sábado, 27 de agosto de 2022

“Vuelta 2022: Vine afirma-se como revelação, Evenepoel reforça liderança e João Almeida sobe dois lugares”


Jay Vine pedalou a solo nas enevoadas encostas de 19% do Colláu Fancuaya para obter um segundo sucesso nesta edição de 2022 da Volta a Espanha

 

Por: Lusa

O ciclista australiano Jay Vine (Alpecin-Deceuninck) afirmou-se hoje como revelação deste início da Volta a Espanha ao vencer a oitava etapa, entre Pola de Laviana e Colláu Fancuaya, onde o belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinil) reforçou a liderança.

Como há dois dias, na passagem do Pico Jano, o australiano pedalou a solo nas enevoadas encostas de 19% do Colláu Fancuaya para obter um segundo sucesso nesta edição de 2022, ao percorrer os 153,4 quilómetros da tirada em 04:05.26 horas.

O espanhol Marc Soler (UAE Emirates) chegou 43 segundos depois, antes do grupo dos principais candidatos, entre os quais Evenepoel, o espanhol Enric Mas (Movistar) e o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), 01.20 depois, enquanto o português João Almeida (UAE Emirates) não foi além do 12.º posto, a 02.10.

“A meio da subida olhei para trás e não vi ninguém. Ganhar duas etapas dá-me confiança. Eu sabia o que tinha de fazer e hoje só me diverti na bicicleta”, disse no final da etapa Jay Vine.

Praticamente desconhecido do grande público há alguns dias, o australiano da equipa Alpecin-Deceuninck está a afirmar-se como um dos melhores trepadores desta Volta a Espanha.

Simultaneamente, Vine é o novo dono da camisola da montanha, em detrimento do monegasco Victor Langellotti (Burgos BH), que desistiu devido à fratura na clavícula e uma concussão numa queda que o levou ao hospital.

Sólido no seu primeiro grande teste como dono da camisola vermelha de líder da Vuelta, Remco Evenepoel terminou na quinta posição no alto do Colláu Fancuaya, a um 01.20 de Vine.

“Foi um dia perfeito. Fiz tudo para não perder tempo. A equipa foi fabulosa, controlaram bem a corrida. Eles pressionaram-me para conseguir este resultado”, explicou o belga à chegada.

Nelson Oliveira (Movistar) foi o 67.º na linha de chegada, a 12.11 minutos do vencedor, caindo duas posições para o 39.º posto da geral, enquanto Ivo Oliveira (UAE-Emirates) terminou em 168.º, a 29.13, e segue na 157.ª posição.

Na classificação geral, Remco Evenepoel segue com a camisola vermelha de líder, com Enric Mas a 28 segundos e Primoz Roglic, tricampeão, a 01.01, enquanto João Almeida subiu dois lugares, para o oitavo, a 02.44.

No domingo, o pelotão da Vuelta vai disputar a nona etapa, com os 171,4 quilómetros entre Villaviciosa e Les Praeres, em Nava, onde culmina com um prémio de montanha de primeira categoria a viagem, que conta mais quatro contagens, outra de primeira, uma de segunda e duas de terceira.

Fonte: Record on-line

“Adam Yates ganha penúltima etapa e lidera Volta à Alemanha”


Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) foi quarto classificado

 

Por: Lusa

Foto: INEOS Facebook

O ciclista britânico Adam Iates (INEOS) venceu este sábado isolado a terceira e penúltima etapa da Volta à Alemanha e ascendeu à liderança da prova, enquanto o português Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) foi quarto classificado.

Yates, com um ataque nos últimos cinco e inclinados quilómetros, deixou os concorrentes para trás e terminou o percurso de 148,9 quilómetros, entre Friburgo e Schauinsland, com a meta a coincidir com uma contagem para o prémio da montanha de primeira categoria, em 03:41.19 horas.

O espanhol Pello Bilbao (Bahrain-Victorious) chegou 19 segundos depois, em segundo, e o belga Mauri Vansevenant (Quick-Step Alpha Vinil) e Guerreiro, em terceiro e quarto, ambos com uma desvantagem de 28 segundos.

Na classificação geral, Yates goza de uma vantagem de 30 e de 48 segundos para Bilbao e Vansevenant, seguindo de Ruben Guerreiro no sexto posto, a 51 segundos do topo da tabela.

A 37.ª edição da Volta à Alemanha conclui-se no domingo, com a quarta e derradeira tirada, entre Schiltach e Estugarda, numa distância de 186,6 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Jay Vine vence 8.ª etapa, Evenepoel segue de vermelho e João Almeida sobe na classificação”


Primeira grande etapa de montanha provocou algumas mexidas na geral

 

Por: Record

Foto: EPA

O australiano Jay Vine, da Alpecin-Deceuninck, venceu este sábado a 8.ª etapa da Vuelta'2022, ao chegar isolado ao Colláu Fancuaya, a mais dura subida até ao momento na prova espanhola. Nas contas da geral, Remco Evenepoel continua a ser líder, ao passo que João Almeida, apesar de ter cedido tempo para os primeiros da classificação, subiu até ao oitavo posto, agora a 2.44 minutos do belga.


