sábado, 6 de abril de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Paris-Roubaix Femmes a campeã mundial Lotte Kopecky vence edição de 2024”


Por: José Morais

Realizou-se hoje a 4ª edição do Paris-Roubaix Femmes, numa extenção de 148,5 quilómetros, com dezassete setores de paralelepípedos, com Lotte Kopecky da equipa da SD Worx-Protime, a atual campeã mundial a vencer a edição de 2024, com a mesma a entrar como a favorita desta edição.

A ciclista belga conseguiu confirmar as expetativas, sendo a mais forte na chegada ao Velódromo André-Pétrieux, em Roubaix, depois de ter um desempenho com muito destaque durante a prova, destacando-se os paralelepípedos.


Um grupo de seis ciclistas favoritas entraram no velódromo, com a líder da equipa da SD Worx-Protime, a aproveitar ao máximo a sua experiência para conseguir levar a melhor sobre a ciclista Elisa Balsamo da equipa da Lidl-Trek, e a ciclista Pfeiffer Georgi da equipa da DSM-Firmenich PostNL, que conseguiram o segundo e terceiro lugar, com a ciclista da equipa da Team Visma – Lease a Bike Marianne Vos, a fazer quarto.

Lotte Kopecky foi assim a primeira vencedora belga na Paris-Roubaix, desde a vitória do ciclista Philippe Gilbert da edição masculina em 2019, sendo também a primeira campeã mundial a vencer a camisola do arco-íris, desde Sagan em 2018.

“Juan Ayuso vence 63.ª edição da Volta ao País Basco em bicicleta”


O português Nelson Oliveira (Movistar) terminou a corrida no 34.º lugar, a 07.42 minutos do vencedor, depois de hoje ter sido 47.º na etapa, a 06.16

 

Por: Lusa

O espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) arrebatou hoje a vitória na Volta ao País Basco em bicicleta, sucedendo no historial ao dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a bike), vítima de um grave acidente na edição deste ano.

Após os 137,8 quilómetros da sexta e última etapa, com partida e chegada em Eibar, Ayuso capitalizou a fuga empreendida na subida ao alto Urkaregi, a 16 quilómetros da meta, para terminar a tirada na segunda posição, com o mesmo tempo do vencedor, o seu compatriota Carlos Rodríguez (INEOS).

Os dois terminaram a etapa ‘rainha’ em 03:37.14 horas, com uma vantagem de 41 segundos sobre o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), que defendia a liderança e foi incapaz de acompanhar os fugitivos, e o também espanhol Marc Soler (UAE Emirates).

Desta forma, o jovem catalão Ayuso, de 21 anos, sagrou-se vencedor da 63.ª edição da corrida basca, com 42 segundos de diferença sobre o andaluz Rodríguez, segundo classificado, e 43 sobre Skjelmose, terceiro.

O português Nelson Oliveira (Movistar) terminou a corrida no 34.º lugar, a 07.42 minutos do vencedor, depois de hoje ter sido 47.º na etapa, a 06.16.

A edição de 2023 da Volta ao País Basco fica marcada pelas quedas, nomeadamente a ocorrida na quinta-feira, que vitimou Vingegaard, vencedor da Volta a França em 2022 e 2023, o esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), que liderava a corrida, o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e o australiano Jay Vine (UAE Emirates), mas também na sexta, afetando o espanhol Mikel Landa (Soudal Quick-Step).

Fonte: Sapo on-line

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua em direção à Terceira competição pontuável a Taça de Portugal - Clássica Aldeias do Xisto”


A equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua está de volta à estrada, depois da promissora Volta ao Alentejo, a equipa ruma ao concelho de Castelo Branco, para participar na terceira prova pontuável para a Taça de Portugal, nesta que é a sétima edição da Clássica Aldeias do Xisto.

É já este dia 7 de abril, domingo, que a animação do ciclismo nacional volta à estrada, entre as Aldeias do Xisto de Figueira, concelho de Proença-a-Nova, e de Sarzedas, concelho de Castelo Branco. Os 7 escolhidos pela formação de Gustavo Veloso, Diretor Desportivo foram: Nicolas Saenz, Bruno Silva, Rafael Barbas, Gonçalo Carvalho, João Matias, António Barbio. César Martingil estava inicialmente no alinhamento para a corrida, mas por motivos de saúde não irá alinhar com a equipa.

A partida será dada às 11h45 em Figueira, Proença-a-Nova e os atletas irão disputar 152 quilómetros, com um percurso acidentado, que tira proveito das condições naturais e das infraestruturas existentes no território. Esta edição será menos montanhosa comparativamente a edições anteriores, não obstante pelo caminho irão existir três prémios de montanha de terceira categoria: Portela do Fojo, ao quilómetro 76,8, Casal Novo (km 95,1) e Azenha de Cima (km 130). A chegada à meta, Sarzedas, Castelo Branco, está prevista para as 15h25.

Fonte: Equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“É já amanhã Domingo 7 de abril que vamos estar em direto…”


No 18º Passeio Penteado/Moita

 

Este domingo 7 de abril vamos estar em direto no Facebook, no “18º Passeio do Penteado/Moita” organizado pelo Núcleo Cicloturismo Penteado, integrado nas comemorações do 59º aniversario do Clube Recreativo Penteado.

Se não vai pedalar, acompanhe-nos, iremos estar em direto antes, durante e após o passeio, a partir das 8,30 iremos estar no Penteado.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com