segunda-feira, 11 de julho de 2016

“Caramulo Motorfestival – Festival Internacional de Veículos Clássicos e Desportivos”

Por: Patrícia Henriques

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A RAMPA HISTÓRICA DO CARAMULO

Caramulo, 11 de Julho de 2016 – Estão oficialmente abertas as inscrições para a XI Rampa Histórica do Caramulo, prova integrada no Caramulo Motorfestival, evento organizado pelo Museu do Caramulo e pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, clube que, pela primeira vez, tomará a cargo a componente desportiva do evento.

A prova, que decorrerá nos dias 3 e 4 de Setembro de 2016 no mítico traçado da rampa do Caramulo, é aberta a todas as categorias de veículos fabricados a partir de 1885. A participação na prova pode ser feita em velocidade ou regularidade, de acordo com o Regulamento da prova disponível no site oficial do evento em www.caramulo-motorfestival.com.

A organização está a preparar um conjunto de alterações ao programa da prova que pretendem melhorar alguns aspectos à participação dos pilotos, mas também para o público, como a segmentação das subidas e um maior número de atractivos no percurso da rampa, ao longo dos dois dias de prova.

Em simultâneo, e como vem sendo habitual, vão decorrer variados passeios e concentrações de clubes, actividades ao ar livre, exposições temáticas, parque de insufláveis, a Feira de Automobilia, ralis históricos, entre outras atracções.

Para a organização, “passadas 10 edições do evento, o público, que tem vindo a aumentar a cada ano, espera de nós a melhor programação possível, pelo que estamos a preparar um conjunto de novidades que pretendem surpreender não só aqueles que nos visitarem pela primeira vez, mas também o visitante que nos tem vindo a acompanhar ano após ano.”

Este evento conta com o apoio do Museu do Caramulo, Câmara Municipal de Tondela, Jornal dos Clássicos e do Banco BPI.

Para mais informações contactar:

Museu do Caramulo | Tel. +351 232 861 270 | info@caramulo-motorfestival.com ou www.caramulo-motorfestival.com

Sobre o Museu do Caramulo

Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider.

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“Famalicão investe 1,5 milhões na construção de um centro desportivo/Será dedicado ao BTT e ao atletismo”

Por: Lusa

Foto: Câmara Municipal V. N. Famalicão

A câmara de Famalicão vai construir um centro desportivo dedicado ao BTT e ao atletismo, no valor de 1,5 milhões de euros, indicou esta segunda-feira a autarquia.
O projeto - que inclui pista de atletismo e edifícios de apoio aos atletas e público - vai nascer em terrenos municipais no lugar do Talvai, zona norte da cidade de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, e será construído em duas fases ao longo de três anos.
Em nota camarária lê-se que a primeira fase de obras "arranca durante este ano de 2016 e inclui a componente de atletismo que permitirá a prática das mais de duas dezenas de disciplinas atléticas" e é sublinhado que este projeto é "muito ansiado pelos famalicenses".
Já a segunda fase de obras decorrerá a partir de 2018 e contemplará a construção da bancada e de um centro de BTT.
A autarquia de Famalicão garante que este centro desportivo estará preparado para competições nacionais e internacionais, referindo, aliás, que o projeto respeita as exigências técnicas do Instituto Nacional do Desporto, bem como o Regulamento da FIAA - Federação Internacional de Atletismo Amador.
A pista de atletismo será constituída por oito corredores em piso sintético, um campo interior em prado para a prática de várias disciplinas do atletismo e uma área adjacente para lançamento de martelo, disco e pesos.
Quatro torres de iluminação permitirão que as modalidades sejam praticadas em horários noturnos.
As bancadas têm capacidade para cerca de 480 espetadores, enquanto o edifício de apoio à pista é constituído por dois pisos, somando-se um segundo edifício de apoio ao centro de BTT e na praceta que serve de receção estará localizada uma pista de 'pump track' que servirá de apoio à formação e iniciação desta modalidade, bem como ao aperfeiçoamento da técnica.
Na apresentação do projeto, o presidente da câmara, Paulo Cunha, falou da proximidade deste futuro equipamento à ecopista já existente entre Famalicão e a Póvoa de Varzim, realçando que as duas obras "estarão em sintonia".
Paulo Cunha salientou que esta infraestrutura dá resposta a uma "necessidade evidente do concelho" e tem como finalidade "incentivar ainda mais a vocação competitiva dos famalicenses".
"A obra tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento da condição física e moral da comunidade que serve, permitindo em simultâneo a prática desportiva ao nível da formação, lazer e competição, possibilitando deste modo superar carências e dissonâncias existentes neste setor", acrescenta a descrição do projeto.

