terça-feira, 8 de agosto de 2023

“84ª Volta a Portugal em Bicicleta – Prólogo”


Realiza-se esta quarta-feira 9 de agosto, o início da 84ª Volta a Portugal em Bicicleta, com o prólogo Viseu/Viseu com 3,6 quilómetros.

A partida do 1º corredor horário estabelecido em função do nº de corredores 14:30 horas em Viseu - Avenida da Europa, chegada do último prevista para as 17:29 horas Viseu - Avenida da Europa.

Fica o mapa do trajeto e a altimetria.

Fonte: Podium




“Mundiais de pista: Ivo Oliveira e Rui Oliveira em 10.º no Madison”


Portugueses amealharam mais pontos para a qualificação olímpica

 

Por: Lusa

Foto: REUTERS

A dupla portuguesa composta pelos irmãos gémeos Ivo Oliveira e Rui Oliveira foi esta terça-feira 10.ª classificada na corrida de madison dos Mundiais de ciclismo de pista, em Glasgow, Escócia, enquanto Daniela Campos foi oitava nos pontos.

Sextos nos Mundiais de 2021 e 2022, os dois irmãos voltaram a ficar no top 10 desta disciplina olímpica, amealhando mais pontos para a qualificação olímpica, após hoje conseguirem oito pontos na prova.

Na corrida de duplas, com um revezamento constante entre os dois ciclistas, sempre na pista ao longo das 120 voltas e com 10 sprints passíveis de pontuação, a grande movimentação foi a 15 voltas do final, quando conseguiram vencer o nono sprint.

Os vice-campeões europeus da disciplina olímpica em 2020 ficaram longe das medalhas numa corrida demasiado fechada, com poucas tentativas de voltas de avanço (que valem 20 pontos) e seis desistências.

Os holandeses Jan Willem Van Schip e Yoeri Havik sagraram-se campeões do mundo, com 37 pontos, após um sprint final em que a Bélgica caiu de segunda para quarta, ultrapassada pela Grã-Bretanha (Oliver Wood e Mark Stewart), segunda com 35 pontos, e a Nova Zelândia (Aaron Gate e Campbell Stewart), terceira com 34 pontos.

O processo de qualificação contempla, para as duplas apuradas no madison, que um atleta possa também participar no concurso do omnium, e coloca uma ponderação determinante no ranking de apuramento olímpico para Paris'2024 nestes Mundiais.

No que toca à pista, os Mundiais de ciclismo em Glasgow terminam, para Portugal, com o omnium de Maria Martins, atleta olímpica em Tóquio'2020 e medalha de bronze do concurso no Campeonato do Mundo de 2022, em Saint-Quentin-en-Yvelines, velódromo dos Jogos Olímpicos Paris'2024.

Fonte: Record on-line

“Especialista Rafael Reis é o último a partir para o prólogo da Volta a Portugal”


Espanhol Guillermo García é o primeiro a fazer-se à estrada para a tirada de 3,6 quilómetros

 

Por: Lusa

Foto: Pedro Ferreira

O prólogo de 3,6 quilómetros que marca o arranque, na quarta-feira, da 84.ª Volta a Portugal em bicicleta, em Viseu, vai começar às 15:21, terminando cerca de duas horas depois, com a prestação do português Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor).

O dorsal número seis, primeiro camisola amarela das edições de 2021 e 2022, aparece na ordem da partida do prólogo como último ciclista a partir da Avenida da Europa, às 17:25, com o seu colega uruguaio Mauricio Moreira, campeão em título, a sair para a estrada às 17:07.

Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor), segundo classificado da Volta2022, inicia o seu exercício às 16:49, um minuto antes de Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), que foi quarto no ano passado.

António Carvalho (ABTF-Feirense), o corredor que fechou o pódio em 2022, parte às 17:10, entre os espanhóis Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), terceiro em 2017 e 2018, e Delio Fernández (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense), terceiro em 2014.

Os 125 ciclistas inscritos na 84.ª edição, que termina em 20 de agosto em Viana do Castelo, partem com um minuto de diferença entre si, sendo o espanhol Guillermo García (Rádio Popular-Paredes-Boavista) o primeiro a fazer-se à estrada, às 15:21 minutos, para completar o percurso de 3,6 quilómetros com início e final na Avenida da Europa.

