domingo, 12 de junho de 2022

“António Morgado conquista o 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão”


A corrida começou a mexer logo nos quilómetros iniciais, com vários corredores a tentarem escapar ao pelotão. A primeira fuga formou-se com seis atletas, mas acabou por começar a perder elementos logo no início da primeira subida.

Nessa altura, com cerca de 20 quilómetros de prova percorridos, juntaram-se à frente da corrida António Morgado, Gonçalo Tavares, Daniel Lima e Rúben Rodrigues (Bairrada). Nessa altura, na fuga estavam também Francisco Cordeiro (Bairrada), Urko Vidal (Limousin/Oriako), Tiago Nunes e Diogo Sousa (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).


Ainda antes de atingida a primeira metade da prova, que tinha um total de 123,6 quilómetros, tentaram ganhar vantagem António Morgado e Rúben Rodrigues, com este último a lançar-se a solo antes da passagem pela meta volante, ao quilómetro 55. Rúben Rodrigues acabaria por ser alcançado pelo grupo da fuga.

A partir desta altura os ataques foram-se sucedendo, primeiro com Francisco Cordeiro e Urko Vidal e depois com António Morgado e Tiago Nunes a tentarem escapar ao quilómetro 79. Como já nos tem vindo a habituar, António Morgado não tardou a impor o seu ritmo e a isolar-se na frente da corrida, deixando para trás Tiago Nunes.


O corredor da equipa Bairrada cortou a meta a solo e ergueu os braços para celebrar a vitória da 32.ª edição do Grande Prémio do Minho, em Amares. Daniel Lima foi segundo nesta terceira e última etapa da competição, terminando a 6m32s do vencedor. Francisco Cordeiro foi terceiro, com o mesmo tempo de Daniel Lima.

Este resultado permitiu a António Morgado conquistar a geral individual, na frente dos seus companheiros de equipa, Daniel Lima e Gonçalo Tavares, que completaram o pódio em segundo e terceiro, ambos a 6m32s do vencedor.


António Morgado venceu também a classificação por pontos. Gonçalo Tavares venceu a classificação da montanha, Diogo Sousa a classificação de melhor júnior de primeiro ano e Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) conquistou a classificação de melhor atleta da ACM (Associação de Ciclismo do Minho). A Bairrada foi a melhor na classificação geral por equipas.

 

Vencedores das diversas classificações

 

Camisola Amarela - Arrecadações da Quintã: António Morgado (Bairrada)

Camisola Verde - POPP Agency: António Morgado (Bairrada)

Camisola Azul - Auto Terror Premium Automotive: Gonçalo Tavares (Bairrada)

Camisola Laranja - Cision: Diogo Sousa (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)

Camisola Branca - Força Minho: Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact)

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“W52 – FC Porto, José Gonçalves o melhor em Águeda”


A segunda etapa do 42º Grande Prémio Abimota ligou Anadia a Águeda com 174 quilómetros de extensão, com a principal dificuldade a ser o Prémio de Montanha de 2ª categoria de Talhadas.

Como no dia anterior houve várias tentativas de fugas, com quase todas as equipas a tentarem fazer descolar elementos na frente da corrida. Mas o pelotão voltou a não dar margem às fugas.

A discussão da etapa a ser ao sprint entre os 20 ciclistas que formavam o mini pelotão da prova que chegou com quase 3 minutos de vantagem para o seguinte grupo.

O mais forte na linha de meta foi Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), como Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) seguia neste grupo defendeu os 10 segundos que tinha de vantagem da primeira etapa, tendo sido o vencedor da prova.

 

Classificação Etapa

 

6º José Gonçalves -mt

32º Amaro Antunes +6m21

33º João Rodrigues +6m21

37º Jorge Magalhães +7m55

59º Joni Brandão +8m36

73º Samuel Caldeira +15m27

76º Ricardo Mestre +15m27

 

Geral Individual Final

 

6º José Gonçalves +14s

31º João Rodrigues +6m35

32º Amaro Antunes +6m35

37º Jorge Magalhães +8m52

45º Joni Brandão +9m33

51º Ricardo Mestre +16m24

75º Samuel Caldeira +26m43

 

Geral Equipas

 

10º W52 – FC Porto

Fonte: W52 – FC Porto

“Vitória de Hugo Nunes na consagração de Luís Mendonça no Grande Prémio Abimota”


O Grande Prémio Abimota voltou a ter chegada ao sprint, desta vez com vitória para Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista). Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) segurou a amarela e conquistou a geral da prova, tendo terminado esta segunda etapa no terceiro lugar.