Fonte: Record on-line

“Tour/Joaquim Rodriguez vai abandonar no final de 2016, está no quinto lugar do Tour”

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista espanhol Joaquim Rodriguez (Katusha), que tem o português José Azevedo como diretor desportivo, anunciou esta segunda-feira que vai abandonar a modalidade no final da corrente temporada.
"2016 vai ser a minha última temporada como ciclista profissional. Ainda gosto muito deste desporto, mas tenho 37 anos. Algum dia tinha de parar e prefiro faze-lo quando ainda estou ao mais alto nível", afirmou o ciclista.
Purito anunciou o abandono da modalidade no primeiro dia de descanso da Volta a França, estando neste momento no quinto lugar da classificação geral, a 37 segundos do líder Chris Froome (Sky).
"Falei sobre isto no ano passado com a minha família. 2016 é um ano especial, com a Volta a França a chegar à minha Andorra, com os Jogos Olímpicos, mas a razão mais importante para eu parar é a minha família, que merece que eu esteja com eles mais tempo. Eles sempre me apoiaram, agora é a minha vez de os apoiar", defendeu.
Joaquim Rodriguez, que no ano passado foi o segundo do 'ranking' da UCI, nunca venceu uma das grandes voltas para colecionou lugares no pódio, como o segundo e terceiro lugares na Volta a Espanha, um terceiro na Volta a França e um segundo na Volta a Itália, tendo conquistado várias etapas.
"Vou dar o meu máximo como sempre. Gostava de terminar a Volta a França no top-10 mas é claro que ainda sonho com um lugar no pódio em Paris. Não sei qual vai ser a minha última corrida, mas os Jogos Olímpicos e a Volta a Espanha estão no meu programa", afirmou.
O ciclista, conhecido pelas suas qualidades de trepador, ficou também em segundo no Campeonato do Mundo de 2013, que foi ganho pelo ciclista português Rui Costa, tendo vencido os nacionais do seu país, para além de várias clássicas do ciclismo internacional.
"Não ter ganho nos Mundiais em 2013 ainda me dói, mas é assim o ciclismo. Em 17 anos de carreira vivi muitas coisas, mas o ano de 2016 ainda não acabou", concluiu.

Fonte: Record on-line

“Tour/Quintana: «Não vamos arriscar tudo como loucos»”

Por: Lusa

Foto: Reuters

Ciclista da Movistar diz que ainda há tempo para 'agarrar' Froome.

