terça-feira, 20 de outubro de 2020

“CITAÇÕES DE ESPECIALISTAS: CONTADOR E DURAND NO REGRESSO 'INCRÍVEL' DE ROGLIC TEM SIDO FANTÁSTICO... ROGLIC É UM LÍDER ÚNICO."”


Por: Vasco Simões

Primoz Roglic continua a sacudir a desilusão de perder a Volta a França na penúltima etapa ao vencer hoje a etapa inaugural da Vuelta. O esloveno parecia em boa forma e continua a ser o claro favorito a defender o título da Vuelta.

 

Alberto Contador em Primoz Roglic:

"A La Vuelta promete ser muito interessante. Os cavaleiros que participam estão vindo aqui para dar tudo e eles não vão hesitar. Roglic quer impor a sua lei desde o primeiro dia e isso é inegável.

"A maioria dos favoritos do Tour são os mesmos para esta Vuelta: decidem assumir a responsabilidade e mostram-no desde o início. Na verdade, [Sepp] Kuss tem sido melhor que Roglic, mas sabemos o soco final de Roglic. Perdeu o Tour no último minuto e brilhou no Campeonato do Mundo. Roglic está a chegar ao topo desta corrida e quer dominar desde o início, mas tem de ter cuidado para não fazer a corrida por muito tempo."

 

Jacky Durand em Primoz Roglic:

"Ele tem sido incrível, tem de ser dito. Todos temos uma imagem dele cansado no final do contrarrelógio do Tour de France. Mas ele definitivamente veio para ganhar a Vuelta, ele quer ganhar a camisola vermelha rapidamente. Costuma-se dizer que é melhor deixar o peso da corrida para outras equipas, deixando a camisola do líder para outras equipas. Mas sabemos que a Jumbo-Visma tem as armas para controlar a situação durante quase três semanas. Roglic é o líder único e tem uma equipa sólida com ele. A sua equipa foi sólida com Paul Martens durante a primeira parte da corrida, vimos um Robert Gesink muito bom e depois George Bennett e Sepp Kuss."

Fonte: Discovery

“MANCHETES: DESAFIO VUELTA DE CHRIS FROOME TERMINA NA PRIMEIRA ETAPA REAÇÃO DE ESPECIALISTAS DE CONTADOR E DURAND COMO FROOME 'DESISTE'”


Por: Vasco Simões

Chris Froome, bicampeão da Vuelta, teve um dia para esquecer e já lidera a prova (Primoz Roglic) por 11 minutos após apenas uma etapa. O seu desempenho levou os especialistas do Eurosport e da GCN a questionarem o seu papel na equipa do INEOS durante esta Vuelta, que será o seu último Grand Tour com a equipa britânica.

 

Alberto Contador em Chris Froome:

"Estamos a perder algo que está a acontecer ao Froome. A sua situação a nível psicológico não será boa, nem com a sua equipa. O que vimos hoje não foi nada normal. É verdade que já passou muito tempo desde o acidente do Froome, mas vimo-lo hoje e há algo que não sabemos sobre o seu verdadeiro estado de forma.

"É uma surpresa porque não é habitual ver alguém tão importante desta forma. A equipa fez o seu trabalho e o Froome não conseguiu atingir esse nível. Vamos ver qual será o papel final do Chris, porque é uma incógnita."

 

Jacky Durand a falar pela Eurosport France sobre Chris Froome:

"Tivemos algumas perguntas no início desta Vuelta. Sabíamos que ele não se tinha portado bem ultimamente, no Tirreno-Adriatico, por exemplo. Mas nunca sabemos com Chris Froome. Rapidamente percebemos que, quando ainda havia 60-70 corredores, ele já estava em dificuldades. Lutou em todas as subidas para se manter em contacto e ficou quase dentro de um grupo onde só restavam cerca de 40 cavaleiros e depois desistiu. Certamente vamos vê-lo novamente, mas ele vai servir Richard Carapaz. 

 

Durand acrescentou:

"Já aprendemos algumas lições, apesar de não ser uma grande etapa de montanha. Pinot está fora, Froome está fora, Vlasov está fora, Michael Woods está fora! Só fizemos uma etapa e perdemos quase quatro favoritos. Não esperava ter grandes lacunas num palco de montanha. A equipa jumbo-visma contribuiu para isso, mas a equipa do INEOS Grenadiers também contribuiu, porque foi a que endureceu a corrida antes da última subida, para Richard Carapaz que tentou emboscar."

