quarta-feira, 2 de agosto de 2023

“Campeonato do Mundo de Ciclismo 1º dia”


Telmo Pinão bate recorde pessoal por mais de 5 segundos

Por: José Carlos Gomes

Começou bem a participação portuguesa no Campeonato do Mundo de Ciclismo, em Glasgow, Escócia, com Telmo Pinão a cumprir o principal objetivo para a prova de perseguição individual de classe C2: bater o recorde pessoal.

O paraciclista português baixou, pela primeira vez, da barreira dos quatro minutos, completando os três quilómetros de contrarrelógio individual em 3’58’’052, mais de 5 segundos mais rápido do que o anterior melhor registo nacional, que já lhe pertencia e que era de 4’03’’192.

Com uma prova sempre dentro dos parâmetros definidos pela equipa técnica, de modo a cumprir o objetivo de estabelecer uma nova melhor marca, Telmo Pinão ganhou confiança nas voltas finais e conseguiu ainda destacar-se mais perante o adversário direto na eliminatória, o suíço Roger Bolliger.


“Estou muito contente por atingir este grande objetivo, que era passar o meu recorde pessoal. Ainda ontem na nossa reunião, dizíamos que se melhorasse o recorde por 2 segundos seria excelente. Que dizer de conseguir melhorar em mais de 5 segundos?”, exultou Telmo Pinão no final da prova.

“Trabalhámos muito para este resultado. Obrigado a toda a equipa por trás deste desempenho. Sem o trabalho de todos não teria sido possível. Vou daqui feliz, é quase como se ganhasse uma medalha”, acrescentou o corredor.

O paraciclista português terminou na 14.ª posição e insurgiu-se com aquilo que considera uma injustiça que desvirtua os resultados absolutos: “Continuam a ser classificados atletas com duas pernas como C2, o que torna mais injusta a competição perante corredores amputados”.

Telmo Pinão regressa à pista na sexta-feira, ao início da tarde, para cumprir os 200 metros com partida lançada, segunda prova pontuável para o concurso de omnium.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tadej Pogačar vai disputar o campeonato do mundo em Glasgow”


Por: José Morais

Tadej Pogačar, depois de alguma hesitação se iria ao campeonato do mundo em Glasgow, motivado pelo imenso cansaço acumulado na participação da Volta a França, veio agora informar de vai marcar presença e disputar o campeonato mundial, com o ciclista esloveno a participar no contrarrelógio, e ainda no teste on-line.

O ciclista líder da equipa da UAE, que desistiu do campeonato europeu de escaladas, anunciou a sua seleção, e veio esclarecer agora as dúvidas de que o mesmo irá marcar presença em Glasgow, juntando-se a, Kristijan Koren, Tilen Finkst, Luka Mezgec,Do, Men Novak, Anze Skok, Matevz Govekar e Jaka Primozic.

Tadej Pogačar que surpreendeu quando foi questionado pela sua presença no campeonato do mundo, onde esclareceu o muito cansaço provocado no Tour de França, já que chegou ao mesmo sem estar em forma, e que teve de acelerar os processos de preparação, porem confirmou de não vai marcar presença este ano na Volta a Espanha.    

“João Almeida terceiro na quinta etapa da Volta à Polónia”


Nas contas da geral, Mohoric segue líder, com 12 segundos de vantagem para o ciclista português

 

Por: Lusa

O ciclista português João Almeida foi hoje terceiro classificado na quinta etapa da Volta à Polónia, ao escapar a uma queda nos últimos metros da chegada a Bielsko-Biala, seguindo em segundo da geral individual.

Almeida sprintou com o camisola amarela, o esloveno Matej Mohoric (Bahrain-Victorious), segundo, e o vencedor da tirada, o neerlandês Marijn van der Berg (EF Education-Easy Post), que se impôs ao cabo de 4:51.27 horas no final de 198,8 quilómetros entre Pszczyna e Bielsko-Biala.

O sprint final foi afetado por uma queda já na reta final que deixou fora da luta grande parte do pelotão que resistia, com Almeida a escapar, assim como Rúben Guerreiro (Movistar), 13.º classificado com o mesmo tempo.

Nas contas da geral, Mohoric segue líder, com 12 segundos de vantagem para João Almeida, vencedor da corrida em 2021, enquanto o polaco Michal Kwiatkowski (INEOS) subiu a terceiro, a 16 segundos. Guerreiro é 13.º, a 1.03 minutos.

Na quinta-feira, a sexta etapa é um contrarrelógio individual em Katowice, com 16,6 quilómetros que serão determinantes no desfecho da corrida que termina sábado em Cracóvia.