O ciclista colombiano Nairo Quintana (Movistar) mostrou-se esta segunda-feira, satisfeito com o facto de estar apenas a 23 segundos do líder do Tour de França, o britânico Chris Froome (Sky), adiantando que faltam ainda muitos dias para poder recuperar.
O chefe de fila da Movistar, confrontado com a adoção de uma estratégia demasiado cautelosa ao fim de uma semana do Tour, adiantou que ainda há muita prova pela frente para poder recuperar e que a sua equipa não vai para já entrar em loucuras.
"Froome está bastante forte, ele e a sua equipa, que é muito poderosa. Mas eu também estou melhor do que noutros anos, mais maduro. Melhoramos de dia para dia, mesmo no contrarrelógio, onde tenho mais dificuldades", afirmou Quintana.
O colombiano reafirmou que ainda falta muito Tour, muitas etapas de montanha, e que não se pode arriscar tudo num dia, ainda por cima sabendo que os rivais também estão fortes. "Não vamos arriscar tudo como loucos", esclareceu Quintana.
Nairo Quintana justificou ainda com as condições climatéricas adversas o facto de não ter atacado no domingo e disse que isso não o preocupa, porque vão surgir outras oportunidades, como fez na segunda etapa na descida do Peyresourde.
O ciclista colombiano, que falava durante o primeiro dia de descanso do Tour, em Andorra, afirmou ainda ter ficado satisfeito com o seu rendimento e considerou que a estratégia adotada deixou-o a poucos segundos do britânico Chris Froome.
"Os 13 segundos e as bonificações somam uma diferença muito pequena", disse Nairo Quintana, afirmando que gostaria de vencer na sexta-feira a etapa do Mont Ventoux, que é uma espécie de 'cúpula mítica' para os ciclistas, na véspera de um exigente contrarrelógio.

Fonte: Record on-line

“Tour/Froome assegura que não contava estar já de amarelo”

Por: Lusa

Foto: EPA

É líder com 23 segundos de vantagem sobre Nairo Quintana.

O britânico Chris Froome (Sky) admitiu esta segunda-feira lidera inesperadamente a Volta a França, mas encara com otimismo as semanas que faltam, assegurando que o colombiano Nairo Quintana (Movistar) não é o único rival.
"Para mim foi uma surpresa vestir já de amarelo. Pensava que outros favoritos podiam alcançar a liderança e que a jornada decisiva seria a do Mont Ventoux", admitiu o chefe de fila da Sky e defensor do título que conquistou por duas vezes nos últimos três anos.
Essa etapa, que se realiza na sexta-feira, está assinalada na agenda do ciclista britânico da Sky, pelo mito que encerra resistir na subida ao Mont Ventoux, que decorre na véspera de um contrarrelógio.
"Será uma jornada muito importante, pelo facto de o contrarrelógio do dia seguinte obrigar os corredores a redobrada prudência. Não creio que possamos correr riscos na subida, sabendo que no dia seguinte temos um contrarrelógio", disse Froome.
Líder do Tour com 23 segundos de vantagem sobre o colombiano Nairo Quintana, o britânico assegura que a tática para a prova se irá adaptar com o desenrolar da mesma e que não tem obsessão de manter a amarela a todo o custo por agora.
"Vamos ver se mantenho a liderança. A etapa de Ventoux é um dos meus grandes objetivos e depois de superada saberemos com mais precisão sobre a tética a adaptar", disse o vencedor das edições de 2013 e 2015 considerando não estar nada inquieto.
Froome reiterou ainda que tem uma grande equipa a apoia-lo na defesa da camisola amarela e lamentou a desistência do espanhol Alberto Contador (Tinkoff), outro dos candidatos ao triunfo final.
"Quintana não é o meu único rival. Se olharmos para a geral, os 10 primeiros estão no mesmo minuto. Não se pode limitar a luta pelo Tour a apenas eu e o Quintana. Será mais complicado", referiu Froome.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Liberty Seguros/Pista”

Ivo Oliveira e quatro juniores no Europeu de pista

A Seleção Nacional/Liberty Seguros participa, entre 12 e 17 de julho, no Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Juniores, que vai realizar-se em Montichiari, Itália.

O seleccionador nacional, Gabriel Mendes, convocou o sub-23 Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Carglass) e os juniores João Dinis e Soraia Silva (Bairrada), Miguel do Rego (AS Corbeil Essonnes) e Maria Martins.

Ivo Oliveira, apesar de ainda estar no segundo ano de sub-23 é o elemento mais experiente da equipa. Soraia Silva vai participar pela segunda vez em Campeonatos da Europa. Os restantes corredores vão estrear-se.

“O Ivo Oliveira participa com o objetivo de melhor marcas e resultados conseguidos anteriormente. Alinha com essa intenção nas provas de perseguição individual, omnium e 1 km. Irá procurar colocar-se entre os dez melhores”, afirma Gabriel Mendes. O jovem medalhado luso vai também participar na corrida por pontos, visando desenvolver competências específicas nesta prova, cada vez mais importante no desfecho das classificações de omnium.

