quarta-feira, 9 de junho de 2021

“Campeonato do Mundo de Paraciclismo”


Mundial de Cascais arranca com ouro italiano

 

Por: José Carlos Gomes

O Campeonato do Mundo de Paraciclismo arrancou hoje, no Circuito Estoril, Cascais, com triunfo da seleção de Itália na única corrida do programa desta jornada, a estafeta.

O trio italiano tinha a missão de defender o título conquistado na edição anterior e foi bem-sucedido, apesar da luta dada pela equipa espanhola. Diego Colombari, Luca Mazzone repetiram a presença na formação transalpina, tendo Paolo Cecchetto substituído Alexandro Zanardi, que, entretanto, sofreu um grave acidente e está ausente da competição, impedido de revalidar os títulos de 2019.


A luta foi renhida com a formação espanhola constituída, por Isarael Rider, Sergio Garrote e Luis Miguel García-Marquina, durante a maior parte dos 17,8 quilómetros de uma corrida em que cada paraciclistas completava três voltas a um perímetro de 1900 metros.

Na fase final os italianos puxaram pelos galões do favoritismo e destacaram-se para um incontestável triunfo em solitário. Espanha ficou na segunda posição, a 17 segundos. A Alemanha, que se atrasou durante a fase central da corrida, recuperou posições, levando ao pódio Annika Zeyen, Bernd Jeffre e Vico Merklein, com mais 38 segundos do que os vencedores.


A prova foi antecedida da Cerimónia de Abertura, na qual participaram as escolas de ciclismo da área da Associação de Ciclismo de Lisboa e na qual intervieram Artur Lopes, em representação da União Ciclista Internacional, Sandro Araújo, Diretor da Organização, José Manuel Lourenço, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Frederico Nunes, vereador da Câmara Municipal de Cascais, e a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

O Dia de Portugal será muito preenchido com as primeiras finais de contrarrelógio, a disputar entre as 10h00 e as 13h20 e entre as 14h00 e as 18h25. Vão estar em ação sete portugueses. O primeiro a competir, em C2, será Telmo Pinão, às 10h19. Bernardo Vieira, em C1, parte às 11h24. Manuel Ferreira, às 14h23, e Hélder Maximino, às 14h29, competem em C5. Paulo Teixeira, às 15h30, representa Portugal em C4, e a dupla Ana Silva/Isabel Caetano estreia-se na classe B, às 16h46.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“GIRA recebe Prémio Cinco Estrelas Regiões 2021 atribuído por utilizadores e utilizadoras na categoria Mobilidade Urbana”


Por: Maria Teresa Loureiro

A GIRA acaba de receber o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2021, atribuído pelos utlizadores e pelas utilizadoras, na categoria Mobilidade Urbana.

Após um processo que durou cerca de um ano e que passou por uma fase de realização de Focus Groups, para definir os atributos mais importantes a serem analisados, inquéritos de satisfação aos utilizadores e utilizadoras da GIRA (50 pessoas), e a realização de um estudo de mercado junto de uma amostra representativa da população do distrito de Lisboa (500 pessoas), a GIRA obteve a classificação mais elevada na categoria “Mobilidade Urbana”, tendo sido foi escolhida pelos utilizadores e utilizadoras como uma Marca Cinco Estrelas Regiões 2021.

A avaliação feita, tendo em conta a satisfação da experimentação, a relação preço/qualidade, o nível de recomendação, a confiança que a GIRA inspira e a inovação que veio trazer à cidade, leva a concluir que a Rede de Bicicletas Partilhadas de Lisboa é uma marca de Extraordinária.


 

Sobre o Prémio Cinco Estrelas Regiões:

 

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é a distinção regional desta metodologia, avaliando marcas de origem maioritariamente portuguesa, para identificar e distinguir o que Portugal tem de melhor, região a região. As marcas escolhidas pelos consumidores como extraordinárias, e representativas de cada uma das regiões de Portugal serão identificadas com o símbolo estrela, a mesma estrela utlizada para distinguir as marcas de presença nacional, mas em tons terra. A Estrela de 5 pontas que significa orientação, guia, segurança e qualidade. Os tons terra, entre o laranja e o marrom, significam por um lado a energia, criatividade e entusiasmo, e por outro as origens da terra, o conforto e a segurança.

