sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

“Seleção Nacional Campeonato da Europa de Pista dia 3”


Iúri Leitão fecha prova de scratch alucinante em sexto lugar

Por: Ana Nunes

O corredor português terminou a prova de scratch do Campeonato da Europa de Pista, em Grenchen, na Suíça, no sexto lugar após ter estado na luta pela vitória. Em pista no dia de hoje estiveram ainda Maria Martins, nona classificada no omnium, e Rodrigo Caixas, 15.º na perseguição individual.

Iúri Leitão partiu para a corrida de scratch como um dos alvos a abater, visto que era o campeão europeu em título nesta mesma disciplina. O atleta luso esteve em destaque logo na primeira volta, altura em que lançou o seu primeiro ataque, apanhando todos de surpresa. Esta iniciativa não tardou a ser anulada, mas a velocidade que Iúri Leitão impôs durante essa tentativa de fuga levou a que o pelotão se desmembrasse por completo.

Após as primeiras dez voltas de prova foi altura de surgir um novo ataque, desta vez por parte de Jack Murphy. O irlandês arrancou a todo o gás e rapidamente se aproximou da parte de trás do pelotão. No entanto, o grupo principal aumentou o ritmo e começou a estirar, dificultando a tarefa de Murphy, que acabaria por ser alcançado.

As movimentações sucederam-se durante toda a prova, com Iúri Leitão a conseguir manter-se sempre em zona segura, integrando um pequeno grupo que tentou isolar-se na frente da corrida. A ausência de entendimento acabaria por anular a iniciativa. Entretanto, tentou sair o dinamarquês, Carl-Frederik Bevort que teve também resposta pronta do grupo onde seguia o corredor de Viana do Castelo.

O espetáculo de Iúri Leitão ainda estava longe de terminar, e a 14 voltas do final, lançou um novo ataque. Seguiu consigo o britânico, Oliver Wood, mas uma vez mais o grupo principal estava atento e não permitiu que ganhassem vantagem.

Nesta altura, a prova estava cada vez mais eletrizante, com um grupo de apenas nove corredores a sobreviver às mudanças de ritmo que se iam sucedendo. Iúri Leitão foi um dos que conseguiu aguentar e a seis voltas do final colocou as fichas todas na mesa e lançou o derradeiro ataque. O austríaco, Tim Wafler, foi o único a conseguir responder ao português no imediato, mas o grupo de trás, liderado pelo francês, Donavan Grondin aproximava-se a alta velocidade. Tudo se decidiu já na última volta, altura em que o grupo passaria pelo corredor português, que já não teve forças para responder após todo o esforço despendido nas últimas voltas. O português terminou assim no sexto lugar, com Oliver Wood a conquistar o título europeu de scratch.

Maria Martins disputou a prova de omnium, iniciando o concurso de forma bastante positiva, com um quinto lugar no scratch. Seguiu-se a corrida tempo, onde acabou por não conseguir somar pontos, terminando na 11.ª posição. Assim, acabou por descer à oitava posição da geral.

A corredora portuguesa entrou bem na corrida de eliminação, procurando colocar-se entre as primeiras do grupo, evitando assim uma eliminação precoce. No entanto, sensivelmente a meio da prova, viu-se numa posição mais complicada na parte de trás do pelotão, acabando por ficar fechada e ser eliminada. Ainda assim, conseguiu terminar a terceira prova do concurso de omnium na nona posição, mantendo assim o oitavo lugar na geral à entrada para a última prova.

A corrida por pontos começou bem para Maria Martins, que pontuou logo no primeiro sprint. Ao longo da prova procurou sempre estar bem colocada e atenta a quaisquer movimentações que a pudessem prejudicar, mantendo-se também ativa em busca de somar mais pontos. Essa tarefa foi bastante dificultada pelas suas adversárias, que conseguiram anular todas as tentativas de ganhar vantagem por parte de Maria Martins.