 Fonte: Discovery

“CITAÇÕES EXCLUSIVAS PÓS-CORRIDA: ALMEIDA RECEIA QUE VENHA A CEDER AMANHÔ


ESTOU À ESPERA DO PIOR E TUDO PODE CORRER MAL

 

Por: Vasco Simões

Restam apenas cinco etapas no Giro d'Italia deste ano e o português João Almeida ainda lidera a corrida pela maglia rosa. Arrebatou mais alguns segundos sobre o seu rival wilco Kelderman hoje, mas admitiu que amanhã está "à espera do pior".

Jan Tratnik roubou as manchetes hoje, no entanto, tornou-se a mais recente estrela eslovena a ganhar uma etapa do Grand Tour. Encontre cotações exclusivas pós-corrida abaixo após entrevistas com Eurosport e Bernie Eisel da GCN.

 

Jan Tratnik (Bahrain-McLaren)

"Hoje foi para mim a última oportunidade esta semana. Ok, temos um contrarrelógio, mas esta foi a única fase para mim e uma muito especial, já que era muito perto da Eslovénia. Aproximei-me da fuga e fui muito cedo sozinho. Não tinha a certeza se na última subida conseguiria. Ainda tinha energia suficiente e dei-lhe tudo o que tinha nas pernas no sprint. Eu sabia o quanto podia ir, por isso tentei vigiar a minha energia e no último quilómetro fui a gás total. Perto da meta, ataquei exatamente no momento em que a minha namorada estava de pé e acho que foi aí que consegui alguma energia extra."

 

João Almeida (Deceuninck-QuickStep)

"Foi um dia muito longo, mais de seis horas de bicicleta. Pensei que a melhor defesa era atacar e ganhei dois segundos, o que foi ótimo. Tem sido muito bom e a sensação é ótima. Espero que continue assim. Hoje foi difícil, mas o ritmo não foi super difícil. A pausa chegou com muito tempo e o circuito de escalada foi muito íngreme. Amanhã é mais difícil e vai ficar mais difícil a cada dia. Vamos ver como corre o amanhã – estou à espera do pior e tudo pode correr mal, penso eu."

Fonte: Discovery

“Irene Lozano destaca esforço da Vuelta para "garantir um desporto seguro"”


Feliz pelo início da rodada espanhola

 

Por: EFE

A presidente do Conselho Superior de Desportos (CSD), Irene Lozano, destacou-se no Alto de Arrate, onde terminou a primeira etapa, o "esforço da organização" da Vuelta 2020 "para garantir um desporto seguro" e também que a corrida tem sido capaz de começar no meio da pandemia coronavírus.

"A coisa mais importante, é o que todos os atletas, todos os ciclistas queriam", disse ela à televisão espanhola no histórico porto da cidade de Eibar, em Guipuzcoan. Lozano também avaliou que "esse enorme esforço que a organização tem feito para garantir o desporto seguro é uma estratégia que foi reconhecida pela OMS, internacionalmente ao nosso país".

"E para mim, como presidente do CSD, um orgulho que eles tenham sido capazes de fazer rolar as suas bicicletas nesta Volta a Espanha", acrescentou. Antes da corrida, Lozano acredita que "o principal é que a bolha da corrida funciona bem". "Como a própria Vuelta diz, esta é a fase mais difícil das nossas vidas, e o importante é que a mesma possa chega a Madrid e que ela chegue bem", disse ela.

Nesse sentido, embora assuma que, "claro, os protocolos não podem evitar riscos", também acredita que "minimiza ao máximo". "Deixando que tudo possa acabar bem", resumiu seus desejos.

Fonte: Marca

“Ion Izagirre: "O vento deixou a estrada muito desconfortável"”


O corredor do Astana afirma que está recuperado após o Tour

 

Por: EFE

O Espanhol Ion Izagirre (Astana) reconheceu, apesar de ser um conhecedor perfeito do terreno pelo qual transitou pela primeira etapa da Volta a Espanha, que sofreu "muito frio e o vento forte o deixou muito desconfortável. Com a chuva havia um grande perigo nas descidas porque havia tantas folhas no asfalto", disse.