Fonte: EMEL

“Tour da Bélgica, Robbe Ghys venceu abertura”


Por: José Morais

Foto: EFE

O belga Robbe Ghys da Sport Vlaanderen venceu a primeira etapa do Tour da Bélgica, ao ser o mais rápido de um grupo de três fugitivos, mas o primeiro líder graças aos bónus ao longo da etapa, pertence ao seu compatriota Remco Evenpoel da Deceuninck Quick Step, que foi segundo no final da etapa em Maarkedal, beneficiando assim das bonificações conquistadas ao longo da etapa.

Robbe Ghys que venceu a primeira etapa, foi o mais rápido na linha de chegada, depois dos 175,3 quilómetros do percurso, batendo assim ao sprint os dois ciclistas que o acompanharam, Remco Evenepoel e o também belga Gianni Marchand da Tarteletto-Isorex.

Esta quinta-feira será realizada a segunda etapa das cinco da prova, será um contrarrelógio individual de 11,2 quilómetros com partida e chegada em Knokke-Heist

“Rui Oliveira terceiro na primeira etapa da Volta à Eslovénia”


Etapa ficou marcada por uma queda coletiva a cerca de 3,5 quilómetros da meta

 

Por: Lusa

Foto: Sportida

O português Rui Oliveira (UAE Emirates) foi esta quarta-feira terceiro classificado na primeira etapa da volta à Eslovénia em bicicleta, ganha pelo alemão Phil Bauhaus (Bahrain).


Numa etapa plana de 151,5 quilómetros, que ligou Ptuj a Rogaska Slatina, o alemão foi o mais rápido no sprint final e somou a quarta vitória na presente temporada, cortando a meta em 3:33.45 horas, na qual superou o espanhol Jon Aberasturi Izaga (Caja Rural) e o português Rui Oliveira, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O final da etapa ficou marcado por uma queda coletiva a cerca de 3,5 quilómetros da meta, que reduziu o pelotão para cerca de metade dos corredores.

A segunda etapa, a ser disputada na quinta-feira, embora não se preveja decisiva, pode começar a definir os candidatos, com a subida ao castelo de Celje, numa tirada que vai ligar Zalec a Celje, na distância de 147 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Stefan Bissegger vence etapa na Volta à Suíça”


Mathieu van der Poel continua a ser o líder da prova

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O ciclista suíço Stefan Bisseger (Education First-Nippo) venceu esta quarta-feira a quarta etapa da Volta à Suíça, com o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) a manter a liderança da classificação geral.

Na etapa que ligou St. Urban a Gstaad, numa distância de 171 quilómetros, o jovem ciclista suíço esteve na fuga juntamente com o francês Benjamin Thomas (Groupama) e o norte-americano Joey Rosskopf (Rally Cycling), tendo-se superiorizado no sprint final, com o tempo de 03:46:21 horas.

A classificação geral não sofreu alterações, com Mathieu van der Poel a manter a liderança da prova, com um segundo de vantagem sobre o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep).

Rui Costa (UAE Emirates), único português em prova, cortou a meta no 39.º lugar e segue agora em 42.º na geral individual.

A etapa ficou também marcada pelo abandono do conjunto da Wanty, depois de ter sido detetado um caso positivo ao novo coronavírus na equipa.

A quinta etapa vai ligar Gstaad a Leukerbad, numa distância de 172 quilómetros, com quatro contagens de montanha.

Fonte: Record on-line

“Três pódios para a equipa da X-Sauce Factory no open de Espanha em Candeleda/Gredos”


Texto e fotos: David Simó

Ótimo fim de semana durante a terceira prova do Open de Espanha Cofidis em Candeleda-Gredos. Circuitos, exigentes em subidas, com zonas de descida técnica totalmente naturais, uma prova sem dúvida de puro Btt.

Ana Santos, primeira sub-23 e segunda na categoria de elite, fez uma corrida muito sólida do início ao fim. Teve uma pequena queda, mas isso não a impediu de terminar a corrida com grandes resultados e bons sentimentos para as próximas provas.

Miguel Díaz, depois de algumas semanas de treino pesado, voltou a mostrar o seu talento terminando no terceiro lugar da categoria júnior.