O espanhol Marc Soler (UAE Emirates) chegou 43 segundos depois de Vine, antes do grupo dos principais candidatos, entre os quais Evenepoel, o espanhol Enric Mas (Movistar) e o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), 1.20 depois, enquanto o português João Almeida (UAE Emirates) não foi além do 12.º posto, a 2.10, isto apesar da subida na classificação geral.

Nessas contas, Evenepoel segue com a camisola vermelha, com Mas a 28 segundos e Roglic, tricampeão, a 1.01, enquanto Almeida está a 2.44.

No domingo, o pelotão da Vuelta vai disputar a nona etapa, com os 171,4 quilómetros entre Villaviciosa e Les Praeres, em Nava, onde culmina com um prémio de montanha de primeira categoria a viagem, que conta mais quatro contagens, outra de primeira, uma de segunda e duas de terceira.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Gonçalo Bandeira 31.º no Mundial de DHI”


O português Gonçalo Bandeira foi hoje o 31.º classificado no Campeonato do Mundo de Downhill, disputado em Les Gets, França.

 

Por: José Carlos Gomes

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

O corredor da Seleção Nacional fez a descida em 3’31’’475, mantendo-se com um dos melhores registos durante grande parte da corrida. Acabaria na 31.ª posição entre 81 participantes, gastando mais 10,997 segundos do que o vencedor da camisola arco-íris, o Loic Bruni.

Num pódio totalmente composto por corredores da seleção da casa, o segundo classificado foi Amaury Pierron, a 2,581 segundos do vencedor, e o terceiro foi Loris Vergier, a 3,386 segundos.

O resultado de Gonçalo Bandeira é o segundo melhor de sempre de um português em Mundiais de elite, apenas superado pelo 24.º lugar de Francisco Pardal, há quatro anos, o que deixou agradado o selecionador nacional, Pedro Vigário. “O Gonçalo fez uma boa corrida e conseguiu um dos melhores resultados de sempre para Portugal nesta disciplina. Ainda é jovem e a indicação que aqui deu hoje é a de que tem um grande futuro na modalidade”, considera o responsável técnico.

Hoje também se disputou a final júnior de DHI, com dois portugueses entre os participantes, ambos estreando-se em Campeonatos do Mundo. Henrique Ferreira foi o mais rápido dos portugueses, ocupando a 45.ª posição, com 4’11’’634, mais 43,310 segundos do que o britânico Jordam Williams, que conquistou a medalha de ouro. Matias Camacho foi o 52.º, a 1’04’’835 do vencedor.

“Os nossos juniores já tinham cumprido o objetivo, que era qualificarem-se para a final. Hoje queriam fazer melhor e ficaram algo aborrecidos com alguns erros que cometeram, mas são falhas normais em atletas tão jovens na sua primeira experiência internacional a este nível. Faço um balanço muito positivo da prestação dos dois”, afirma Pedro Vigário.

O Campeonato do Mundo de BTT termina neste domingo. Portugal terá representantes nas provas sub-23 de cross country olímpico (XCO). Raquel Queirós compete às 8h00 e João Cruz alinha às 9h45.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta a Portugal de Juniores”


Etapa para Tavares e amarela ainda para Morgado

 

Por: José Carlos Gomes

Gonçalo Tavares e António Morgado (Bairrada) continuam a dominar a Volta a Portugal de Juniores. Tavares venceu hoje a terceira etapa, cortando a meta lado a lado com Morgado, que manteve a camisola amarela, mas reafirmou a vontade de a “perder” para o colega de equipa.

O calor intenso foi o maior adversário dos corredores na etapa mais longa da competição, 129,4 quilómetros, entre Sabugal e Penamacor. A fase inicial da tirada ficou marcada pelas habituais escaramuças, que não conseguiram dar origem a qualquer fuga consolidada.

Foi já cerca do quilómetro 50 que a etapa começou a decidir-se. Em descida, depois da passagem pela Sortelha, António Morgado e Gonçalo Tavares destacaram-se e nunca mais o pelotão conseguiu tê-los à vista.


A dupla da equipa Bairrada pedalou de forma rija para cortar a meta com 3h13m09s, tendo Tavares sido o primeiro a passar a meta. O pelotão chegaria 3m02s depois, com uma apertada e emocionante discussão ao sprint pelo terceiro lugar. E mais uma vez foi a Bairrada a sorrir, porque Daniel Lima conseguiu ser terceiro classificado da etapa, o que lhe valeu passar a comandar a classificação por pontos.

Ganhar a etapa foi a original forma que Gonçalo Tavares encontrou para comemorar o 18.º aniversário, que hoje celebra. “Não sou grande fã de aniversários, mas assinalar esta data vencendo, lado a lado com o meu colega, sem dúvida que é especial. Ainda por cima conseguimos que o Daniel Lima vestisse a camisola verde, que também era um objetivo. Pare que está tudo a correr certo para a nossa equipa”, congratulou-se o primeiro classificado em Penamacor.

