sábado, 8 de novembro de 2025

“Lance Armstrong dá a mão a Bradley Wiggins: "Vou para a América sexta feira. Não sei o que me espera"


Por: Carlos Silva

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O britânico, vencedor da Volta a França em 2012, revelou que viajará para o Utah para uma semana de aconselhamento sobre traumas, com as despesas pagas pelo antigo ciclista americano.

Bradley Wiggins prepara-se para viajar para os Estados Unidos numa tentativa de enfrentar os traumas do passado e consolidar a sua recuperação pessoal. O britânico, vencedor da Volta a França em 2012, revelou durante a apresentação do seu novo livro 'The Chain' que passará uma semana numa clínica especializada no Utah, num programa intensivo de aconselhamento sobre traumas - uma experiência financiada por Lance Armstrong.

A relação entre ambos tem-se fortalecido nos últimos anos, com Armstrong a oferecer a Wiggins o que o britânico descreve como “uma plataforma que não implica que eu suba para uma bicicleta”.

“Vou para a América na sexta-feira”, disse Wiggins, citado pelo The Telegraph. “Ele [Armstrong] pagou para eu ir a uma clínica de aconselhamento de traumas de topo no Utah, por isso estou ansioso para ir. Ele ofereceu-me um papel de volta ao ciclismo, uma plataforma que não implica que eu suba para uma bicicleta.”

 

“Ele tem sido uma grande força para mim”

 

Nos últimos meses, Wiggins tem falado abertamente sobre as experiências de abuso sexual na infância e as batalhas contra a dependência de cocaína, dois temas centrais do seu novo livro. No meio dessa jornada de exposição e reconstrução pessoal, o antigo corredor diz ter encontrado em Lance Armstrong uma figura de apoio e orientação.

“Ele tem sido uma grande força para mim e uma grande inspiração, e é a nível humano”, disse Wiggins à BBC no início deste ano. “O Lance tem sido muito bom para mim… Só se pode levar alguém como essa pessoa nos trata e o Lance tem sido uma fonte constante de ajuda e um dos principais factores que me levaram a estar na posição em que estou hoje, mental e fisicamente.”

Em abril, Wiggins já tinha contado ao L’Équipe que Armstrong lhe recomendara esta terapia, descrevendo-a como uma experiência transformadora.

“Ele disse-me que esta terapia tinha mudado a vida dele”, revelou. “Dura uma semana. Passamos dez horas por dia numa sala, sem telefone, sem nada. Não sei o que me espera. Veremos.”

 

O novo papel de Armstrong como mentor e figura de apoio

 

Banido para sempre do ciclismo profissional e despojado dos seus sete títulos da Volta a França, Lance Armstrong tem procurado reabilitar a sua imagem através do podcast 'The Move' e de iniciativas de apoio pessoal a antigos colegas de profissão.

O americano já havia desempenhado um papel semelhante ao ajudar Jan Ullrich durante as suas próprias lutas contra o vício e a depressão, algo que o alemão reconheceu publicamente, afirmando que Armstrong “lhe devolveu a vida”.

Agora, uma década depois de ambos os homens terem caído em desgraça de formas diferentes, Armstrong parece ter encontrado um novo propósito: o de apoiar antigos rivais que enfrentam lutas internas, mas longe do pelotão.

“O Lance está a tentar fazer a diferença, não no ciclismo competitivo, mas na vida das pessoas com quem se cruza”, escreveu recentemente o The Telegraph.

 

Um elo entre dois campeões marcados

 

O encontro entre Wiggins e Armstrong é simbólico. Dois vencedores da Volta a França, ambos afastados do pelotão por caminhos muito distintos - um por escândalos de doping, outro por traumas pessoais e desilusões pós final de carreira - encontram agora um terreno comum na reconstrução e no apoio mútuo.