Por fim, Julián Adrada, na categoria M50, resolveu a sua carreira com um segundo lugar que o reforça na liderança do Open de Espanha na sua categoria.

Próxima prova para a equipa, Vall de Boi, prova da Taça Internacional Catalã.

Fonte: SOLUÇÕES MULTIDEPORTE S.L.






“Tavfer-Measindot-Mortágua/Equipa ambiciosa para o Grande Prémio Douro Internacional”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua volta à competição já esta quinta feira, com o Grande Prémio Douro Internacional, prova que se disputa de 10 a 13 de junho na região do Douro.

A prova arranca com uma ligação de 140,2 quilómetros, entre Torre de Moncorvo e Mogadouro, com partida às 11h50 e chegada às 15h40.

No sobe e desce caraterístico da região, o itinerário comporta quatro contagens de montanha de terceira categoria. A segunda etapa, na sexta-feira, leva a caravana de Carrazeda de Ansiães (11h50) até Miranda do Douro (15h50), numa viagem de 144,7 quilómetros, com uma única subida de terceira categoria, a pouco menos de 100 quilómetros da meta.

No sábado haverá jornada dupla. A partir das 10h00 disputa-se um contrarrelógio individual de 10,8 quilómetros, em Resende. Às 16h20 os ciclistas partem para uma deslocação de 66,2 quilómetros, entre Resende e S. João da Pesqueira (18h15). Um prémio de montanha de terceira categoria, apenas a 5600 metros do final, promete aguçar o engenho dos corredores e das equipas com espírito ofensivo.


As últimas pedaladas, 148 quilómetros entre Tabuaço (11h50) e Lamego (15h50), estão guardadas para domingo. É mais uma tirada em terreno ondulado. Inclui duas subidas de terceira categoria. A última, na N.ª Sr.ª da Ouvida, a 24,5 quilómetros da meta.

Após a boa prestação da equipa no Grande Prémio Abimota, a equipa parte para esta prova com ambições altas de vencer a Classificação Geral, mas também procura vitórias de etapa. Do alinhamento da prova anterior mantém-se Joaquim Silva, Gaspar Gonçalves, Pedro Paulinho, Iúri Leitão, Francisco Morais, Ángel Sanchez e entra Pedro Pinto para o lugar Rui Carvalho.

Em antevisão, o diretor desportivo adjunto Xavier Silva afirma que “Esta é uma prova nova no nosso calendário que terá tanto de bela como de dura. Os indicadores na prova anterior foram muito bons e vamos lutar para estar na discussão da Classificação Geral, bem como procurar vitórias de etapa com os nossos homens mais rápidos.”

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

 

 

“Efapel vai correr GP Douro Internacional durante quatro dias”


Entre amanhã e domingo, 10 a 13 de junho, a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL vai participar na primeira edição do Grande Prémio Douro Internacional, uma prova em estreia no calendário velocipédico nacional, que vai percorrer a região Património da Humanidade e suas deslumbrantes paisagens, num total de 509,9 km, distribuídos por quatro etapas em linha e um contrarrelógio individual.

Organizada pelo grupo Global Média, detentor de títulos como o Jornal de Notícias ou o desportivo “O Jogo”, nesta prova de quatro dias a EFAPEL vai estar muito bem representada pelos corredores Karel Hník, André Domingues, Frederico Figueiredo, Mauricio Moreira, António Carvalho e Javier Moreno.

A estreia será neste feriado, com uma viagem de 140,2 km entre Torre de Moncorvo (11H50) e Mogadouro (15H41), animada por quatro Prémios de Montanha de 3.ª categoria. A 2.ª Etapa disputa-se na sexta-feira e parte de Carrazeda de Ansiães (11H50) rumo a Miranda do Douro (15H48), para percorrer 144,7 km onde haverá apenas uma contagem de montanha de 3.ª categoria, quando faltarem cerca de 100 km para a meta.

Sábado será um dia duro porque haverá dupla jornada. De manhã, às 10H, disputa-se um curto, mas técnico, contrarrelógio individual de 10,8 km, nas ruas da vila de Resende, em contraponto com as estradas inclinadas. Às 16H20 os corredores dão início à 4.ª Etapa, uma ligação de 66,2 km entre Resende e S. João da Pesqueira (18H15), que prometem ser explosivos, com 13,1 km a subir na fase final, restando pouco mais de 5 km planos até à meta.