Nas voltas que antecederam o último sprint pontuável, a portuguesa tentou sair novamente em busca de pontos que lhe garantissem o oitavo lugar. No entanto, uma vez mais, surgiu resposta pronta, desta vez por parte de Anita Stenberg (Noruega), que disputava consigo o oitavo lugar. Assim, Maria Martins encerraria o concurso de omnium na nona posição, com um total de 78 pontos. A vencedora foi a britânica, Katie Archibald, com 155 pontos, que esteve imbatível ao longo de toda a prova.

Rodrigo Caixas regressou à pista do Tissot Velodrome para participar na prova de perseguição individual, tendo como principal objetivo bater o seu recorde pessoal nesta disciplina. O tempo a bater era 4”19’231 e o corredor português conseguiu superar o desafio de forma categórica. A marca estabelecida foi de 4”16’823, o que significa que Rodrigo Caixas foi quase dois segundos e meio mais rápido do que o seu anterior recorde pessoal. A prova de perseguição individual acabaria por ser ganha pelo italiano, Jonathan Milan.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, fez um balanço geral sobre este que foi o terceiro dia de competição no Campeonato da Europa de Pista. “O Rodrigo esteve bastante bem, conseguiu melhorar a sua marca pessoal e deu um salto enorme a nível de performance. O Iúri fez uma corrida espetacular, na qual mostrou toda a sua qualidade. Tivemos uma abordagem diferente do habitual e estou muito orgulhoso da prova que ele fez. Lutou até ao final e deu tudo para conseguir a vitória. A Maria fez um concurso de omnium de qualidade e bastante regular. Entrou muito bem na prova de scratch, mas a corrida tempo não correu tão bem. Na eliminação esteve bem, sendo que podíamos ter terminado um pouco mais à frente. Na prova final tentámos defender ao máximo a posição que tínhamos e conseguimos terminar entre as 10 primeiras. O nosso objetivo era não comprometer a qualificação olímpica e conseguimos alcançar esse objetivo. Agora é continuar a trabalhar”, explicou o selecionador nacional de pista.

Amanhã será a vez de João Matias entrar em ação na prova de omnium, que arrancará pelas 12h00, com o scratch. A corrida tempo será cerca das 13h19, seguindo-se a eliminação, às 17h08, e a corrida por pontos, às 18h30. No setor feminino, Maria Martins fará a corrida por pontos, que deverá ter início pelas 19h40.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“João Almeida lidera UAE Emirates na Volta ao Algarve e espera “um bom espetáculo”


Por: AJO // NFO

O ciclista português João Almeida vai liderar a UAE Emirates na Volta ao Algarve, que se disputa entre 15 e 19 de fevereiro, afirmando que está feliz por voltar a disputar a corrida e que espera “um bom espetáculo”.

Na 49.ª edição da única corrida portuguesa do circuito UCI ProSeries, Almeida vai ter a seu lado na equipa dos Emirados Árabes Unidos os compatriotas Ivo Oliveira e Rui Oliveira, para além do suíço Marc Hirschi, do italiano Matteo Trentin e do neozelandês Finn Fisher Black.

“Obviamente que é muito importante para mim correr em Portugal. O apoio para mim e para toda a equipa é maravilhoso e espero que possamos dar um bom espetáculo”, disse o ciclista luso, citado em comunicado da equipa.

João Almeida, de 24 anos, explicou ainda que a sua condição física está cada vez melhor, depois de ter sido afetado por um problema no joelho.

“Estou a melhorar a minha condição, depois de um pequeno problema no joelho, mas estou a regressar à minha forma. Já há alguns anos que estou afastado desta corrida e estou feliz por voltar com uma equipa muito forte”, salientou.

A 49.ª Volta ao Algarve decorre entre 15 e 19 de fevereiro, arrancando em Portimão e terminando com um contrarrelógio nas ruas de Lagoa.

Fonte: Lusa

“Glassdrive / Q8 / Anicolor pedala com as estrelas na estreia da Figueira Champions Classic”


Domingo, dia 12, a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor vai participar na Figueira Champions Classic, prova internacional de ciclismo que se estreia esta época no calendário sendo a grande novidade de 2023. Esta corrida de classe 1.1 UCI vai cruzar as 14 freguesias da Figueira da Foz e terá a presença de 18 equipas, com destaque para as 6 World Teams onde vão alinhar, ao lado dos sete corredores da formação de Águeda, algumas das estrelas mundiais.

