segunda-feira, 9 de agosto de 2021

“Volta a Portugal/5ª Etapa - Dia 6”


10 de Agosto Águeda – Santo Tirso (N. Srª Assunção) 171,3 quilómetros

 

Por: José Morais

Fotos: Podium

E agora vem a segunda parte da Volta, e o que iremos ter, um Camisola Amarela, Alejandro Marque do Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel, com apenas 5 segundos do segundo classificado Amaro Antunes do W52-FC Porto, ele que é o líder da Montanha, e que vai lutar sem dúvida nesta 5ª etapa pela mesma, já que pela frente e a terminar a etapa, está o Monte Córdova, onde fica o santuário de Nossa Senhora da Assunção a coincidir com o Prémio da Montanha de 2ª categoria.

Mas, Alejandro Marque tem também outro ciclista a ter em conta, ele foi o vencedor da difícil etapa que terminou na Guarda, Frederico Figueiredo da Efapel que está apenas a 25 segundos, e se o atual Camisola Amarela sofreu do domingo até à guarda, numa etapa de sobe e desce, esta terça-feira vai encontrar um percurso muito mais difícil, será que vai conseguir manter a Amarela, será que vai ter novamente a ajuda do seu colega Gustavo Veloso, que depois da queda fez tudo para o colega não perder a Amarela, o dia de descanso foi suficiente para lhe dar animo, vamos aguardar e ver o perfil da 5ª etapa. 


Depois de um dia de descanso, o pelotão da Volta a Portugal regressa à estrada na 5ª etapa em linha, Águeda será o local da partida, na capital da bicicleta está marcado o início da etapa pelas 12:50 onde haverá homenagem aos que em 1978 conseguiram pela primeira vez roubar protagonismo a Lisboa e Porto, ao receber o final da Volta nesse ano, onde até aí a mesma ou terminava numa cidade ou na outra.

Uma etapa com 171,30 km, passará por, Oliveira de Azeméis Sul, Estarreja, São João da Madeira, Arrifana, Santa Maria da Feira, Gondomar, Paredes, Lordelo, Santo Tirso, Guimarães e Santo Tirso - Santuário N. Srª da Assunção no Monte Córdova onde irá terminar a etapa pelas 17:27.

Pela frente o pelotão vai encontrar três Metas Volantes ao km 64,9 em Oliveira de Azeméis, ao km 82,7 em Santa Maria da Feira, e ao km 163,1 em Santo Tirso, e ainda terão pela frente quatro Prémios de Montanha, o primeiro ao km 16,9 de 4ª categoria em Belazaima do Chão, o segundo ao km 87,1 de 4ª categoria em Santa Maria da Feira, ao km 115,6 de 4ª em Gondomar, e a última ao km 171,3 de 2ª no Santuário N. Srª da Assunção no Monte Córdova, onde coincide com a chegada.   

“Betano apresenta equipa de Heróis do Desporto”


Foram escolhidos cinco projetos entre as dezenas de candidaturas recebidas

 

Por: Hugo Oliveira

Após dezenas de candidaturas recebidas, a Betano apresenta a primeira equipa de Heróis do Desporto, o programa de apoio ao desenvolvimento do desporto em Portugal, inserido no programa ‘Heróis Betano’, projecto de responsabilidade social da empresa.

Entre os primeiros atletas escolhidos para representar o programa de Heróis do Desporto conta-se um agente da PSP, um atleta de canoagem que vai estar nos Jogos Paralímpicos, um praticante de surf adaptado, um corredor de trail e ainda uma dupla de irmãos que inspira toda uma comunidade. Assim, aqui ficam os elementos eleitos:

-           Miguel e Pedro, 35 e 34 anos, Corrida e Triatlo. São uma das duplas mais conhecidas e inspiradoras do desporto nacional. Os “Iron Brothers” têm nadado, pedalado e corrido por todo o país, com o Miguel a empurrar e o Pedro a motivar. Mas querem

-           Paulo Alves, 50 anos, corredor de Ultramaratonas. Polícia de Segurança Pública de profissão, este atleta começou a correr há pouco mais de sete anos, mas já leva mais de 50 ultramaratonas no currículo. Agora quer superar a corrida mais longa de Portugal, a Algarviana Ultra-Trail, com 302 quilómetros de distância;

-           Norberto Mourão, 40 anos, Paracanoagem. Em 2009 perdeu as duas pernas, num acidente de viação, e após um processo de reabilitação, face à necessidade de fortalecer os braços, começou a praticar canoagem. Hoje é campeão da Europa em VL2 e vai estar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020;