À semelhança daquilo que aconteceu no dia de ontem, esta segunda e última etapa do Grande Prémio Abimota teve várias tentativas de fuga ao longo dos 173,9 quilómetros que ligaram Anadia a Águeda.

A grande maioria das equipas foi sempre tentando colocar elementos na frente da corrida, mas nenhuma das fugas que se foram formando durante a etapa teve sucesso, sendo sempre alcançada pelo pelotão. Neste grupo principal, foi sendo a equipa do camisola amarela, Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) a assumir as despesas da corrida.

O inevitável acabaria por acontecer, com o pelotão a chegar compacto à meta em Águeda. Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista foi mais forte, batendo Rafael Silva (Efapel Cycling) e Luís Mendonça, que fecharam em segundo e terceiro, com o mesmo tempo do vencedor.

O terceiro lugar foi suficiente para que Luís Mendonça segurasse a vitória da geral e ainda a classificação geral por pontos, com Hugo Nunes a terminar na segunda posição, a quatro segundos, e Rafael Silva em terceiro, a oito segundos.

Alberto Gallego (Rádio Popular-Paredes-Boavista) venceu a classificação geral da montanha, Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) a geral das metas volantes, César Martingil (Rádio Popular-Paredes-Boavista) a geral autarquias, Daniel Dias (Kelly/Simoldes/UDO) a geral bolinhas, Cristobal Ramirez (), a geral de equipas de clube e Steven Bayona (Previley Maglia Coforma Bembibre) a geral da juventude. A Rádio Popular-Paredes-Boavista venceu a classificação geral por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Stephen Williams vence primeira etapa da Volta à Suíça com portugueses longe dos da frente”


Nélson Oliveira (Movistar) na 50.ª posição, a 1.52 minutos do vencedor, enquanto Rui Costa (UAE Emirates) foi 82.º

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista britânico Stephen Williams (Bahrain-Victorious) venceu este domingo a primeira etapa da Volta à Suíça e é líder da prova, superiorizando-se ao alemão Maximilian Schachmann (Bora-hansgrohe) e ao dinamarquês Andreas Korn (Lotto Soudal), segundo e terceiro, respetivamente.

Stephen Williams completou os 177,6 quilómetros da primeira etapa, que começou e terminou em Küsnacht, com o tempo de 4:16.51 horas, liderando um grupo de 15 ciclistas que chegou com o mesmo tempo do vencedor, com muitos dos favoritos à vitória final.

Na geral, o ciclista britânico lidera com quatro segundos de avanço sobre Schachmann e seis em relação a Korn, com os três primeiros a beneficiarem das bonificações.

Os portugueses chegaram à meta longe dos da frente, com Nélson Oliveira (Movistar) na 50.ª posição, a 1.52 minutos do vencedor, enquanto Rui Costa (UAE Emirates), que já venceu esta prova por três vezes, foi 82.º, a 6.45.

A segunda etapa vai ligar Küsnacht a Aesch, ao longo de 198 quilómetros, num dia com três contagens de montanha, duas de segunda categoria e uma de terceira.

Fonte: Record on-line

“Primoz Roglic vence Critério Dauphiné após última etapa ganha por Jonas Vingegaard”


Os dois ciclistas da Jumbo-Visma cruzaram a meta de mãos dadas Roglic (à esquerda) cruzou a meta com o companheiro de equipa, Ivo Oliveira termina em 110º da geral

 

Por: Lusa

Foto: Twitter Critério Dauphiné

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) venceu este domingo a oitava e última etapa do Critério Dauphiné, ganho pelo seu colega esloveno Primoz Roglic, com quem cruzou a meta de mãos dadas.

