quinta-feira, 3 de agosto de 2023

“João Almeida iguala líder da Volta à Polónia após ‘crono’ da sexta etapa”


Ruben Guerreiro (Movistar) caiu para o 25.º posto da geral, a 2.11 minutos de distância, após conseguir o 73.º registo no 'crono'

 

Por: Lusa

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) igualou hoje o tempo do esloveno Matej Mohoric (Bahrain-Victorious), líder da geral da Volta à Polónia ao ser segundo classificado no contrarrelógio da sexta etapa, ganho pelo italiano Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step).

A uma etapa do fim, Mohoric e Almeida têm o mesmo tempo, com vantagem para o esloveno nas milésimas de segundo do exercício contra o relógio de 16,6 quilómetros em Katowice.

Cattaneo foi o mais rápido, gastando 19.10 minutos, enquanto Almeida registou o segundo melhor tempo, a 13 segundos, um segundo mais rápido do que o britânico Geraint Thomas (INEOS), terceiro.

Mohoric cortou a meta em 11.º e a 25 segundos, perdendo os 12 segundos de vantagem para o português, que venceu a corrida em 2021 e procura novo triunfo no escalão WorldTour antes dos Mundiais de ciclismo.

“Acho que fiz o melhor possível no crono. Foi muito bom, mas ele também conseguiu. Foi muito próximo”, declarou o ciclista luso, após a etapa.

Almeida disse ainda que sabia que o adversário “estaria bem, porque há dois anos também esteve”, e que seria “duro tirar-lhe muito tempo”, dando-lhe os parabéns antes do último ‘round’.

o português, terceiro na Volta a Itália deste ano, tem agora uma última oportunidade na sexta-feira, nos 166,6 quilómetros entre Zabrze e Cracóvia, para desempatar, sobretudo nas bonificações de tempo nos sprints intermédios, num dia com chegada ao sprint em perspetiva.

Ruben Guerreiro (Movistar) caiu para o 25.º posto da geral, a 2.11 minutos de distância, após conseguir o 73.º registo no 'crono'.

Fonte: Sapo on-line

“Robert Stannard vai recorrer da suspensão”


Foto: Team Jayco AlUla

O australiano Robert Stannard (Alpecin) diz-se inocente e por isso vai recorrer da suspensão imposta pela UCI "por utilizar métodos e ou substâncias proibidas" durante 2018 e 2019, quando corria pela Mitchelton.

Fonte: Record on-line

“Campeonato do Mundo de Ciclismo/Seleção de pista em Glasgow para consolidar ambição olímpica”


Por: José Carlos Gomes

Portugal inicia, nesta sexta-feira, a participação no Campeonato do Mundo de Pista, em Glasgow, Escócia. A estreia será em scratch, mas o foco aponta para as disciplinas olímpicas de omnium e de madison.

Será Maria Martins a primeira a subir à pista, quando forem cerca de 20 horas de sexta-feira. Irá fazê-lo na disciplina de scratch, da qual é a vigente campeã europeia de elite. Um bom resultado nas disciplinas não olímpicas é sempre possível, mas o selecionador nacional, Gabriel Mendes, explica por que razão tem as atenções colocadas nas corridas que integram o programa dos Jogos Olímpicos.

“Este Campeonato é muito importante, porque tem uma ponderação superior na atribuição de pontos no ranking de apuramento para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Tem um peso muito significativo relativamente à Taça das Nações e ao Campeonato da Europa. É um momento em que haverá a consolidação do processo de qualificação”, conta Gabriel Mendes.

Apesar da relevância das corridas no Velódromo Sir Chris Hoy, nada ficará definido em Glasgow. Portugal teve muito bons resultados na Taça das Nações e no Campeonato da Europa de 2022, o que permite encarar com otimismo o Mundial desta semana. Mas esta será apenas mais uma etapa no processo rumo a Paris 2024.


