sexta-feira, 22 de setembro de 2023

“Museu do Caramulo produz nova série “Dueto”, dedicada a duplas histórias de automóveis”


Série de 6 episódios estreia na internet e televisão a 28 de Setembro

 

Depois do enorme sucesso das cinco séries anteriores produzidas pelo Museu do Caramulo, através do Jornal dos Clássicos, e com o apoio do Standvirtual, chega agora uma nova temporada intitulada “Dueto”.

Com seis episódios, a nova série vai seguir um novo rumo em relação às anteriores, tendo por base duplas de automóveis históricos que, fossem em competição, em produção ou mesmo em guerra, se tornaram concorrentes, inimigos ou simplesmente sucessores. A série “Dueto” fará assim um confronto de modelos, onde, através de especialistas, sejam eles do Museu do Caramulo ou de fora, se avaliam as diferenças e similaridades, sempre com a Serra do Caramulo como pano de fundo.

De acordo com a direcção do Museu do Caramulo “em cada um dos episódios vamos levar dois automóveis a passear pelas melhores estradas e paisagens, e contar a história de como esta dupla se relaciona, compara e como fizeram história juntos”. E acrescenta “É a nossa maior produção de sempre. Só o período da gravação da série foi de 18 meses, suplantando qualquer uma das anteriores, devido à complexidade sem precedentes na produção e ao desafio de conjugar estes extraordinários automóveis, e especialistas, aos pares, para poderem gravar juntos”.


As duplas contempladas na série “Dueto” incluem os Ferrari 166MM (1959) e 195 Inter (1951), os Lancia 037 (1982) e Delta Integrale HF (1992), os Lamborghini Miura P400 S (1969) e SV (1971), os Alfa Romeo 1900C SS (1956) e Giulietta Spider Veloce (1961), os Bugatti Type 35B (1930) e Pur Sang Bugatti Type 35 (2022) e os veteranos da Segunda Guerra Mundial Willys-Overland MB 1/4 Ton (1944) e Volkswagen Kübelwagen (1944).

Com estreia marcada já no próximo dia 28 de Setembro, os episódios da série “Dueto” serão lançados semanalmente, a cada quinta-feira, no canal do Jornal dos Clássicos no Youtube e duas semanas mais tarde na televisão.

O trailer da série já está disponível e pode ser visualizado neste link: https://www.youtube.com/watch?v=98kUBl8qwKU

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Fábio Costa e Pedro Silva trocam Glassdrive-Q8-Anicolor pela ABTF-Feirense”


Os ciclistas começam os trabalhos na nova equipa em janeiro

 

Por: Lusa 

Foto: Facebook da ABTF Feirense

A ABTF-Feirense 'roubou' os promissores Fábio Costa e Pedro Silva à Glassdrive-Q8-Anicolor, deixando a principal equipa do ciclismo nacional sem dois dos seus gregários, confirmou esta sexta-feira a estrutura de Santa Maria da Feira.

"Fábio Costa e Pedro Silva na ABTF Betão-Feirense em 2024! Estes meninos têm todo o motivo para sorrir já que a partir de 1 de janeiro vão ser colegas de Afonso Eulálio. É para nós motivo de orgulho integrar na equipa estes dois jovens, que são já duas certezas do ciclismo nacional", lê-se na conta oficial daquela formação na rede social X (ex-Twitter).

Fábio Costa, de 24 anos, foi campeão nacional de fundo de sub-23 em 2020 e vice-campeão no ano seguinte, tendo conquistado a medalha de bronze em elites em 2022. O ciclista de Ermesinde, que conquistou a primeira vitória como profissional no Grande Prémio Jornal de Notícias, foi um dos gregários da Glassdrive-Q8-Anicolor nas últimas duas edições da Volta a Portugal, tendo colaborado para a vitória do uruguaio Mauricio Moreira em 2022.

Já Pedro Silva, de 22 anos, venceu a classificação da montanha na última edição da Volta ao Alentejo e a da juventude no GP Jornal de Notícias, no qual 'inaugurou' o seu palmarés profissional, ao vencer a segunda etapa. Campeão nacional de juniores em 2019, foi ainda 11.º no Campeonato da Europa de sub-23 no ano passado.

As duas promessas do ciclismo nacional seguem as pisadas de Afonso Eulálio, que esta época também trocou a Glassdrive-Q8-Anicolor pela ABTF-Feirense.

As saídas de Fábio Costa e Pedro Silva representam duas 'baixas' entre os poucos gregários da Glassdrive-Q8-Anicolor, que terá de procurar agora novos ciclistas para trabalharem para os líderes Mauricio Moreira, Frederico Figueiredo, vice-campeão da Volta 2022, Artem Nych, o russo que foi quarto na última edição da prova 'rainha' do calendário nacional, e James Whelan.

