oito quilómetros cada uma. Nessa altura seguia um grupo de seis corredores na frente da corrida, que pouco depois viria a sofrer com as movimentações no pelotão, que voltaram a fazer-se sentir.

A três voltas do final da prova António Morgado e Gonçalo Tavares lançaram-se ao ataque, juntamente com mais alguns corredores, tentando alcançar o grupo da frente. No entanto, já acabariam por ser absorvidos pelo pelotão, assim como o grupo que seguia na frente da corrida. Até ao final da prova, apesar do ritmo elevado que se verificava no pelotão houve ainda algumas tentativas de fuga, mas sem sucesso.

A decisão da etapa foi feita ao sprint, com o belga Vlad Van Mechelen a levar a melhor. Daniel Lima conseguiu colocar-se bem nesta fase final, alcançando o sétimo lugar. António Morgado e Gonçalo Tavares chegaram no mesmo grupo, fechando em 26.º e 34.º, respetivamente. Tiago Santos foi 73.º, a 9m22s e Rúben Rodrigues fechou na 76.ª posição, a 9m24s. Rafael Barbas não terminou a prova.

O selecionador nacional de estrada, José Poeira, mostrou-se satisfeito com este resultado, sublinhando que este não era um percurso à medida dos corredores portugueses. “Hoje tivemos uma etapa plana com alguns topos, sempre feita a alta velocidade. Este era um percurso mais destinado a corredores que rolam bem, o que não faz parte das nossas características. O António Morgado esteve numa fuga, mas esse grupo foi alcançado pelo pelotão já nos quilómetros finais. A etapa decidiu-se ao sprint e o Daniel Lima conseguiu fechar na sétima posição. Conseguimos terminar com três corredores no grupo da frente e correu dentro da expectativa. Amanhã não é esperado que consigamos fazer diferenças, dadas as características do percurso, mas tentaremos estar bem dentro das nossas possibilidades”, afirmou José Poeira.

Amanhã teremos as restantes duas etapas da prova. De manhã haverá um contrarrelógio individual de sete quilómetros, entre Réguiny e Evellys, de tarde uma etapa em linha com 109,9 quilómetros, com dois prémios de montanha, um de primeira e outro de segunda categoria, que ligará Buléon a Locminé.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Estrela E-Bike Center abre inscrições para a “Rota do Minério”


Por: André Bettencourt

Turismo de lazer com bicicletas elétricas pretende, mais uma vez, levar clientes de vários pontos do país a conhecer as cores e os sons da Serra da Estrela de uma forma sustentável, desta vez em busca dos trilhos do minério

Passeio vai ligar as Penhas da Saúde à povoação do Barco com visita às Minas da Recheira e a Manteigas com incursões pelos trilhos que terminam no Vale Glaciar e no Covão d’Ametade

Este verão, mais um evento de turismo de lazer com mobilidade sustentável volta a percorrer os caminhos da Serra da Estrela propondo aos participantes trilhos que ligam o coração da serra à Quinta das Minas da Recheira numa interpretação do relevo e da importância do minério na História da região.

Em julho, nos dias 2 e 3 volta a emoção à Serra da Estrela com o Rota do Minério, uma estreia nos eventos do Estrela E-Bike Center. Um evento focado no minério porque o mesmo também faz parte da Serra da Estrela e desta vez, no primeiro dia, os participantes vão percorrer as encostas da Covilhã com passagem pelas aldeias de Cortes de Baixo e Paúl até chegarem à povoação do Barco onde fica a Quinta das Minas da Recheira. Será este o local que esperará os participantes para a visita à mina, entretanto transformada em quinta de turismo, bem como o almoço e o carregamento das baterias.

A Quinta das Minas da Recheira é um produto turístico único, diferenciador e inovador no país, resultado da recuperação de um antigo complexo mineiro de estanho e volfrâmio, que parou no tempo há mais de 50 anos, que irá proporcionar aos participantes no Rota do Minério a visita às galerias mineiras, rodeadas de mistérios e surpresas, como ainda a observação dos seus filões de quartzo mineralizados e a grandiosidade dos buracos mineiros.

