segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

“Wout Van Aert quer efetuar os cinco "monumentos" e fazer também os Grandes Tours”


O ciclista belga disse que os seus objetivos da sua carreira não passam apenas pelas provas de três semanas, quer outras mais

 

Por: José Morais

O ciclista belga Wout Van Aert é um dos ciclistas de grande potencial, tendo capacidade para poder brilhar em diversos terrenos, o mesmo mostrou-o na Volta França, onde venceu etapas ao sprint, o contrarrelógio, e terá um futuro muito brilhante.

O mesmo está focado em continuar a adicionar em diversos cenários, ou com a tentação de se lançar nos Grandes Toures, o ciclista belga não irá hesitar, embora o resto o faça.

Ele possui interesse nos “Monumentos”, o seu palmar existe apena um no Milan-San Remo, não tendo ainda vitórias no Toure de Flandres, Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège e Giro da Lombardia, nas dua primeiras partem como favoritas, e nas outras duas existe muita concorrência, apesar das pessoas dizerem que é impossível, mas Wout Van Aert acredita que é possível, já ganhou em San Remo em 2023, e a sua prioridade agora é ganhar mais um “Monumento”, e diz que que num futuro, com uma melhor preparação, poderá também vir a ganhar a Liège-Bastogne-Liège ou o Giro da Lombardia.

De relembrar que apenas três ciclistas conseguiram ganhar cinco monumentos, Rik Van Looy, Eddy Merckx e Roger De Vlaeminck, todos eles são também belgas, seis têm quatro, com Sean Kelly a estar no limite, já que foi ele o segundo quatro vezes em Flandres, e é o que lhe faltava.

Assim o seu calendário para a época de 2023 será apenas focada nisso, apesar de ainda não ter o programa decidido, sabe-se que com certeza de que o Tour de Flandres e Paris-Roubaix, são os preferidos, por palavras ditas pelo seu diretor desportivo da equipa da Jumbo-Visma, Het Nieuwsblad, ele vai olhando para tudo, o campeonato do mundo, o Giro que é atraente, e experimentar a Vuelta, algo que numa experimentou, ele é alguém muito sensato, e sabe que necessita de brilhar, e o que passará pela cabeça do belga não serão os generais Grandes Toures.

“Tim Merlier vence sprint com 'photo finish' milimétrico na Volta aos Emirados”


Caleb Ewan (Lotto-Dstny) foi segundo

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Tim Merlier

O ciclista belga Tim Merlier (Soudal-QuickStep) venceu esta segunda-feira a primeira etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos, num sprint que foi decidido por um 'photo finish' com diferenças milimétricas para o segundo, o australiano Caleb Ewan (Lotto-Dstny).

Merlier, de 30 anos, cumpriu os 151 quilómetros entre o castelo de Al Dhafra e Al Mirfa em 3:17.35 horas, batendo sobre a meta o australiano e o britânico Mark Cavendish (Astana), terceiro.

A decisão demorou largos minutos a ser anunciada, com os técnicos a analisarem o 'photo finish' enquanto os dois ciclistas esperavam, com muito pouco a diferenciar o sprint dos dois velocistas.

Antes, a etapa tinha ficado marcada pelo impacto do vento, que provocou vários 'abanicos' (cortes no pelotão), muito por ação da Soudal-QuickStep, que tinha na frente o campeão do mundo belga Remco Evenepoel.

Alguns ciclistas acabaram por anular a diferença e chegar à frente, com Merlier a assumir a dianteira da geral, com quatro segundos sobre Ewan, segundo, e sete segundos sobre outro australiano, Luke Plapp (INEOS), que se esforçou para 'tapar' as diferenças causadas pelo vento e ainda bonificou na jornada de hoje.

Na terça-feira, o pelotão enfrenta um contrarrelógio por equipas na segunda de sete etapas da prova World Tour, com 17,3 quilómetros em torno do porto de Khalifa.

Fonte: Record on-line

“Calendários da Associação de Ciclismo do Minho 2023”


A aposta na continuidade do trabalho de formação, na internacionalização de provas de referência e o assumir de novos patamares por parte de parceiros locais, aparece refletido no resumo da época de 2023 da Associação de Ciclismo do Minho. Pode consultar os calendários aqui

 A organização da Taça de Portugal de XCO Internacional C1, a realizar nos dias 4 e 5 de março em Melgaço, dos Campeonatos Nacionais de XCC/XCE/XCO em Paredes de Coura entre os dias 14 e 16 de julho e a realização do 33.º Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, de 21 a 23 de julho, são os principais destaques do calendário de provas da Associação de Ciclismo do Minho para 2023.

 

 Btt Xco / Xcm / Dhi e Enduro

 

 A época desportiva de 2023 da ACM arranca com o 9.º BTT XCO de Melgaço – Internacional C1, prova pontuável ainda para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency, que promete, mais uma vez, uma elevada participação e com a presença dos melhores ciclistas da modalidade nacionais e estrangeiros.