Mauricio Moreira, Frederico Figueiredo, Luís Mendonça, Pedro Silva, Duarte Domingues, o russo Artem Nych e o espanhol Sergio García são os sete corredores que disputam a primeira edição da corrida figueirense.


O tiro de partida será dado às 09H45, junto à emblemática Torre do Relógio, na Avenida 25 de Abril, para 190 km que vão ter a meta no mesmo local, cerca das 14H20. O percurso é exigente, sobretudo nos últimos 50 km, onde vão ser tomadas todas as decisões: há quatro Prémios de Montanha, que serão disputados em circuito: Parque Florestal (a 50,3 km da meta), Enforca Cães (a 36,4 km), Parque Florestal (a 20,2 km) e Enforca Cães (a 6,3 km).

Após a terceira passagem pela meta termina a corrida. A primeira passagem acontece pelas 13H00, a segunda cerca das 13H40 e o final está previsto para as 14H20. Espera-se sol e espetáculo na Figueira da Foz, que se vestiu com as cores da Figueira Champions Classic para receber os adeptos da modalidade.

Vai haver transmissão em direto no canal Eurosport 2, das 13H00 às 14H30 e alguns apontamentos ao longo do dia na CM TV.


Rúben Pereira, diretor desportivo da formação de Águeda, referiu que “a Figueira Champions Classic é uma corrida nova no nosso calendário, de muito prestígio para o ciclismo nacional. É uma corrida que já fazia falta ao nosso calendário e que vai aportar muito à modalidade, não só ao nível da comunicação, mas também ao nível da projeção internacional. E por isso é uma corrida em que as equipas têm a probabilidade de se evidenciarem, porque com a transmissão televisiva no canal Eurosport, acaba por ter uma projeção muito grande quer a nível nacional como internacional, chegando a muitos países. Todas as equipas querem estar em destaque e nós não somos exceção. Queremos realizar uma excelente prova e dignificar os nossos patrocinadores e parceiros. Estamos no início da época, temos de ir pouco a pouco porque temos os nossos objetivos e a nossa planificação traçada”.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Ciclista Rohan Dennis, duas vezes campeão mundial, termina carreira no final da época”


Por: NFO // JP

O ciclista australiano Rohan Dennis (Jumbo-Visma), duas vezes campeão mundial de contrarrelógio, anunciou hoje que vai terminar a carreira no final da temporada, numa mensagem publicada na rede social Instagram.

"Ciclismo, deste-me muito e vou estar para sempre grato. Ainda há uma longa temporada pela frente, mas será, definitivamente, a minha última como profissional", escreveu o australiano, de 32 anos.

Com 32 vitórias como profissional, Dennis viveu os seus momentos dourados em 2018 e 2019, quando venceu por duas vezes os Mundiais de contrarrelógio.

Além dessas duas camisolas arco-íris, Dennis tem vitórias nas três grandes volta - duas na Vuelta, uma no Tour e uma no Giro -, e ganhou, entre outras provas, o Tour Down Under, em 2015.

Foi na prova australiana do WorldTour que conquistou, já este ano, a sua última vitória, ao triunfar na segunda etapa, pouco mais de um ano depois de se ter sagrado campeão australiano de contrarrelógio, no único sucesso em 2022.

Os últimos anos da carreira de Dennis foram recheados de polémica, depois de ter furado o confinamento devido a covid-19 ou a desistência na Volta a França de 2019, quando parou, por iniciativa própria, durante uma etapa.

Fonte: Lusa

“Figueira Champions / Casino Figueira” faz estreia este domingo na Figueira da Foz"


Fotos: Juliana Costa

A “Figueira Champions / Casino Figueira”, clássica internacional e inédita em Portugal, vai para a estrada com a 1.ª edição este domingo, dia 12 de fevereiro, com a promessa de espetáculo e a presença de seis equipas World Tour, que vão trazer vários adeptos à Figueira da Foz.


A cidade, que recebe a grande novidade do calendário em 2023, vestiu-se com as cores da corrida que vai apresentar um pelotão com algumas das principais figuras do ciclismo internacional. Destaque para o português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), Campeão Mundial de Fundo de 2013, Fabio Jakobsen e Kasper Asgreen ( Soudal Quick-Step).