A viagem de Wiggins ao Utah, financiada por Armstrong, é mais do que um gesto de solidariedade: é um testemunho de como a vulnerabilidade e a partilha da dor podem criar novas formas de ligação entre figuras que, durante anos, viveram sob o peso da pressão e da glória.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/lance-armstrong-da-a-mao-a-bradley-wiggins-vou-para-a-america-sexta-feira-nao-sei-o-que-me-espera

“Vencedor da Volta ao Alentejo dá o salto para a equipa principal da Emirates: "Quero consolidar tudo o que aprendi"


Por: Carlos Silva

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Para a maioria dos ciclistas, o final de época é sinónimo de descanso. Para Davide Stella, é apenas mais uma etapa de uma viagem que parece não ter fim. O prodígio de Friuli, de apenas 19 anos, terminará a sua longa temporada de 2025 nos Seis Dias de Gante, depois de um percurso que o levou do Campeonato de Al Salam, nos Emirados Árabes Unidos, ao Campeonato do Mundo de Pista, no Chile, passando por vitórias em Sharjah e na Volta ao Alentejo, e por uma estreia com a camisola da UAE Team Emirates - XRG no World Tour.

“Os Mundiais foram uma experiência fantástica e sinto-me muito sortudo por ter participado, não é algo que todos possam fazer no primeiro ano como sub-23”, contou Stella à Tutto Bici Web. “Numa das Madisons mais rápidas de sempre, a Sierra e eu demos tudo o que tínhamos. Sendo a dupla mais jovem na partida, tirámos o máximo proveito da prova.”

 

Um ano que valeu por uma carreira

 

A trajetória de Stella em 2025 foi um verdadeiro curso intensivo de ciclismo internacional. Depois da 11ª posição na Madison dos Mundiais, o italiano viajou diretamente da América do Sul para a Ásia, onde participou nos critérios da Volta a França em Singapura e Saitama, enfrentando nomes como Jonathan Milan, Jasper Philipsen e Biniam Girmay, terminando em sexto lugar.

O seu percurso espelha a nova filosofia de desenvolvimento da UAE Team Emirates - XRG Gen Z, que aposta em expor jovens talentos ao mais alto nível desde cedo. Stella não apenas correspondeu às expectativas, como mostrou uma notável capacidade de adaptação, alternando entre estrada, pista e competições de exibição sem perder consistência.

 

“Não me posso queixar de 2025”

 

A época ainda não terminou oficialmente - falta o Seis Dias de Gante - mas Stella já faz o balanço.

“No geral, não me posso queixar de 2025”, refletiu. “Foi o meu primeiro ano entre os sub-23 e já tive a oportunidade de correr com a equipa World Tour. Espero continuar a crescer e na próxima época, talvez fazer uma corrida forte numa Clássica e ganhar mais algumas corridas.”

Essa ambição reflete o objetivo delineado pela estrutura da Emirates, que pretende integrar Stella gradualmente nas grandes provas europeias, sobretudo nas Clássicas da primavera, onde o jovem italiano poderá colocar à prova o seu instinto ofensivo e a resistência que demonstrou ao longo da temporada.

 

Um talento moldado pela estrada e pela pista

 

Com vitórias em terrenos tão distintos como o deserto árabe e as estradas do Alentejo, e com a experiência de competir em pista no Mundial de Santiago do Chile, Stella encerra o ano como um dos nomes mais promissores da nova geração italiana. O seu perfil híbrido - veloz, resistente e versátil - encaixa na perfeição na filosofia da UAE, que tem apostado numa formação multilateral dos seus jovens.

A passagem pela pista reforçou-lhe o sentido táctico e o controlo do esforço, duas qualidades fundamentais para um ciclista que ambiciona brilhar tanto nas Clássicas como em provas de etapas curtas.

 

2026: o ano do salto

 

Depois dos Seis Dias de Gante, Stella terá finalmente direito a uma curta pausa antes do início antecipado dos estágios de 2026. O objetivo é claro: transformar o talento bruto em resultados consistentes e conquistar o seu lugar no plantel principal da UAE Team Emirates - XRG.

Com um calendário que promete novas oportunidades na Primavera belga e possivelmente uma estreia numa prova de uma semana, o jovem de Friuli prepara-se para o que descreve como “o ano de consolidar tudo o que aprendi”.