Fonte: Sapo on-line

“ABTF Betão-Feirense apresentação da equipa ABTF Betão-Feirense para a 84ª Volta a Portugal”


Equipa com ambição para estar na disputa da prova-rainha do ciclismo nacional

 

Fotos: Ciclismo +TV

No passado dia 27 de Julho, a ABTF Betão-Feirense deu a conhecer os sete ciclistas que irão disputar a 84ª Volta a Portugal. António Carvalho, Afonso Eulálio, Fábio Oliveira, Francisco Pereira, Ivo Pinheiro, Pedro Andrade e Santiago Mesa foram os atletas convocados pelo director-desportivo Joaquim Andrade para lutar pela prova-rainha do ciclismo nacional, que irá estar na estrada de 9 a 20 de Agosto.

A cerimónia de apresentação realizou-se na Alameda do Tribunal, em Santa Maria da Feira, e contou com a presença de fãs da equipa ABTF Betão-Feirense e inúmeros convidados, destacando-se a presença de Rodrigo Nunes, presidente do Clube Desportivo Feirense, Danny Tavares e Fátima Tavares, administradores do Grupo Tavares, e Mário Jorge Reis, vereador do desporto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

O diretor-desportivo Joaquim Andrade destacou a importância da presença de todos aquando da apresentação dos sete eleitos para a Volta a Portugal: “Sentir todo este apoio, ter todas estas pessoas a torcer por nós, vai ajudar a suplantar-nos e tudo faremos para dar aos nossos adeptos, patrocinadores e parceiros muitas alegrias durante estes dias, que são tão especiais para nós”.


Quanto à Volta e aos objectivos da equipa, Joaquim Andrade referiu: “Iremos partir para esta Volta a Portugal com o objectivo de sermos protagonistas a cada dia. Apesar da fractura de clavícula no início do mês de Julho, o António Carvalho será a principal aposta para a classificação geral, mas temos outros ciclistas que estão a atravessar um grande momento e não iremos comprometer as suas aspirações. As primeiras quatro etapas adequam-se melhor ao Santiago Mesa e a equipa irá dar-lhe o apoio necessário para que possa tentar a vitória de etapa. A partir da quinta etapa serão os trepadores a mandar na corrida, também para esses dias estou confiante que responderemos da melhor forma às exigências da montanha”, concluiu.

 

ABTF BETÃO-FEIRENSE NA 84ª VOLTA A PORTUGAL

 

- António Carvalho (33, Santa Maria da Feira)

- Afonso Eulálio (21, Figueira da Foz)

- Fábio Oliveira (28, Santa Maria da Feira)

- Francisco Pereira (22, Porto)

- Ivo Pinheiro (24, Chaves)

- Pedro Andrade (23, Santa Maria da Feira)

- Santiago Mesa (25, Medellín, Colômbia)

 

ETAPAS 84ª VOLTA A PORTUGAL

 

09/08 - Prólogo: Viseu – Viseu (3,6 km) CRI

10/08 - 1ª Etapa: Anadia – Ourém (188,5 km)

11/08 - 2ª Etapa: Abrantes – Vila Franca de Xira (177,3 km)

12/08 - 3ª Etapa: Sines – Loulé (191,8 km)

13/08 - 4ª Etapa: Estremoz – Castelo Branco (184,5 km)

14/08 - 5ª Etapa: Mação – Covilhã, Torre (184,3 km)

15/08 - 6ª Etapa: Penamacor – Guarda (168,5 km)

16/08 - Dia de Descanso – Guarda

17/08 - 7ª Etapa: Torre de Moncorvo – Montalegre, Larouco (162,6 km)

18/08 - 8ª Etapa: Boticas – Fafe (146,7 km)

19/08 - 9ª Etapa: Paredes – Mondim de Basto, Sr.ª da Graça (174,5 km)

20/08 - 10ª Etapa: Viana do Castelo – Viana do Castelo (18,2 km)

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF BETÃO-FEIRENSE

“Campeonato do Mundo de Ciclismo”


Álvaro Pestana e Pedro Câmara abrem a pista ao BTT português na Escócia

Por: José Carlos Gomes

Os juniores Álvaro Pestana e Pedro Câmara disputam, nesta quinta-feira, a qualificação do Campeonato do Mundo de Downhill (DHI), em Fort William, Escócia, sendo os primeiros betetistas portugueses a competirem no Mundial multidisciplinar.

A descida que irá apurar os 60 juniores que, no dia seguinte, disputarão a final está marcada para as 17h00, não tendo sido ainda publicado o horário de partida específico de cada um dos corredores.