Soraia Silva, pela segunda vez em Campeonatos da Europa, terá como missão “a melhoria das marcas e dos resultados anteriores, tentando classificar-se no top 16 das provas em que irá participar”, explica o selecionador.

Os estreantes vão competir para adquirir experiência internacional, para desenvolverem competências técnicas e táticas e para que se estabeleçam referências comparativas entre o desempenho destes atletas e os corredores das outras nações presentes.

Já nesta terça-feira, no arranque do Europeu, a Seleção Nacional/Liberty Seguros sobe à pista com três ciclistas. Ivo Oliveira corre, perto do meio dia, a qualificação na disciplina de perseguição individual. No caso de conseguir um dos quatro melhores tempos, disputa a final, às 17h50. Ao início da noite, cerca das 20h10, Soraia Silva corre a final direta de scratch para juniores femininas. Meia hora mais tarde, João Dinis disputa a final direta de scratch para juniores masculinos.

Os horários são meramente indicativos e estão de acordo com a hora de Portugal Continental.

Fonte: FPC

“TRIATLO de ESPOSENDE”

RICARDO BATISTA e CAROLINA SERRA

VICE-CAMPEÕES NACIONAIS entre 7 Pódios para Torres Novas

ESPOSENDE foi palco durante o fim-de-semana de 9 e 10 de Julho, da 5ªedição do Triatlo da Amizade, com a realização de mais uma etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, no sábado, e de uma etapa da Taça de Portugal no domingo, que foi simultaneamente a prova única do Campeonato Nacional de Triatlo para Cadetes e Juniores.

A Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, esteve presente no sábado na etapa do Campeonato Nacional Jovem com 19 atletas que alcançaram colectivamente o 3ºlugar entre 31 equipas, com vitória para o Alhandra e o 2ºlugar para o Benfica.  

Mas foi no domingo, na prova de Cadetes do Campeonato Nacional de Triatlo Individual que RICARDO BATISTA e CAROLINA SERRA, conquistaram os títulos de Vice-campeões Nacionais de Cadetes. Dois excelentes resultados alcançados a nível nacional por estes jovens atletas torrejanos, ainda com JOANA MIRANDA a não chegar ao pódio apenas por uma posição, alcançando o 4ºlugar nesta competição nacional individual de triatlo.

Nesta etapa da Taça de Portugal em Esposende estiveram ainda presentes, em Cadetes Mariana Correia que foi 9ºclassificada e fechou a equipa feminina que alcançou o 4ºlugar. André Rodrigues, 21ºclassificado, Afonso Silva 24º e Miguel Moreira 26º, e em Seniores Ricardo Rego 11ºclassificado, deram o 7ºlugar à equipa torrejana masculina.

No dia anterior, na etapa do Campeonato Nacional Jovem, os atletas mais jovens da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, conquistaram mais 5 pódios individuais, demonstrando que continuam a dominar e a ter excelentes desempenhos nesta competição.

O Benjamim FRANCISCO CARVALHO foi o 1ºatleta a concluir os 50m de natação, posição que sempre manteve, tanto no segmento de ciclismo de 1km, como no segmento de corrida de 400m, vencendo a prova, na qual também participaram David Sá Marques que foi 12ºclassificado, Rodrigo Viegas chegou na 24ºposição, e em femininos Ana Júlia Marques terminou no 9ºlugar.

Em Infantis, JOÃO NUNO BATISTA venceu, e teve a companhia no pódio do seu colega de equipa Pedro Afonso Silva na 3ªposição. Vasco Santos, também entrou no top 10, ao classificar-se na 9ªposição.