Onze meses, quatro continentes e uma mão cheia de experiências depois, Davide Stella fechará 2025 não apenas como uma promessa, mas como um nome que começa a ressoar no futuro da equipa da Emirates.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/vencedor-da-volta-ao-alentejo-da-o-salto-para-a-equipa-principal-da-emirates-quero-consolidar-tudo-o-que-aprendi

“Resultados do Campeonato da Europa de CX 2025: Inge van der Heijden surpreende a concorrência e conquista a maior vitória da sua carreira em Middelkerke”


Por: Carlos Silva

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A holandesa dominou de princípio ao fim nas areias belgas, conquistando o seu primeiro grande título internacional e prolongou a hegemonia neerlandesa para oito vitórias consecutivas.

O Campeonato da Europa de Ciclocrosse em Middelkerke dava como certa a coroação de Lucinda Brand, mas foi Inge van der Heijden quem brilhou intensamente. A neerlandesa de 25 anos realizou a melhor exibição da sua carreira e venceu de forma magistral a prova de Elite Feminina, num percurso duro e técnico junto ao mar do Norte.

Com uma corrida irrepreensível, Van der Heijden liderou do início ao fim, garantindo não apenas o ouro, mas também o oitavo título europeu consecutivo para os Países Baixos. Quando cruzou a meta, entre lágrimas, a emoção da conquista falou mais alto.

 

Um arranque perfeito e domínio total

 

Desde a primeira volta, Van der Heijden mostrou estar num dia especial. Enquanto Brand, que saiu da terceira linha, perdeu tempo na fase inicial, a sua compatriota atacou de imediato nos setores de areia e nas curtas subidas de Middelkerke, pedalando com uma técnica quase impecável.

Durante as voltas iniciais, apenas Sara Casasola e Blanka Vas conseguiram segurar a roda da neerlandesa, mas o ritmo implacável rapidamente desfez qualquer resistência. No final da primeira volta, Van der Heijden já tinha vinte segundos de vantagem, uma margem que jamais seria posta em causa.

Atrás, Brand iniciou uma recuperação sólida, passando a campeã belga Marion Norbert Riberolle e juntando-se a Casasola na perseguição. Ainda assim, cada tentativa da ex-campeã mundial era respondida com serenidade por Van der Heijden, que manteve um ritmo constante e eficaz, explorando cada metro da areia como se o percurso lhe pertencesse.

 

A corrida decide-se a meio

 

Com metade da prova cumprida, Van der Heijden continuava a comandar, com dezassete segundos de vantagem sobre Casasola e pouco mais de vinte sobre Brand. A neerlandesa controlava cada volta com frieza, sem erros e sem sinais de desgaste.

Uma breve aceleração de Brand chegou a ameaçar reduzir a diferença, mas a italiana Casasola voltou à ofensiva e Van Alphen juntou-se à luta pelo pódio. A perseguição, contudo, nunca foi coordenada. Quando o trio se começou a marcar mutuamente, a líder aproveitou para alargar a vantagem para mais de quarenta e cinco segundos.

O golpe final surgiu a duas voltas do fim: Casasola caiu violentamente na areia, perdendo o contacto e deixando Brand e Van Alphen sozinhas na batalha pela prata e pelo bronze.

Na última volta, Brand ainda atacou com força nas secções mais íngremes, conseguindo afastar-se de Van Alphen, mas a sua compatriota recuperou o segundo lugar nas últimas dunas.

Na frente, Van der Heijden manteve-se serena, pedalando com uma precisão quase cirúrgica. Com o público belga a aplaudir, cruzou a meta com os braços no ar e lágrimas nos olhos.

Atrás dela, Brand e Van Alphen completaram o pódio 100% neerlandês, confirmando a impressionante supremacia dos Países Baixos, que venceram todas as edições do Europeu desde 2017.

Casasola recuperou da queda e terminou em quarto lugar, a mais de dois minutos, enquanto Hélène Clauzel foi sexta e Laura Verdonschot, a melhor belga, ficou em sétimo.