A 5.ª e última Etapa parte de Tabuaço no domingo, para um percurso de 148 km que termina em Lamego (15H53). Começa logo a subir para Cabriz (3.ª categoria), tendo como ponto alto a escalada no Parque Nossa Senhora da Ouvida, a 24,5 km da meta. Será a última tentativa para mexer na classificação, as emoções fortes estão garantidas.

“Esta é uma corrida nova no nosso calendário, com um trajeto que não é muito habitual fazer parte das nossas provas, porque vamos atravessar zonas que não são habitualmente percorridas, mas é um percurso que prima pela sua dureza e bastante seletivo, o que com certeza vai tornar a corrida espetacular”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL. O dirigente deixou ainda um reconhecimento à comunicação social, “por todo o trabalho que tem feito, dando destaque ao ciclismo e esta organização é mais um exemplo disso. Uma palavra a todos estes órgãos porque têm ajudado o ciclismo a chegar à casa das pessoas”.

 

Etapas do 1.º Grande Prémio Douro Internacional:

 

Dia 10, Quinta-feira» 1.ª ETAPA: Torre de Moncorvo (11H50) - Mogadouro (15H41) » 140,2 km

Dia 11, Sexta-feira» 2.ª ETAPA: Carrazeda de Ansiães (11H50) - Miranda do Douro (15H48) » 144,7 km

Dia 12, Sábado» 3.ª ETAPA: Contrarrelógio Individual Resende (10H) - Resende (12H26) » 10,8 km

Dia 12, Sábado» 4.ª ETAPA: Resende (16H20) - S. João da Pesqueira (18H14) » 66,2 km

Dia 13, Domingo» 5.ª ETAPA: Tabuaço (11H50) - Lamego (15H53) » 148 km

Fonte: Efapel

“Efapel/Telmo Pinão e Bernardo Vieira nos Mundiais de Paraciclismo até domingo


Além da estreia do 1.º Grande Prémio Douro Internacional, a semana velocipédica em Portugal fica marcada por outro grande evento, o Campeonato do Mundo de Paraciclismo, que se realiza no Circuito Estoril, em Cascais, entre hoje e domingo (9 a 13 de junho) e onde vão estar a representar a Seleção Nacional os dois atletas da EFAPEL PARACYCLING Telmo Pinão (classe C2) e Bernardo Vieira (classe C1).

O Campeonato do Mundo de Paraciclismo vai juntar mais de 300 atletas, em representação de 39 países, numa competição em que serão outorgados 53 títulos mundiais. Amanhã, dia 10, disputa-se o contrarrelógio individual da classe C, onde os atletas da EFAPEL entram em ação. No sábado chega a prova de fundo para ambos.

“Já ontem e hoje andámos no percurso e tal como prevemos não é de todo um traçado que se adapte a nós, principalmente porque é uma zona extremamente ventosa. Somos os dois leves e o contrarrelógio não é o nosso forte. Resguardamo-nos bem melhor na prova em linha”, adiantou Telmo Pinão que acrescenta: “No crono não estou com muitas sensações de atingir um lugar cimeiro. O Bernardo é possível que corra melhor. Já para a prova em linha tudo pode acontecer outra vez. Embora já tenhamos chegado um pouco desgastados, com provas, o estágio na Suíça e o europeu”.

Contudo, Telmo Pinão avança que a dupla vai fazer o que sabe melhor: aproveitar a subida do percurso. “Foi para isso que treinámos, vamos fazer o melhor lugar, embora acredito que seja difícil chegar a pódios. Mas vamos tentar discutir pelos 10 primeiros, quer eu como o Bernardo. Vamos com tudo!”, rematou, feliz por estar no seu país.

Portugal, depois da conquista de seis medalhas nos recentes Campeonatos da Europa, onde Telmo Pinão trouxe duas Pratas e Bernardo Vieira duas Medalhas de Bronze, vai competir agora com 13 corredores nestes Mundiais.

Fonte: Efapel

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com