António Morgado continua em posse da camisola amarela, com nove segundos de vantagem sobre Gonçalo Tavares. O terceiro, a 4m51s é Daniel Lima. Gonçalo Tavares é o primeiro na geral da montanha, Pablo Lospitao (Electromercantil GR100) é o melhor júnior de primeiro ano e a Bairrada, naturalmente, comanda por equipas.


“Hoje conseguimos mais uma vitória e isso é o mais importante para a nossa equipa. Em relação à geral, vamos tentar que ganhe um da Bairrada. Sinceramente, gostava que ganhasse o Tavares, pois ele tem-me ajudado em tudo o que tenho conquistado neste ano, é o meu braço-direito e seria muito bom que ele vencesse esta prova”, afirma o camisola amarela.

A Volta a Portugal de Juniores termina neste domingo. É a etapa-rainha, não pela extensão 103,3 quilómetros, mas pela dificuldade do percurso. Os corredores vão partir do Fundão, às 12h00, para chegarem à Covilhã, onde a meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria, cerca das 15h00. Pelo caminho, haverá ainda que ultrapassar as subidas de terceira categoria de Penamacor (Km 33,3) e Belmonte (km 78,2).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Glassdrive / Q8 / Anicolor disputa o 31.º Grande Prémio JN”


Entre 29 de agosto e 4 de setembro, a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor vai estar na estrada para enfrentar a 31.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias, o último desafio do calendário nacional. Serão percorridos nove municípios num total de 782,7 km, distribuídos por um contrarrelógio individual e sete etapas em linha, a última delas entre as cidades da Maia e Vila Nova de Gaia.

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, convocou sete corredores da estrutura que tem sede em Águeda para aquela que é uma das mais importantes provas do calendário nacional. São eles Luís Mendonça, Mauricio Moreira, António Carvalho, Frederico Figueiredo, Fábio Costa, Pedro Silva e Afonso Eulálio.

Pela primeira vez a corrida parte da Figueira da Foz, já esta segunda-feira, dia 29 de agosto, para um contrarrelógio individual com 11,3 km de percurso. Segue-se uma viagem que abraça, por esta ordem, os municípios de Gondomar (1.ª Etapa), Santo Tirso (2.ª Etapa), Porto e Ovar (3.ª Etapa), Águeda (4.ª Etapa), Viana do Castelo (5.ª Etapa), Valongo (6.ª Etapa), Maia e Vila Nova de Gaia (7.ª Etapa), cidade onde será conhecido o vencedor desta edição de JN, no dia 4 de setembro, domingo.

O dia 1 de setembro será marcado por uma dupla jornada, onde pela manhã vai disputar-se a 3.ª Etapa, que liga o Porto a Ovar ao longo de 56,3 km e de tarde, às 15H30, será dada a partida da Praia do Furadouro, em Ovar (onde a prova terminou de manhã), para uma viagem com meta em Águeda, sede da estrutura, após 66,5 km.

“O Grande Prémio Jornal de Notícias é uma corrida bastante importante. É um dos pontos altos da nossa época e digamos que é o grande fecho da temporada de 2022. Como é uma grande competição do nosso calendário, queremos fazer uma grande corrida e dignificar os nossos patrocinadores e parceiros, fazendo o melhor possível”, adiantou Rúben Pereira.


 

ETAPAS DO 31.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JN:

 

PRÓLOGO | CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL » Segunda-feira, 29 de agosto: Figueira da Foz (12H00, Praia de Quiaios) – Figueira da Foz (14H15, junto à Câmara Municipal) » 11,3 km

 

1.ª ETAPA » Terça-feira, 30 de agosto: Gondomar (12H00, Multiusos de Gondomar) – Gondomar (15H25, Multiusos de Gondomar) » 143,7 km

 

 

2.ª ETAPA » Quarta-feira, 31 de agosto: Santo Tirso (12H00, Santuário de Nossa Senhora da Assunção) – Santo Tirso (14H27, Santuário de Nossa Senhora da Assunção) » 98,9 km

 

3.ª ETAPA » Quinta-feira, 01 de setembro: Porto (10H00, Parque Oriental da Cidade do Porto) – Ovar, Praia do Furadouro (11H20, Ovar, Furadouro) » 56,3 km

 

4.ª ETAPA » Quinta-feira, 01 de setembro: Ovar, Praia do Furadouro (15H30, Ovar, Furadouro) – Águeda (17H05, Avenida Calouste Gulbenkian, junto à Quinta Allen) » 66,5 km

 

5.ª ETAPA » Sexta-feira, 02 de setembro: Viana do Castelo (12H00, Avenida de Figueiredo, Praia Norte) – Viana do Castelo (15H19, Avenida de Figueiredo, Praia Norte) » 139,6 km

 

6.ª ETAPA » Sábado, 03 de setembro: Valongo (12H00, Avenida 5 de Outubro) – Valongo (15H09, Avenida 5 de Outubro) » 132,7 km

 

7.ª ETAPA » Domingo, 04 de setembro: Maia (12H00, Praça do Município) – Vila Nova de Gaia (15H11, Praia da Madalena) » 133,7 km

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com