segunda-feira, 18 de abril de 2022

“Geoffrey Bouchard vence primeira etapa do Tour dos Alpes”


Por: José Morais

O ciclista da AG2R Citröen Team, Geoffrey Bouchard foi o vencedor da primeira etapa do Tour dos Alpes, sendo o primeiro líder da prova de 2022, com um percurso que ligou Cles a San Martino di Castrozza, numa distância de 160,9 quilómetros, o francês foi o mais forte da funda, conseguindo suportar a perseguição final do pelotão, que tentou absorvê-lo.

Com a funga a ser conseguida por Geoffrey Bouchard da AG2R Citröen Team, Ben Zwiehoff da Bora, Vinicius Rangel da Movistar, Mattia Bais da DHA, Asier Etxeberria da EUS e Emanuel Zangerle da TIR, conseguiram ter cerca de 7,50 de avanço sobre o pelotão, a Ineos controlava o mesmo, e estava atenta à fuga.

 Entretanto Emanuel Zangerle e Vinicius Rangel estavam mais fracos e descolavam da fuga ficando para trás, com a diferença a aumentar entre fugitivos, com Geoffrey Bouchard e Ben Zwiehoff a aumentar a força e a destacarem-se ainda mais, o que conseguiram ter uma descida mais calma, e os companheiros atrasados conseguiram alcançá-los.

Entretanto na última subida dos dia, Passo Gobbera, tanto ciclistas franceses como alemães abriam uma brecha, e quem seria o mais forte, era Geoffrey Bouchard que arrancava, aumentou o ritmo, e era ele quem mandava na corrida, com os principais fugitivos a desistirem com 1,10 de atraso para o principal fugitivo.

Entretanto no último quilómetro, o pelotão impunha velocidade, ficando apenas a 10 segundos de Geoffrey Bouchard, mas o francês acelerava, era mais forte, e cortava a linha de chagada sozinho, conquistando na primeira etapa do Tour dos Alpes, a camisola da montanha, e a camisola de líder, comemorando assim a sua primeira vitória profissional.  

Esta terça-feira a segunda etapa do Tour dos Alpes terá 154,1 quilómetros entre San Martino di Castrozza e Lana.

“Agenda de Ciclismo”


Vamos ter um fim de semana prolongado de ciclismo

 

Por: José Carlos Gomes

A comemoração do 25 de Abril dá ao ciclismo um fim de semana prolongado, com provas de âmbito nacional entre sábado e segunda-feira. Na estrada destaca-se o GP O Jogo, no BTT há Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano e Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM). As escolas de ciclismo também vão estar em ação.

O Grande Prémio O Jogo junta na estrada as equipas continentais com as formações de clube, numa prova em quatro etapas para disputar entre 23 e 25 de abril. O primeiro dia tem dupla etapa. Às 9h30 inicia-se, em Pinhel, o contrarrelógio individual de 7,6 quilómetros. A mesma localidade recebe, às 16h00, a partida para a segunda etapa, uma curta ligação de 69,2 quilómetros, que terminará em Trancoso. Duas contagens de montanha, a última de segunda categoria, a 9300 metros da chegada podem ajudar a fazer a diferença.

No domingo corre-se a terceira etapa, 137 quilómetros com partida e chegada em Vila Nova de Paiva. O início está marcado para as 11h25, prevendo-se o final para cerca das 15h00. A viagem comporta duas contagens de montanha de terceira categoria, ambas colocadas longe da meta.

A etapa-rainha é a final, a disputar no dia 25 de Abril. O pelotão irá percorrer 143,2 quilómetros, entre Celorico de Basto e Paredes. As dificuldades montanhosas estão espalhadas pelo percurso, mas com especial incidência na parte final. Os ciclistas vão subir ao alto do Viso (km 25,1), Senhora da Assunção (km 88,5), alto do Cruzeiro (km 120,9) e monte Azevido (km 129,7). A partida será dada às 12h30, estando a chegada prevista para as 16h00.

O fim de semana será também muito preenchido na vertente de BTT. No domingo corre-se a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano. Cadafaz, em Celorico da Beira, é o local escolhido para esta competição. No sábado decorrem os treinos oficiais, estando a corrida agendada para domingo, a partir das 8h30.

Alte, no concelho de Loulé, mantém a tradição de assinalar o Dia da Liberdade com uma maratona BTT. Desta vez, a Maratona de Alte regressa ao calendário da Taça de Portugal de XCM, na segunda-feira.