A tirada decisiva foi mesmo uma demonstração de força da Jumbo-Visma, nomeadamente quando a 5,3 quilómetros da meta Vingegaard acelerou e levou Roglic na roda, deixando para trás o australiano Ben O'Conner (AG2R Citroën) que, ainda assim, aguentou firme e perdeu somente 15 segundos para a dupla rival, ao contrário do resto do grupo.

Os 138,8 quilómetros, entre Saint-Alban-Leysse e o Plateau de Salaison, com chegada em montanha, foram concluídos pela dupla da frente em 3:49.20.

Os três repetiram o pódio final, com Roglic a terminar com 40 segundos de avanço para Vingegaard e 1.41 para O'Connor.

Roglic, de 32 anos, e que em março tinha ganho a clássica Paris-Nice, procura inédita vitória na Volta a França, que começa em 01 de julho, e na qual vai ter mais concorrência, inclusivamente do seu colega de equipa, que terminou a tirada em evidente melhor condição física.

"No Tour vai ser mais difícil fazermos o mesmo que hoje, pois faltam aqui grandes ciclistas. Ainda assim, vamos tentar ganhar a competição com um de nós", disse Vingegaard, de 25 anos, sem se colocar num plano inferior nas prioridades da Jumbo-Visma.

Roglic falou de um "dia incrível" para a equipa, que assim reforçou a "confiança", considerando que o trabalho realizado está a levar as coisas "na direção certa".

Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) brilhou novamente, acabando em quinto, a 53 segundos, subindo mais seis posições para acabar num honroso top-10, nomeadamente em nono, a 3.48 minutos.

Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi 123.º, a 27.15, perdendo uma posição para concluir o Dauphiné em 110.º, a 1:10.27 horas.

Fonte: Record on-line

“ABTF Betão-FEIRENSE protagonista das fugas no GP Abimota”


Fotos: João Fonseca

A ABTF Betão-FEIRENSE esteve em destaque ao mostrar as suas cores nas principais fugas do 42.º Grande Prémio Abimota. A tradicional prova lusa, já ganha pelo Clube Desportivo Feirense em 1993 com Fernando Carvalho, percorreu este fim-de-semana 358,8 quilómetros repartidos por duas jornadas marcadas pelo intenso calor, devido às altas temperaturas que se fizeram sentir em todo o país. A equipa teve em Venceslau Fernandes o melhor corredor ao fechar a classificação geral num honroso 9.º lugar. André Cardoso esteve perto de conquistar a camisola da montanha, ficando em segundo lugar com os mesmos pontos do vencedor.

A primeira jornada ligou Leiria a Vouzela em 184,9 quilómetros, com André Cardoso a integrar uma das fugas do dia e a estar na disputa de três camisolas montanha, metas volantes e bolinhas. A segunda etapa, um pouco mais curta de 173,9 quilómetros, partiu de Anadia rumo a Águeda com Fábio Oliveira e Micael Isidoro a representarem a ABTF Betão-FEIRENSE na fuga do dia.


Em ambas as jornadas as fugas não resistiram à velocidade imposta pelo pelotão em sua perseguição, terminando os dois dias ao sprint, o primeiro com vitória de Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor), que viria a conquistar a camisola amarela, e o segundo com triunfo de Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista). Venceslau Fernandes esteve presente na disputa das duas etapas, fechando ambos os dias em 13.º na meta.

Para o director desportivo Joaquim Andrade, esta “Foi uma corrida positiva, onde a equipa esteve bem e na qual procurámos as nossas oportunidades. O André Cardoso lutou pela camisola da montanha, acabou por perder empatado com os mesmos pontos, mas foi um bom incentivo para o que vem pela frente.


Procurámos estar sempre nas fugas e tivemos o Venceslau Fernandes para a geral. Ele esteve na luta, mas na parte final, como a corrida acabou por se decidir sempre ao sprint, o lugar não corresponde ao valor da prova que ele fez. Todavia, saímos satisfeitos deste GP Abimota.”

Com o final da prova, a equipa ABTF Betão-FEIRENSE rumou à Serra da Estrela, onde irá ficar em estágio até ao dia 25 deste mês, véspera dos Campeonatos Nacionais.

 

Classificações GP Abimota

Classificação Geral:

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) 8h43m51s

2.º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) a 4s

3.º Rafael Silva (Efapel) a 8s

...