“O nosso objetivo nas provas do programa olímpico é a obtenção do maior número de pontos. Nunca poderemos falar em posição de conforto, porque, depois do Mundial, ainda faltará um Europeu e mais uma época da Taça das Nações para fechar a qualificação, mas se aqui obtivermos classificações dentro do top 10 consolidamos o nosso processo de apuramento. No entanto, não poderemos pensar que fica tudo resolvido. Obter uma boa pontuação irá permitir-nos enfrentar a segunda fase de qualificação numa posição mais vantajosa”, esclarece Gabriel Mendes.

Nas disciplinas olímpicas, Portugal contará com Maria Martins no omnium feminino, que encerrará a participação portuguesa na pista, no dia 9. Já no próximo domingo, 6 de agosto, Iúri Leitão compete no omnium masculino. Os gémeos Ivo e Rui Oliveira formarão a dupla portuguesa para o madison masculino, dia 8.

Ivo Oliveira vai ainda competir na disciplina de perseguição individual, no dia 6. No Mundial de 2022 conquistou a medalha de bronze nesta disciplina e estabeleceu o melhor registo nacional de sempre no contrarrelógio de quatro quilómetros: 4’06’’704. Fazer um tempo melhor é a meta para Glasgow.

Apesar da aposta muito centrada nas disciplinas olímpicas, o ranking permitiu também a Portugal apurar-se para o Mundial nas disciplinas de eliminação masculina e de corrida por pontos feminina. Os representantes nessas provas serão os sub-23 João Martins e Daniela Campos.

“As vagas que temos em Glasgow dependem dos rankings. É evidente que demos primazia às disciplinas de omnium e de madison, que são olímpicas. No entanto, conseguimos vagas noutras disciplinas e iremos utilizá-las. Vamos aproveitar essas vagas para proporcionar a oportunidade de ganhar experiência competitiva aos atletas ainda em fase de desenvolvimento, que são o João Martins e a Daniela Campos. Este Campeonato vai contribuir para o processo de desenvolvimento, pois precisam de competir a este nível, num contexto de maior exigência competitiva”, conclui Gabriel Mendes.

 

Programa de Portugal no Campeonato do Mundo de Pista para elite

 

4/08/2023, 20h01: Scratch Elite Feminina - Maria Martins

6/08/2023, 10h25: Qualificação Perseguição Elite Masculina - Ivo Oliveira

6/08/2023, 14h41, 18h22, 19h16, 20h12: Omnium Elite Masculina - Iúri Leitão

6/08/2023, 19h01: Final Perseguição Individual Elite Masculina

7/08/2023, 18h28: Eliminação Elite Masculina - João Martins

8/08/2023, 18h42: Corrida por Pontos Elite Feminina - Daniela Campos

8/08/2023, 19h44: Madison Elite Masculina - Ivo Oliveira e Rui Oliveira

9/08//2023, 17h38, 18h19, 18h58, 20h21: Omnium Elite Feminina - Maria Martins

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Super mundiais de ciclismo nunca antes vistos para acompanhar em direto no Eurosport de 3 a 13 de agosto”


Por: Vasco Simões

Foto: Eurosport

De 03 a 13 de agosto, a cidade de Glasgow acolhe os Campeonatos do Mundo de Ciclismo da UCI. Os melhores atletas do planeta nas principais disciplinas desta modalidade competem na Escócia pelas medalhas e pela glória num evento de 11 dias com um formato totalmente novo. Pela primeira vez uma série de especialidades nas duas rodas estão concentradas nos mesmos mundiais e na mesma cidade fazendo de Glasgow o centro de todas as atenções para os amantes de ciclismo. O Eurosport emite mais de 60 horas em direto de toda a ação!

Trata-se de uma competição histórica para a UCI que promove estes Mundiais ‘unificados’ ao reunir 13 especialidade entre elas ciclismo de estrada, pista, BMX, BTT ou Trails. De momento ciclocrosse e gravel ficam de fora, mas os planos são para manter este formato de quatro em quatro ano, dentro do ciclo olímpico.

Enquanto Glasgow será a sede principal das competições de ciclismo de estrada e pista, outras especialidades terão o centro da ação noutras localidades: BTT Downhill (Fort William), BTT Cross Country (Glentress Forest) e BMX (Glasgow Green e Knightswood).