Após ceder 51 segundos na linha de chegada com o vencedor e primeiro líder da Vuelta, o esloveno Primoz Roglic (Jumbo Visma), Izagirre explicou que a aposta inicial da equipa era a do russo Aleksandr Vlasov e agora ele permaneceu como primeira escolha.

"Depois do Tour eu estive bem e recuperei, mas teremos que ir devagar", garantiu sobre as suas sensações após este primeiro dia. Em relação ao controle que a Jumbo Visma e Ineos Grenadiers realizaram, ele deixou claro que "é a mesma velha história". Para Izagirre, essas datas da corrida espanhola vão torná-la especialmente exigente para "o tempo em que está e psicologicamente vai se tornar muito longa".

Fonte: Marca

“Enric Mas: "Eu me sinto bem e a Movistar veio para ganhar a Vuelta"”


Corredor garante que "corremos em casa e estamos bem"

 

Por: EFE

O espanhol Enric Más, um dos protagonistas do grupo principal que chegou nesta terça-feira à frente na primeira etapa da Vuelta 2020 para o topo de Arrate, afirmou que está "bem" e que se a Movistar trabalhou neste dia é porque ele está na corrida "para vencer".

"Saímos para ganhar a Volta. Corremos em casa e estamos bem. Eu me sinto ótimo. Não sei se sou o representante das opções espanholas, mas me sinto forte", disse ele após o fim da etapa.

Estava um pouco chateado, já que o palco tem sido "ventoso e um pouco frio". "Embora eu ache que é o dia mais frio, vamos passar a volta toda", disse ele. De qualquer forma, para mas "quanto mais difícil a corrida, melhor" para a Movistar. "Se cada dia for difícil, vamos sofrer, mas será melhor para nós", disse ele.

Fonte: Marca

“João Almeida: «Tem sido de loucos»”


Português segura camisola rosa na 16.ª etapa do Giro

 

Por: Record

João Almeida garantiu mais um dia com a camisola rosa na Volta a Itália, depois de um etapa empolgante. O português fez um último quilómetro explosivo, arrasando a concorrência.

"Estava a sentir-me bem, às vezes a melhor defesa é o ataque e foi o que eu fiz hoje. Tentei. Por que não? Toda a gente gastou energia, foi bom", referiu o corredor da Deceuninck-Quick-Step

O ciclista, de 22 anos, reconhece, por outro lado, que tem sido preciso muita força mental nesta Volta a Itália. "Claro que é preciso ter pernas, mas às vezes a mente é mais importante."

E será que este final de etapa foi importante para ganhar mais confiança? "Não posso ganhar mais confiança do que isto, tem sido de loucos para mim, muito bom. Estou muito agradecido à minha equipa, aos ciclistas e a todo o staff. Vamos ver até onde vou.

Amanhã o pelotão terá pela frente uma etapa de montanha muito dura. "Estou confiante, mas também estou preparado para o pior. Tudo pode acontecer."

Fonte: Record on-line

“Primoz Roglic entra a ganhar na Vuelta'2020 com exibição de força no País Basco”


Ciclista esloveno atacou na fase final e ninguém o acompanhou

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) mostrou esta terça-feira as credenciais para revalidar a vitória na Volta a Espanha, ao triunfar numa primeira etapa dura no País Basco que já fez vítimas.

Roglic, que em 2019 venceu a Vuelta e este ano já foi segundo na Volta a França, cumpriu os 173 quilómetros entre Irún e o alto de Arrate em 4:22.34 horas, um segundo a menos do que o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), segundo, e o irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation), terceiro.

O campeão esloveno de fundo venceu com autoridade num primeiro dia 'a doer', com chegada em alto e vários topos desafiadores, no arranque de uma edição reduzida a 18 etapas, em que a fuga reuniu vários ciclistas dispostos a sofrer para erguer os braços e vestir a primeira camisola vermelha de líder da geral.

Apesar dos esforços de nomes como os franceses Rémi Cavagna (Deceuninck-QuickStep) ou Quentin Jauregui (AG2R La Mondiale), o último a ser apanhado, a 30 quilómetros da meta, o triunfo no Monte Arrate foi mesmo disputado pelos favoritos à vitória final.

