sábado, 21 de maio de 2022

“Estrela E-Bike Center abre inscrições para a “Rota do Minério”


Por: André Bettencourt

Turismo de lazer com bicicletas elétricas pretende, mais uma vez, levar clientes de vários pontos do país a conhecer as cores e os sons da Serra da Estrela de uma forma sustentável, desta vez em busca dos trilhos do minério

Passeio vai ligar as Penhas da Saúde à povoação do Barco com visita às Minas da Recheira e a Manteigas com incursões pelos trilhos que terminam no Vale Glaciar e no Covão d’Ametade

Este verão, mais um evento de turismo de lazer com mobilidade sustentável volta a percorrer os caminhos da Serra da Estrela propondo aos participantes trilhos que ligam o coração da serra à Quinta das Minas da Recheira numa interpretação do relevo e da importância do minério na História da região.

Em julho, nos dias 2 e 3 volta a emoção à Serra da Estrela com o Rota do Minério, uma estreia nos eventos do Estrela E-Bike Center. Um evento focado no minério porque o mesmo também faz parte da Serra da Estrela e desta vez, no primeiro dia, os participantes vão percorrer as encostas da Covilhã com passagem pelas aldeias de Cortes de Baixo e Paúl até chegarem à povoação do Barco onde fica a Quinta das Minas da Recheira. Será este o local que esperará os participantes para a visita à mina, entretanto transformada em quinta de turismo, bem como o almoço e o carregamento das baterias.

A Quinta das Minas da Recheira é um produto turístico único, diferenciador e inovador no país, resultado da recuperação de um antigo complexo mineiro de estanho e volfrâmio, que parou no tempo há mais de 50 anos, que irá proporcionar aos participantes no Rota do Minério a visita às galerias mineiras, rodeadas de mistérios e surpresas, como ainda a observação dos seus filões de quartzo mineralizados e a grandiosidade dos buracos mineiros.

No segundo dia, o Rota do Minério irá levar os participantes pelos belos caminhos que ligam as Penhas da Saúde a Manteigas pelas matas que nesta altura do ano estarão verdejantes. Nos dois dias, uma experiência diferente com grau de dificuldade médio-alto, que de certeza irá ficar na memória de todos.

Um percurso mais rolante no primeiro dia e mais técnico no segundo, criado para todos os níveis de preparação física e habilidade em fora de estrada.

Como já é habitual nas organizações do Estrela E-Bike Center, o percurso será sempre efetuado com dois guias, um na frente e outro no final do grupo acompanhados de uma viatura de apoio.

Valores de inscrição por pessoa que variam entre os 145€ em quarto duplo e 185€ em quarto single nas instalações mais recentes da Pousada de Juventude da Serra da Estrela, valores que incluem alojamento, almoço de sábado e domingo e jantar de sábado, guias, percurso, seguro, carregamento das baterias e organização.


Inscrições através do envio de e-mail para estrela.ebikecenter@gmail.com com a indicação do nome completo, morada, número de cartão de cidadão, NIF, número de telemóvel e o tipo de alojamento pretendido.

Depois das inscrições, os participantes serão contactados no sentido de lhes serem indicadas informações adicionais acerca do passeio como horários e sugestões de equipamento.

 

Para a organização do Estrela E-Bike Center

 

“Depois de em maio termos iniciado o programa de quatro grandes eventos na Serra da Estrela com a realização do Rota da Transumância apostamos agora em desafiar as pessoas que gostam da Natureza a virem pedalar uma montanha por trilhos diferentes. O Rota do Minério é uma aventura de longo alcance com altimetrias mais elevadas por percursos técnicos, mas também rolantes aos quais associamos a experiência de descer a uma mina desativada com toda a segurança. Mas porque quem visita a Serra da Estrela também quer pedalar na zona mais central, adicionámos ao percurso, algumas incursões por alguns dos mais belos trilhos que levarão os participantes a percorrer com adrenalina o Vale Glaciar de Manteigas”.

 

Sobre o Estrela E-Bike Center

 

Surgido da ideia de três amigos apaixonados pela Serra da Estrela, pela descoberta da Natureza em veículos de duas rodas sustentáveis e, ainda, da vontade de partilhar com os outros sons e recantos nem sempre conhecidos, tem a sua sede e espaço físico nas Penhas da Saúde na Serra da Estrela. Mais do que uma entidade organizadora, é um espaço de reunião de pessoas que procuram a evasão e a preocupação da mobilidade com sustentabilidade, conhecendo o território com a menor pegada de carbono possível.

Mais do que um lugar, do que uma oficina ou de uma bandeira no ponto mais alto de Portugal continental, este é e será o ponto de partida para passeios em bicicletas elétricas de montanha (EMTB). Veículos utilizados pela sua componente ecológica, mas também, pela capacidade de proporcionarem a vários tipos de participantes e idades pedalarem uma montanha tão desafiante como a Serra da Estrela. Com uma frota própria de bicicletas elétricas, organiza eventos sempre exclusivos a este tipo de veículos quer em regime de aluguer como também aberto a quem queira trazer os seus próprios veículos.

Todos os nossos eventos baseiam-se na componente de proporcionar mobilidade com sustentabilidade. Por isso, “Think green! Be green…” é o mote para ser ecológico no pensamento e nos atos que apelamos a todos os participantes nos briefings com que iniciamos cada passeio. “Pedale uma montanha!” é o desafio que lançamos a todos.

O Estrela E-Bike Center pode ser seguido através das redes sociais: Facebook e Instagram.

www.facebook.com/estrelaebikecenter

www.instagram.com/Estrelaebikecenter

Para mais informações: estrela.ebikecenter@gmail.com

Fonte: Estrela E-Bike Center

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com