Fonte: Record on-line

“Campeonato Nacional Individual de Triatlo Standard”


Já está definida a nova data e novo local para o Campeonato Nacional Individual na distância standard 2023.

Esta prova será disputada, na Trafaria, no dia 29 de outubro e o respectivo regulamento e percursos serão anunciados brevemente. Este campeonato nacional volta-se a disputar na Trafaria e terá uma renovação dos percursos de forma a garantir um melhor evento a todos os atletas.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Bragança renova sistema de bicicletas partilhadas”


Por: Lusa

Fotos: Câmara Municipal Bragança

O município de Bragança investiu 100 mil euros na renovação do sistema de bicicletas partilhadas de utilização gratuita e na introdução de novas estações inteligentes, localizadas em pontos considerados estratégicos da cidade, foi hoje divulgado.

O município de Bragança investiu 100 mil euros na renovação do sistema de bicicletas partilhadas de utilização gratuita e na introdução de novas estações inteligentes, localizadas em pontos considerados estratégicos da cidade, foi hoje divulgado.

O município de Bragança investiu 100 mil euros na renovação do sistema de bicicletas partilhadas de utilização gratuita e na introdução de novas estações inteligentes, localizadas em pontos considerados estratégicos da cidade, foi hoje divulgado.

"São 20 as novas bicicletas XISPA, com autonomia entre os 40 e os 60 quilómetros (dependendo da intensidade de utilização)", tratando-se de um investimento municipal de 100 mil euros, disse o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, citado em comunicado.

De acordo com a mesma nota, as renovadas estações 'E-Bike' de recolha/estacionamento de bicicletas continuam estrategicamente espalhadas pela cidade e possuem um novo sistema de funcionamento.

"Para utilizar uma XISPA basta a qualquer cidadão, após descarregar a aplicação e proceder à inscrição na respetiva plataforma, aceder virtualmente à estação mais próxima e selecionar uma das bicicletas disponíveis. Entendemos a mobilidade sustentável como um passo muito importante para a preservação do meio ambiente, que deve ser uma preocupação de todos", indica o autarca.


Segundo a autarquia de Bragança, dado o sucesso da primeira geração deste projeto, "houve agora em investimento na mobilidade suave, através deste sistema de 'bikesharing' gratuito".

A utilização do sistema é grátis, existindo apenas a obrigatoriedade de cumprir as respetivas normas de funcionamento (disponíveis em www.cm-braganca.pt e na 'app').

"Este relançamento e renovação do sistema de 'bikesharing' inteligente XISPA é um testemunho do compromisso contínuo do município de Bragança com a sustentabilidade e a inovação na área da mobilidade", rematou Hernâni Dias.

A cidade de Bragança dispõe de um total de 46,59 quilómetros de ciclovias, incluindo a Eco Pista, Ciclovia Envolvente ao Instituto Politécnico de Bragança, Ciclovia do Pólis, Ciclovia da Mãe D'Água, Circular Interior de Bragança e Pista Ciclável Partilhada Mista em Zona Urbana.

“Em outubro há muito ciclismo para ver nos canais Eurosport”


Por: Vasco Simões

Fotos: Getty Images

O ciclismo continua em alta e neste mês os fãs vão poder acompanhar mais de uma dezena de provas icónicas com especial destaque para o ‘Monumento’ Volta à Lombardia e para a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista, realizam-se ainda importantes provas de btt, ciclocrosse, propostas do Eurosport para este mês.


 

CICLISMO MASCULINO:

 

Volta à Croácia 

26 de setembro a 01 de outubro – Croácia

 

Volta à Vendée 

01 de outubro – França

 

Volta a Taiwan 

03 a 07 de outubro – Taiwan

 

Taça Bernocchi – GP BPM 

02 de outubro – Itália

 

Sparkassen Munsterland Giro 

03 de outubro - Alemanha

 

Binche – Chimay – Binche 

03 de outubro – Bélgica

 

Ter Valli Varesine

03 de outubro – Itália

 

Gran Piemonte 

05 de outubro – Itália

 

Volta a Hainan 

05 a 09 de outubro – China

 

Il Lombardia 

07 de outubro – Itália

 

Volta à Turquia 

08 a 15 de outubro – Turquia

 

Giro del Veneto 

11 de outubro – Itália

 

Veneto Classic  

15 de outubro – Itália

 

Apresentação Tour 2024 

25 de outubro

 

Criterium de Singapura 

29 de outubro – Singapura

 

CICLISMO FEMININO:

 

Clássica das Ardenas 

01 de outubro – Bélgica

 

Binche – Chimay – Binche 

03 de outubro – Bélgica

 

CICLISMO DE PISTA:

 

Liga dos Campeões 

21 de outubro – Maiorca, Espanha 28 de outubro – Berlim, Alemanha

 

CICLOCROSSE:

 

