domingo, 10 de outubro de 2021

“Maria Tomé termina Taça do Mundo de triatlo na 14.ª posição”


Portuguesa acabou a prova a menos de um minuto da vencedora, a alemã Nina Eim

 

Por: Lusa

Foto: Facebook Triatlo Portugal

A portuguesa Maria Tomé ficou em 14.º lugar na prova da Taça do Mundo de triatlo, disputada em Barcelona, onde Gabriela Ribeiro foi 34.ª classificada, e Alexandre Nobre 32.º na vertente masculina.

Maria Tomé concluiu os três setores da competição com o tempo de 58.22 minutos, a menos de um minuto da vencedora, a alemã Nina Eim, que marcou 57.42.

A outra portuguesa em prova, Gabriela Ribeiro, foi 34.ª classificada, com o tempo de 59.33 minutos.

Na prova masculina, conquistada pelo espanhol David Castro Fajardo (51.39 minutos), Alexandre Nobre foi 32.º classificado, com o tempo de 53.03.

Fonte: Record on-line

“Portugal com quatro medalhas no "melhor Europeu de sempre" de Orientação BTT”


A seleção da Rússia foi a grande dominadora dos Europeus, com a conquista de 16 medalhas, seguida da República Checa, com nove, e da Dinamarca, com sete, nos vários escalões (juvenis, juniores e seniores)

 

Portugal conquistou quatro medalhas, duas de ouro, uma de prata e uma de bronze, na Taça do Mundo e no campeonato da Europa de elites de orientação em BTT, no “melhor Europeu de sempre”, dominado pela Rússia.

“Este foi o melhor Europeu de sempre em termos de resultados desportivos para Portugal, com a conquista de duas medalhas de ouro para a Marisa Costa, na distância média e na longa, no escalão júnior, uma de bronze na Taça do Mundo e Campeonato da Europa em elites para o Davide Machado, e uma de prata para o Artur Mendonça, que se sagrou vice-campeão europeu no escalão juvenil”, disse à Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Orientação, que destacou o facto da seleção nacional ter hoje “atletas consagrados no plano internacional” e “boas promessas nos escalões jovens e que auguram um bom futuro” para a modalidade.

No final de um evento que juntou cerca de 380 atletas de 26 países em Abrantes, Constância, Chamusca e Sardoal, no distrito de Santarém, entre os dias 07 e 10 de outubro em competição na Taça do Mundo, Campeonato da Europa de Elites e de jovens, nos escalões juvenis e juniores, bem como o campeonato do Mundo de veteranos por clubes, onde Portugal conquistou mais 12 medalhas, Helder Faísca destacou ainda o “empenho e o trabalho” como base do sucesso da organização nacional do evento.

“A organização destas provas de Orientação em BTT que reuniu aqui a elite mundial em várias competições”, e que coincidiram no calendário devido à pandemia, “esteve ao nível da confiança depositada em Portugal pela Federação Internacional, pelo que é com orgulho e satisfação que damos a missão por cumprida e bem cumprida”, disse, tendo feito notar que esta foi “uma grande jornada de promoção da modalidade na região e no país”.

A seleção da Rússia foi a grande dominadora dos Europeus, com a conquista de 16 medalhas, seguida da República Checa, com nove, e da Dinamarca, com sete, nos vários escalões (juvenis, juniores e seniores).

No Mundial (World Masters Championship) de veteranos, competição disputada por atletas ao nível de clubes e não de seleções, Portugal conquistou, no total dos quatro dias de competição, 12 medalhas, com destaque para Susana Pontes e Daniel Marques, do Clube de Orientação do Centro (COC), de Leiria, a obterem quarto medalhas de ouro cada, as primeiras da sua carreira.

Ainda nos veteranos, Carlos Ferreira, do Clube Aventura da Bairrada, conquistou duas medalhas (ouro em sprint e bronze na distância média), Carlos Patrício, do Clube Natureza do Alvito, conquistou uma medalha de prata na distância média, e Arnaldo Mendes, da Associação Desportiva do Mondego, conquistou uma medalha de bronze no sprint.