O primeiro embate de uma luta que se espera demorada, pelas várias etapas de montanha, pendeu para a Jumbo-Visma, que já lidera por equipas e que, apesar de ter deixado cair o holandês Tom Dumoulin, conta com o norte-americano Sepp Kuss no top 10.

Roglic demonstrou a força que o levou ao segundo lugar no Tour, perdido para o jovem compatriota Tadej Pogacar, mas também que mantém a forma numa época em que começou por vencer os Nacionais de fundo, em junho, e em que venceu um Monumento, a clássica belga Liège-Bastogne-Liège, apenas há 16 dias.

"Estou muito feliz, deveras feliz. A equipa voltou a estar muito forte, trabalhámos de forma perfeita o dia todo e, no fim, pude ganhar, é top. Conseguimos um arranque lindo e vou tentar desfrutar dia a dia", contou.

O esloveno espera poder terminar em grande uma "época muito estranha", com muitas corridas para ele e "muito stress", mas na qual pôde desfrutar ao lado de "alguns tipos insanos, como o Sepp Kuss [hoje oitavo], que está a voar".

Ainda antes de o pelotão chegar a Pamplona, de onde a Vuelta parte para a segunda etapa na quarta-feira, a Groupama-FDJ, que viu David Gaudu e Thibaut Pinot perderem tempo, a Education First, defraudada pelo azarado colombiano Daniel Martínez, e a INEOS, de um Chris Froome que cortou a meta a mais de 11 minutos, podem já ter dito "adeus às armas" a caminho da cidade onde viveu o escritor Ernest Hemingway.

No outro oposto, o irlandês Dan Martin mostrou que pode ser candidato ao pódio final, assim como Hugh Carthy (Education First) - sobretudo após os azares de Martínez e do canadiano Michael Woods -, ou o espanhol Enric Mas (Movistar), a mostrar credenciais numa equipa que conta com Alejandro Valverde, o vice-campeão do ano passado.

Com a quebra de Froome, a voltar de um longo calvário por lesão, Richard Carapaz é o líder incontestado da INEOS, provando-o ao ser segundo, a cinco segundos de Roglic, com Esteban Chaves (Mitchelton-Scott) em quarto, após um bom dia. O austríaco Felix Grossschartner (BORA-hansgrohe) fecha o primeiro 'top 5'.

Nenhum corredor do quinteto luso se aproximou hoje dos primeiros lugares, com Rui Costa (UAE Emirates) no 23.º lugar, já a 1.38 minutos, e Nelson Oliveira (Movistar) no 53.º, a 7.33.

Rui Oliveira (UAE Emirates) foi 100.º, a 15.20, melhor do que o irmão e colega de equipa Ivo, 165.º a 20.13, enquanto Ricardo Vilela (Burgos-BH) cortou a meta em 105.º, também a 15.20.

Fonte: Record on-line

“Tratnik/"500 metros da linha de chegada eu vi minha namorada e encontrei as energias extras"”


Conquista sua primeira vitória em uma grande volta

 

Por: EFE

O esloveno Jan Tratnkin (McLaren do Bahrein), que venceu na terça-feira em San Daniele de Friuli a primeira etapa de sua carreira no Giro de Itália, disse que viveu "um dia perfeito" e que tem lutado para acreditar que alcançou esse feito.

"Eu ainda não posso acreditar que ganhei. Eu ataquei de longe e a última subida era muito difícil. Não achei que ganharia, mas foi um dia perfeito. Estamos perto da Eslovênia (San Daniele fica a pouco mais de 60 quilômetros do seu país) e hoje na linha de chegada estavam meu irmão e minha namorada", disse Tratnik, em declarações prestadas pelos organizadores.

"Na reta final eu dei tudo de mim, a 500 metros da linha de chegada eu vi a minha namorada e encontrei as energias extras que me permitiram vencer", acrescentou.

Tratnik deu a primeira etapa deste Tour para a equipa McLaren do Bahrein com um ataque ambicioso a 40 quilômetros do final e, após ser alcançado nos últimos dez quilômetros pelo australiano Ben O'Connor (NTT), triunfou com um sprint autoritário e entrou com vários metros de vantagem com um tempo de 6 horas, quatro minutos e 36 segundos.