Num campeonato que parecia escrito para Lucinda Brand, foi Van der Heijden quem escreveu a história, consolidando-se como uma das novas referências do ciclocrosse neerlandês e dando continuidade à hegemonia laranja num cenário que, ano após ano, parece pertencer-lhes por direito natural.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclocrosse/resultados-do-campeonato-da-europa-de-cx-2025-inge-van-der-heijden-surpreende-a-concorrencia-e-conquista-a-maior-vitoria-da-sua-carreira-em-middelkerke

“José Azevedo revela como nasceu a parceria com a Efapel "Não roubei nada a ninguém"


Por: Carlos Silva

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O director desportivo da Efapel Cycling recorda como, após o fim do projecto Katusha, construiu a base de uma nova equipa portuguesa e conquistou a confiança da empresa que hoje patrocina o seu projecto.

Quando terminou o projecto Katusha, José Azevedo procurou novos caminhos no ciclismo profissional. “Tive ali um período na equipa da Delko, um projecto que lançaram, mas que acabou quase por não arrancar. Houve ali alguns problemas que não permitiram ao novo investidor da equipa pôr em prática aquilo que tinham falado”, começa por contar em conversa com o Sobr’Watts.

Esse período de incerteza acabou por abrir espaço a uma nova ideia. “Houve ali um tempo em que tive mais liberdade e pensei: Porque não montar um projecto em Portugal onde eu pudesse aplicar o meu conhecimento e construir uma equipa? Havia oito ou nove equipas na altura, seria mais uma, que pudesse contribuir para que o nosso ciclismo melhorasse. Nunca foi ‘vamos ser diferentes, vamos mostrar como se faz’. Era sermos mais uma equipa, a juntarmo-nos ao que existe, para ajudar o nosso ciclismo a crescer.”

 

O encontro com o Engº Américo Duarte

 

Com essa ambição, Azevedo começou a trabalhar num dossier que pudesse apresentar a potenciais patrocinadores. “Comecei a montar um dossier para poder apresentar a várias empresas. Surgiu um dia um encontro, num almoço, onde estava o Engenheiro Américo Duarte. Eu não o conhecia muito bem, e ele também não me conhecia muito bem. A única coisa que podíamos falar era de ciclismo, não havia mais nenhum tema. Então falámos sobre ciclismo, sobre o que estava a fazer, o que ia fazer, e eu partilhei a ideia que tinha em mente: criar um projecto para o ano de 2022. Estávamos no início de 2021. O Engenheiro disse-me que, para 2022, a Efapel estava livre.”


O antigo ciclista português recorda o impacto dessa conversa: “Eu disse-lhe que era uma pena uma empresa como a Efapel não continuar no ciclismo. Que era uma pena perder uma empresa que tanto aporta ao ciclismo.”

A resposta de Américo Duarte foi decisiva. “Ele disse-me: Não. A Efapel, para o ano, está livre e vai continuar no ciclismo. Ainda não sei como, se vou fazer uma equipa, se vou patrocinar uma equipa, se vou patrocinar corridas. Eu ainda não sei como, mas sei que a Efapel vai continuar no ciclismo. Ele disse-me ainda: Quando você tiver o seu projecto concluído, ligue-me, que eu gostava de o ver.”

A partir daí, o projecto começou a ganhar forma. “Umas semanas depois marcámos uma reunião. Levei o meu dossier e começámos: uma reunião, outra reunião. Durante esses meses houve mais pessoas que também contactaram a Efapel, porque sabiam que a empresa ia estar livre.”

No final, a escolha recaiu sobre o projecto de Azevedo. “Depois o Engenheiro acabou por decidir escolher o meu projecto. As razões que o levaram a decidir pelo meu projecto não sei, nem me interessa. Mas foi assim que as coisas se passaram.”

E deixa um esclarecimento sobre a forma como o processo decorreu. “Há muitas histórias aí. Fala-se de atitudes de má-fé, de ‘roubar’. Não foi assim a história. A história é como eu a estou a contar.”

Este artigo pode ser visualizado em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/jose-azevedo-revela-como-nasceu-a-parceria-com-a-efapel-nao-roubei-nada-a-ninguem

“Senti falta da Vuelta”: Roglic prepara regresso para 2026 com ambição renovada”


Por: Ivan Silva

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Primoz Roglic prepara-se para regressar à Volta a Espanha em 2026 com um objetivo claro: lutar por um quinto título geral, algo sem precedentes na era moderna. O líder da Red Bull - BORA - hansgrohe, ausente da edição de 2025 pela primeira vez em seis anos, confirmou ao jornal AS durante o Saitama Criterium, no Japão, que a Vuelta continua a ocupar um lugar especial no seu coração, e na sua agenda.