Além de ser um evento de participação popular, a Maratona de Alte contará com corridas pontuáveis para as diferentes categorias de competição. Os masculinos de elite e masters até 49 anos vão cumprir 82,6 quilómetros, com um acumulado de subida de 2334 metros. As femininas, os masters a partir de 50 anos e os paraciclistas de classe D farão o percurso de 68,8 quilómetros, com um acumulado de 1440 metros. As restantes categorias terão por diante 40,9 quilómetros, com 650 metros de acumulado.

A Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra, recebe, no sábado, o segundo Encontro Inter-Regional de Escolas da presente temporada na zona B. Será uma prova de estrada, com início às 14h00.

 

Mais eventos oficiais

 

24 de abril: 9.º XCO do Centro de Ciclismo do Minho, Guimarães

24 de abril: Encontro de Escolas e XCO Chão das Aboboreiras, Santa Cruz, Madeira

25 de abril: Comemorações do 25 de Abril, Alpiarça

25 de abril: 25º Prémio da Junta de Freguesia do Torrão, Alcácer do Sal

25 de abril: 2.ª Prova da Taça da Madeira de DHI, Prazeres, Calheta, Madeira

25 de abril: Encontro de Escolas da Feteira, Angra do Heroísmo, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“João Letras, atleta do CRP Ribafria distinguido pelo município de Cuba”


O atleta João Letras, natural de Cuba, que integra a equipa de Ciclismo Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic e que representa o CRP Ribafria, foi homenageado pela Câmara Municipal de Cuba.

A cerimónia que contou com a presença de familiares e amigos do atleta, decorreu segunda-feira dia 18 de abril, pelas 11 horas da manhã, na biblioteca municipal.

O Presidente da Câmara Municipal de Cuba, Dr. João Português, acompanhado pela sua equipa de vereadores, que prestaram a homenagem e reconhecimento, enalteceram, a prestação de João Letras, mas principalmente o exemplo dado pelo atleta.


João Letras, atual campeão nacional de elites amadores, tem sido um atleta de destaque no pelotão master.

Fonte: Equipa de Ciclismo-Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic-CRP Ribafria




“Passeio de Bicicleta "Roteiro 25 de Abril”


Dia 25 abril 9 horas

 

Realiza-se no próximo dia 25 de abril, o “Roteiro 25 de Abril”, passeio de bicicleta não competitivo organizado pelo Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora.

Esta atividade desportiva, com um percurso de 25 Km, é aberta a entusiastas da bicicleta e às respetivas famílias que desejem usufruir de uma manhã desportiva, saudável, pedagógica e divertida.

Neste evento poderão participar ciclistas a partir dos 6 anos de idade, sendo admitidos participantes mais jovens, desde que transportados por adulto, utilizando cadeira ou reboque de um eixo, especialmente concebidas e homologadas para o transporte de crianças.

A partida está agendada para as 09h00, na Praceta Terra da Bonita – Falagueira Venda Nova e a chegada está prevista para o mesmo local, às 12h00.

As inscrições são obrigatórias (valor de 2,50 €), e podem ser feitas no site:

https://www.queroir.pt/home (até às 24h00 do dia 24 de abril).

CONTINUAÇÃO

 

Página 1 de 1

Fonte: Câmara Municipal da Amadora

“Governo holandês vai introduzir radares de velocidade nas ciclovias”


Por: José Morais

Até ao final de 2022, o governo holandês irá instalará radares de velocidade nas ciclovias, esta medida visa reduzir a velocidade nas ciclovias, em especial as bicicletas elétricas, medida que irá aplicar multas de trânsito aos ciclistas.  

 

Reduzir a velocidade nas ciclovias



Com as ciclovias a serem cada vez mais utlizadas e movimentadas, e com mais pessoas a possuírem bicicletas elétricas também, os acidentes começam a ser cada vez mais frequentes, porque as pessoas começam a pedalar cada vez mais rápido, não tendo cuidado, e muitos sem prática de utilização deste tipo de bicicleta, colocam em risco os outros e a si próprios.

Com as instalação dos radares a controlar a velocidade, e as multas de trânsito a serem aplicadas, será uma medida para reduzir a sinistralidade dos ciclistas em ciclovias, com o governo holandês também a dizer que vai limitar em diversas ciclovias e zonas, com circulação máxima de 10,15 ou 25 quilómetros hora.  


 

“Clube de Natação de Torres Novas na taça da Europa de triatlo”


Gustavo do Canto de Prata na Taça da Europa de Triatlo em Yenisehir (Mesir)

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Gustavo do Canto, atleta do Clube de Natação de Torres Novas conquistou a medalha de prata na Taça da Europa de Triatlo em juniores de Yenisehir, na Turquia, que se realizou no sábado, dia 16 de abril, ao terminar ao sprint com o atleta da Letónia, Arturs Liepa, que o bateu em cima da linha de meta, acabando ambos com o mesmo tempo, à frente do húngaro Gyula Kovacs.