 

Ordem de partida:

 

15:21 - Guillermo García, Esp (Rádio Popular-Paredes-Boavista) (...)

16:31 -- Artem Nych, Rus (Glassdrive-Q8-Anicolor)

16:49 -- Frederico Figueiredo, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor)

16:50 -- Luís Fernandes, Por (Rádio Popular-Paredes-Boavista)

16:51 -- Jesus del Pino, Esp (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho)

16:58 - Joaquim Silva, Por (Efapel)

17:07 -- Mauricio Moreira, Uru (Glassdrive-Q8-Anicolor)

17:09 - Vicente García de Mateos, Esp (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho)

17:10 -- António Carvalho, Por (ABTF-Feirense)

17:11 - Delio Fernández, Esp (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense)

17:15 -- Luís Gomes, Por (Kelly-Simoldes-UDO)

17:16 -- Henrique Casimiro, Por (Efapel)

17:17 - Luuk Schuurmans, Hol (Universe Cycling)

17:18 -- Lukas Rüegg, Sui (Voralberg)

17:19 -- Wesley Mol, Hol (Bike Aid)

17:20 -- Nícolas Sessler, Bra (Global 6 Cycling)

17:21 -- Antonio Soto, Esp (Euskaltel-Euskadi)

17:22 -- Clément Alleno, Fra (Burgos-BH)

17:23 -- Yanne Dorenbos, Hol (Kern Pharma)

17:24 -- Daniel Babor, Che (Caja-Rural)

17:25 -- Rafael Reis, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor)

Fonte: Record on-line

“Mauricio Moreira quer bisar mas rejeita favoritismo: «Todos somos bons, todos treinamos para isto»”


Campeão em título sente que já não tem nada a provar

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

Mauricio Moreira sente que já não tem de provar nada a si próprio, nem a ninguém, chegando à 84.ª Volta a Portugal mais tranquilo do que no ano passado e com vontade de defender o título.

"Este ano, o facto de chegar à Volta tendo ganho o [GP O] Jogo e o [Troféu Joaquim] Agostinho acho que me tira muita, muita pressão de cima, porque demonstrei a mim mesmo que, um ano depois, posso estar na disputa da geral das corridas. Por isso, acho que não tenho de demonstrar mais nada nem a mim próprio, nem a ninguém. E isso dá-me uma tranquilidade muito grande", assumiu o campeão em título da prova rainha do ciclismo nacional.

Em entrevista à agência Lusa, o uruguaio de 28 anos reconheceu que, depois de ter vencido a Volta do ano passado, encara esta edição "de uma maneira diferente, com mais calma". "Sei que fiz as coisas bem até agora, sei que chego em boa forma. Acredito e, se Deus quiser, tudo vai correr bem", declarou.

Embora tenha sentido "um bocadito" de ansiedade nos últimos dias, uma vez que o ciclismo começa-se a viver mais intensamente com a aproximação da Volta a Portugal, que arranca na quarta-feira, em Viseu, com um prólogo, 'Mauri' era hoje a imagem da serenidade, antes de sair para um último treino com os seus companheiros da Glassdrive-Q8-Anicolor no Luso (Aveiro).

Depois de ter vencido o Troféu Joaquim Agostinho há três semanas, um triunfo que juntou aos registados no GP O Jogo e na Clássica da Primavera esta temporada, o também vice-campeão de 2021 chega à 'sua' corrida sem ter a certeza sobre se está na melhor forma de sempre, mas confiante para o que tem pela frente até 20 de agosto. "É difícil tirar uma conclusão 100% certa, mas sei que estou em boa forma. Depois de ter ganho o Agostinho, continuei a treinar da mesma forma, continuei focado no objetivo, por isso, acredito que esteja em boa forma neste momento, mas também chego completamente tranquilo e descontraído", reiterou.

'Mauri' reconheceu que "gostava de ter a possibilidade de voltar a vencer", mas garantiu que, "se não acontecer, o ano não vai acabar para nada de má maneira, porque até à data tem corrido tudo bem".

