domingo, 18 de junho de 2023

“Triunfo emocionante da Bahrein com dedicação de Matej Mohoric a Gino Mader”


O esloveno venceu a última etapa da Volta à Eslovénia e dedicou-a ao seu companheiro de equipa que morreu na Volta à Suíça a vitória final foi para Filippo Zana

 

Por: EFE

O esloveno Matej Mohoric venceu a última etapa da Volta à Eslovénia, celebrando o seu falecido companheiro de equipa na Volta à Suíça, Gino Mader, primeira vitória da Baharain após a morte do seu corredor, com Filippo Zana a ganhar a prova final.

Filippo Zana (Team Jayco AlUla) conquistou a vitória final da Volta à Eslovénia, depois de uma última etapa em que defendeu a liderança e na qual terminou atrás do local Matej Mohoric (Bahrain-Victorius), depois de ambos terem escapado nos momentos decisivos.

Quando apenas cinco quilómetros foram percorridos, criou-se a primeira fuga do dia com um total de oito ciclistas, entre os quais o melhor classificado foi o espanhol Marcel Camprubi (Q36.5 Pro Cycling Team), que começou o dia com três minutos e cinco segundos atrás de Zana.

Todos eles andaram juntos na liderança até serem neutralizados faltando 10 quilómetros para o fim, resultado em grande parte do trabalho atrás do Team Jayco AlUla e do Bahrain-Victorius. Não foi um blefe, já que por trás das intenções coletivas de ambas as equipes estavam as individuais de Zana e Mohoric, que imediatamente saltaram e ganharam distância.

O primeiro, que tinha apenas um segundo na geral sobre seu compatriota Diego Ulissi (Emirados Árabes Unidos), tentou não se surpreender, o interesse de ambos ativou as pernas e fizeram a um mano a mano nos metros finais antes de cruzar a linha de chegada.

O resultado talvez não tenha sido o mais bonito, mas foi um dos mais emocionantes. Mohoric sabia onde quebrar o transalpino e teve tempo para erguer os braços para o céu e dedicar seu sucesso ao suíço Gino Mäder, companheiro de equipa que morreu dias atrás na Volta à Suíça. Além disso, terminou atrás de Zana no agregado, com 18 segundos, com cinco a menos que um Ulissi que teve de se contentar com a terceira etapa.

“Michael Woods vence La Route d'Occitanie e Guerreiro termina em nono”


Ciclista canadiano terminou edição com nove segundos de avanço sobre Cristián Rodríguez e 40 sobre Georg Steinhauser

 

Por: Lusa

Foto: La Route d'Occitanie - La Dépêche du Midi Twitter

O ciclista canadiano Michael Woods (Israel-Premier Tech) conquistou este domingo La Route d'Occitanie - La Dépêche du Midi, após a quarta etapa, com o português Ruben Guerreiro (Movistar) a terminar em nono.

A derradeira tirada, que ligou Saint-Gaudens a Saint-Girons (164,7 quilómetros), foi ganha pelo britânico Simon Carr (EF Education-EasyPost), em 3:54.50 minutos, o mesmo tempo do neerlandês Lars Van der Berg (Groupama-FDJ), segundo, e menos dois segundos do que Marijn Van der Berg (EF Education-EasyPost), que liderou o grupo dos favoritos.

Na geral, Woods terminou com nove segundos de avanço sobre Cristián Rodríguez (Arkéa Samsic) e 40 sobre o alemão Georg Steinhauser (EF Education-EasyPost), segundo e terceiro, respetivamente.

Ruben Guerreiro foi sétimo na etapa, a dois segundos do vencedor, e terminou a corrida no nono posto da geral, a 1.20 minutos.

Fonte: Record on-line

“Ayuso vence contrarrelógio, mas Skjelmose segura triunfo final na Volta à Suíça”


Ciclista dinamarquês conquistou a sua primeira prova por etapas no WorldTour

 

Foto: Lusa/EPA

O ciclista dinamarquês Mattias Skjelmose (Trek-Segafredo) conquistou este domingo a vitória final na Volta a Suíça, depois do contrarrelógio da oitava e última etapa, ganho pelo espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates)

Numa edição marcada pela morte do suíço Gino Mäder, após uma queda na quinta etapa, Skjelmose, de 22 anos, conquistou a sua primeira prova por etapas no WorldTour, depois de já ter vencido a Volta ao Luxemburgo, de um escalão inferior.

O jovem dinamarquês terminou com nove segundos de avanço sobre Ayuso e 45 sobre o belga Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step), campeão do mundo de fundo.

Ayuso, que conseguiu as suas duas primeiras vitórias em etapas de provas do WorldTour na Volta à Suíça, venceu o contrarrelógio de 25,7 quilómetros, entre St. Gallen a Abtwil, em 32.25 minutos.

Evenepoel, campeão belga da especialidade, foi segundo, a oito segundos, com Skjelmose, que tinha feito uma má primeira parte do 'crono', a terminar na terceira posição, a nove.

Fonte: Record on-line

“Euskatel-Euskadi desistiu da Volta à Eslovénia após roubo de bicicletas”


Carrinha roubada com todo o material no seu interior

 

Por: Lusa

Foto: Twitter Euskatel-Euskadi

A Euskaltel-Euskadi foi este domingo obrigada a desistir da Volta à Eslovénia, depois de ter sido vítima de um assalto à carrinha que transportava as 14 bicicletas da equipa espanhola.