9.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-Feirense) a 14s

30.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 5m31s

43.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) a 9m22s

48.º André Cardoso (ABTF Betão-Feirense) a 14m12s

65.º Micael Isidoro (ABTF Betão-Feirense) a 19m52s

76.º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 26m43s

 

Geral Montanha:

 

1.º Alberto Gallego (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 12

2.º André Cardoso (ABTF Betão-Feirense) 12

8.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-Feirense) 4

 

Geral Bolinhas:

 

1.º Daniel Dias (Kelly-Simoldes-Udo) 5

3.º André Cardoso (ABTF Betão-Feirense) 3

4.º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) 3

 

Geral Metas Volantes:

 

1.º Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) 21

5.º André Cardoso (ABTF Betão-Feirense) 2

 

Geral Metas Autarquias:

 

1.º César Martingil (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 5

6.º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) 1

 

Geral Equipas:

 

1.ª Rádio Popular-Paredes-Boavista 26h12m15s

8.ª ABTF Betão-Feirense a 8m34s

 

Geral Pontos:

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) 41

15.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-Feirense) 6

 

Competições ABTF Betão-FEIRENSE em Junho

 

» 24-26/06, Campeonatos Nacionais de Estrada

» 30/06-03/07, Troféu Joaquim Agostinho (2.2)

Fonte: Equipa ABTF Betão-FEIRENSE no 42.º GP Abimota

“Taça de Portugal de XCM Ansião”


Filipe Ramos e Celina Carpinteiro vencedores em Ansião

 

Por: Ana Nunes

Filipe Ramos (Guilhabreu BTT) e Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) foram os vencedores na categoria elite da 3.ª Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM), que decorreu hoje em Ansião.


A terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM) teve lugar em Ansião, concelho de Leiria, onde os corredores da categoria elite masculina tiveram de enfrentar um total de 108 quilómetros, correspondentes a três voltas a um circuito.

Filipe Ramos (Guilhabreu BTT) foi quem conquistou a vitória nesta categoria, cortando a meta com 4h53m33s de prova. Renato Ferreira (Vasconha BTT Vouzela) foi segundo, a 1m34s do vencedor, seguido de Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT), a 2m33s, que segue líder da Taça de Portugal, com 750 pontos, mais 130 do que Davide Machado (BTT Seia).


No setor feminino da categoria elite Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) foi a corredora mais forte, mas Ana Tomás (BTT Seia) não ficou longe, terminando a apenas 15 segundos da adversária. Rita Caetano (Guilhabreu BTT) foi terceira, a 3m37s. A líder da Taça continua a ser Ana Tomás, com uma vantagem de apenas 10 pontos para Celina Carpinteiro, que com a vitória de hoje se aproximou mais do topo da tabela.

Nas categorias de veteranos destacaram-se em master 30 Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) e José Oliveira (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S.Sebastião), em master 35 Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova), em master 40 Raquel Santos (BTT Seia) e Carlos Rocha (SAERTEX Portugal/Edaetech), em master 45 Hugo Velho (Vasconha BTT Vouzela), em master 50 Ana Oliveira (Korpo Activo/Penacova) e António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar), em master 55 Fernando Gonçalves (CTM_Vila Pouca/CEPSA Casa Lima Chaves), em master 60 Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) e em master 65 Manuel Pinto (SAERTEX Portugal/Edaetech).


Nas bicicletas de assistência elétrica os vencedores foram Anabela Antunes (Ansibikers/Ansião Coração de Sicó), no feminino, Carlos Brás (Golden Club Cabanas/Núcleo Sporting CP de VRSA), no masculino.

No paraciclismo, Roberto Soares (Discover Melgaço/União Ciclista de Melgaço) venceu na categoria C e Ivo Pereira (Róódinhas/Master Vantagem) na categoria D.

A quarta prova pontuável para a Taça de Portugal de XCM vai disputar-se no dia 10 de julho em Vila Nova de Paiva.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic-CRP Ribafria em terceiro lugar na Clássica Ciclismo do Alentejo em Estremoz”


Decorreu no dia 10 de Junho, a clássica do Alentejo, prova federada e organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, em parceria com a Associação de Ciclismo de Setúbal e a Envolvsport.