Na cerimónia de encerramento, que decorreu hoje no Estádio Municipal de Abrantes, foi passado o testemunho à Lituânia como país organizador em 2022 do Campeonato da Europa em Elites e escalões jovens, ficando a organização do Campeonato do Mundo de Juniores e Seniores a cargo da Suécia, e a 3ª ronda da Taça do Mundo em Elites e Campeonato do mundo de veteranos sob responsabilidade da Bulgária.

Fonte: Sapo on-line

“Seleção de ciclismo de pista recebida em festa após quatro medalhas nos Europeus”


A seleção nacional de ciclismo de pista foi hoje recebida com aplausos no regresso a Portugal, oriunda de Grenchen, na Suíça, onde alcançou quatro medalhas, uma delas de ouro, nos Europeus

 

Foto: EPA

A seleção nacional de ciclismo de pista foi recebida com aplausos no regresso a Portugal, oriunda de Grenchen, na Suíça, onde alcançou quatro medalhas, uma delas de ouro, nos Europeus, entre terça-feira e sábado.

“Esta medalha sabe mesmo a ouro. Foram uns Europeus de excelência para toda a seleção e só temos de agradecer ao ‘staff’ técnico pelo que proporcionou. É o meu primeiro título na categoria de elite e isso tem sempre um sabor especial. Consegui-o depois de um ano de muito esforço, também na estrada, sempre perto de alguns bons resultados. É, claramente, o meu melhor resultado na carreira”, expressou Rui Oliveira.

O ciclista, de 25 anos, falava aos jornalistas logo após a chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, onde reencontrou familiares e amigos com a camisola branca de campeão europeu de scratch vestida, num cenário festivo emoldurado com dezenas de bandeiras portuguesas, alguns cartazes de incentivo e gritos de campeão ensaiados.

“Nunca tinha chegado ao topo do pódio numa competição. Já tinha feito segundo e terceiro lugares, mas ser primeiro e poder ouvir o hino no pódio é outra sensação. O foco não se pode perder agora. Daqui a duas semanas, temos os Mundiais, e é para isso que vamos trabalhar. Vão ser um pouco mais exigentes, mas vou tentar o que fiz nestes Europeus e irei tentar lutar por um bom lugar. Medalhas? Seria extraordinário”, vincou.

Rui Oliveira, que corre pela UAE Emirates ao nível do pelotão WorldTour do ciclismo de estrada, sucedeu no scratch ao compatriota Iúri Leitão, vencedor dessa disciplina nos Europeus de 2020, com quem partilhou este ano o bronze na competição de madison.

“Conseguir representar o nosso país e trazer duas medalhas é muito gratificante. Estou muito feliz. A seleção está a trabalhar muito bem, como sempre. Além do trabalho e da dedicação que temos de ter, a união de grupo é aquela peça-chave que faz a diferença para as outras seleções. A pessoa mais responsável é o selecionador Gabriel Mendes”, analisou Iúri Leitão, de 23 anos, que ainda foi segundo colocado na corrida por pontos.

O papel do técnico também foi enaltecido por João Matias, o ciclista mais velho desta comitiva de cinco elementos, que, aos 30 anos, sobressaiu no Velódromo Tissot com a prata em eliminação, após “22 anos a trabalhar em busca de objetivos deste tamanho”.

“Competi logo no primeiro dia. Adaptei-me bem, estava com boas pernas e consegui alcançar uma medalha de prata. Acho que foi muito bom para levantar a pressão, tanto individual, como coletiva. Quando isso acontece, o grupo sente-se mais livre e as coisas acontecem normalmente. Temos um grande grupo e unidos somos mais fortes”, contou.

Maria Martins, que estreou Portugal na pista nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, e a estreante Daniela Campos completaram a “excelente prestação” da equipa das ‘quinas’ em Grenchen, que “era expectável e não surpreendeu” o selecionador Gabriel Mendes.

“Os atletas estavam em muito boa condição e estiveram todos muito bem a lutar contra nações extremamente fortes. Conseguimos demonstrar o nosso valor e os pódios que obtivemos são resultado do nosso processo de trabalho, de toda esta equipa e de tudo aquilo que está por trás para permitir que os atletas estejam ao mais alto nível”, notou.