“Também foi estranho para mim”, admitiu Roglic. “No início não estava a acompanhar muito porque estava cansado e precisava de recuperar. Mais tarde, toda a gente em casa me dizia que eu devia estar lá. Senti falta disso, mas acho que tomámos a decisão certa.”

 

O sonho de um quinto título

 

Com quatro vitórias na geral (2019, 2020, 2021 e 2023), Roglic é já um dos nomes mais ligados à história recente da Vuelta. Em 2026, o esloveno, então com 36 anos, poderá tentar um recorde absoluto de triunfos, isolando-se como o maior vencedor de sempre da corrida espanhola.

“Seria fantástico e bonito poder lutar pelo quinto lugar no próximo ano”, afirmou. “É definitivamente algo que eu gostaria de tentar.”

O desafio terá um sabor ainda mais especial: a próxima edição da Vuelta começará no Mónaco, onde Roglic reside.

“Espero estar à partida, é esse o meu desejo”, disse. “Ainda temos de ver com a equipa, mas quero estar pronto para as corridas que faço e ser capaz de ganhar. Não me importo de começar cedo na Austrália e terminar em outubro, o que importa é estar em boa forma para as corridas certas.”

 

Um 2025 de aprendizagem

 

Apesar de ter ficado fora da Vuelta este ano, Roglic manteve-se competitivo e voltou a demonstrar a sua classe na Volta à Catalunha, onde conquistou duas etapas e o título geral, o ponto alto da sua campanha de 2025.

“Foi uma boa época”, refletiu. “Talvez não tenha tido tantas vitórias como gostaria, mas ajudou-me muito e aprendi com isso. Sempre que não se ganha, significa que temos de trabalhar mais em nós próprios.”

A pausa estratégica permitiu-lhe recarregar energias e preparar-se para um novo ciclo, agora com um calendário mais equilibrado e o foco dividido entre consistência e longevidade.

 

O objetivo: encurtar a distância para a Emirates

 

A Red Bull - BORA - hansgrohe entra em 2026 reforçada, com Remco Evenepoel e Florian Lipowitz ao lado de Roglic. O esloveno sabe que a tarefa é árdua, mas o objetivo é claro: aproximar-se do domínio da UAE Team Emirates - XRG, que somou quase 100 vitórias em 2025.

“Esperamos poder aproximar-nos de equipas como a Emirates", afirmou. “Há ainda uma grande diferença a colmatar e seria uma loucura dizer que o faremos no próximo ano, mas se conseguirmos ser mais fortes do que esta época, isso já é um passo na direção certa.”

A equipa alemã aposta numa estrutura técnica reforçada e num plantel mais equilibrado, procurando recuperar o protagonismo nas Grandes Voltas após um ano de transição.

 

Um campeão em modo presente

 

Sobre o futuro, Roglic mantém o pragmatismo que o distingue.

“Não sei”, respondeu quando questionado sobre o que virá depois de 2026. “Tento viver dia após dia, semana após semana, mês após mês, para ver que nível ainda posso atingir e que desafios ainda tenho pela frente na vida.”

E quando lhe pediram um desejo para o próximo ano, a resposta foi tão simples quanto humana:

“Ser feliz.”

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/senti-falta-da-vuelta-roglic-prepara-regresso-para-2026-com-ambicao-renovada

“ANÁLISE: Pogacar, Del Toro e Almeida: a Emirates prepara um trio histórico para 2026”


Por: Ivan Silva

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A UAE Team Emirates - XRG chega a 2026 com um problema que qualquer estrutura do World Tour invejaria: demasiado talento para demasiado pouco espaço. Depois de anos centrada em Tadej Pogacar, a ascensão meteórica de Isaac Del Toro e a consolidação de João Almeida como candidato fiável à geral abriram um debate interno inevitável: quem lidera onde?