A equipa de ciclismo do CRP Ribafra, Grupo Parapedra - Dinazoo – Riomagic participou nesta prova com 8 unidades da sua equipa, João Letras, Jorge Letras, Daniel Ferreira, Pedro Dias, Aníbal Santo, Paulo Simões, Hélder Pereira e Humberto Pereira.


A prova teve início cerca 15 horas, com partida e chegada em Estremoz e foi disputada com a temperatura acima dos 40 graus, que causou bastante desgaste aos atletas.

Na primeira hora de corrida houve vários ataques e tentativas de fuga, que foram sempre anuladas pelo pelotão.

Na segunda hora de corrida, e após a passagem na Serra de Ossa, foram disferidos ataques no pelotão, que fragmentou o mesmo em vários grupos, ficando um grupo reduzido de 11 unidades.

A cerca de 10 km do final, um atleta do CPR A do Barbas conseguiu escapar ao pelotão e isolar-se numa fuga a solo.


Até a meta os restantes atletas do grupo não conseguiram anular a fuga, cortando a meta isolado o atleta do CRP A do Barbas, com cerca de 1 minuto de vantagem para David Belo (CDASJ), ligeiramente adiantado sobre o grupo liderado por João Letras do CRP Ribafria.

A Equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic esteve sempre em destaque e na disputa da corrida, vindo a conquistar através de João Letras, o 3º lugar da geral e 3º lugar de elites.

Aproveitamos para parabentear os vencedores.

Fonte: Equipa de ciclismo-Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic-CRP Ribafria

“Grande Prémio do Minho”


António Morgado sela conquista do GP do Minho com vitória

 

Por: Ana Nunes

António Morgado (Bairrada) atacou para a vitória em Amares, Braga, na última etapa do Grande Prémio do Minho. Este resultado permitiu-lhe manter a camisola amarela e assim vencer a geral da prova.

A corrida começou a mexer logo nos quilómetros iniciais, com vários corredores a tentarem escapar ao pelotão. A primeira fuga formou-se com seis atletas, mas acabou por começar a perder elementos logo no início da primeira subida.

Nessa altura, com cerca de 20 quilómetros de prova percorridos, juntaram-se à frente da corrida António Morgado, Gonçalo Tavares, Daniel Lima e Rúben Rodrigues (Bairrada). Nessa altura, na fuga estavam também Francisco Cordeiro (Bairrada), Urko Vidal (Limousin/Oriako), Tiago Nunes e Diogo Sousa (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Ainda antes de atingida a primeira metade da prova, que tinha um total de 123,6 quilómetros, tentaram ganhar vantagem António Morgado e Rúben Rodrigues, com este último a lançar-se a solo antes da passagem pela meta volante, ao quilómetro 55. Rúben Rodrigues acabaria por ser alcançado pelo grupo da fuga.

A partir desta altura os ataques foram-se sucedendo, primeiro com Francisco Cordeiro e Urko Vidal e depois com António Morgado e Tiago Nunes a tentarem escapar ao quilómetro 79. Como já nos tem vindo a habituar, António Morgado não tardou a impor o seu ritmo e a isolar-se na frente da corrida, deixando para trás Tiago Nunes.


O corredor da equipa Bairrada cortou a meta a solo e ergueu os braços para celebrar a vitória da 32.ª edição do Grande Prémio do Minho, em Amares. Daniel Lima foi segundo nesta terceira e última etapa da competição, terminando a 6m32s do vencedor. Francisco Cordeiro foi terceiro, com o mesmo tempo de Daniel Lima.

Este resultado permitiu a António Morgado conquistar a geral individual, na frente dos seus companheiros de equipa, Daniel Lima e Gonçalo Tavares, que completaram o pódio em segundo e terceiro, ambos a 6m32s do vencedor.

António Morgado venceu também a classificação por pontos. Gonçalo Tavares venceu a classificação da montanha, Diogo Sousa a classificação de melhor júnior de primeiro ano e Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) conquistou a classificação de melhor atleta da ACM (Associação de Ciclismo do Minho). A Bairrada foi a melhor na classificação geral por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com