No segundo dia, o Rota do Minério irá levar os participantes pelos belos caminhos que ligam as Penhas da Saúde a Manteigas pelas matas que nesta altura do ano estarão verdejantes. Nos dois dias, uma experiência diferente com grau de dificuldade médio-alto, que de certeza irá ficar na memória de todos.

Um percurso mais rolante no primeiro dia e mais técnico no segundo, criado para todos os níveis de preparação física e habilidade em fora de estrada.

Como já é habitual nas organizações do Estrela E-Bike Center, o percurso será sempre efetuado com dois guias, um na frente e outro no final do grupo acompanhados de uma viatura de apoio.

Valores de inscrição por pessoa que variam entre os 145€ em quarto duplo e 185€ em quarto single nas instalações mais recentes da Pousada de Juventude da Serra da Estrela, valores que incluem alojamento, almoço de sábado e domingo e jantar de sábado, guias, percurso, seguro, carregamento das baterias e organização.


Inscrições através do envio de e-mail para estrela.ebikecenter@gmail.com com a indicação do nome completo, morada, número de cartão de cidadão, NIF, número de telemóvel e o tipo de alojamento pretendido.

Depois das inscrições, os participantes serão contactados no sentido de lhes serem indicadas informações adicionais acerca do passeio como horários e sugestões de equipamento.

 

Para a organização do Estrela E-Bike Center

 

“Depois de em maio termos iniciado o programa de quatro grandes eventos na Serra da Estrela com a realização do Rota da Transumância apostamos agora em desafiar as pessoas que gostam da Natureza a virem pedalar uma montanha por trilhos diferentes. O Rota do Minério é uma aventura de longo alcance com altimetrias mais elevadas por percursos técnicos, mas também rolantes aos quais associamos a experiência de descer a uma mina desativada com toda a segurança. Mas porque quem visita a Serra da Estrela também quer pedalar na zona mais central, adicionámos ao percurso, algumas incursões por alguns dos mais belos trilhos que levarão os participantes a percorrer com adrenalina o Vale Glaciar de Manteigas”.

 

Sobre o Estrela E-Bike Center

 

Surgido da ideia de três amigos apaixonados pela Serra da Estrela, pela descoberta da Natureza em veículos de duas rodas sustentáveis e, ainda, da vontade de partilhar com os outros sons e recantos nem sempre conhecidos, tem a sua sede e espaço físico nas Penhas da Saúde na Serra da Estrela. Mais do que uma entidade organizadora, é um espaço de reunião de pessoas que procuram a evasão e a preocupação da mobilidade com sustentabilidade, conhecendo o território com a menor pegada de carbono possível.

Mais do que um lugar, do que uma oficina ou de uma bandeira no ponto mais alto de Portugal continental, este é e será o ponto de partida para passeios em bicicletas elétricas de montanha (EMTB). Veículos utilizados pela sua componente ecológica, mas também, pela capacidade de proporcionarem a vários tipos de participantes e idades pedalarem uma montanha tão desafiante como a Serra da Estrela. Com uma frota própria de bicicletas elétricas, organiza eventos sempre exclusivos a este tipo de veículos quer em regime de aluguer como também aberto a quem queira trazer os seus próprios veículos.

Todos os nossos eventos baseiam-se na componente de proporcionar mobilidade com sustentabilidade. Por isso, “Think green! Be green…” é o mote para ser ecológico no pensamento e nos atos que apelamos a todos os participantes nos briefings com que iniciamos cada passeio. “Pedale uma montanha!” é o desafio que lançamos a todos.

O Estrela E-Bike Center pode ser seguido através das redes sociais: Facebook e Instagram.

www.facebook.com/estrelaebikecenter

www.instagram.com/Estrelaebikecenter

Para mais informações: estrela.ebikecenter@gmail.com

Fonte: Estrela E-Bike Center

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com