Segundo a equipa basca, "o furto ocorreu durante a noite de sábado para domingo no hotel da equipa e os ladrões roubaram uma carrinha com todo o material no seu interior".

Nesse material roubado, de acordo com a equipa basca, estavam as 14 bicicletas dos sete corredores presentes na Volta à Eslovénia, sendo que a direção da Euskatel-Euskadi já apresentou queixa às autoridades.

A Volta à Eslovénia terminou hoje, com 142,6 quilómetros entre Vrhnika e Novo Mesto.

Fonte: Record on-line

“Magnus Sheffield teve alta após queda que vitimou Mäder na Volta à Suíça”


Segundo a INEOS, o ciclista britânico vai agora iniciar "um período de recuperação, sob supervisão da equipa médica"

 

Por: Lusa

Foto: INEOS Twitter

O ciclista Magnus Sheffield (INEOS) recebeu alta hospitalar depois de ter estado internado desde quinta-feira devido a uma queda na Volta à Suíça, que vitimou mortalmente o suíço Gino Mäder (Bahrain-Victorious), anunciou este domingo a equipa britânica.

Segundo a INEOS, o ciclista britânico vai agora iniciar "um período de recuperação, sob supervisão da equipa médica".

Na mesma nota, a INEOS lamenta a morte de Gino Mäder, na sequência da queda que também envolveu Sheffield, e afirma: "Todos os nossos pensamentos estão com a família e amigos de Gino Mäder, e com os nossos companheiros da equipa Bahrain-Victorious".

Gino Mäder, de 26 anos, morreu na sexta-feira após ter sofrido uma grave queda numa ravina durante a quinta etapa da Volta à Suíça, na quinta-feira.

O suíço caiu na descida a caminho da meta, no fim de 211 quilómetros acidentados entre Fiesch e La Punt, juntamente com Magnus Sheffield (INEOS), e foi reanimado pelo médico da corrida, antes de ser transportado de helicóptero para o hospital.

No dia da morte do ciclista suíço, a sexta etapa da Volta à Suíça foi "neutralizada" antes da partida, tendo a organização informado que o pelotão faria os últimos 30 quilómetros planeados, com uma corrida neutralizada, para que todos os corredores formassem uma procissão de homenagem.

Fonte: Record on-line

“Luís Mendonça é o vencedor do Grande Prémio Douro Internacional”


Fotos: Miguel Pereira/Global Imagens

Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) festejou este domingo a conquista do Grande Prémio Douro Internacional.  A quinta e última etapa da prova foi vencida por João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), mas o 12.º lugar do ciclista de 37 anos, a 30 segundos, foi suficiente para garantir a camisola amarela que assumiu desde a primeira etapa.

A derradeira tirada do GP Douro Internacional 144,4 quilómetros com partida e chegada em Lamego - contou com 73 ciclistas e teve a primeira tentativa de fuga aos 15 quilómetros, protagonizada por Keegan Swirbul (Efapel) e Miguel Salgueiro (AP Hotels-Tavira-Farense), que durou apenas três quilómetros. O pelotão comandado pela Glassdrive-Q8-Anicolor ia controlando a corrida e protegendo o camisola amarela, porém, a segunda fuga foi mais eficaz.

Ao quilómetro 31, um grupo de nove ciclistas António Carvalho (ABTF Betão-Feirense), Angel Sanchez e Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Pedro Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Gaspar Gonçalves (Efapel), Carlos Salgueiro (AP Hotels-Tavira-Farense), André Ramalho e João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Pablo Bonilla (Padrones-Cortizo) - destacou-se do pelotão. A estes, juntaram-se César Fonte (Rádio Popular/Boavistas) e Carlos Gutierrez (Padrones-Cortizo), pouco depois, aumentando para 11 o número de ciclistas em fuga, com 1:50 minutos de vantagem para o pelotão, com 46 quilómetros percorridos.


A vantagem estabilizou nos dois minutos e o grupo manteve-se destacado, apesar dos ataques de Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Angel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), já para lá do quilómetro 90, rapidamente anulados. À entrada para os últimos 10 quilómetros, Gaspar Gonçalves (Efapel), Miguel Salgueiro (AP Hotels-Tavira-Farense) e João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) destacaram-se dos restantes, aguentaram até ao fim e discutiram entre si a vitória, ao sprint, acabando por ser João Medeiros a conquistar um triunfo milimétrico, ao fim de 3h29m17s e à frente de Miguel Salgueiro (m.t.) e Gaspar Gonçalves (a dois segundos).

Nas contas finais, Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor), termina na liderança da classificação geral, com 18h44h30s, menos 21 segundos que Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e menos 26 que Joaquim Silva (Efapel), os dois ciclistas que fecham o pódio final da prova. O ciclista da Glassdrive-Q8-Anicolor foi ainda o líder por pontos.

Nas restantes categorias, Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) venceu na montanha, César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) nos sprints especiais e nas metas das autarquias, André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) nos pontos quentes, Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) nas metas volantes e David Delgado (Padrones-Cortizo) no combinado. Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) foi o melhor jovem e Javier Moreno (Fonte Nova-Felgueiras) o melhor ciclista amador. Por fim, a Glassdrive-Q8-Anicolor foi a melhor equipa.

Luís Mendonça, que já tinha conquistado o Grande Prémio Anicolor na presente temporada, vence agora a terceira edição do Grande Prémio Douro Internacional, sucedendo a José Neves e Mauricio Moreira, vencedores das duas primeiras edições da prova.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com