-           Hélio Fumo, 38 anos, Trail Running. Licenciado em Psicologia e pasteleiro de paixão, Hélio Fumo dedicou-se ao atletismo e é uma das grandes referências da corrida em trilhos na montanha em Portugal, sendo campeão nacional de trail running. Vai estar no Campeonato do Mundo de Trail 2021, na Tailândia;

-           Hugo Rocha, 40 anos, Surf Adaptado. Depois de perder a perna direita, na sequência de um acidente, Hugo Rocha dedicou-se ao desporto. Pratica basquetebol, mas foi o surf que o apaixonou em definitivo. Treina para estar no campeonato do mundo, na Califórnia.

fazer ainda mais e o próximo projeto é correr as 6 Maratonas Major no planeta.

“Esta equipa representa na perfeição aquilo que todos nós consideramos serem Heróis do Desporto. São pessoas que dão tudo de si para conseguirem ir mais além, para inspirarem outros, para fazerem cada vez mais e melhor e nós queremos ajudá-los a realizar esses sonhos, esses objetivos que, a partir de agora, são nossos também”, destaca Ricardo Branquinho da Fonseca, Country Manager da Betano. “Este é um dos primeiros passos para estarmos, na Betano, cada vez mais ligados à comunidade desportiva e não vamos ficar por aqui. Vamos estar atentos, procurar projetos e atletas inspiradores que possam, a qualquer momento, juntar-se a este grupo de Heróis”,

O programa Heróis do Desporto recebeu cerca de 60 candidaturas e a seleção foi feita por um painel que integrou três elementos da Betano e ainda Rui Osório, Diretor da Fundação Centenário do CS Marítimo, e Joel Pereira, Vice-Presidente do SC Braga, responsável pelas Modalidades do clube minhoto.

A Betano Portugal, através do seu programa de responsabilidade social “Heróis Betano” tem realizado várias iniciativas para apoiar diversos setores da sociedade, com especial destaque aos efeitos da pandemia do COVID-19. Em 2020 fez uma doação conjunta com o SC Braga Solidário de material hospitalar e, já este ano, entregou cabazes alimentares aos profissionais do setor da cultura e levou a cabo a iniciativa Servir Heróis, que apoiou a restauração e serviu mais de 5.000 refeições a profissionais de saúde da primeira linha de combate à COVID-19.

Mais informações em www.herois.pt e www.betano.pt

Fonte: Betano

“Ciclismo está de regresso ao Eurosport com a Volta à Dinamarca”


Por: Vasco Simões

 

Foto: Getty Images

Esta terça-feira arranca a 31.ª edição da PostNord DanmarkRundt e vai poder seguir as 5 etapas em direto no Eurosport por volta das 14:50h

Volta à Noruega feminina para seguir também em direto de 12 a 15 de agosto no Eurosport 2

Sábado arranca mais uma edição da Volta a Espanha

O ciclismo regressa em força ao Eurosport neste mês de agosto. A dias do arranque da Volta a Espanha, os fãs vão poder acompanhar outra grande corrida de qualidade: a Volta à Dinamarca. De 10 a 14 de agosto, cumpre-se a 31.ª edição da PostNord DanmarkRundt, prova com um total de 783,3 quilómetros divididos em 5 etapas e que reúne um pelotão com alguns dos melhores ciclistas do mundo.

O britânico Mark Cavendish, que brilhou na última edição do Tour ao conseguir 4 vitórias em etapas, é um dos ciclistas confirmados para a corrida bem como o companheiro de equipa na Deuceninck-QuickStep, o belga Remco Evenpoel, que competiu em Tóquio. Yves Lampaerts e Michael Morkov, que conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos em Madison no ciclismo de pista no passado domingo, são outras das estrelas presentes nesta edição da Volta à Dinamarca. A corrida não conta com nenhum português na lista de inscritos. As etapas da Volta à Dinamarca podem ser acompanhadas no Eurosport 1, em direto, por volta das 14:50, e têm comentários de Paulo Martins.

Para além desta fantástica corrida, os fãs de ciclismo vão também seguir a Volta à Noruega feminina, entre os dias 12 e 15 de agosto. O Eurosport 2 emite em direto as últimas duas horas de cada etapa, sensivelmente a partir das 15:00h e têm comentários de Frederico Bártolo.

No sábado, o grande destaque vai para o arranque de mais uma edição da Volta a Espanha, 3.ª e última ‘Grande Volta’ da temporada.

Depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Eurosport continua em força com muito desporto para ver em direto.

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

“João Almeida em 13.º na primeira etapa da Volta à Polónia”


Phil Bauhaus venceu ao sprint e é o primeiro líder da corrida

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

João Almeida (Deceuninck-QuickStep) terminou esta segunda-feira em 13.º lugar a primeira etapa da Volta à Polónia, com o mesmo tempo do vencedor, o alemão Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious).

Bauhaus impôs-se ao sprint nos últimos metros da tirada que ligou Lublin a Chelm (216,4 quilómetros), deixando Álvaro Hodeg (Deceuninck-QuickStep) em segundo e Hugo Hofstetter (Israel Star-Up Nation) em terceiro.

João Almeida, que encabeça a Deceunink-QuickStep com o dorsal número um, e é apontado com um dos favoritos à conquista desta prova, segue na 15.ª posição da geral, a 10 segundos do líder Bauhaus, que beneficiou de bonificações pelo triunfo.

Na terça-feira corre-se a segunda etapa, entre Zamosc e Przemysl (200,8 quilómetros), num percurso com três contagens de montanha e um final em subida, mas não categorizada.

Fonte: Record on-line

“Prémio de Ciclismo Fafe - Terra de Emoções”


O Prémio de Ciclismo Fafe - Terra de Emoções disputa-se no dia 15 de agosto, numa iniciativa conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e do Município de Fafe. A realizar na Zona Industrial do Socorro, a prova destina-se aos escalões de pupilos/benjamins, iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores.

A prova será organizada em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, o Prémio de Ciclismo Fafe - Terra de Emoções integrará atividades de destreza para as categorias de pupilos/benjamins e iniciados e provas em linha para iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores.

As atividades terão início pelas 09h30 e decorrerão nos arruamentos da Zona Industrial do Socorro (Fafe).

O Prémio de Ciclismo Fafe - Terra de Emoções é organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Fafe, contando com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, POPP Agency, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Jopedois, Auto Terror, Ciclismo a Fundo e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Nelson Oliveira vai à Volta a Espanha”


Português foi escalado pela Movistar para participar na prova

 

Por: Record

Foto: Movistar

Nelson Oliveira vai participar na Volta a Espanha, a última das três grandes voltas do ano, que arranca já no próximo sábado.

A equipa da Movistar divulgou a lista de ciclistas que vai ter na prova, onde integrou o nome do português.

Oliveira terá nas estradas espanholas a companhia de Miguel Angel Lopez, Enric Mas Nicolau, Carlos Verona, Alejandro Valverde, Johan Jacobs, José Joaquin Rojas e Imanol Erviti.

Fonte: Record on-line

“Etapa da Volta Brisa RTP com 750 Participantes”


Ser Ciclista Profissional por um Dia na Guarda

 

Não é todos os dias que se pode estar na pele de um profissional como os ciclistas da Volta a Portugal Santander, mas esta segunda-feira foi possível. Como manda a tradição, o Dia de Descanso da prova significa uma oportunidade para os cicloturistas e simples amantes da bicicleta vivenciarem a experiência e usufruírem das estruturas da competição e meios da Volta a Portugal.

A realização da 14ª Etapa da Volta Brisa RTP com início e chegada à Guarda levou à cidade quase 750 participantes, que fizeram um percurso de 73 quilómetros com passagem pela Barragem do Caldeirão, tendo também a oportunidade de percorrer as margens do Rio Mondego com vista para as belas paisagens da Serra da Estrela.


Para uma maior sensação de competição, a parte final do trajeto foi cronometrada, com uma subida e chegada semelhante à da 4ª etapa da 82ª Volta a Portugal Santander, que aconteceu este domingo com o triunfo de Frederico Figueiredo (Efapel).

Na 14ª Etapa da Volta Brisa RTP, o vencedor foi Lucas Mendonça ao completar o troço cronometrado de 16 quilómetros em 33 minutos e 37 segundos.  Mendonça é um açoriano, natural da ilha Terceira, de 26 anos, que vive em Oeiras.

Foi a primeira vez que participou no evento, mas já está habituado a estas andanças do ciclismo e até é atleta federado. Ao cruzar a linha de meta não se apercebeu do bom registo que acabara de fazer. “Tive a sensação que estava a andar bem, mas não sabia se teria vencido ou não. Gostava de voltar a esta prova, é uma corrida curta, mas intensa”, disse Lucas, mostrando-se feliz com o resultado final.