Nestes ‘Super Mundiais’ são esperadas grandes estrelas. Nas provas de estrada o grande destaque vai para nomes como Remco Envenepoel, Wout Van Aert, Mathieu Van der Poel, Julian Alaphilppe ou Tadej Pogacar.

Nas senhoras o destaque vai para a despedida do ciclismo profissional da lenda Annemiek Van Vlueten que deverá protagonizar uma intensa luta pela camisola arco-íris com Demi Vollering, vencedora da Volta a França, e com Lotte Kopecky, segunda classificada no Tour.

A seleção de Portugal será composta por 39 atletas. André Carvalho, João Almeida, Nelson Oliveira e Rúben Guerreiro competem nas provas de estrada na categoria de Elite. António Morgado, Gonçalo Tavares, Daniel Lima, Diogo Gonçalves e Lucas Lopes estão convocados para as provas de estrada Sub-23 enquanto José Moreira e Tiago Santos competem na categoria de Juniores.

Vera Vilaça será a única ciclista lusa de Elite nas provas de estrada. Daniela Campos compete nos Sub-23, enquanto Daniela Simão e Raquel Dias em Juniores.

A comitiva de BTT apresenta-se igualmente numerosa com Raquel Queirós, Ana Santos, Diogo Neves, João Cruz, Beatriz Guerra, Guilherme Barros, Rafael Sousa, Guilherme Mota, José Duas, Tiago Ferreira, Álvaro Pestana, Pedro Câmara, Nuno Reis e Gonçalo Bandeira nas diferentes especialidades.

No ciclismo de pista, Ivo Oliveira, Rui Oliveira, Iúri Leitão, João Martins, Daniela Campos e Maria Martins são os atletas que tentarão trazer medalhas para Portugal depois de nos últimos anos terem conquistado bastantes metais preciosos nas grandes competições internacionais.

Renato Silva será o único atleta nacional nas provas de BMX enquanto que no Paraciclismo competem Telmo Pinão, Bernardo Vieira, Flávio Pacheco e Luís Costa.

Não perca estes Mundiais de Ciclismo da UCI, uma competição inédita para seguir de 03 a 13 de agosto, nos ecrãs do Eurosport. São mais de 60 horas de muita ação nas duas rodas!

 

CONFIRMA AS DATAS E HORÁRIOS DAS PROVAS DOS MUNDIAIS

 

03 DE AGOSTO

17:40 – 21:30 – E1 – CICLISMO DE PISTA 1.ª JORNADA – ELITE

 

04 DE AGOSTO

10:25 – 15:30 – E1 – CICLISMO DE PISTA 2.ª JORNADA – ELITE

17:10 – 21:30 – E1 – CICLISMO DE PISTA 2.ª JORNADA – ELITE

 

05 DE AGOSTO

09:55 – 15:05 – E1 – CICLISMO DE PISTA 3.ª JORNADA – ELITE

12:25 – 14:00 – E2 – BTT DOWNHILL FEMININO – ELITE

14:25 – 17:05 – E2 – BTT DOWNHILL MASCULINO – ELITE

17:25 – 21:30 – E1 – CICLISMO DE PISTA 3.ª JORNADA – ELITE

 

06 DE AGOSTO

09:00 – 16:00 – E1 – CICLISMO DE ESTRADA – FUNDO – ELITE

12:00 – 15:00 – E2 – CICLISMO DE PISTA 4.ª JORNADA – ELITE

15:00 – 17:15 – E2 – BMX FREESTYLE MEIAS-FINAIS MASCULINAS

16:55 – 21:30 – E1 – CICLISMO DE PISTA 4.ª JORNADA – ELITE

 

07 DE AGOSTO

11:25 – 15:30 – E1 – CICLISMODE PISTA 5.ª JORNADA – ELITE

14:25 – 16:15 – E2 – BMX FREESTYLE FINAL MASCULINA

16:55 – 18:30 – E2 – BMX FREESTYLE FINAL FEMININA

17:10 – 21:30 – E1 – CICLISMO DE PISTA 5.ª JORNADA – ELITE

 