Para ganhar a Volta'2022, o uruguaio destronou o seu companheiro Frederico Figueiredo no contrarrelógio do último dia e, nesta edição, voltará a dividir a liderança da Glassdrive-Q8-Anicolor com o trepador português de 32 anos, num elenco de luxo, que conta ainda com o russo Artem Nych e com o australiano James Whelan. "Individualmente, tira pressão a cada um de nós, porque sabemos que, caso falhemos, temos um colega que pode cobrir o nosso sítio. Isso é muito importante e tira muita pressão. Temos uma equipa forte, qualquer um pode estar na disputa, o importante é que a Volta fique dentro da estrutura. Sem dúvida que não é bom, como no ano passado, disputar a Volta contra um colega, mas acredito que para o último dia, este ano, podem estar as coisas mais equilibradas", vincou à Lusa.

Apesar de integrar o bloco mais forte do pelotão nacional, Moreira não alinha no diapasão dos diretores desportivos das restantes equipas nacionais, que já entregaram o triunfo final à Glassdrive-Q8-Anicolor. "Eu não vejo tanto assim, porque todas as equipas e todos os ciclistas trabalham com o foco 100% na Volta a Portugal. Todos somos bons, todos treinamos para isto, por isso acho que, sim, temos de carregar com a pressão de, se calhar, ser a equipa mais forte, mas nem por isso somos vencedores antes de a prova acabar", defendeu.

O campeão em título lembrou que há "muitas equipas portuguesas muito boas, muitos ciclistas muito bons", notando que também vão participar na 84.ª edição, que percorre 1.600,5 quilómetros entre Viseu e Viana do Castelo, "estrangeiros muito bons". "Acho que vai ser uma grande batalha até ao final e que cada um de nós e cada um das outras equipas vamos ter que sofrer e dar o nosso melhor para atingir o nosso objetivo", resumiu.

Para 'Mauri', o facto de esta edição ter "etapas bastante compridas e a segunda semana ter as etapas de montanha todas juntas, vai dificultar muito e vai condicionar muito a geral", já que a isso se vai juntar o stress e a fadiga das chegadas ao sprint, que acontecerão nas quatro primeiras tiradas em linha. "Isso logicamente vai trazer uma dureza muito grande", concluiu.

Fonte: Record on-line

“Rui e Ivo Oliveira renovam com a UAE Emirates até 2026”


Irmãos gémeos vão continuar na equipa, juntamente com João Almeida e António Morgado

 

Por: Record

Depois de ter no domingo anunciado a contratação de António Morgado, a UAE Emirates deu conta de mais uma boa notícia para as cores nacionais, com a confirmação de que os irmãos gémeos Rui e Ivo Oliveira vão continuar na equipa nos próximos anos. Segundo comunicado, os dois portugueses rubricam novos vínculos até 2026, mantendo-se desta forma numa equipa na qual já estava também João Almeida.

Além de Rui e Ivo Oliveira, a UAE Emirates deu ainda conta das renovações de Brandon McNulty até 2027, de Marc Soler até 2025 e de Vegard Stake Laengen até 2025.

Fonte: Record on-line

“Morreu Federico Bahamontes, primeiro espanhol a vencer o Tour”


Antigo ciclista faleceu aos 95 anos

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O antigo ciclista Federico Bahamontes, o primeiro espanhol a vencer uma Volta a França, em 1959, morreu esta terça-feira aos 95 anos, anunciou o autarca da cidade de Toledo.

Segundo Carlos Velázquez, o antigo ciclista, conhecido como 'A Águia de Toledo', morreu hoje aos 95 anos, deixando para trás um legado com 74 vitórias como profissional e um registo pioneiro na modalidade em Espanha, pelo que Toledo observará dois dias de luto oficial.

"Toledo [cidade que o designou como 'filho adotivo'] chora Bahamontes, uma lenda da cidade e do desporto espanhol", declarou o autarca.

Em 1959, tornou-se no primeiro espanhol a vencer o Tour, a meio de um período de 11 anos no ativo em que se destacou como um dos melhores trepadores do mundo, vencendo a classificação da montanha por nove vezes nas 'grandes Voltas', entre a Volta a França, a Volta a Itália e a Volta a Espanha.

Venceu 11 etapas entre as três principais provas e somou mais dois pódios na 'grande boucle', além de ter sido segundo na Volta a Espanha de 1957.

