segunda-feira, 7 de setembro de 2020

“Alcobaça retoma competição com dois pódios”


Por: Joaquim Marques

Dois pódios foram conquistados pelo Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola na retoma da condicionada competição desportiva, que teve neste domingo duas provas: Campeonato Regional de Rampa da Beira Interior e Campeonato Regional de Rampa da Malveira.

Leandro Valente, na sua primeira prova na modalidade, alcançou o 2º lugar de Juniores no Campeonato de Rampa da Beira Interior, que teve lugar em Castelo Branco numa prova de contra-relógio individual de 2 km entre Louriçal do Campo e Casal da Serra, com 10% de inclinação. A prova foi disputada em duas mangas e contava a melhor classificação. Leandro Valente na primeira manga alcançou a melhor classificação mas viria a ser batido na segunda manga pela escassa vantagem de 35 centésimos e ficou em 2º lugar. É no entanto uma honrosa classificação para a primeira prova deste atleta numa prova os ciclistas orientados pelo treinador Armindo Lúcio ficaram Jorge Figueiredo em 4º lugar, Ricardo Gregório foi o 5º classificado e Alexandre Moreira, ficou na 7ª posição.

O 3º lugar foi conquistado por Tiago Santos, no escalão de cadetes na Rampa da Malveira, uma prova de 1200 metros disputado em contra-relógio individual que o corredor alcobacense completou no tempo de 3m:14s:12. No mesmo escalão Ricardo Ramos ficou em 5º lugar, Rafael Soares ficou em 18º lugar e o estreante em provas de ciclismo Diogo Ferreira ficou em 26º lugar. A cadete feminina Ana Fernandes ficou em 4º lugar.


Na mesma prova, no escalão de juniores, o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola apresentou-se com um conjunto de estreantes com João Carreira, a ficar em 25º lugar, Guilherme Lúcio foi 30º e Leandro Sousa ficou em 33º lugar. E Carlos Fernandes, a competir no escalão de Sub 23, ficou na 8ª posição.

As provas em tempos de COVID19, decorrem apenas na classe de contra-relógio individual para garantir o necessário distanciamento social e sob fortes medidas de rigor médico-sanitário e com elevado controlo das condições de segurança.

No incerto horizonte desportivo conta-se no próximo domingo o Campeonato Nacional de Rampas, a disputar em Seia e no fim de semana de 19 e 20 de Agosto serão disputados os Campeonatos Nacionais de Contra-Relógio individual.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo

“Triatlo de Lisboa/Ricardo Batista, Campeão Nacional de Elites”


Afonso do Canto, Bicampeão Nacional de Juniores

Por: Paulo Catarino Vieira

Ricardo Batista do Clube de Natação de Torres Novas, sagrou-se Campeão Nacional de Triatlo em Elites na distância olímpica (1500m/natação, 40kms/ciclismo e 10kms/corrida), ao alcançar o 2ºlugar no Triatlo de Lisboa, que se realizou no passado sábado, dia 5/setembro, com uma concorrência bastante forte, dada a presença de atletas estrangeiros nesta competição, como foi o caso do belga Christophe De Keyser que venceu a prova com um tempo de 01h49m56s.


Como o próprio RICARDO BATISTA refere, ser Campeão Nacional de Elites seria sempre especial. Neste ano tão duro e estranho, este título sabe ainda melhor. Foi na garra, com muito querer e apoio daqueles que me estão próximos.

Outro atleta em destaque do Clube de Natação de Torres Novas foi Afonso do Canto, que ao alcançar o 6ºlugar absoluto, revalidou o título alcançado na época anterior, sagrando-se Bicampeão Nacional de Juniores.

Nesta prova de triatlo em distância olímpica estiveram mais atletas torrejanos em ação, Guilherme Pires foi 13ºclassificado, enquanto Abel Afonso não conseguiu terminar devido a uma queda no segmento de ciclismo. No setor feminino, também não foi um dia feliz para as nossas atletas, Madalena Almeida e Joana Miranda que realizaram um bom segmento de natação, não conseguiram concluir a prova, desistindo na corrida depois de realizarem um segmento de ciclismo desgastante, devido ao calor que fez sentir no sábado à tarde.


 

Pedro Afonso Razões - Campeão Nacional de Aquatlo em Juvenis

Antes da prova olímpica de Elites, realizou-se o Campeonato Nacional de Aquatlo no escalão de Juvenis (300m/natação e 1700m/corrida) com mais um atleta do Clube de Natação torrejano a alcançar o título de Campeão Nacional de Aquatlo, Pedro Afonso Razões, que venceu destacadíssimo, e foi acompanhado no pódio por Martim Salvador no 3ºlugar. Ainda no TOP 10, André Neves concluiu no 9ºlugar, enquanto Francisco Borges foi 17º e Vasco Santos 31º classificado. Nas meninas, Mafalda Leirião e Matilde Moita terminaram na 16ª e 17ª posições, e Claudia Orvalho na 26ª.