Portugal ficou na sexta posição dos países mais laureados nos Europeus de elites, ao contabilizar os mesmos quatro ‘metais’ da Itália, menos dois face à edição de 2020, na Bulgária, em que registou duas medalhas de ouro e outras tantas de prata e de bronze.

“Estar a ver as coisas do ponto de vista de número é um bocadinho relativo. O grau de rendimento que tivemos este ano, tendo em conta a competitividade, é extremamente bom. No setor masculino, em cinco provas possíveis, fizemos quatro pódios. É algo que não fazíamos até há pouco anos e estamos agora a conseguir. É evidente que não é fácil obter medalhas nos Europeus de elite e este ano a tarefa foi mais árdua”, enquadrou.

Depois da 12.ª edição dos campeonatos da Europa, a seleção nacional, que foi recebida no aeroporto do Porto pelo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, aponta aos Mundiais de Roubaix, em França, de 20 a 24 de outubro.

“Temos mais uma semana e meia. A competitividade vai aumentar e não é fácil chegar a lugares de pódios, mas vamos lutar para obter excelentes classificações e, se possível, chegar às medalhas. Os outros países também procuram aquilo que procuramos. O nosso compromisso é o trabalho e logo veremos como será”, concluiu Gabriel Mendes.

Fonte: Sapo on-line

“Arnaud Démare vence 115.ª edição da clássica Paris-Tours”


André Carvalho, único português em prova, foi 107.º classificado

 

Por: Lusa

Foto: Twitter Paris-Tours

O francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) venceu este domingo a 115.ª edição da clássica Paris-Tours, batendo num sprint restrito o compatriota Franck Bonnamour (B&B Hotels/KTM), segundo, e o belga Jasper Stuyven (Trek-Segafredo), terceiro.

O trio cumpriu os 212,3 quilómetros entre Chartres e Tours em 4:33.07 horas, com Démare, de 30 anos, a impor-se no 'sprint', voltando às vitórias quatro meses depois. O velocista tornou-se ainda o primeiro francês a vencer a clássica desde 2006, ano em que o seu atual diretor desportivo, Frédéric Guesdon, também triunfou, e pela mesma equipa, a Française des Jeux.

O único português em prova, André Carvalho (Cofidis), concluiu a prova no 107.º posto, a mais de 14 minutos do vencedor.

Fonte: Record on-line

“Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas em 3ºlugar a 5ªetapa da Taça de Portugal no duatlo de Grândola”


Por: Paulo José Catarino Vieira

O Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas alcançou o 3ºlugar na 5ªetapa da Taça de Portugal de Triatlo, que se realizou no sábado à tarde, dia 9 de outubro, em Grândola, faltando apenas uma etapa para ser realizada em Quarteira no primeiro fim-de-semana de novembro, e o Clube de Natação torrejano encontra-se no 2ºlugar desta competição.

Esta etapa da Taça de Portugal de Triatlo foi disputada em formato de contrarrelógio individual na distância sprint (5kms/corrida, 20kms/ciclismo e 2,5kms/corrida), e a equipa de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas demonstrou coletivamente uma grande qualidade ao colocar 3 atletas no top 10 na geral absoluta, com Guilherme Pires a alcançar o 4ºlugar (2º Sub23), João Nuno Batista  , o 7ºlugar (1º Cadete) e Abel Afonso a fechar a equipa no 8ºlugar (2ºJunior), entre cerca de 70 participantes.

Em relação aos outros atletas torrejanos, Pedro Afonso Razões foi 2º classificado em Cadetes (14º à geral), Gustavo do Canto foi 4º Cadete (18º à geral) e Martim Salvador foi 6º Cadete (21º à geral).

Alguns destes atletas, estiveram também envolvidos na prova de apuramento para o Campeonato do Mundo de Triatlo em Juniores, que se disputa a 6 de novembro em Portugal, mais concretamente em Quarteira, como foi o caso do João Nuno Batista, Vice-Campeão Europeu de Triatlo em Youth, e Gustavo do Canto.