Do lado das mulheres a vencedora foi Mariana Brugger, de 36 anos, com o tempo de 41 minutos e 14 segundos. A viver em Portugal há quatro anos, a brasileira decidiu participar, pela primeira vez, na prova. “Gostei muito. Foi uma surpresa no final com a subida no empedrado, um percurso lindo e maravilhoso, a repetir”, contou com entusiasmo.  A engenheira eletricista vive em Cascais e gostou particularmente do formato competitivo da prova, mas quis, sobretudo, desfrutar da corrida e do convívio com os outros ciclistas.


 

Agora vem aí a Segunda Fase da Volta


Cinco dias intensos de corrida e um de descanso. A 82ª Volta a Portugal Santander entra esta terça-feira na segunda metade e logo com a subida ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Santo Tirso. A luta pela Camisola Amarela Santander está ao rubro, com Alejandro Marque (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel) - vencedor na mítica Torre - a ter apenas cinco segundos de vantagem sobre Amaro Antunes (W52-FC Porto) e 25 sobre Frederico Figueiredo. O corredor da Efapel subiu ao terceiro lugar após o triunfo de domingo na Guarda somando a terceira vitória para a equipa comandada pelo jovem diretor desportivo Ruben Pereira, depois de Rafael Reis ter vencido nos dois primeiros dias.

Amaro Antunes é o líder da montanha, vestindo a Camisola Bolinhas Continente, enquanto Luís Gomes tenta repetir o feito de conquistar a classificação por pontos e já enverga a Camisola Verde Rubis Gás. Na juventude, Camisola Branca Jogos Santa Casa, o melhor vem de Porto Rico, Abner González, e representa a equipa World Tour Movistar.  A Efapel lidera coletivamente.


 

Da Capital das Bicicletas ao Monte Córdova


O mais difícil da tirada desta terça-feira, a quinta, está mesmo guardado para o fim. A ascensão ao Monte Córdova, onde fica o santuário de Nossa Senhora da Assunção, é de segunda categoria e encerra os 171,3 quilómetros. Águeda, uma das regiões da Europa onde se produzem mais bicicletas, será o ponto de partida. As Metas Volantes que ajudam a definir a classificação por Pontos estão em Oliveira de Azeméis (64,9 Km), Santa Maria da Feira (82,7 Km) e Santo Tirso (163,1 Km). 

 

Recriar a Entrega de Prémios de 1978

 

No já longínquo ano de 1978, a Volta a Portugal terminou pela primeira vez em Águeda. Até aí, a prova sempre tinha finalizado ora em Lisboa, ora no Porto. Para assinalar os 43 anos da efeméride será recreada simbolicamente, esta terça-feira, no início da 5ª etapa da 82ª Volta a Portugal Santander uma entrega de prémios como aconteceu em 1978. Será reeditada a oferta a Belmiro Silva, vencedor da Volta a Portugal nesse ano que, entre outros presentes, ganhou …uma vitela.

Seguindo as normas da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, irá estar no local uma vitela viva que será oferecida ao melhor ciclista português, à partida da etapa, e neste caso trata-se de Amaro Antunes (W52/FC Porto), segundo classificado da Volta. Ao Camisola Amarela será entregue um leitão assado e uma garrafa de espumante, prémios muito típicos, desde sempre, na região da Bairrada.

Fonte: Podium

“João Almeida com o dorsal nº1 na Volta à Polónia”


Português vai liderar a Deceuninck-Quick Step na corrida que arrancou hoje

 

 Por: Record

Foto: Getty Images

João Almeida é o dorsal 1 na Volta à Polónia, ‘herdando’ a vitória de Remco Evenepoel em 2020, sendo que o belga não vai estar na defesa do título, já que será a aposta da Deceuninck-Quick Step para a Vuelta.

O português partiu para a corrida do World Tour, que começou esta segunda-feira, como uma das armas da equipa belga, sendo um dos favoritos, ou tal vez mesmo o principal, à vitória final. O percurso da prova é bem ao seu jeito, tendo um contrarrelógio de 19 quilómetros na penúltima etapa.

Esta será uma das últimas provas que o português fará pela Deceuninck, antes de rumar à UAE Emirates em 2022.

Por: Record on-line

“Frederico Figueiredo: «A Senhora da Graça está vingada»”


Ciclista da Efapel venceu a 4.ª etapa da Volta a Portugal e subiu ao terceiro lugar da geral

 

Por: Record com Lusa

Foto: Lusa/EPA

Frederico Figueiredo venceu este domingo a 4.ª etapa da Volta a Portugal, a qual terminou na Guarda. A vitória na tirada permitiu ao ciclista da Efapel subir ao 3.º lugar da geral, atrás de Amaro Antunes (2.º na etapa) e do líder Alejandro Marque.