Fonte: Marca

“Campeonatos Nacionais de Masters”


Torrienses no top-10 nacional

 

Texto: AfterTwo //works

Fotos: Federação Portuguesa Ciclismo

A aldeia de A-do-Barbas, na freguesia leiriense de Maceira, foi palco dos campeonatos nacionais de masters que este domingo consagraram 7 novos campeões nas respetivas categorias.

A competir na classe M55, Carlos Esteves conquistou para a Academia Joaquim Agostinho / UDO a 7ª posição entre os 17 ciclistas em prova. O atleta torriense preocupou-se em fazer uma corrida cautelosa, evitando incidentes indesejados durante os 78,1 quilómetros do percurso, que cumpriu em 1 hora e 53 minutos. Cruzou a meta 10 minutos depois do novo campeão nacional da categoria, José Afonso da equipa "Precious Space / Soutense".


Com médias finais entre os 42 e 44 km por hora, conforme a categoria, a corrida desenvolveu-se a um ritmo frenético e com cerca de 200 atletas em competição o risco de queda era elevado. Ainda não tinha sido dada a partida real da prova e já Pedro Oliveira se via envolvido num primeiro acidente entre vários elementos do pelotão. Embora condicionado por avaria na roda dianteira, o atleta "torriense" prosseguiu em prova, realizando um esforço extra para retomar o contato com o grupo, mas em detrimento do objetivo em alcançar o top-5, optou por uma ação mais comedida.


 A prevenção valeu-lhe o 7º lugar da classificação em master 60, depois de 1 hora e 24 minutos a pedalar os 55,7 km do percurso. Jaime Ambrósio também representou a Academia torriense neste escalão, terminando na 9ª posição a 5 minutos do colega de equipa numa prova que consagrou Joaquim Pinto da ADRAP como novo campeão nacional.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho / UDO

“Giro/João Almeida mostra a força e recupera segundos na liderança”


Jan Tratnik ganhou a 16.ª etapa do Giro d'Itália

 

Foto: (Photo by Luca Bettini / AFP)

(Photo by Luca Bettini / AFP) AFP or licensors

Jan Tratnik, da Bahrain-McLaren, venceu a 16.ª etapa do Giro d'Itália, etapa que serviu para João Almeida ganhar um par de segundos na liderança da 'maglia rosa'.

Tratnik, de 30 anos, cortou a meta ao cabo de 6:04.36 horas, necessários para percorrer os 229 quilómetros entre Udine e San Daniele del Friuli, sete segundos à frente do australiano Ben O'Connor (NTT), segundo, e do italiano Enrico Battaglin (Bahrain-McLaren), terceiro a 1.14 minutos, todos eles integrantes da fuga do dia, que teve quase 30 elementos.

João Almeida, que chegou com o pelotão largos minutos depois de Tratnik, lançou um ataque à chegada, batendo a concorrência e ganhando dois segundos a Wilco Kelderman, o principal concorrente na luta pela liderança, numa demonstração de atitude do ciclista português.

Desta forma, João Almeida passou a somar 17 segundos de vantagem sobre Kelderman e dois minutos e 58 segundos para o terceiro Jai Hindley.

Na quarta-feira, a 17.ª etapa liga Bassano del Grappa a Madonna di Campiglio em 203 quilómetros, com três contagens de montanha de primeira categoria, a última delas a coincidir com a meta.

Fonte: Sapo on-line

“Testes realizados no dia de descanso revelam caso de covid-19 na Volta a Itália”


Ciclista da UAE Team Emirates já está isolado e não participa na 16.ª etapa

 

Por: Record

Foto: Getty Images

Os ciclistas que estão a disputar a Volta a Itália estão em ‘bolha’, mas mesmo assim surgem casos de covid-19 no pelotão. Esta manhã soube-se que entre os 492 testes realizados ontem, durante o dia de descanso, houve um corredor que deu positivo.

Tratou-se do colombiano Fernando Gaviria, que já não alinhou na etapa de hoje. A notícia foi confirmada pela UAE Team Emirates esta manhã.

"Na sequência dos testes realizados ontem, durante o dia de descanso, o Fernando Gaviria deu positivo. Todos os outros ciclistas e restantes membros do staff tiveram testes negativos", pode ler-se no comunicado da equipa. "O Gaviria foi prontamente isolado, está bem, completamente assintomático."

A UAE Team Emirates acrescenta que é a segunda vez que o colombiano testa positivo, "depois de já ter contraído o vírus em março". 

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com