Para além do apuramento na prova realizada na Quinta do Lago, destes 2 atletas ainda Cadetes para o Campeonato do Mundo de Triatlo em Juniores, o Clube de Natação de Torres Novas tem mais atletas apurados para a Taça da Europa de Triatlo em Elites, que se realiza também na Quarteira, nos dias 6 e 7 de novembro, são eles, Abel Afonso (Júnior), Guilherme Pires (Sub23) e em femininos, Joana Miranda (Sub23).

Recorde-se que o atual Campeão do Mundo de Juniores, é o torrejano Ricardo Batista que venceu esta prova em Lausanne na Suíça, em 2019.

No próximo fim de semana, disputa-se na Marina de Portimão, no sábado à tarde, o Campeonato Nacional Individual de Triatlo em distância olímpica, o Nacional de Juvenis em Aquatlo, e no domingo de manhã, a última etapa do Campeonato Nacional de Triatlo por Clubes, em formato de estafetas. O Clube de Natação de Torres Novas lidera neste momento este Campeonato com os mesmos do Clube Olímpico de Oeiras.

Sem dúvida, um final de época empolgante para o Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas.

Fonte: Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

“Campeonato Nacional de Enduro presented by Shimano em Terras de Bouro”


José Borges e Sara Ferreira campeões nacionais de enduro BTT

 

Por: José Carlos Gomes

José Borges (Clube BTT Matosinhos) e Sara Ferreira (Maiatos) sagraram-se hoje, em Terras de Bouro, campeões nacionais de enduro BTT na categoria de elite.

Após um ano em que a pandemia não permitiu a realização do Campeonato Nacional, José Borges conquistou o sexto título consecutivo, repetindo as vitórias de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019.


O domínio do corredor da equipa matosinhense foi total neste Campeonato Nacional de Enduro presented by Shimano, em Terras de Bouro. José Borges foi o mais rápido nas três especiais classificativas, construindo um triunfo incontestável ao fim de 25’10’’574 de corrida. Francisco Pardal (goRide Portugal) foi o segundo classificado, a 1’18’’255. João Rodrigues (Maiatos) fechou o pódio de elite, a 2’10’’416 do vencedor.

Sara Ferreira também teve um desempenho irrepreensível entre as femininas com mais de 17 anos, o que lhe valeu o título nacional na categoria absoluta. Sendo a mais rápida em todas as classificativas, cortou a meta com 34’42’’441, menos 34,450s do que Ana Leite (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), e menos 1’59’’111 do que Leandra Gomes (Axpo/FrisBikeTeam/Vila do Conde), que ocuparam as posições imediatas.


O destaque nas camadas jovens vai para as vitórias do júnior André Fernandes (Caniço Riders) e do cadete Rafael Sousa (Guilhabreu BTT). Entre os veteranos impuseram-se o master 30 Gonçalo Gaspar (BTT Enduro Terras de Bouro), o master 40 Bruno Marinho (BTT Enduro Terras de Bouro), o master 50 Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira) e a master feminina Bianca Oliveira (Caniço Riders).

Ainda a contar para o Campeonato Nacional, disputaram-se corridas de bicicleta de assistência elétrica. Tiago Ladeira (Miranda Factory Team) foi o vencedor masculino. A prova feminina apenas contou com a presença de Ana Lopes (BTT Enduro Terras de Bouro).

O programa de competições contou ainda com provas “open” e com corridas de juvenis e de infantis, que não concorriam para a atribuição de títulos nacionais.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

 

“Taça de Portugal de BMX Race de Quarteira”


Renato Silva conquista a Taça com exibição autoritária em Quarteira

 

Por: José Carlos Gomes

Renato Silva (Team BMX Quarteira) é o vencedor da edição de 2021 da Taça de Portugal BMX Race na categoria de elite, depois de impor-se nas duas últimas provas pontuáveis, disputadas neste fim de semana, em Quarteira, concelho de Loulé.