A saída de Juan Ayuso para a Lidl-Trek simplificou parcialmente o xadrez, mas a equação continua delicada. Com três ciclistas de topo, a equipa da Emirates pode agora aspirar a algo que poucas formações tentaram: vencer as três Grandes Voltas na mesma época.

“A ambição é clara”, reconhece uma fonte próxima da direcção. “Queremos igualar e, se possível, ultrapassar o feito da Visma em 2023.”

 

Volta a Itália 2026: a hora de Isaac Del Toro

 

Depois da revelação que foi a temporada de 2025, a Corsa Rosa parece destinada a Isaac Del Toro. O mexicano de 21 anos foi o melhor dos ciclistas da Emirates no último Giro, chegando a vestir a Camisola Rosa e a liderar a corrida durante vários dias antes de ceder na penúltima etapa. Com Pogacar concentrado em objetivos diferentes, entre os quais Milan-Sanremo, Paris-Roubaix e o Campeonato do Mundo, a responsabilidade natural recai sobre o jovem prodígio.

O desafio promete ser à altura: tudo indica que Jonas Vingegaard apontará também ao Giro, tornando a corrida italiana o primeiro grande duelo entre o dinamarquês e Del Toro. Pelas características e pela coragem demonstrada em 2025, ninguém parece mais preparado para enfrentá-lo.

 

Volta a França 2026: a busca da quinta Camisola Amarela

 

No Tour, não há debate: o líder será Tadej Pogacar. O esloveno parte em busca da quinta Camisola Amarela, um marco que o colocaria ao nível de Merckx, Hinault, Anquetil e Indurain. A estrutura da equipa deverá rodar inteiramente em torno dele, mas Del Toro e Almeida poderão reforçar o bloco de montanha.

O português, que sofreu em 2025 acabou por abandonar a corrida precocemente, tem motivação para redimir-se. O mexicano, por sua vez, pode usar o Tour como aprendizagem tática antes de reivindicar a liderança na corrida francesa nos anos seguintes. Com os dois ao lado de Pogacar, a UAE terá o comboio de subida mais forte do pelotão, e a melhor hipótese de travar uma Visma que voltará a alinhar com Vingegaard e uma formação temível.

 

Volta a Espanha 2026: o momento de João Almeida

 

Com Pogacar focado no Tour, a Vuelta abre-se como território natural de João Almeida. O português, vencedor de provas de uma semana como a Volta ao País Basco, a Volta à Suíça e a Volta à Romandia, procura finalmente a consagração numa Grande Volta.

Tudo aponta para que Vingegaard falte à corrida espanhola, abrindo caminho a uma Vuelta com Remco Evenepoel, Florian Lipowitz e Primoz Roglic como rivais diretos. A seu lado, Almeida poderá contar com Adam Yates e Brandon McNulty, este último a atravessar a melhor fase da carreira, depois do triunfo na geral da Volta à Polónia. Com este apoio, o português tem legítimas aspirações à vitória final.

 

Um luxo que exige equilíbrio

 

Três líderes, três Grandes Voltas, um só objetivo: dominar o calendário. O diretor-geral Joxean Matxin enfrenta agora o desafio de equilibrar egos e ambições sem quebrar a harmonia que fez da UAE uma potência quase imbatível em 2025.

Gerir Pogacar, Del Toro e Almeida é um quebra-cabeças de luxo, mas também a chave para atingir o mesmo patamar histórico da Visma de 2023. E se a estratégia resultar, 2026 poderá marcar o início da era mais dominante da equipa da Emirates.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/analise-pogacar-del-toro-e-almeida-a-emirates-prepara-um-trio-historico-para-2026

“Ciclismo pago? A ideia de Pozzato divide adeptos e organizadores”


Por: Ivan Silva

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Durante mais de um século, o ciclismo de estrada viveu da sua tradição mais pura: o acesso gratuito dos adeptos às bermas, às montanhas e às linhas de meta. Mas essa tradição pode estar a mudar. Dias depois de Jérôme Pineau ter sugerido que a Volta a França de 2026 poderia “privatizar” o Alpe d’Huez, Filippo Pozzato, antigo vencedor da Milan-Sanremo e agora promotor de corridas, defendeu abertamente um modelo de bilhete pago como a única forma de garantir o futuro económico do ciclismo.