Dirigiu ainda um clube profissional de ciclismo, uma loja de bicicletas e foi o diretor da Volta a Toledo durante 50 anos, até 2015, quando a idade avançada e a doença o afastaram do trabalho.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor disputa Volta a Portugal entre 9 e 20 de agosto”


Chega amanhã o grande desafio da época com o arranque da 84.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que em 2023 teve Mauricio Moreira como grande vencedor e a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor vencedora coletiva. A Prova Rainha do calendário nacional começa com um Prólogo em Viseu e termina em Viana do Castelo, dia 20 de agosto, com um Contrarrelógio Individual. No total serão percorridos 1,600 km de norte a sul do país. 

A estrutura que tem sede em Águeda vai ter na estrada Mauricio Moreira, Frederico Figueiredo, Luís Mendonça, Rafael Reis, Artem Nych, James Whelan e Fábio Costa. 

O percurso desta edição contempla, entre partidas e chegadas, a estreia de Mação que recebe a partida da 5.ª Etapa e o regresso de Ourém, tal como Sines, Anadia, Estremoz, Abrantes, Loulé e Penamacor, concelhos que voltam a figurar no percurso da Volta. Amanhã é Viseu que recebe as primeiras pedaladas, com um Prólogo curto, mas explosivo, com 3,6 km na Avenida da Europa.

Este sábado, a chegada a Loulé, dia da 3.ª Etapa, marca o regresso do pelotão da Volta a Portugal ao Algarve, o que já não acontecia desde 2018. Com a 84.ª edição regressa também o “sterrato” em Fafe, 8.ª Etapa. 

A luta pela vitória de etapas e diferentes classificações finais será intensa e imprevisível. As chegadas em alto à Torre (5.ª Etapa), a Montalegre, na Serra do Larouco (7.ª Etapa) e a subida à Senhora da Graça (9.ª Etapa) fazem antever uma emocionante disputa até ao último metro da edição deste ano, com o contrarrelógio final em Viana do Castelo a fechar com chave de ouro, no alto do Santuário de Santa Luzia.

O dia de descanso será assinalado na Guarda, dia 16 de agosto, mas é amanhã que começam todas as emoções. A Glassdrive / Q8 / Anicolor terá o seu momento de apresentação pelas 14H45, com transmissão em direto na RTP 1. As etapas e os protagonistas da 84.ª Volta a Portugal vão ser também transmitidas pela RTP3, RTP Play e canais internacionais da televisão e rádio públicas. 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “A Volta a Portugal é o ponto alto da nossa época, é a corrida mais importante do nosso calendário e como é óbvio todas as equipas querem estar em evidência. Nós não somos exceção, queremos fazer o nosso melhor e iremos trabalhar para terminar a corrida com um grande resultado e dignificar os nossos patrocinadores e os nossos parceiros”.  

 

RESUMO DAS ETAPAS DA 84.ª VOLTA A PORTUGAL: 

 

09 de agosto, quarta-feira – PRÓLOGO: Viseu (15H21, PARTIDA 1.º corredor, Avenida da Europa) – Viseu (17H30, CHEGADA último corredor, Avenida da Europa)» 3,6 km 

10 de agosto, quinta-feira – 1.ª ETAPA: Anadia, Sangalhos (12H30, CAR de Anadia – Velódromo Nacional) – Ourém (17H27, Praça D. Maria II)» 188,5 km 

11 de agosto, sexta-feira – 2.ª ETAPA: Abrantes (12H55, Rossio ao Sul do Tejo - Aquapolis Sul) – Vila Franca de Xira (17H35, Praça de Touros Palha Blanco)» 177,2 km 

12 de agosto, sábado – 3.ª ETAPA: Sines (12H15, Marginal, Avenida Vasco da Gama) – Loulé (17H25, Avenida José da Costa Mealha)» 191,8 km 

13 de agosto, domingo – 4.ª ETAPA: Estremoz (12H40, Rossio Marquês de Pombal) – Castelo Branco (17H26, Avenida Nuno Álvares)» 184,5 km 

14 de agosto, segunda-feira – 5.ª ETAPA: Mação (12H00, Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro) – Covilhã, Torre (17H117, Alto da Torre)» 184,3 km 