Taça do Mundo 

15 de outubro – Waterloo, EUA

29 de outubro – Maasmechelen, Bélgica

 

Ciclocrosse Superprestige 

22 de outubro – Overijse, Bélgica

28 de outubro – Ruddervoorde, Bélgica

 

BTT:

 

Taça do Mundo 

01 de outubro – Snowshoe, EUA

06 a 08 de outubro – Mont-Saint-Anne, Canadá

Fonte: Eurosport

“Campeonato da Europa de Estrada 3º dia prova de fundo para sub-23 femininas”


Daniela Campos consegue excelente 14.º lugar no Europeu

 

Por: José Carlos Gomes

A portuguesa Daniela Campos foi hoje a 14.ª classificada na prova de fundo para sub-23 femininas do Campeonato da Europa de Estrada, nos Países Baixos, um resultado de grande importância, pois foi apenas o sétimo dia de competição em estrada para a corredora portuguesa na presente temporada.

A corrida de 108 quilómetros, com início em Coervorden, começou a definir-se na terceira de seis passagens pelo Col du Vam, subida onde terminava a prova. Nessa altura, atacaram a britânica Zoe Backstedt e a neerlandesa Maike van der Duin. A corredora do Reino Unido isolou-se na frente e foi alcançada pelo primeiro pelotão à entrada para a última volta.

No grupo que então se formou na dianteira da corrida estava Daniela Campos. A corredora portuguesa manteve-se sempre atenta e bem colocada, com capacidade para responder às principais acelerações.


Foi já à entrada para a última volta que se destacaram seis corredoras que viriam a discutir o pódio. A neerlandesa Ilse Pluimers foi a mais forte e bateu ao sprint a britânica Anna Shackley, que gastou mais um segundo. A terceira, a também a um segundo, foi a suíça Linda Zanetti.

Daniela Campos chegou no primeiro grande grupo e ainda teve disponibilidade física para bater-se pela melhor posição possível, conseguindo o 14.º lugar, a 25 segundos da vencedora. “Que mérito tem! Quando partiu a clavícula pela última vez, três dias depois da operação já estava a treinar nos rolos. É muito merecido este resultado”, exultou o selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luis Algarra.

A corredora também ficou extremamente satisfeita com o resultado e com o desempenho. “Estou bastante feliz com o resultado. Tendo em conta a época difícil que tive e os poucos dias de competição neste ano, acho que é muito bom. É um reflexo de todo o trabalho que tenho feito, apesar dos percalços, e mostra que tenho valor para estar no grupo da frente e, futuramente, discutir estas corridas”, afirmou Daniela Campos. 

A ciclista portuguesa considera que, “numa corrida como esta, o posicionamento é chave. Foi isso que me levou a fazer uma boa corrida”.


Foi precisamente a dificuldade de colocação que prejudicou o desempenho da outra portuguesa em prova, Beatriz Pereira, que cortou a meta na 73.ª posição, a 6m16s da vencedora. “A parte inicial da corrida foi uma loucura, só cheirava a borracha. Houve muitas quedas e eu não estava propriamente bem colocada, cheguei a ficar fechada em algumas. Fui sempre ligeiramente mal colocada, subida a subida fui pagando a fatura. Descolei na terceira volta e depois esforcei-me para terminar a corrida. O primeiro objetivo acabar – foi alcançado, agora é pensar em melhorar para o futuro”, afirmou Beatriz Pereira. 

As provas de fundo do Campeonato da Europa continuam neste sábado. Os juniores masculinos partem às 8h00 para uma corrida de 111 quilómetros, resultante de oito voltas ao circuito em redor do Col do Vam. Portugal estará representado por Daniel Moreira, José Miguel Moreira, Manuel Marques e Tiago Santos.

Às 12h45 será dada a partida para a prova de elite feminina, que contará com a participação de Maria Martins. A partida acontece em Meppel, seguindo-se uma ligação de 62 quilómetros até ao Col du Vam, a cujo circuito serão dadas cinco voltas para totalizar 131,3 quilómetros.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Federação Portuguesa de Ciclismo volta a associar-se à Semana Europeia do Desporto”


A Semana Europeia do Desporto, iniciativa da Comissão Europeia desenvolvida em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, com o objetivo de promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, está de regresso em 2023, entre os dias 23 e 30 de setembro, e volta a contar com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo.

As atividades relacionadas com ciclismo começam já este sábado, 23 de setembro, com a atividade “Pedala com a Cofidis”, que visa ensinar crianças e adultos a andar de bicicleta e irá decorrer no Parque Urbano de Anadia, entre as 10h00 e as 13h00 e das 15h00 às 18h00. O evento, de resto, maca o início das atividades da Semana Europeia do Desporto no município de Anadia.

