sexta-feira, 28 de abril de 2023

“Nelson Oliveira sobe a 4.º após contrarrelógio da Volta à Romandia”


Espanhol Juan Ayuso é o novo líder da prova suíça

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista português Nelson Oliveira (Movistar) subiu esta sexta-feira ao quarto lugar da geral da Volta à Romandia, após acabar na mesma posição o contrarrelógio da terceira etapa, agora liderada pelo espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates).

Ayuso, de 20 anos, dominou os 18,75 quilómetros em Châtel-Saint-Denis, cumpridos em 25.15 minutos, cinco segundos mais rápido do que o norte-americano Matteo Jorgenson (Movistar), segundo, e 17 em relação ao britânico Adam Yates, seu companheiro de equipa, que foi terceiro.

Oliveira fez um grande 'crono', a sua especialidade, e acabou a 18 segundos, fazendo melhor do que o campeão mundial, o norueguês Tobias Foss (Jumbo-Visma), apenas oitavo.

Na geral, Foss caiu para terceiro, a 19 segundos do novo líder Ayuso, que tem 18 segundos de vantagem sobre Jorgenson, enquanto Oliveira segue em quarto, a 22.

O outro português em prova, Ivo Oliveira (UAE Emirates), foi 131.º e caiu para o 111.º posto da geral.

No sábado, a quarta e penúltima etapa tem mais de 4.300 metros de desnível acumulado positivo, partindo de Sion e terminando 161,6 quilómetros depois, no alto de Thyon 2000, uma subida de categoria especial e das mais temidas da Europa.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor disputa Clássica de Viana do Castelo no domingo”


Após a vitória no 11.º Grande Prémio O JOGO, domingo, dia 30, a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor está de novo na estrada, desta vez para disputar a 3.ª edição da Clássica de Viana do Castelo. Uma corrida que promete emoção, onde vai haver de tudo um pouco: subidas, segmentos de paralelos e troços de terra.

São cinco os corredores que vão entrar em cena, para dignificar os patrocinadores e parceiros que apoiam a estrutura de Águeda esta época: Fábio Costa, Frederico Figueiredo, Sergio García, Duarte Domingues e Artem Nych. 

É no território de Viana do Castelo, abençoado pela beleza do mar, rio e montanha, que vai realizar-se este domingo, pela terceira vez, a Clássica desta região. São 153,3 km que terão partida em Santa Marta de Portuzelo, às 11H00, e chegada em Viana do Castelo, junto à Praia Norte, com previsão para as 15H00. 


Trata-se de uma corrida com contornos muito especiais, porque pelo caminho o pelotão enfrenta troços de pavê, sterrato e montanha. Um dos pontos altos desta Clássica é a subida a Santa Luzia, quando faltarem 48,3 km para a meta, uma contagem de 3.ª Categoria e a quarta e última subida pontuável na prova. A partir daí sucedem-se os troços de terra e de paralelos, terminando a corrida à segunda passagem pela meta. Será com toda a certeza um bom dia para assistir a um belo espetáculo de ciclismo. 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, adiantou que “a Clássica de Viana é uma prova que começa a marcar a sua posição no nosso calendário, tem um percurso bastante seletivo, o que deixa a corrida muito aberta. Da nossa parte queremos fazer o melhor possível para dignificar os nossos patrocinadores e parceiros e sair desta Clássica com um bom resultado”.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Volta à Espanha Feminina 2023”


Por: José Morais

Vai para a estrada de 1 a 7 de maio a “Volta à Espanha Feminina”, a mesma vai ter início em Torrevieira com um contrarrelógio por equipas, e irá ter o final nos Lagos de Covadonga nas Astúrias, situados nos Picos da Europa.

No trajeto da prova, as ciclistas vão encontrar três etapas planas, uma de média montanha, e ainda duas chegadas em altitude, onde as decisões para a classificação geral devem surgir na chegada mirador de Peãs Blancas, classificada como 1ª categoria, com a linha de chegada a acontecer no topo da subida de cinco quilómetros, o que vai acontecer depois da contagem de montanha de primeira categoria em Puerto de Navafria.

A finalizar a prova, a última etapa terminará nos Lagos de Covadonga, onde terá um ponto forte da prova, tendo a linha de chegada no final de uma longa subida de doze quilómetros, que foi catalogada como categoria especial, e para um impacto mediático da prova, era importante que a corrida terminasse numa subida famosa, o qual vai valorizar a prova.

Para a vencedora do Giro, Tour e Vuelta de 2022, Annemiek Van Vleuten da equipa da Movistar, este é um trajeto muito interessante, muito completo, já que vai ter etapas planas, porque será um motivo para fazer a prova mais emocionante, e estou entusiasmada, disse a ciclista.


Esta é uma prova que teve início em 2015 e foi designada por “Madrid Chaççenge” durante três anos, e era realizada no último dia da Volta a Espanha, entretanto e 2018 a prova cresceu mais um dia de competição, onde foi realizado um contrarrelógio por equipas.

Em 2019 o contrarrelógio por equipas foi substituído por um individual, e a Vuelta Feminina continuou a aumentar os dias de prova, saindo da Comunidade de Madrid em 2020, tendo uma incursão por Castela La Mancha, onde foram realizadas três etapas, aumentando para quatro em 2021, sendo realizadas na Galiza, sendo disputada em cinco etapas no último ano, iniciando-se em Marina de Cudeyo, e finalizando em Madrid.

Podemos encontrar na lista das vencedoras os nomes de Shelley Olds no ano de 2015, Jolien D’Hoore nos anos de 2016 e 2017, Ilen Van Dijk no ano de 2018, Lisa Brennauer nos anos de 2019 e 2020 e Annemiek Van Vleuten nos anos de 2021 e 2022.

Após a Vuelta a Espanha, as ciclistas vão ter de 30 de junho a 9 de julho o Giro, e de 23 a 30 de julho o Tour. 



As etapas:



Dia 1 – 1ª etapa - Torrevieja – Torre Vieja (CRI) – 14,5 km 

Dia 2 – 2ª etapa - Orihuela – Pilar de La Horadada - 105,1 km

Dia 3 – 3ª etapa - Elche de La Sierra – La Roda - 148,2 km

Dia 4 – 4ª etapa - Cuenca – Guadalajara - 133,1 km

Dia 5 – 5ª etapa - La Cabrera – Mirador de Peñas Llanas - 129,2 km

Dia 6 – 6ª etapa - Castro-Urdiales – Laredo - 106,7 km

Dia 7 – 7ª etapa - Pola de Siero – Lagos de Covadonga - 93,5 km

 

A prova terá um total de 730,3 quilómetros

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com