Clube de Natação de Torres Novas

2º lugar no Campeonato Nacional de Clubes por Estafetas

No domingo, dia 6/setembro, realizou-se em distância super-sprint (250m/natação, 6700m/ciclismo e 1700m/corrida), a 2ªetapa do Campeonato Nacional de Clubes em formato de estafetas, com o Clube de Natação de Torres Novasa alcançar o 2ºlugar, com uma equipa constituída por Luis Velasquez, José Pedro Vieira,Gonçalo Balbino e Ricardo Batista. Estes 4 atletas do Clube de Natação de Torres Novas, apenas foram batidos pela equipa do Olímpico de Oeiras, estando neste momento os 2 clubes na liderança do Nacional de Clubes, com igualdade de pontos, faltando disputar 2 etapas.

A 2ªequipa do Clube torrejano constituída por João Nuno Batista, Abel Afonso, Afonso Do Canto e Guilherme Pires alcançou o 4ºlugar nesta prova de estafetas, e a 3ª equipa constituída apenas por atletas juvenis, com Pedro Afonso Razões, André Neves, Martim Salvador e Francisco Borges, foi 2ªclassificada neste escalão, e 14ª à geral.

Para o técnico torrejano Paulo Antunes, com estes resultados, no regresso às competições demonstramos mais uma vez toda a nossa capacidade.


No sábado de manhã realizou-se também a prova olímpica para o Nacional dos Grupos de Idade, com David Paiva a alcançar o 4ºlugar (64º à geral) no seu grupo de idades 30-34 anos, Gonçalo Neves o 3ºlugar no grupo de 45-49 anos (38º à geral) e Marco Sousa o 12º (83º à geral).

No próximo domingo, dia 13/setembro, Ricardo Batrista participa na Taça do Mundo de Elites em Karlovy Vary na Republica Checa, enquanto a nível interno disputa-se no sábado, dia 12/setembro, o Nacional de Aquatlo em Elites e Grupos de Idade, e no domingo, dia 13/setembro, será a vez dos mais jovens com a realização do Triatlo Jovem, com ambas competições a terem lugar em Amora, no Seixal.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Alexandre Montez vence Taça da Europa de Banyoles”


Alexandre Montez conquista medalha de ouro na Taça da Europa de Banyoles

Realizou-se dia 6 de setembro, em Banyoles, Espanha, a Taça da Europa de Triatlo Júnior com um atleta nacional a subir ao mais alto lugar do pódio.

Alexandre Montez superiorizou-se a todos os outros triatletas em prova com o tempo de 00:53:16. «Geri bem a natação, inseri-me no primeiro grupo de ciclismo onde os espanhóis estavam em maioria e acabei por ganhar vantagem na corrida, passando a meta na primeira posição.»

Alexandre Montez partilhou o pódio com Esteban Fouz (00:53:42) e Joan Reixach Abril (00:54:00)

Alexandre Montez (00:53:16) partilhou o pódio com Esteban Fouz (00:53:42) e Joan Reixach Abril (00:54:00)

A prova feminina contou também com medalhas, com Maria Tomé a subir ao segundo lugar do pódio com o tempo de 01:00:26. Saiu da natação nos primeiros lugares, controlando na frente da prova, conquistando assim o galardão de prata.

Esta prova contou com a participação total de nove triatletas portugueses com Beatriz Santos, Inês Rico, Joana Oliveira, Maria Tomé e Mariana Vargem a representar as cores nacionais na prova feminina, enquanto Alexandre Montez, Gonçalo Oliveira, João Chagas e Rodrigo Rodrigues disputaram a competição masculina.

São muito positivos os indicadores destes atletas mais jovens, todos eles a classificarem-se no top 10 da competição masculina, enquanto na prova feminina também se obteve muito bons resultados, onde sobressaem a segunda e quinta posições. Os atletas têm evidenciando o excelente potencial da próxima geração, sendo que a retoma das provas internacionais proporciona uma experiência competitiva importante para todos, sobretudo para aqueles para quem esta experiência é ainda escassa.


 

Resultados da Taça da Europa de Banyoles

Além da medalha de ouro de Alexandre Montez, seguiu-se João Chagas que conquistou a 5ª. posição com 00:54:10, Gonçalo Oliveira que fez 8º. lugar com a marca de 00:54:31 e Rodrigo Rodrigues que completou a prova na 10ª. posição com o tempo de 00:55:08.

Depois da prata alcançada por Maria Tomé, Inês Rico alcançou a 5ª. posição com o tempo de 01:00:54, Joana Oliveira ficou no 14º. lugar ao completar a prova em 01:03:10 seguida de Beatriz Santos que, com o tempo de 01:03:30, conseguiu a 15ª. posição. Mariana Vargem fechou a classificação nacional no 19º lugar com 01:04:11.