“As pessoas têm de compreender que não estão a desperdiçar dinheiro, estamos a prestar um serviço, bem como o espetáculo da corrida”, afirmou Pozzato ao SpazioCiclismo. “Somos o único desporto que não tem um modelo de venda de bilhetes. Não se pode depender sempre das cidades e das regiões. Elas estão a lutar para financiar eventos, e o ciclismo não pode continuar a sobreviver assim.”

 

Da subida de Tisa a um modelo económico sustentável

 

Hoje à frente da PP Sport Events, Pozzato já colocou a teoria em prática na Veneto Classic, criando zonas pagas de acesso controlado, como a célebre subida de Tisa, onde os espectadores compram bilhetes de 10 euros. Em troca, têm ecrãs gigantes, música, comida e entretenimento, uma experiência que o ex-profissional descreve como “o início de uma nova cultura”.

“Quando apliquei este modelo pela primeira vez, as pessoas insultaram-me. Diziam que eu queria criar uma divisão de classes”, recorda. “Mas se pagamos 15 euros para ver um jogo de futebol de uma liga inferior, porque não pagar algo para ver os melhores ciclistas do mundo?”

A resistência inicial deu lugar à curiosidade. Este ano, 720 pessoas pagaram para assistir à corrida na zona premium, ainda um número simbólico, mas recorde para o evento.

“O sonho é chegar aos mil, depois aumentar o preço e a qualidade da experiência, para que as pessoas voltem porque vale a pena”, explicou.

 

"É preciso educar as pessoas, não estamos a excluir ninguém”

 

Para Pozzato, o essencial é mudar a perceção dos adeptos. Cobrar pelo acesso, diz, não é elitismo, mas uma questão de sustentabilidade.

“É preciso educar as pessoas para que compreendam que não estão a deitar dinheiro fora. Estamos a oferecer-lhes um serviço e uma experiência. É também uma forma de trazer os mais jovens para o ciclismo. Fora do Giro d’Italia, já quase ninguém vem à beira da estrada, temos de a tornar divertida novamente.”

O italiano insiste que as provas menores, especialmente em Itália, correm perigo real se não encontrarem novas fontes de receita.

“Se não avançarmos para este modelo, todas as corridas italianas mais pequenas vão morrer. As únicas que vão sobreviver são as geridas pela RCS Sport. As outras são mantidas por entusiastas, não por profissionais.”

 

“Tem de ser um espetáculo!”

 

A proposta de Pozzato ecoa as preocupações de outros promotores, como Pineau, que há muito alertam para o modelo financeiro insustentável do ciclismo moderno. Mas o ex-ciclista vê a questão menos como uma ameaça e mais como uma oportunidade de transformação.

“No ciclismo, toda a gente quer fazer as coisas como sempre foram feitas”, lamentou. “Eu quero que as coisas mudem, porque isso não é sustentável para ninguém. Tem de ser um espetáculo! Não é preciso distorcer o desporto, mas é preciso tratá-lo como entretenimento.”

 

A inspiração vem do Norte:

 

“Tirei o modelo da Flandres”, explicou. “Lá, as pessoas pagam 500 euros pela hospitalidade. Aqui, é difícil conseguir que paguem 10 euros. Mas se queremos um produto de qualidade, os serviços custam dinheiro.”

 

Um futuro em debate

 

Se o resto do mundo do ciclismo seguirá este caminho, ainda é incerto. Pozzato admite que se sente “sozinho contra um milhão”, mas continua convencido de que o desporto precisa de se modernizar.

“Tentei falar com a Liga sobre o assunto, mas não obtive resposta. Não há uma visão de negócio. O importante é criar um produto de qualidade que tenha um valor real.”