Para domingo, 24 de setembro, está agendado o Bike Day, no Porto, junto ao lago da Parque da Pasteleira. O ciclismo será o foco de um dia que vai contar com atividades de iniciação à bicicleta (10h às 13h e 15h às 18h), um passeio de bicicleta na Ciclovia da Granja (11h às 12h) e um workshop de mecânica básica e dicas de condução (10h30 às 11h e 15h às 15h30). O evento terá ainda a presença de César Fonte (ciclista profissional), Telmo Pinão (ciclista paralímpico) e Ana Silva (paraciclista).


O ciclismo volta a fazer parte do programa da Semana Europeia do Desporto a 30 de setembro (domingo). Primeiro com a atividade “Pedala com a Cofidis”, em Santarém, no Jardim da Liberdade, e depois com a Festa de Encerramento da Semana Europeia do Desporto, incluída no Faro Ativo. No Parque de Lazer das Figuras e no Fórum Algarve, entre outros espaços e instalações desportivas de Faro, todos poderão experimentar diversas modalidades.

Recorde-se que, este fim de semana, a Federação Portuguesa de Ciclismo estará também presente no “Vitalsport”, na loja da Decathlon da Amadora, e no habitual passeio de bicicleta “A pedalar pela AML”, incluído no programa da Semana Europeia da Mobilidade.

Mais informações em https://beactiveportugal.ipdj.pt/

Inscrições na atividade "Pedala com a Cofidis" em https://pedalacomacofidis.pt/

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato da Europa de Estrada 3º dia prova de fundo”


António Morgado 14.º na prova de fundo para sub-23

 

Por: José Carlos Gomes

O português António Morgado foi hoje o 14.º classificado na prova de fundo para sub-23 do Campeonato da Europa de Estrada, disputada entre Hoogeveen e o Col du Vam, nos Países Baixos.

A corrida de 136,5 quilómetros ficou marcada por várias quedas e por uma fuga madrugadora que vingou e que ditaria o resultado final. Os corredores portugueses mantiveram-se no pelotão principal, embora com algumas dificuldades de colocação num percurso rápido e com estrada estreita.

O mais prejudicado pelas condições específicas desta corrida acabaria por ser João Martins, vítima de queda ainda antes da entrada na primeira das seis subidas ao Col du Van. Apesar do infortúnio, Martins conseguiu terminar a corrida, no 98.º lugar, a 8m23s.

Diogo Narciso não caiu, mas ficou “cortado” devido a uma queda no pelotão, o que ditaria o resultado final: 94.º, a 7m09s. Já Gonçalo Tavares e António Morgado mantiveram-se no grupo principal e ganharam posições na entrada para as duas voltas finais, na expectativa de poderem estar na discussão do pódio.


Na frente da corrida começaram por estar três corredores, mas só dois resistiram à exigência da prova, o dinamarquês Henrik Pedersen e o espanhol Iván Romeo. Os dois entraram na última volta de 14,3 quilómetros com 1m20s de vantagem sobre o pelotão, onde não havia força coletiva nem entendimento para fazer uma perseguição efetiva.

O título europeu decidiu-se na última subida ao Col du Vam, quando o corredor nórdico acelerou e isolou-se para triunfar em solitário. O espanhol ficou com a medalha de prata, a 25 segundos. O pelotão limitou-se a discutir a medalha de bronze, tarefa em que o francês Paul Magnier foi o mais eficiente, gastando mais 37 segundos do que o vencedor.

António Morgado ainda acalentou a esperança de conquistar uma medalha, mas viu-se em posição difícil na aproximação à derradeira subida. “Estava com pernas para ganhar uma medalha, vinha muito bem colocado, mas, a quatro quilómetros da meta, um corredor ucraniano caiu mesmo à minha frente. Desviei-me e, com essa manobra, perdi muitas posições e fiquei quase em último do pelotão”, descreve o vice-campeão mundial, que hoje ficou na 14.ª posição, a 42 segundos do vencedor.

Gonçalo Tavares também fez uma corrida sempre no pelotão principal, procurando o melhor posicionamento possível a cada momento. “A corrida acabou por não ser tão dura quanto eu pensava à partida, consegui fazer bem as subidas. A maior dificuldade era a reta com vento lateral, depois de sairmos da zona de meta”, explica o ciclista que terminou no 35.º posto, a 47 segundos.

O selecionador nacional, José Poeira, considera que “o resultado não correspondeu às expectativas que tínhamos. A corrida foi estranha, com o pelotão em constante pára-arranca, o que contribuiu para a existência de mais quedas. Foi estranho as seleções mais numerosas não pegarem na corrida a fundo para anular a fuga”, analisa o responsável técnico.

Na tarde desta sexta-feira correm as sub-23, com Portugal a estar representado por Beatriz Pereira e Daniela Campos. A partida acontece às 14h30 e as corredoras terão por diante 108 quilómetros. 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com