Às 09H45 vai ser dada a partida, junto à emblemática Torre do Relógio, na Avenida 25 de Abril, para um percurso com 190 km que vai percorrer as 14 freguesias da Figueira da Foz. A chegada vai ser no mesmo local da partida, cerca das 14H20. O trajeto é bem exigente, com destaque para os últimos 50 km, que vão ser disputados em formato de circuito, com quatro Prémios de Montanha: Parque Florestal (a 50,3 km da meta), Enforca Cães (a 36,4 km), Parque Florestal (a 20,2 km) e Enforca Cães (a 6,3 km).


A corrida termina à terceira passagem pela meta, prevendo-se a primeira para as 13H00, a segunda cerca das 13H40 e o corte da meta para as 14H20. O circuito vai permitir que os adeptos possam ver mais do que uma vez os seus ídolos e quem não tiver essa possibilidade vai poder assistir em direto, no canal Eurosport 2, das 13H00 às 14H30. Vão também haver alguns apontamentos ao longo do dia na CM TV.

 

As 18 equipas do pelotão


 

Soudal Quick-Step, EF Education-EasyPost, Trek-Segafredo, DSM, Alpecin-Deceuninck e Intermarché-Circus-Wanty são as seis equipas WorldTour presentes na Figueira Champions Classic. O escalão ProTeam vai estar representado pela nova Q36.5 Pro Cycling Team e as espanholas Euskaltel-Euskadi e Caja Rural-Seguros RGA.

Para completar o pelotão, juntam-se as nove formações Continentais portuguesas: Efapel Cycling, Kelly / Simoldes / UDO, Glassdrive / Q8 / Anicolor, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, AP Hotels and Resorts / Tavira, ABTF Betão-Feirense, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Credibom-L.A. Alumínios-MarcosCar.


 

Amanhã Granfondo Champions Day está na estrada

 

Mas é já amanhã, sábado, que começa a agitação na Figueira da Foz, com a realização do Granfondo Champions Day, prova para amadores e que antecede a corrida de classe 1.1 UCI e tem 1300 participantes. Estes inscritos vão percorrer alguns troços do percurso dos corredores profissionais e vão fazê-lo em duas distâncias: os que escolheram a mais curta tem 48 km e a mais desafiante 88 km. Este será o “aquecimento” perfeito para o grande dia, domingo.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing




“Ciclista de 19 anos morre atropelada por camião durante treino em Espanha”


Estela Domínguez, filha do antigo ciclista Juan Carlos Domínguez, era vista como uma das promessas da modalidade

 

Por: Record

Foto: Twitter Sopela Women's Team

Estela Domínguez, ciclista de 19 anos, morreu esta quinta-feira à tarde, após ter sido atropelada por um camião, durante um treino. O acidente ocorreu à saída da zona industrial de Villares, em Salamanca, de acordo com fontes do 112, citadas pelo 'AS'.

O condutor do camião foi ofuscado por um clarão de sol que o impediu de ver a jovem ciclista, a qual acabou por atropelar, segundo dá conta o 'El Norte de Castilla'.

A jovem, filha do antigo ciclista Juan Carlos Domínguez, era vista como uma das promessas do ciclismo espanhol e ia começar a correr este ano pela equipa profissional 'Sopela Women's Team'. Estela Domínguez frequentava ainda o curso de Relações Laborais e Recursos Humanos, na Universidade de Salamanca.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional Campeonato da Europa de Pista, dia 2”


Diogo Narciso iguala sexto lugar dos europeus do ano passado

 

Por: Ana Nunes

Diogo Narciso deu tudo o que tinha na corrida por pontos do Campeonato da Europa de Pista, que está a decorrer em Grenchen, na Suíça, conseguindo igualar o sexto lugar alcançado na mesma disciplina nos europeus de 2022. No segundo dia estiveram ainda em pista Rodrigo Caixa, na prova do quilómetro contrarrelógio, e Maria Martins, na corrida de eliminação.