Se o concelho mais a norte de Portugal volta a receber uma prova de BTT XCO com distinção Internacional (classe C1) e que abre as hostilidades da Taça de Portugal; as atenções dos adeptos da vertente viram-se em julho para Paredes de Coura, com o Centro Cyclin´ Paredes de Coura, localizada na freguesia de Vascões, a receber nos dias 14, 15 e 16 os Campeonatos Nacionais de XCC, XCE e XCO.

Quanto ao Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency conta este ano com sete provas arrancando nos dias 4 e 5 de março com o 9.º BTT XCO de Melgaço.


Guimarães é o palco da segunda prova do Campeonato do Minho, com a realização do 10.º BTT XCO do Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães, que está marcado para 16 de abril. Segue-se o 3.º BTT XCO de Esposende (14 de maio), o 10.º BTT XCO Paredes de Coura (18 de junho).

Julho é o mês dos Campeonatos Nacionais em Paredes de Coura (14, 15 e 16), e do BTT XCO Tesouros do Ave, que decorre na Pista de Cross Country Olímpico de Porto de Ave, no dia 30 de julgo.

Segue-se o 24.º BTT XCO – ACRAP (6 de agosto) e o 3.º BTT Trilhos Cónegos (17 de setembro).


 A 7.º Maratona BTT Paredes de Coura, marcada para o dia 10 de setembro, decide os títulos do Campeonato do Minho de BTT XCM – Discover Melgaço.

Na vertente de Downhill, o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision conta este ano com quatro provas. O 2.º BTT DHI Insalde assinala o arranque do campeonato a 2 de abril, seguindo-se p 13.º DHI da Penha, a 30 de abril. O BTT DHI Capital do Móvel realiza-se a 25 de junho e o campeonato termina a 24 de setembro com o 23.º DHI ACRAP. Para o dia dois de julho está previsto o 6.º BTT DHU Paredes de Coura.

 A exemplo do que aconteceu o ano passado, a ACM volta a contar com uma prova para o Campeonato do Minho de Enduro – Carisma. O Facho Enduro Series está marcado para os dias 27 e 28 de maio.


 

Ciclismo de Estrada

 

O calendário de ciclismo de estrada, para todos os escalões etários, arranca este ano a 18 de março, em Fafe. O Prémio Cidade de Fafe volta a ser o ‘tiro de partida’ para a época de Estrada no Campeonato do Minho – Arrecadações da Quintã, sendo ainda a Prova de Abertura da zona A de Juniores.

A 22 de abril o pelotão de cadetes rumará até Fafe para disputar o Prémio Freguesia de Golães – Troféu José Martins, prova pontuável para a Taça de Portugal de Cadetes e Campeonato do Minho de Estrada – Arrecadações da Quintã.


Segue-se o 19.º Prémio ACR Roriz – Troféu Professor Matias (23 de abril), prova destinada às categorias de escolas, cadetes e juniores.

29 de abril marca o regresso do ciclismo de estrada a Pevidém, referência maior no que ao ciclismo diz respeito em Guimarães, que será palco de uma prova destinada a escolas, cadetes e juniores.

O 5.º Prémio de Ciclismo HM Motor realiza-se a 7 de maio e é pontuável para a Taça de Portugal de Esperanças (juniores e sub-23).

Maio conta ainda com o 20.º Circuito de Palmeira - Prémio Peixoto Alves, integrado na Taça de Portugal de juniores e no campeonato minhoto (dia 13) e com o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração, Encontro Inter-Regional Escolas de Ciclismo (27).

O tradicional Circuito de Santo António de Amares para a categoria de juniores realiza-se a 11 de junho, enquanto o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe (juniores) está marcado para 8 de julho.

Julho conta ainda com o tradicional Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, umas das provas mais prestigiantes para o escalão de Juniores. O evento vai já para a sua 33.ª edição e realiza-se nos dias 21, 22 e 23 de julho, prometendo muitas e boas novidades.

Agosto reserva duas provas, ambas destinadas aos escalões de escolas, cadetes e juniores estando a primeira agendada para o dia 12 com a realização do Prémio de Ciclismo de Rendufe (Amares) e o 45º Circuito de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo), como habitualmente no dia 15.

Para setembro estão marcadas as duas últimas provas de ciclismo de estrada destinas às Escolas. Assim, o já tradicional Prémio “Fafe - Sala de Visitas do Minho” disputa-se no dia 2 e o Prémio Cidade de Barcelos no dia 3.


No âmbito do “Ciclismo para Todos” a Associação de Ciclismo do Minho tem prevista a realização do 13.º Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal – a grande festa do ciclismo de lazer do Minho – que será realizada como habitualmente em Guimarães no dia 24 de junho. Destaque ainda para o XII Bike Tour Tiago Machado e para o Passeio “Pedalar Pela Igualdade” a promover em datas a indicar.

A Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2023 será realizada em novembro, em local e data a indicar.