Ainda em idade de cadete, Renato Silva foi o mais regular no conjunto das oito provas pontuáveis para a Taça de Portugal na categoria superior. Concluiu a temporada com 90 pontos, mais 30 do que o segundo classificado na geral, Miguel Gaboleiro (BMX Águas de S. Gabriel Best Point). O terceiro na geral da Taça foi André Ribeiro (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), com menos 34 do que o vencedor do troféu.

Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) ganhou as etapas de Quarteira entre as femininas com mais de 15 anos. Com esse desempenho confirmou a vitória na Taça de Portugal, com 82 pontos. A segunda classificada na geral e nas corridas deste fim de semana foi Matilde Melo (Linda-a-Pastora Sporting Clube), com um total de 54 pontos. O pódio da geral fechou com Catarina Veríssimo (Team BMX Quarteira), com 25 pontos.

Nos cadetes masculinos também foi o corredor que se impôs nas duas rondas de Quarteira que conquistou a Taça de Portugal na respetiva categoria. Neste caso, o triunfador absoluto foi Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print), que terminou a época com 119 pontos, seguido na geral por dois ciclistas da equipa BMX Águas de S. Gabriel Best Point, Rodrigo Campino, segundo, e Edi Barradas, terceiro.

Os vencedores da Taça de Portugal em juvenis foram André Ribeiro (CBP-Clube Bicross de Portimão) e Leonor Carvalho (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside).

Carlos Rosado (CBP-Clube Bicross de Portimão) impôs-se em masters, enquanto nos cruisers venceram Fábio Jorge (Casa Myze Team), na classe 30-39, e Paulo Domingues, em maiores de 40.

A Taça de Portugal por equipas foi conquistada pelo CBP-Clube Bicross de Portimão, com 172 pontos, mais 24 do que o Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside e mais 57 do que o Team BMX Quarteira, que completaram o pódio coletivo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Antarte-Feirense/Vicente de Mateos 27ª no Tour de Vendée”


Foto: Freddy Guérin / DirectVelo

A equipa Antarte-Feirense, encerrou a época de estrada 2021 em França no 49º Tour de Vendée com Vicente Garcia De Mateos a fechar no 27º lugar.

A equipa portuguesa não se deixou amedrontar pela presença das formações World Team, isto apesar de Vicente De Mateos ter tido um furo numa fase crucial da corrida e em que apesar do desgaste extra acabou por recolar ao fracionado pelotão de onde mais tarde a cerca de 30 km do final atacaria para tentar chegar ao grupo da frente, não teria sucesso, mas ficou o registo do esforço e da boa prestação.

 

O diretor desportivo Joaquim Andrade fez o resumo do dia:

 

"Foi uma corrida disputada sempre com muitos ataques, não muito controlada na primeira parte. Depois, o pelotão acabou por se fracionar, ficando dois grupos na frente, que acabaram por se juntar. A Antarte-Feirense tinha Vicente De Mateos no grupo principal, mas ninguém controlou a corrida e acabou por ficar a decisão da prova entre os corredores da frente. O De Mateos ainda arrancou com mais dois corredores para tentar alcançar a frente da corrida, mas já não foi possível".

Sobre o desempenho da Antarte-Feirense nas quatro provas de final de época disputadas em França, Joaquim Andrade acrescentou: "Estamos satisfeitos com a prestação que tivemos e regressamos satisfeitos a Portugal, porque fizemos uma boa campanha de aprendizagem em França. É importante para todos eles, principalmente para os mais jovens, este contacto com formas diferentes de correr com um pelotão diferente do que estamos habituados".


 

Classificação:

 

1º Bram Welten (Arkéa-Samsic) 4:39:25

2º Eduard Prades (Delko) mt

3º Sebastian Schönberger (B&B Hotels p/b KTM) mt

...

27º Vicente De Mateos (Antarte-Feirense) +5:00

50º Rafael Silva (Antarte-Feirense) +7:04

56º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) +7:04

60º Fábio Oliveira (Antarte-Feirense) +7:04

61º Venceslau Fernandes (Antarte-Feirense) +7:04

Fonte: Antarte-Feirense

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com