Neste dia foi dia de Diogo Narciso marcar presença na corrida por pontos, prova essa que disputou pela primeira vez em campeonatos da europa de elite no ano passado, tendo alcançado um impressionante sexto lugar.

Na prova deste dia, o corredor português entrou muito bem na corrida, conseguindo somar um ponto logo no primeiro dos 16 sprints pontuáveis que compõem a corrida por pontos. Nesta altura estava já isolado na frente o espanhol Albert Torres, impondo um ritmo elevado que levou a que o pelotão se começasse a partir. O grupo acabaria por unir-se pouco depois, mas a intensidade da corrida custava a diminuir, com vários corredores a começarem a perder voltas ainda na fase inicial da prova.

Diogo Narciso também não tardou a mostrar-se, lançando um ataque ainda a 129 voltas do final da corrida. Consigo seguiu o austríaco, Maximilian Schmidbauer. Esta iniciativa levou a que o atleta luso conseguisse somar cinco pontos no quarto sprint e três no quinto sprint. O somatório dos pontos e a dobragem que, entretanto, faria ao pelotão colocaram Diogo Narciso momentaneamente na segunda posição.

No entanto, a prova continuava a ser feita num ritmo extremamente intenso, com o pelotão a fragmentar-se em várias ocasiões. Porém, Narciso esteve sempre atento nos momentos mais críticos, procurando manter-se entre o grupo da frente. Esse esforço viria a fazer com que voltasse a somar pontos no nono, no 10.º, e, mais tarde, no 13.º sprint. A competição estava feroz, mas o português mantinha-se firme entre os cinco primeiros classificados, ainda na luta pelas medalhas.

Havendo vários corredores com pontuações muito próximas, tudo se decidiria no último sprint. O representante da seleção nacional esteve na discussão desse esforço final, somando dois pontos, o que lhe valeu o sexto lugar, com um total de 36 pontos. A vitória ficou para o italiano, Simone Consonni, com 54 pontos, o segundo lugar para o espanhol, Albert Torres, com 51 pontos, e Donavan Grondin (França) fechou o pódio no terceiro lugar, com 48 pontos.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, ressalvou o desempenho positivo de Diogo Narciso, numa corrida de pontos absolutamente frenética. “Estou muito satisfeito com o trabalho que o Diogo desenvolveu hoje durante a corrida. Ele está cá, principalmente, para ganhar experiência a este nível e mostrou ter muito potencial para discutir até as corridas mais exigentes. Claro que existem sempre aspetos a melhorar, e iremos continuar a trabalhar nesse sentido, mas o Diogo está de parabéns pelo seu desempenho no dia de hoje”, afirmou Gabriel Mendes.

Rodrigo Caixas estreou-se no campeonato da europa, na prova de um quilómetro contrarrelógio, tendo terminado na 17.ª posição. O corredor português competiu com alguns dos grandes nomes da velocidade, nomeadamente Jeffrey Hoogland (Países Baixos), que se sagrou campeão da europa desta disciplina.

“Esta é uma prova maioritariamente destinada a velocistas, mas era importante que preparássemos a prova de perseguição individual”, sublinhou Gabriel Mendes, explicando ainda que Rodrigo Caixas teve de superar um pequeno percalço logo no início da prova. “O Rodrigo ficou prejudicado logo no momento do arranque, pois saltou-lhe o pé do pedal. Este incidente não dá direito a nova partida e os segundos que passaram até que conseguisse encaixar de novo o pé levaram a que perdesse tempo na primeira volta. Depois disso, conseguiu entrar no ritmo e teve um bom desempenho, tendo tido o sexto melhor tempo na quarta volta”.

Depois de se ter sagrado campeã da europa de scratch, Maria Martins regressou à pista de Grenchen para correr na prova de eliminação, que concluiu na 16.ª posição.

“Não estava previsto que a Maria fizesse a prova de eliminação, mas tendo em conta que estar nesta prova é um critério de elegibilidade para assegurar a participação no Campeonato do Mundo, tínhamos de competir. No entanto, sendo esta uma corrida muito propícia a quedas, não quisemos correr riscos desnecessários, dado que a nossa prioridade é a prova de omnium de amanhã”, explicou o selecionador nacional.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com