David Rosa, o selecionador nacional que dirige a participação portuguesa nas provas de DHI deste Campeonato do Mundo, explica a relevância da competição para o percurso formativo de alto rendimento dos ciclistas.


“São ambos juniores de primeiro ano e, portanto, nunca estiveram numa competição deste nível. Terão a oportunidade de ganhar maturidade em pistas deste calibre, perante os melhores do mundo, o que permitirá aferir o nível de ambos no contexto internacional”, declara o responsável técnico.

Caso Álvaro Pestana e Pedro Câmara estejam entre os 60 mais rápidos na qualificação garantem a presença na final, marcada para as 15h30 de sexta-feira. No mesmo dia, às 12h30, corre-se a qualificação de elite masculina, na qual alinham os portugueses Gonçalo Bandeira e Nuno Reis.

“Na prova de elite, com outra experiência e maturidade dos portugueses, temos a ambição de melhorar o resultado do ano passado”, adianta David Rosa. Em 2022, Gonçalo Bandeira terminou o Campeonato do Mundo no 31.º lugar, a segunda melhor classificação portuguesa de sempre entre a elite masculina, apenas superada pelo desempenho de Francisco Pardal em 2018, ano em que foi 24.º classificado.

A pista de Fort William é muito exigente. “É muito rápida e física, muito longa também”, descreve David Rosa.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Evento a 14 abril 2024 Lidl Setúbal Triathlon no HMS Triathlon series e inscrições abertas pata 2024”


Por: Rita Eustáquio

A oitava edição do Lidl Setúbal Triathlon, evento organizado pela HMS Sports e Câmara Municipal de Setúbal, realiza-se a 14 de abril 2024 e os interessados em participar neste desafio, constituído por 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, podem inscrever-se no sítio oficial do evento: www.setubaltriathlon.pt após o período exclusivo para os totalistas, as inscrições estão disponíveis para os atletas em geral desde ontem, 1 de agosto, e já temos cerca de 250 inscritos.

“Com sete edições já realizadas e cerca de 5.000 triatletas participantes, o crescimento do Lidl Setúbal Triathlon é notório e esperamos mantê-lo em 2024. Uma das novidades é a integração da prova no HMS TRIATHLON SERIES, uma competição criada pela HMS Sports a pensar no próximo ano que junta dois concelhos: Setúbal e Sines”, sublinha Hugo Sousa, CEO da entidade organizadora.

Em 2024, surge o HMS TRIATHLON SERIES, que irá desafiar os atletas a participar em dois eventos: o Lidl Setúbal Triathlon e o Sines Triathlon, prova que se estreará a 29 de setembro 2024. “Pretendemos criar uma espécie de ‘campeonato’, estabelecendo uma classificação para quem concluir as duas provas e benefícios para quem se inscrever nos dois eventos. Acreditamos que será uma iniciativa interessante para os triatletas, com dois desafios de distância longa”, refere Hugo Sousa.


Sobre o Lidl Setúbal Triathlon, a organização mantém o “propósito de beneficiar a experiência de quem participa e de quem assiste ao evento, sempre com o importante apoio da autarquia setubalense e dos parceiros, fundamentais no sucesso numa iniciativa desta envergadura”, destaca o responsável máximo da HMS Sports.

 

Oitava edição

 

A participação no Lidl Setúbal Triathlon pode ser feita individualmente ou em estafetas. Até 15 de setembro, decorre o período promocional com a inscrição individual para federados de 100€ (acresce 15€ de seguro para não federados). Para as estafetas (podem ser de dois ou três elementos e constituídas exclusivamente por senhoras ou homens ou podem ser mistas), a inscrição é de 160€ até 30 de novembro de 2023 (acresce 15€ de seguro por estafeta no caso de atletas não federados).


A 14 de abril 2024, serão entregues troféus para os três primeiros classificados masculinos e femininos em absolutos e age-groups, para as três primeiras equipas e estafetas. Todos os triatletas que concluírem o desafio recebem a medalha de finisher.

O evento é dirigido a pessoas com 18 ou mais anos e terá início na praia do Parque Urbano de Albarquel para o segmento de natação (volta única com saída australiana). Seguem-se 90 km de ciclismo, divididos em duas voltas de 45 km e desenhados pela Av. Luísa Todi, Zona Industrial da Mitrena e a desafiante Serra da Arrábida. Por último, os triatletas terão de correr 21,1 km (quatro voltas) antes da consagração junto ao Auditório José Afonso.

O Lidl Setúbal Triathlon tem organização da HMS Sports e da Câmara Municipal de Setúbal e conta com o apoio do Lidl Portugal e da Margres.

Fonte: Comunicação Setúbal Triathlon

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com