terça-feira, 9 de novembro de 2021

“Inscrições abertas para o curso de comissário nacional de ciclismo”


Estão abertas as inscrições para o Curso de Comissário Nacional de Ciclismo a decorrer entre os dias 28 de Novembro e 15 de janeiro.

A ação de formação, que tem como objetivo formar comissários nacionais, irá realizar-se em regime b-learning (online e presencial) entre os dias 28 de Novembro e 15 de janeiro.

As inscrições para o curso de comissário nacional poderão ser feitas até ao dia 14 de novembro, às 23h59. A taxa de inscrição é de 15 euros (montante não reembolsável).

Este curso destina-se a comissários regionais no ativo, que deverão ter o mínimo de 21 anos e o máximo de 55 anos, com referência ao final do curso. Todos os que desejam inscrever-se nesta ação de formação devem ainda ter dois anos de experiência como Comissário Regional, tendo estado no ativo nas duas épocas imediatamente anteriores à data do curso (incluindo o ano de comissário estagiário). Além disso, deverão ter ainda 20 dias de provas realizadas.

Para ter acesso a mais informações sobre o curso e fazer a sua inscrição no mesmo, consulte a página de formação do site da Federação Portuguesa de Ciclismo, através do link:  https://www.fpciclismo.pt/formacao

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“José Azevedo: «Pogacar é para mim o grande favorito»”


Diretor desportivo da nova Efapel considera que o bicampeão do Tour merece o Vélo d’Or da temporada que findou, rivais Pogacar foi mais forte que Roglic no Tour

 

Por: Alexandre Reis

Foto: Efe

José Azevedo, um dos nomes mais consagrados do ciclismo português, tomou ontem conhecimento dos 12 corredores nomeados para o Vélo d’Or, elegendo o bicampeão do Tour, Tadej Pogacar, como maior favorito à conquista do prestigiado galardão promovido pela revista francesa Vélo Magazine, comparável à Bola de Ouro no futebol.

“Pogacar e Roglic foram os grandes protagonistas da época, pois ambos alcançaram resultados muito importantes, demonstraram que são os mais completos. Mas o Tour, é o Tour. É a prova mais importante do calendário internacional e, por isso, Pogacar é para mim o grande favorito”, considerou José Azevedo, diretor desportivo da nova Efapel e também astro da Volta a França (5º em 2004 e 6º em 2002) em equipas vencedoras. Para além de Pogacar e Roglic (tricampeão da Vuelta e olímpico c/r), Alaphilippe (bicampeão mundial), Carapaz (campeão olímpico) e Bernal (vencedor do Giro), a lista apresenta outros vencedores de nomeada, para uma votação feita por jornalistas da especialidade.

João Almeida, Filippo Ganna e Remco Evenepoel não foram nomeados, apesar de terem tido um ano bastante positivo.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal de Ciclocrosse arranca no próximo fim de semana

 

Por: Ana Nunes

É já no domingo, dia 14 de novembro, que terá lugar a primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2021/2022. A corrida irá realizar-se em Abrantes.

A época nacional de ciclocrosse 2021/2022 tem início no próximo fim de semana, no Parque Urbano de S. Lourenço, em Abrantes. Em competição vão estar atletas das categorias de juvenis, cadetes, juniores (masculinos), sub-23, elite, masters e ainda e open CRO (não federados), masculinos e femininos.

No domingo, 14 de novembro, os juvenis serão os primeiros a competir, pelas 09h30, seguidos pelos masters 30, 40, 50, 60 e Open CRO, às 10h00. Depois, será a vez dos cadetes masculinos e de toda as categorias femininas iniciarem as suas provas, pelas 11h00. Por último, às 12h00, irão competir os atletas das categorias júnior e elite masculina.

A Taça de Portugal de Ciclocrosse irá estender-se até janeiro, sedo que, até lá, estão agendadas cinco provas pontuáveis. Além destas, realizar-se-á ainda o Campeonato Nacional.

A segunda prova da Taça está marcada para o dia 21 de novembro, em Melgaço; a terceira para dia 12 de dezembro, em Vouzela; a quarta para dia 19 de dezembro, em Vila do Conde; e a quita, e última, para dia 16 de janeiro, em Águeda. O Campeonato Nacional de Ciclocrosse encontra-se agendado para o dia 9 de janeiro, em Santo Tirso.

 

Mais eventos oficiais:

 

13 de novembro: 6.ª Taça da Madeira de CE – Funchal 2021

14 de novembro: Maratona BTT Beselga (5.ª Prova Campeonato da Beira Alta XCM), Beselga

14 de novembro: III Taça do Algarve de XCM – Lagos, Barão de S. João

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com