08 DE AGOSTO

12:25 – 15:30 – E2 – CICLISMO DE PISTA 6.ª JORNADA – ELITE

12:55 – 16:30 – E1 – CICLISMO DE ESTRADA CONTRARRELÓGIO EQUIPAS MISTAS – ELITE

17:10 – 21:30 – E1 – CICLISMO DE PISTA 6.ª JORNADA – ELITE

 

09 DE AGOSTO

12:00 – 14:20 – E1 – BTT – CROSS COUNTRY EQUIPAS MISTAS

14:20 – 17:20 – E1 – CICLISMO DE ESTRADA CONTRARRELÓGIO MASCULINO – SUB-23

14:55 – 18:00 – E2 – BTT CROSS COUNTRY ELÉTRICO

17:20 – 21:30 – E1 – CICLISMO DE PISTA 7.ª JORNADA – ELITE

18:00 – 19:45 – E2 – BIKE TRIAL EQUIPAS MISTAS

 

10 DE AGOSTO

13:55 – 17:15 – E1 – CICLISMO DE ESTRADA CONTRARRELÓGIO FEMININO – ELITE

14:55 – 16:00 – E2 – BMX FREESTYLE FINAL FEMININA – ELITE

16:00 – 18:00 – E2 – BMX FREESTYLE FINAL MASCULINA – ELITE

17:15 – 18:30 – E1 – BTT CROSS COUNTRY PISTA CURTA MASCULINO

18:30 – 19:30 – E1 – BTT CROSS COUNTRY PISTA CURTA FEMININO

 

11 DE AGOSTO

14:30 – 18:00 – E1 – CICLISMO DE ESTRADA CONTRARRELÓGIO MASCULINO – ELITE

 

12 DE AGOSTO

11.00 – 13:00 – E1 – BTT CROSS COUNTRY OLÍMPUCO FEMININO – ELITE

13:00 – 15:30 – E1 – CICLISMO DE ESTRADA PROVA DE FUNDO MASCULINA SUB-23

13:25 – 15:00 – E2 – BIKE TRIAL FINAL FEMININA – ELITE

15:30 – 17:20 – E1 – BTT CROSS COUNTRY OLÍMPICO MASCULINO – ELITE

17:20 – 20:30 – E1 – BIKE TRAIL FINAL MASCULINA – ELITE

 

13 DE AGOSTO

11:25 – 14:15 – E2 – BMX ESTRADA – ELITE

11:30 – 16:00 – E1 – CICLISMO DE ESTRADA PROVA DE FUNDO FEMININA – ELITE

 

15 DE AGOSTO

13:45 – 14:45 – E1 – MELHORES MOMENTOS DOS MUNDIAIS

Fonte: Eurosport

“Campeonato do Mundo de Ciclismo 2º dia Downhill - DHI”


Descida atribulada para os portugueses na qualificação de DHI

 

Por: José Carlos Gomes

Os juniores Álvaro Pestana e Pedro Câmara tiveram hoje uma descida atribulada na prova de qualificação do Campeonato do Mundo de Downhill (DHI), disputada em Fort William, Escócia.

Correndo com a garantia de passagem à final, dado que só competiram 50 corredores, os portugueses viveram uma jornada de aprendizagem, com algumas falhas a serem um fator de melhoria para a final a disputar nesta sexta-feira.

O melhor corredor da Seleção Nacional foi Álvaro Pestana. Apesar de uma queda, terminou a qualificação com 5’14’’665, no 47.º lugar. Pedro Câmara concluiu a descida de qualificação no lugar imediato, com 5’24’’924.

“Foi um dia importante de aprendizagem para ambos. Começaram por testar um novo protocolo de aquecimento e, depois, o desempenho em prova dá pistas sobre o que deve ser melhorado. O Álvaro teve uma queda sem repercussões físicas, mas que o fez perder ai uns 25 segundos. O Pedro teve alguns erros, normais nesta categoria, mas que com a experiência podem ser evitados na final”, explica o selecionador David Rosa.

A dupla júnior regressa amanhã à pista de 2,82 quilómetros, em Fort William, para disputar a final, às 15h30. Antes disso corre-se a qualificação de elite. Portugal estará representado nessa descida por Nuno Reis, que parte às 12h46m30s, e Gonçalo Bandeira entra em ação às 13h00m30s.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com