Depois do excelente 5º lugar alcançado na Quarteira, Gustavo do Canto entrou nesta prova na Turquia, com vontade de testar a sua forma, rumo ao campeonato da europa que se disputa no final de maio na Polónia, colocando-se logo na frente, com um excelente segmento de natação, e ao lado do seu colega de equipa e seleção, João Nuno Batista. Efetuou o segmento de ciclismo sempre integrado no grupo que liderou a prova e saiu para a corrida com mais 2 atletas húngaros e 1 atleta da Letónia, abrindo sempre distância para a restante concorrência.


Relativamente ao vice-campeão do mundo em juniores, João Nuno Batista, a sorte não esteve do seu lado nesta prova, ao sofrer uma queda mesmo final do ciclismo, que o retirou da prova, quando integrava o grupo na liderança da competição.

Na prova do setor feminino, disputada antes da masculina, Catarina Moutinho, mais uma atleta do Clube de Natação torrejano esteve em destaque, ao terminar esta taça da europa na 16ª posição, e aonde a atleta do Olímpico de Oeiras, Matilde Santos, também alcançou a medalha de prata.

No domingo, dia 17 de abril, realizou-se a prova de elites, primeiro a feminina, com a presença da atleta torrejana Joana Miranda, que depois de sair da natação, andou sempre integrada no grupo que liderou o segmento de ciclismo, concluindo a sua prova na 25ª posição, e sendo a 2ª melhor portuguesa classificada nesta taça da europa.


O mesmo aconteceu com Tiago Fonseca no setor masculino, foi o 2º melhor português, mas com um resultado dentro do top 10, ao terminar no 9º lugar, (o 1º português foi João Pereira, atleta olímpico do Benfica que terminou na 5ª posição), vindo sempre a recuperar posições desde o início da prova, depois de se ter formado um grande grupo no ciclismo, e tudo se decidir no segmento de corrida.

Paulo Antunes, técnico torrejano que acompanhou a seleção nacional de triatlo à Turquia, comentou a participação dos atletas torrejanos, da seguinte forma:


“Como era esperado os nossos juniores mostraram toda a qualidade fruto de muito trabalho e dedicação. Toda a comitiva teve um comportamento exemplar e durante estes dias demonstraram um grande espírito de grupo. Ficou o sabor amargado pela queda do João Nuno a escassos metros do Parque de transição. Seria seguramente mais 1 atleta a lutar pelos primeiros lugares da prova.


O destaque nos juniores vai para o Gustavo do Canto que alcançou o 2º lugar desta competição perdendo para o atleta da Letónia no foto-finish. Catarina Moutinho terminou a prova no 16º lugar e esteve bastante bem durante os 3 segmentos.

Nas elites masculinas Tiago Fonseca demonstrou finalmente em prova os bons indicadores que tem vindo a dar em treino e terminou no 9º lugar garantindo a entrada para o nível C da FTP. Joana Miranda após um excelente segmento de natação e de ciclismo sentiu algumas dores abdominais no segmento de corrida que a levaram a perder bastante tempo na 2ª volta da corrida”.

Para Gustavo do Canto, após a sua participação nesta taça da europa, as suas declarações foram as seguintes:

“Foi uma prova muito rápida, com percursos muito rápidos. Tive uma prestação consistente ao longo dos 3 segmentos. No final o atleta da Letónia foi mais forte, mas estou super contente com o 2º lugar, foi o meu primeiro pódio internacional”.

Enquanto para João Nuno Batista, a quem o azar bateu à porta, mencionou:

“Foi uma prova em que fiz uma natação controlada, acabando por sair nas primeiras posições com um final de segmento forte.


No ciclismo mantive-me sempre no primeiro grupo até ao final deste segmento, até surgir um imprevisto que me levou a não terminar esta prova”.

Para Catarina Moutinho, “foi uma prova bastante rápida em que a natação tinha pouca ondulação e o ciclismo sempre a direito com estradas largas. Acabei por me atrasar na saída da água o que me fez perder um grupo de ciclismo, atá conseguir alcançar uma ou outra rapariga com a qual fiz o ciclismo todo. No final a corrida foi apenas manter a posição”.

Para Tiago Fonseca ficou “muito contente com a prova em geral, a mostrar um bom nível tanto na natação como na corrida. Uma prova onde o ciclismo foi um grupo muito vasto onde deu para descansar um bocado”.

Por último, Joana Miranda comentou que ficou também “Muito contente por competir e representar as cores de Portugal mais uma vez. Fiz uma natação e bike consistente, na corrida senti algum desconforto na barriga e não saiu da melhor forma. Agora é continuar a trabalhar, para as próximas provas”.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com