15 de agosto, terça-feira – 6.ª ETAPA: Penamacor (12H50, Sítio do Areal, Escola Básica e Secundaria Ribeiro Sanches) – Guarda (17H26, Largo General Humberto Delgado)» 168,5 km 

 

16 de agosto, quarta-feira – DIA DE DESCANSO: Guarda

 

17 de agosto, quinta-feira – 7.ª ETAPA: Torre de Moncorvo (12H40, Praça Francisco Meireles) – Montalegre, Larouco (17H23, Serra do Larouco)» 162,6 km 

18 de agosto, sexta-feira – 8.ª ETAPA: Boticas (13H40, Avenida de Chaves) – Fafe (17H35, Praça 25 de Abril)» 146,7 km 

19 de agosto, sábado – 9.ª ETAPA: Paredes (12H30, Parque da Cidade de Paredes) – Mondim de Basto, Senhora da Graça (17H30, Alto da Senhora da Graça)» 174,5 km 

20 de agosto, domingo – 10.ª ETAPA: Viana do Castelo (17H00, PARTIDA 1.º Corredor, Alameda 5 de Outubro) – Viana do Castelo (19H48, CHEGADA 1.º Corredor, Santuário de Santa Luzia)» 17,9 km» CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Volta a Portugal em Bicicleta começa no “Coração de Portugal”


Está montada, em Viseu, a grande, animada e colorida festa que, todos os anos, entusiasma o verão desportivo nacional. A 84ª Volta a Portugal Continente começa esta quarta-feira, 9 de agosto, na “cidade feliz” instalada no coração do país.

A prova começa com um Prólogo de 3,6 quilómetros maioritariamente desenhados em redor da cidade. Vão alinhar 125 ciclistas que compõem o pelotão de 18 equipas que reconfirmaram esta tarde os nomes das “estrelas” que fazem alinhar na principal prova do calendário nacional de ciclismo.

A discussão do Prólogo em sistema de contrarrelógio vai estabelecer as primeiras diferenças e revelar o primeiro líder. Individualmente, de minuto a minuto, cada corredor fará o curto, mas intenso percurso com partida e chegada à Avenida da Europa, símbolo do ciclismo em Viseu.                                                                             

O espanhol Guilhermo Garcia (Rádio Popular-Paredes-Boavista) será o primeiro a estrear o trajeto quando passarem vinte e um minutos das 15 horas. O vencedor da Volta do ano passado, o uruguaio Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) começa a pedalar às 17h07 enquanto o companheiro de equipa, vencedor do Prólogo de 2022, Rafael Reis será o último a entrar em prova às 17h25.  É previsível que os melhores tempos do Prólogo rondem os quatro minutos.

 

Prólogo (CRI) | 3,6 Km

Viseu – Viseu

Partida 1º corredor: 15h21

Partida último corredor: 17h25

 

O festival desportivo do verão português

 

Com a contagem decrescente para a competição aumenta o calor e as emoções da Volta, um grande e itinerante festival em permanente animação ao longo do território continental.

Para além do Prólogo, em Viseu, fazem a 84ª Volta a Portugal Continente 10 etapas que serão discutidas até ao domingo, 20 de agosto, quando cair o pano sobre a festa em Viana do Castelo. O Dia de Descanso será na Guarda, a 16 de agosto.

Fonte: Podium

“16º Passeio Cicloturismo Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro”


Dia 20 de Agosto 2023

 

Por: José Morais

O tradicional passeio Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro, já considerado uma clássica, organizado pelo Grupo Cicloturismo Afonsoeiro/Móvel Jolar, do Montijo, leva para a estrada no próximo dia 20 de agosto do seu 16º passeio de bicicleta.

A concentração está marcada para as 8 Horas na sede do Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro, com a partida marcada para as 9 horas, para Informações e inscrições pode fazer pelos telefones: 912 158 478 ou 912 998 947.

Este que é o grande tradicional passeio de cicloturismo do mês de agosto, vai ter o apoio da Revista Notícias do Pedal, que irá fazer a reportagem com cobertura completa, e ainda fará diversos diretos do evento.

Participe…Marque presença, faça como nós num passeio de tradição, uma clássica do cicloturismo que recomendamos, marque na sua agenda, e conviva no final. com o tradicional almoço depois de uma animadas pedaladas.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com