"Foi uma etapa que já sabíamos que ia ser complicada, que em equipa já tínhamos dito que ia ser dura. Esta é sempre uma etapa um bocadinho stressante e viu-se logo no início, quando se formaram dois grandes grupos e uma fuga com três ciclistas da W52-FC Porto e dois da Efapel. Tínhamos, na reunião, acordado que poderíamos fazer alguma diferença na subida de Videmonte, o Amaro [Antunes] adiantou-se e eu segui na roda", começou por dizer Figueiredo sobre aquele que foi o seu primeiro triunfo na prova.

"Estou contente por ter alcançado a minha primeira vitória na Volta a Portugal. Depois de um início complicado, porque parti o escafoide na Volta ao Algarve, tem sido um último mês e meio muito positivo e estou extremamente feliz. Quero agradecer à Efapel tudo o que tem feito por mim e dedicar-lhes a vitória, sobretudo ao Luís Mendonça, que nestes últimos dias esteve na cabeça do pelotão sozinho a trabalhar para a equipa", vincou, para depois confessar: "Era uma pergunta que eu esperava já. Sim, [a Senhora da Graça] está vingada. Ainda falta pagar uma, porque a Serra da Estrela também ficou marcada".

 

O corredor da Efapel voltou depois a recordar o 'duelo' com Amaro Antunes, da W52-FC Porto

 

"Convidou umas certas vezes [a passar para a frente], mas eu também tenho o meu rádio avariado, faltavam-me as indicações do carro [do diretor desportivo] e também não queria estar a pôr a minha opção pessoal e isso refletir-se na equipa. Tive de esperar que o diretor chegasse para saber o que poderia fazer. O que interessa e o mais importante foi ter alcançado esta vitória na chegada à Guarda", disse, para finalizar. "É uma vitória na Volta a Portugal, estou extremamente feliz por poder dar mais uma vitória à Efapel".

Fonte: Record on-line

“Alejandro Marque: «Sei que tenho uma equipa que me vai apoiar»


Líder da Volta a Portugal foi 16º na 4ª etapa, e fica apenas com cinco segundos de vantagem na geral

 

Por: Record com Lusa

Foto: Lusa

Alejandro Marque, líder atual da Volta a Portugal, terminou este domingo a 4ª etapa numa posição menos desejada, ficando em 16º e reduzindo assim a vantagem para o segundo da geral Amaro Antunes (W52-FC Porto), que ficou apenas a cinco segundos do camisola amarela.

No rescaldo da prova, o ciclista espanhol lamentou a queda do colega de equipa, Gustavo Veloso, e confessou que foi uma etapa difícil.

"Estava difícil [manter a amarela]. Começámos muito mal, com a queda do Gustavo [Veloso], que estava bastante maltratado e hoje fez um trabalho espetacular na parte final. Abdicou do seu sonho para me ajudar. O resto da equipa fez um trabalho... mantivemos a camisola graças a eles. Foram cinco segundos, pensávamos que íamos ter de entregar [a camisola], mas eles encontraram forças onde elas já não existiam. Esta camisola é deles. É graças a eles que vou partir com ela na terça-feira", argumentou o ciclista de 39 anos.

O camisola amarela ainda revelou que teve uma avaria e isso foi um dos fatores que contribuiu para o seu atraso. No entanto, o espanhol mostra-se confiante e atira a pressão para os adversários.

"Ganharam-me uns segundos. Eu também tive uma avaria numa parte rápida onde podíamos encurtar diferenças, e ganharam-nos tempo aí. Para já, estamos na frente. Quem está atrás, está sempre mais nervoso. Sei que tenho uma equipa que me vai apoiar, como fizeram hoje. Enquanto puderem, vão ajudar-me e eu tenho de corresponder. Tenho de chegar até onde as minhas forças cheguem", concluiu.

Fonte: Record on-line

“Amaro Antunes: «Estar a cinco segundos é muito diferente de estar a um minuto»”


Ciclista da W52-FC Porto foi segundo na 4ª etapa da Volta a Portugal

 

Por: Record com Lusa

Foto: Lusa

Amaro Antunes (W52-FC Porto) foi este domingo segundo classificado na 4ª etapa da Volta Portugal, assegurando o segundo lugar na geral, a apenas cinco segundos do camisola amarela Alejandro Marque.