Na prova de Iniciados, também estiveram presentes 3 atletas torrejanos. Duarte Santos ficou a muito pouco do pódio, no 4ºlugar, Gustavo do Canto foi 8ºclassificado e João Graça terminou na 11ªposição. Estes 3 atletas a conseguirem controlar bem o seu grupo no segmento de ciclismo, apesar do vento forte que se fazia sentir, e que era bastante desfavorável para todos os atletas que participaram na prova.

Seguiu-se a prova de Juvenis, aonde JOSÉ PEDRO VIEIRA ao destacar-se logo nos 300m de natação, efectuou sozinho os 8kms de ciclismo e os 2000m de corrida, vencendo isolado a sua prova. AFONSO DO CANTO conseguiu fazer companhia a José Pedro Vieira no pódio de Juvenis no 3ºlugar depois de uma acesa disputa na parte final da corrida com o seu adversário de Rio Maior, Alexandre Ribeiro.

Ainda em Juvenis, o destaque para uma boa prova de Ana Margarida Silva que foi 13ªclassificada, e Beatriz Neves 26ª, enquanto em masculinos, Luis Carvalho foi 22ºclassificado, Tiago Lopes 39º, Guilherme Marques 43º e Daniel Rodrigues chegou na 46ªposição.

Por último realizou-se a Prova Aberta, e o atleta cadete torrejano Bernardo Soares obteve o 8ºlugar na geral absoluta.

A próxima competição para os atletas torrejanos, será no Campeonato da Europa de Biatle Moderno em Setúbal, no próximo fim-de-semana, dias 16 e 17 de Julho, com alguns atletas torrejanos a integrarem a seleção nacional que irá representar Portugal, Gustavo do Canto em Infantis, Ricardo Batista e José Pedro Vieira em Juvenis.

Fonte: Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

“10ª edição do Passeio Noturno de BTT Intercaimabike”

Por: Nuno Almeida

Decorreu na passada sexta-feira, dia 01/07 a 10ª edição do Passeio Noturno de BTT, que contou com a presença de 140 aventureiros e respectivas bicicletas.
A sede do Inter Caima foi o sitio escolhido para a concentração inicial, onde decorreu o secretariado do evento, findo o mesmo e com todos os participantes agrupados para a foto da partida, foi dada a largada com direção ao centro de São Pedro de Castelões, lugar onde decorria a Festa em honra do santo padroeiro que dá nome à freguesia.

Por volta das 21 horas, arrancamos para mais uma aventura noturna repleta de emoções em cima de duas rodas, sempre guiados por elementos da equipa Intercaimabike.

O percurso guiado de 22 kms, foi marcado por um misto de caminhos rurais, estrada e caminhos de monte, onde tentamos mostrar um pouco de Vale de Cambra à noite, mas onde não faltou a diversão, aventura e muita adrenalina.  

Percorrido o track definido e de retorno ao recinto da festa de São Pedro de Castelões, agrupamos novamente os Bttistas e um a um foi dada a partida para efectuarem a já habitual e emocionante descida das escadas.

Com um público emocionado e espantado pela destreza de muitos dos atletas, que pareciam não descer escadas, mas sim, voar por cima delas, foram puxando pelos participantes e a cada descida a emoção crescia.

Para os atletas participantes, também a descida foi marcante, pois a presença da massa envolvente de público, que cresce ano após ano, fez que se sentissem estrelas numa chegada à meta, de uma alta competição.

Claro que isto só aconteceu após ter sido tomadas, por parte da organização, todas as medidas necessárias, para garantir a segurança de atletas e espectadores presentes.

Assim, chegamos ao culminar do evento e à prova gastronómica dos rojões, caldo verde, papas de sarrabulho, broa e vinho da nossa Região, isto tudo num convívio saudável e divertido.  

O Intercaimabike agradece a todos os atletas que participaram, à Associação Inter Caima, aos patrocinadores (Lojas da Visão, Polisport, Tavares Auto, Caixa Agricola, Leirinox, Partilhadrenalina, Luz do Horizonte, Fullbike Junta de Freguesia e Câmara Municipal), aos colaboradores e espectadores, a participação e apoio manifestado.

 Fonte: Intercaimabike

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com