À medida que Pineau defende o acesso pago ao Alpe d’Huez e Pozzato experimenta o modelo na Clássica do Veneto, o que antes parecia tabu começa agora a ser discutido. A questão é saber se o ciclismo, o desporto que sempre pertenceu à rua, está preparado para pagar bilhete para ver passar o pelotão.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/ciclismo-pago-a-ideia-de-pozzato-divide-adeptos-e-organizadores

"Situação insustentável". Empresa canadiana Premier Tech rescinde patrocínio com equipa de ciclismo de Israel”


A equipa tinha sido convidada para participar giro dell’Emilia, mas o convite seria retirado

 

A empresa canadiana Premier Tech anunciou, esta sexta-feira, que rescindiu o contrato de patrocínio com a equipa de ciclismo de Israel, devido a uma "situação insustentável".

"Após múltiplas conversas com a equipa e uma avaliação cuidadosa de todas as circunstâncias relevantes, a Premier Tech decidiu retirar-se como co-patrocinadora principal da equipa, com efeito imediato. [...] Embora tenhamos tomado nota da decisão da equipa de mudar de nome para a época de 2026, a principal razão pela qual a Premier Tech patrocinava a equipa foi ultrapassada até a um ponto em que se tornou insustentável para nós continuar como patrocinadores", anunciou a empresa canadiana, em comunicado.

Há apenas um mês, foi anunciado a mudança de nome da equipa, que deixaria de se chamar Israel–Premier Tech após 11 anos, para assim "afastar-se da sua atual identidade israelita".

"A ambição da Premier Tech no ciclismo sempre foi construir pontes a todos os níveis do desporto, abrindo caminho para que atletas e equipas técnicas alcancem o seu máximo potencial. Apoiar o crescimento da modalidade, juntamente com o desenvolvimento de ciclistas do Quebeque e do Canadá, é o centro deste compromisso, e assim continuará a ser no futuro", conclui o comunicado da marca, recordando que está ligada ao ciclismo há 30 anos.

A Volta a Espanha em bicicleta de 2025 ficou marcada por vários protestos contra a presença Israel–Premier Tech. Os protestos levaram mesmo a interrupção e suspensão de etapas. Para acalmar os protestantes pro-Palestina, a equipa retirou a referência a Israel no nome e nas camisolas, mas nem isso acalmou os adeptos.

A equipa tinha sido convidada para participar giro dell’Emilia, mas o convite seria retirado, entretanto, devido a forte pressão provocada pela incursão militar de Israel na Faixa de Gaza.

Fonte: Sapo on-line

“Rafael Sousa foi o melhor português no primeiro dia do Europeu de ciclocrosse”


Rafael Sousa foi 30.º classificado na corrida de sub-23 do Campeonato da Europa de Ciclocrosse. O atleta português terminou a prova a 3m56s do vencedor. O italiano Mattia Agostinacchio não deu hipótese ao concluir o percurso em 53m15s.

“Este Europeu é diferente do habitual com a maior parte da corrida a ter a praia e as dunas como palco”, explica o selecionador nacional de BTT.

De acordo com Pedro Vigário, “Rafael Sousa teve dificuldade em encontrar o ritmo habitual porque estas condições não são aquelas a que os nossos atletas estão habituados”.

Ao outro português em prova foi o azar a bater à porta. Tomás Gaspar cumpriu menos quatro voltas ao traçado devido a problemas mecânicos logo na primeira volta do circuito.

Quanto ao pódio, o neerlandês David Haverdings foi segundo classificado a apenas 17 segundos de Agostinacchio. A correr em casa, o belga Kay de Bruyckere alcançou a medalha de bronze ao gastar mais 20 segundos numa discussão ao sprint com o francês Romain Debord.

Já em juniores femininos, Rita Fontinhas terminou na 40.ª posição a 9m33s da nova campeã europeia. Em estreia em europeus, a jovem portuguesa “deu o máximo”.

“É uma atleta bastante jovem que vai continuar a focar-se em desenvolver potencialidades nos próximos anos”, lembrou Pedro Vigário. O selecionador nacional de BTT falou num dia de “aprendizagem ao mais alto nível” para Rita Fontinhas.

A checa Barbora Bukovská foi a mais forte ao impor-se em 37m30s e com quase um minuto de vantagem para a concorrência. Os outros lugares do pódio foram discutidos até à meta com a neerlandesa Nynke Jochems a superiorizar-se por apenas três segundos à italiana Nicole Azzetti.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

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