No final da prova o ciclista português enalteceu o seu trabalho feito este domingo na etapa, afirmando que correu à FC Porto. 

"Acima de tudo, sinto-me realizado. Deixei na estrada tudo aquilo que tinha para deixar. Deixei também bem claro para o que venho, que é lutar pela vitória na Volta a Portugal, tanto eu como a minha equipa. Ontem [sábado, na terceira etapa], foi um dia menos bom e hoje, quando saímos do autocarro, foi com o intuito de realmente correr à FC Porto. Correr com a vontade de vencer e de honrarmos os nossos patrocinadores e a nossa equipa e penso que hoje demos um bom passo para a classificação geral", começou por explicar Amaro Antunes.

O ciclista da W52-FC Porto ainda se mostrou satisfeito pela equipa ter alcançado o principal objetivo, que seria reduzir a desvantagem para os ciclistas na linha da frente.

"O tempo a que estávamos na geral era algo que nos pôs um pouco apreensivos, até porque tínhamos o Gustavo [Veloso] e o [Alejandro] Marque a um minuto e conseguimos minimizar isso.

Houve, se calhar, na parte final, um facilitar ou um erro das comunicações, porque tinha a indicação que estava com dois minutos e, quando entrei [na meta], o tempo baixou drasticamente. Mas, claro, estar a cinco segundos é muito diferente de estar a um minuto e a Volta é muito longa. Ainda temos seis etapas bastante duras e, como hoje, a equipa irá fazer tudo para vencer esta Volta.

Quando arranquei, arranquei com o intuito bem claro de minimizar espaços. Houve um momento ou outro em que lhe disse [a Figueiredo] para passar, ele disse que não tinha ordem, e eu respeitei. Isto são situações de corrida, são decisões táticas, cabe-nos a nós aceitar”, concluiu.

Fonte: Record on-line

“Gustavo Veloso perdeu "todas as hipóteses", mas será mais um para defender amarela”


Ciclista espanhol caiu da segunda para a 25.ª posição da geral

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

Gustavo Veloso admitiu que perdeu a Volta a Portugal, depois de cair ainda antes da partida 'real' da quarta etapa, defendendo que só o Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel tem demonstrado querer ganhar a prova.

O veterano galego, de 41 anos, apareceu na box reservada às declarações à imprensa amparado, a coxear, e com gelo na perna esquerda, explicando que deu "uma cambalhota, mesmo antes do quilómetro zero".

"Não sei como foi, talvez algum corredor tenha dado uma guinada. Não percebi. Tive um dia muito difícil. Primeiro, pela pancada e, depois, pelo trabalho que tivemos de fazer. Passei o dia todo com muitas dores, consegui chegar aqui, amanhã [segunda-feira] é dia de descanso. Espero recuperar bem para ajudar o [Alejandro] Marque, porque penso que estamos a fazer uma grande Volta e que merecemos algo grande", disse Veloso.

O bicampeão da prova (2014 e 2015), que trabalhou para defender a liderança do seu companheiro e amigo, assumiu que perdeu "as hipóteses todas já", depois de cortar a meta, na Guarda, a 7.53 minutos do vencedor, o português Frederico Figueiredo (Efapel).

"Mesmo que não tivesse trabalhado, com a pancada que tenho não ia conseguir estar na frente hoje, podia era perder menos tempo. Se temos um homem em posição de ganhar, temos de ser todos para ele. Nunca tive dúvidas sobre isso e não vai ser agora que as vou ter. Vamos 'à morte' com o Marque para poder ajudá-lo a levar a camisola até Viseu", garantiu.

Sobre a inesperada ajuda na defesa da amarela que receberam da Efapel, apostada em não deixar Amaro Antunes (W52-FC Porto) chegar à liderança da geral, Gustavo notou que "aqueles que estão a mostrar que querem ganhar a Volta" são os homens do Tavira.

"Os favoritos são eles, mas ainda têm de tirar o Marque daí [topo da classificação]. A mim já me afastaram, mas agora sou mais um para trabalhar", notou, referindo-se a W52-FC Porto e Efapel.

Depois de ter caído da segunda para a 25.ª posição da geral, o galego recordou a sua velha máxima: "Como digo sempre, em qualquer dia se perde a Volta, hoje perdi-a eu. Vamos tentar que o Marque não a perca em nenhum dia. Isto dá muitas voltas e só em Viseu se saberá quem ganha".

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com