 

Btt e Xco Internacional de Melgaço

 

A vila mais radical de Portugal vai ser o epicentro do BTT XCO nos próximos dias 4 e 5 de Março. Melgaço será palco da nona edição do BTT XCO de Melgaço, prova internacional de categoria C1/UCI, que trará ao norte de Portugal muitos dos principais ciclistas nacionais e estrangeiros desta vertente olímpica.

Melgaço é palco nos próximos dias 4 e 5 março (sábado e domingo) do 9.º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C1 pontuável para a Taça de Portugal de XCO - Credibom e para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency.

A prova, que receberá a ‘fina flor” do Cross Country Olímpico nacional e internacional, marca o arranque das competições nacionais desta vertente do ciclismo e decorrerá na pista permanente de BTT Cross Country Olímpico, junto ao Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço.

Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, o 9º BTT XCO Melgaço prevê treinos no dia 4 de março (sábado), entre as 10h00 e as 17h00. A competição realiza-se no domingo, dia 5 de março, com início às 9 horas para a categoria de cadetes (masculinos e femininos). Às 10h15 arranca a prova para os atletas dos escalões de juniores (masculinos) e todas as categorias femininas.

Os atletas masters (masculinos) e de paraciclismo (masculino) começarão a competir às 12h15 enquanto a prova rainha, para elites e sub 23 (masculinos), tem início marcado para as 14h30.

A cerimónia Protocolar das corridas de elites, sub 23, femininas e equipas encerra o XCO de Melgaço pelas 16h30.

 

Jorge Domingues, da Melsport e diretor da competição

 

Jorge Domingues, da Melsport e diretor da competição, garante que em Melgaço “já tudo está pronto e preparado” para receber os ciclistas e salientou que “esperamos uma participação simpática, pois a duas semanas do evento já estão inscritos cerca de 300 ciclistas de várias nacionalidades. Vamos ter aqui muitos campeões e esperamos uma grande prova de BTT XCO”.

Quanto ao percurso, Jorge Domingues referiu que “sofreu ligeiras alterações, mas continua técnico, duro e muito divertido. Vai ser, com toda a certeza, uma grande festa do ciclismo, do BTT. Desejamos a todos uma excelente viagem até Melgaço e depois de regresso, que tudo corra bem”.

Este 9º BTT XCO de Melgaço é já um teste para o Europeu de 2025? “A partir daqui tudo conta, mas pensamos apresentar em 2024 o percurso definitivo que vamos ter no Europeu de 2025. Vamos ter uma nova reta da meta e pequenos retoques, consolidando o percurso, que vai de encontro ao que os atletas nos têm sugerido”.

O 9.º BTT XCO de Melgaço é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, contando com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, POPP Agency, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Polisport, SEG3 - Mediação de Seguros, UNA - Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Clube de Natação de Torres Novas no II Triatlo de Santo André - 19.02.23


Clube de Natação de Torres Novas domina triatlo de Santo André com 10 pódios individuais e 2 coletivos

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

10 pódios individuais e 2 por equipas é o saldo da participação do Clube de Natação de Torres Novas na 1ª etapa da Taça de Portugal de Triatlo disputada na manhã de domingo, 19 de fevereiro, em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém).

Erwin Vanderpancke e Maria Tomé venceram individualmente esta primeira prova de triatlo sprint (750m/natação, 20km/ciclismo e 5km/corrida) da nova época de 2023, enquanto a equipa masculina do Triatlo Torres Novas venceu coletivamente, e a equipa feminina subiu ao 2º lugar do pódio.


Nesta 1ª etapa da Taça de Portugal de Triatlo, troféu que foi alcançado em 2022 pela equipa masculina e feminina do clube natação torrejano, a presença de uma forte concorrência obrigou os atletas a aplicar-se de forma competente para alcançar os excelentes resultados obtidos. Relembre-se também que, esta etapa serviu de apuramento para a Taça da Europa de Triatlo, que se realiza na Quarteira, nos dias 25 e 26 de março.

Na prova masculina, assistimos a uma vitória do atleta Erwin Vanderplancke muito disputada até à linha da meta com o seu colega de equipa, João Nunos Batista, que terminou no 2º lugar (1º júnior), mas com o Clube de Natação de Torres Novas a colocar ainda mais 10 atletas no top 25. Vasco Canadas no 9ºlugar (2º sub23), na sua estreia pelo clube, João Ferreira no 10º, José Pedro Vieira no 11º (3º sub23), Manuel Bartolomeu no 12º (1º cadete), Gustavo do Canto no 17º, Guilherme Pires no 18º, Pedro Afonso Razões no 24º e Francisco Carvalho no 25º.


Maria Tomé venceu no setor feminino, controlando a prova desde a saída da natação na Lagoa de Santo André, enquanto Ana Ramos terminou no top 10, ao concluir na 9ª posição, fechando a equipa, Beatriz Ferreira na 17ª posição.

As próximas provas serão em Vila Nova de Cerveira, com realização da 2ª etapa do nacional jovem no sábado, 4 de março, e a 2ºetapa do nacional de duatlo no domingo, 5 de março.


Fonte: Clube de Natação de Torres Novas



Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com