Todos nossos triatletas estão de parabéns por todo o esforço suplementar exigido devido à situação da pandemia, numa altura em o regresso gradual às provas se estabelece como uma prioridade.

Veja todos os resultados aqui: https://www.triathlon.org/results/result/2020_banyoles_etu_triathlon_junior_european_cup

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Pascal Ackermann vence primeira etapa do Tirreno-Adriático”


Rúben Guerreiro e Rui Costa chegaram no grupo principal e estão a 10 segundos da liderança de Ackermann.

O ciclista português Rúben Guerreiro (Education First) foi hoje 54.º classificado na primeira etapa do Tirreno-Adriático, enquanto o compatriota Rui Costa (UAE Emirates) obteve a 70.ª posição, numa prova vencida pelo alemão Pascal Ackermann (Bora-Hansgrohe).

Na primeira de oito etapas, marcada por uma queda no pelotão a cerca de 1,5 km da chegada, que atrapalhou a preparação para o sprint, Pascal Ackermann superiorizou-se à concorrência em Lido di Camaiore.

O alemão, com 2.57,55 horas, foi o mais rápido no sprint, depois de 133 quilómetros sem dificuldades, à frente do colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates), segundo colocado, e do dinamarquês Magnus Cort (Education First), terceiro.

Rúben Guerreiro e Rui Costa chegaram no grupo principal e estão a 10 segundos da liderança de Ackermann.

O Tirreno-Adriático é uma prova que serve de preparação para a Volta a Itália, agendada para 03 a 25 de outubro, e conta com vários nomes conceituados do ciclismo mundial, que ficaram de fora da Volta a França, como os britânicos Chris Froome e Geraint Thomas, ambos da INEOS, ou o transalpino Vincenzo Nibali (Trek).

Fonte: Sapo on-line

“Testes à Covid-19 marcam primeiro dia de descanso na Volta a França”


Prova decorre até ao dia 20 de setembro

Por: Lusa

Foto: Direitos reservados

A 107.ª edição da Volta a França vive esta segunda-feira o primeiro dia de descanso após nove etapas, marcado pela realização de testes à covid-19, doença que obrigou ao adiamento da prova para setembro.

A habitual folga, normalmente aproveitada para descansar ou passar algum tempo com a família, será ocupada com testes à covid-19, cujos resultados ditarão a continuidade dos atuais 166 ciclistas no pelotão no Tour.

Segundo a organização, vão ser realizados um total de cerca de 650 testes, sendo que alguns já foram realizados após a etapa de domingo, mas a maioria será feita hoje.

A pandemia obrigou ao adiamento da prova de julho para setembro e impôs um apertado protocolo sanitário, que prevê testes aos ciclistas e aos restantes membros das equipas, bem como o distanciamento do público e de toda a "caravana".

Manter o distanciamento social durante as etapas nem sempre tem sido fácil, pois muitos espetadores não usam máscara e não têm respeitado a distância de dois metros em relação aos ciclistas exigida pela organização.

Até ao momento, há dois casos de covid-19 no Tour, ambos no seio da equipa belga Lotto Soudal, mas não são ciclistas. Ambos foram enviados para casa, assim como outros dois elementos que partilhavam quarto com eles.

O protocolo sanitário do Tour é particularmente severo para as equipas, já que dois casos de infeção por covid-19 no espaço de sete dias entre os seus elementos, incluindo corredores e 'staff', significam a exclusão imediata de uma formação da prova.

A prova, que termina em 20 de setembro em Paris, está a decorrer sob vigilância apertada, sem público no início das etapas, com proibição de estacionamento para espetadores nas passagens de montanha e utilização obrigatória de máscara para quem for para a estrada ver passar o pelotão.

Os corredores das 22 equipas também terão de usar máscara nos locais de partida e chegada das etapas, onde não é permitido qualquer contacto entre público e ciclistas.

A prova, que volta a ter um dia de paragem na próxima segunda-feira, é liderada pelo esloveno Primoz Roglic (UAE Emirates), que no domingo "roubou" a amarela ao britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott).

Fonte: Record on-line

“Matteo Trentin assina contrato de duas temporadas com a UAE Emirates”


Ciclista italiano vai deixar a equipa CCC no fim da época

Por: Lusa

Foto: Facebook UAE Emirates

O ciclista italiano Matteo Trentin, que corre pela equipa CCC, assinou um contrato de duas temporadas com a UAE Emirates, anunciou esta segunda-feira a equipa dos Emirados, no dia de descanso da Volta a França.

Trentin, de 31 anos, está presente na Grande Boucle ao serviço da CCC, cujo seu principal patrocinador anunciou que se vai retirar no final da temporada.

O italiano, que se sagrou campeão europeu em 2018 e que já venceu etapas nas três grandes voltas (França, Itália e Espanha), vai ingressar na equipa UAE Emirates, que conta com os portugueses Rui Costa, Ivo Oliveira e Rui Oliveira, na próxima época.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com